Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
lupao, não faria poço encantado em dezembro pq não tem luz do sol lá dentro nesse período. é preferível ir direto pro poço azul, que também não bate luz, mas pelo menos rola de entrar na água

mas não dá para fazer os dois no mesmo dia? Ou nem vale a pena ir no encantado dai?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Para informação sobre incêndio, e-mail recebido do guia que farei o Pati:

 

Não se preocupe, a Chapada é muito grande, o fogo aconteceu principalmente no norte, afetou uma área que não há tantas trilhas, talvez você não consiga fazer àguas Caras e o Rio Mucugêzinho, fora isso o restante tá tranquilo em relação ao fogo, mas alguns locais continuam secos.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bem estou planejando minha viagem a chapada para a primeira quinzena de março

1º dia viagem

2º dia travesia vale paty

3 travessia

4 travessia

5º travessia

6º dia morro pai inacio, rio mucuzezinho, poço do diabo, gruta da lapa doce, pratinha e gruta azul.

7ºdia poço azul e encantado

8ºdia cachoeirada fumaça e riachinho

9º dia volta

 

Bem é a primeira vez que planejo uma viajem sozinha, alguem pode me da uns toques se la e tranquilo pra mulher sozinha? e a respeito do meu roteiro se esta bom?

Se tiver alguem indo nessa epoca sera um prazer! e outra coisa gente vale a pena alugar carro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Bem estou planejando minha viagem a chapada para a primeira quinzena de março

1º dia viagem

2º dia travesia vale paty

3 travessia

4 travessia

5º travessia

6º dia morro pai inacio, rio mucuzezinho, poço do diabo, gruta da lapa doce, pratinha e gruta azul.

7ºdia poço azul e encantado

8ºdia cachoeirada fumaça e riachinho

9º dia volta

 

Bem é a primeira vez que planejo uma viajem sozinha, alguem pode me da uns toques se la e tranquilo pra mulher sozinha? e a respeito do meu roteiro se esta bom?

Se tiver alguem indo nessa epoca sera um prazer! e outra coisa gente vale a pena alugar carro?

 

roteiro tá ótimo, renata.

no mais, dá pra fazer isso tudo no 6º dia sem correr? penso que talvez seja melhor dividir em dois dias. morro do pai inácio tem um visual bom pro por do sol, iria nesse horário.

pelo período que vc pretende ir, não recomendo fazer o poço encantado, pq não terá luz dentro da gruta, não sei se vai dar pra perceber a beleza do local (tampouco vai ter luz no poço azul, mas lá pelo menos rola de entrar na água, então vale)

 

carro vale muito a pena na chapada, mesmo alugado. o ideal seria arrumar uma companhia pra rachar o aluguel.

o único problema do veículo é que dificulta um pouco a logística da travessia. no seu caso, deixaria o carro no destino da travessia e arrumaria um jeito de ir até o início dela (agência$$$)

 

no mais, acho a chapada um lugar tranquilo, mesmo pra mulheres desacompanhadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Dídio! Obrigado pelo relato!! Semana q vem estarei por la.

Me diga, quanto o uilians cobrou pela fumacinha? E o buracao? VC dormiu na vila entre estes dois passeios?? Abraço!!!!

 

Olá amigo. O Uilians cobrou 500 reais pelos dois passeios (estávamos em um grupo com 4 pessoas), então ficou em 125 por pessoa para os dois dias. Sinceramente não sei se o preço foi bom. Acho que dava pra chorar um desconto mas acabei nem pedindo pra valorizar o trabalho dos caras.

Dormi na vila sim, Casa na Roça (custou 120 a diária do chalé). Eu acho que ele calculou o preço por pessoa em 60 reais a diária. Valeu muito a pena pra nós pois ficamos em 2 bons quartos e o dono do local (Caio) ajudou bastante a gente. Almoçamos lá um dos dias uma moqueca da hora.

Abraço e boa trip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá pessoas!

Estarei na Chapada no período de 17 a 21/12, junto com um amigo. Segue itinerário:

 

DIA 1: Chegamos inicialmente dia 17 de noite ou 18 de manhã. Pretendemos alugar um carro em Lençóis e partir direto para os Poços Azul e Encantado. Pernoitamos em Ibicoara.

 

DIA 2: Partimos para a Cachoeira do Buracão. Pernoitamos em Vale do Capão.

 

DIA 3: Fazemos a trilha da Cachoeira da Fumaça. Pernoitamos em Vale do Capão (que, aparentemente, parece ser mais barato que Lençóis) ou voltamos direto pra Lençóis.

 

DIA 4: Fazemos os passeios locais (Morro do Pai Inácio, Gruta Azul e Pratinha, Mucugezinho e Poço do Diabo).

 

Queremos, além de otimizar nosso tempo (pois serão pouquíssimos dias), baratear nossa viagem. Caso alguém tenha interesse em viajar e se juntar nos passeios, serão bem-vindos. Enfim, manda uma mensagem que a gente se organiza e se encontra por lá. E sintam-se a vontade de dar o pitaco no itinerário! Rs

Ou aceitamos carona! hehehe

 

 

Abs.

 

 

Oie, chegarei dia 16 e retorno dia 26. Vamos nos juntar para fazer passeios, alugar um carro, sei lá, baratear a coisa pq o trem tá caro!

 

WhatsApp: 82826910

 

 

Também estarei na Chapada nesse período! Chegarei dia 15 de dezembro e voltarei dia 22. Vamos combinar de fazer passeios juntos pra baratear os custos hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola pessoal!!

 

Estou indo para chapada esta semana, e ficarei 10 dias.

Minhas dúvidas são similares as de muitos aqui, como se é fácil entrar em grupos, os custos, deslocamentos e os passeios, principalmente pq estou indo sozinha.

 

Se alguém estiver indo nessa época seria uma boa conversarmos, quem sabe nos encontramos lá e dividimos os passeios?!

 

Também tenho interesse de fazer o Pati, 3 -4 dias, quero fazer a fumaça, talvez por baixo e ficar na casa dos nativos. Alguém tem noção de preço dos trekkings?

 

Outro interesse é ir para Igatu, mas não encontro nenhuma descrição do translado, sei que agora tem ônibus lençóis X Andaraí, mas nenhum sinal de horários e preço.

Como vou chegar de avião (peguei uma super promoção no acaso!!), e o aeroporto fica próximo de Tanquinho, tem alguma forma (barata!!) de ir de tanquinho direto para Andaraí?

 

O que é melhor, é ir para lençóis primeiro, fazer o pati e depois ir para igatu, ou vou para igatu e depois para lençóis e pati??

 

Também gostaria de uma ideia do valor das refeições, só para tirar uma base, e do contato de guias.

 

Como acabei decidido em cima da hora ir para lá, numa rápida cartada para não perder as férias e, descansar a cabeça, curtir a natureza e extravasar adrenalina, já que tive que adiar minha viagem e defesa do doutorado pq abriram meu carro dentro do estacionamento do supermercado extra de vila caiçara e levaram tudo o que havia dentro, inclusive o material de pesquisa e os manuscritos do trabalho, que nos finais de semana eu descia para digitar e estruturar. Com isso, nem planejei minha aventura!!

 

Bom, com lamurias a parte, agora só quero pensar na viagem e aproveitar para curtir aquele lugar maravilhoso e de preferencia encontrar pessoas legais e desfrutar de ótimas companhias nos passeios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

oi, pessoal!

to indo pra Bahia dia 16/12 agora e volto só em 14/01, então vou ter um tempão pra conhecer a Chapada e estou planejando a viagem...já li bastante coisa por aqui que me ajudou mto a pensar um roteiro mas ainda tenho algumas dúvidas (e dias sobrando! rs), to suuuuper aceitando sugestões de lugares pra conhecer pq separei só os que obtive mais informações no fórum e os ditos imperdíveis ! se puderem ajudar, fico mto agradecida!

uma coisa bem importante pra mim é que não encontrei muitas informações de campings, só hostels e pousadas e eu pretendo só acampar a viagem inteira! é fácil de achar em todos esses picos que listei (lençois, capao, pati e ibicoara)? ideias médias de preço?

não tenho uma ordem definida, to bem aberta a seguir o fluxo... separei a viagem por lugares principais onde pretendo acampar e dali partir pros picos, então se tiver algo massa por perto, me avisem purfa!!!

de 17/12 a 21/12 estarei sozinha, pensei em começar por Lençois mesmo, pelo que vi lá é bem sussa de conseguir companhia né? não quero depender de agências pq a grana tá curta, se rolar uma galera aí lendo isso que tenha um lugarzinho no carro, to aquiii! hehehe \o/ no dia 22 chega um amigo, então a partir desse dia queria priorizar os picos mais legais (ou os que valem a pena repetir...)

dúvida: to meio insegura quanto aos gastos, mas alguém sugere que eu desista de ir direto pra Lençois e faça um role por Salvador (pensei em Morro de São Paulo, Boipeba...) na primeira semana até meu amigo chegar? seria melhor do que ir sozinha e depois ter que ficar repetindo os picos?

27/12 a 5/1 fico em Igatu, no Encontro Diamantino de Contato Improvisação. (provavelmente na programação eles incluem passeios em Igatu, mas se não tiver vou ficar por lá mais uns dias, dicas de roles que valem a pena?)

6/1 a 13/1 já estarei com uma galera que já foi pra Chapada, então é mais provável que fiquemos em Ibicoara pra aproveitar os roles ali perto que a galera não conhece...

 

LENÇOIS

 

lapa doce + pratinha + gruta azul (14/15h) torrinha (fim do dia)

- torrinha: dá pra chegar sem guia até a portaria, a partir dela um monitor leva a gruta (R$25 a R$45/pessoa? )

- pratinha: flutuar com snorkel (R$20?)

- lapa doce: precisa de guia? R$20? li que tem restaurante perto, confere? bom lugar pra parar pro almoço?

 

sossego + ribeirão do meio

- precisa de guia, né? dicas?

- média de R$80 pra 2 pessoas?

 

morro do pai inacio (por do sol) + poço do diabo + cachoeira do mosquito

- não precisam de guia?

- médias de R$ 5 a R$10 cada?

 

CAPÃO

 

fumaça + riachinho (por do sol)

- não precisam de guia?

- contribuição voluntária na fumaça

 

*** vi relatos de trilhas por baixo e por cima da fumaça, posso separar um dia pra cada?

 

angélica + purificação

- não tem custos e não precisam de guia, confere?

 

PATI

 

cachoeirão

- precisa de guia

- vale mais por cima, confere?

- não encontrei média de custo

 

ANDARAÍ

 

poço encantado (manhã) + poço azul (tarde)

- não precisam de guia?

- média de R$20 e R$15, respectivamente?

 

IBICOARA

 

encantada

- por baixo a trilha é mais difícil, precisa de guia (média de R$35?)

por cima mais fácil (precisa de guia tb?)

 

buracão

- precisa de guia. dicas?

- média de R$80?

 

fumacinha

- precisa de guia. dicas?

- média de R$100?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

AliceGon, vou tentar te ajudar em alguns pontos...

 

Lugar pra acampar no Capão: Gorgulho. Fica a uns 700m da praça central (antes de chegar nela, pela estrada Palmeiras-Capão), apesar da pouca distância é um lugar bem tranquilo. Estive lá em julho e estavam cobrando 15$/pernoite, com água quente, cozinha comunitária, alguns pontos de energia e bons lugares pra arrumar a barraca.

Se for pra Ibicoara, lá não existe área de camping na área central (na área urbana). Como fui só pra fazer Buracão, descolei um lugar pra passar a noite num sítio chamado Mundo Alegre (se não me engano), que fica perto do restaurante Mandioca. Tudo isso fica bem perto do povoado Mundo Novo (no meio do caminho entre Ibicoara-Buracão). Se vc for fazer a Fumacinha, rola de acampar num povoado chamado Baixão, parece que lá tem uma área de camping conhecida.

 

Tudo mais detalhado vc vai encontrar num tópico que fiz sobre a última viagem pra região:

 

brasil-central-23-dias-chapada-dos-veadeiros-jalapao-chapada-diamantina-e-serra-do-espinhaco-t120104.html

 

ou no blog pessoal:

 

http://numamoto.blogspot.com/2015/09/brasil-central-chapada-diamantina.html

 

Agora os atrativos...

Fumaça por cima e Riachinho, super tranquilo sem guia e 0800. Riachinho talvez seja interessante arrumar uma carona, pois fica a alguns km da vila (mas uma pá de gente faz a pé mesmo, tem pouquíssima sombra pelo caminho). Na subida pra Fumaça vc passa pela associação de condutores do Capão, alguns podem forçar a barra sobre a necessidade de subir acompanhada, mas não tem mistério algum na trilha. Qualquer pessoa com alguma noção de localização e que já seguiu uma trilha alguma vez na vida chega tranquilo.

 

Sobre a Fumaça por baixo: tem alguns caminhos, sei que o mais curto não é dos mais fáceis. Se vc não souber como chegar, é melhor ter um guia ou alguém que saiba ir. Seria melhor fazer em dois dias, não tenho certeza se dá pra fazer em 01 dia com tranquilidade.

 

Poços Encantado e Azul:

sempre que me falam deles repito a mesma história. Vc está indo em uma época do ano em que os raios solares não penetram na gruta (faz diferença!). Como o Poço Encantado é só pra contemplar, preferiria ir pro Poço Azul. Além de contemplar vc pode nadar no poço, e ainda é mais barato. Se não me engano os preços eram: 25$ Encantado e 20$ Poço Azul. Não precisa de guia pra chegar, mas seria bom um carro pq é uma distância razoável até a cidade mais próxima (Mucugê ou Andaraí).

 

Buracão:

Guia obrigatório, fica dentro de um parque municipal. Os guias lá cobram em média 100$ por grupo. O parque cobra um ingresso de 6$. Quando fui não tinha grupo, mas em compensação estava de moto e fiz o seguinte: cheguei cedo na portaria do parque (por volta de 8h) e fiquei lá junto com os guardas esperando algum grupo aparecer. Quando apareceu, me juntei a eles. Como eram só dois adultos no carro, não ficou tão barato, mas saiu 30$ pra cada (bem melhor do que pagar 100$ sozinho).

 

Fumacinha:

se não souber o caminho ou não estiver com alguém que saiba: melhor contratar um guia. Geralmente fazem em dois dias, com pernoite na trilha, mas dá pra fazer em um só (necessário boa forma, a caminhada não será tranquila).

 

Angélicas e Purificação:

não tem custos, nem necessidade de guia, mas o caminho não parece ser fácil até elas.

 

Sobre outros picos e alguns pitacos:

indo sem transporte próprio e querendo gastar pouco, iria pro Capão e tentaria colar em algum grupo que manjasse das trilhas.

Estando no Capão dá pra fazer as seguintes caminhadas (todas de 01 dia):

Morrão e Águas Claras (com pernoite parece que fica melhor, fácil de chegar)

Poço do Gavião (não tão fácil de chegar, mas caminhada tranquila)

Rodas, Rio Preto, Angélica e Purificação;

Fumaça por cima, por baixo, Cachoeira do 21, Fumaça de frente (pelo alto);

Riachinho (mais susse de todas).

 

Nos relatos do link tem tudo mais detalhado, acho que vale a pena dar uma olhada, pode te ajudar.

No mais é boa sorte na viagem! Chapada é massa demais. Iria lá mais dez vezes antes de pensar em passar uma folga na praia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...