Ir para conteúdo

Notícia - taxação de 25% sobre gastos com viagens internacionais


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Galera, saiu essa notícia e fiquei preocupado:

 

http://economia.terra.com.br/receita-regulamenta-aliquota-de-25-sobre-o-ir-para-remessas-ao-exterior,bb253e8e20d323d3024fc60f358da1caj872n5vz.html

 

Não sei se entendi errado, agora mesmo em casos como os nossos, de viajantes independentes, que reservam hotéis e hostels por conta própria, compram passagens aéreas, seremos tributados em 25%? Alguém entendido no assunto saberia dizer como vai ser?

 

Se for isso mesmo, adeus viagens internacionais, pois o que já estava ficando caro passará a ser proibitivo. :shock:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Terrível mesmo, Silnei. Pedi para o pessoal do Melhores Destinos publicar uma matéria explicando melhor essa taxação, vamos ver se há algum jeito de fugir disso aí. Caso contrário, a tendência é encarecer até mesmo as viagens nacionais, já que o turismo nacional quase não terá a concorrência do internacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Os gastos dos brasileiros no exterior diminuíram (http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/08/gasto-de-brasileiros-no-exterior-e-o-mais-baixo-para-julho-em-cinco-anos.html) e pelo visto a ideia é diminuir mais ainda.

 

Eu tinha pago uns dias de hospedagem com o PayPal. Pouca coisa, felizmente. O jeito vai ser pagar o mínimo e levar o resto em dinheiro.

 

Fico pensando como o governo vai controlar isso aí. Em 2013 fiz um curso numa unidade do Instituto Goethe e fiquei numa casa de hóspedes do próprio instituto. Paguei tudo adiantado (eles exigem isso) e a remessa foi uma só, para o curso (que continua isento) e para a hospedagem (que não é isenta).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Achei uma matéria que explica melhor. Parece que no nosso caso, de viajantes independentes, seremos pouco afetados. Ainda dependeremos de alguns pontos a serem resolvidos, como passagens aéreas:

Por outro lado, compras com cartão de crédito em sites internacionais e pagamentos de diárias em hotéis no exterior estão livres do imposto, segundo o Fisco.

 

Também não pagam IR as transferências bancárias para o exterior, reservas de hotéis feitas em sites no Brasil e compra de moeda estrangeira em espécie nas casas de câmbio.

 

No caso das passagens aéreas, a cobrança pode variar. A Receita informou ao G1 que uma lei permite a isenção do IR em países onde exista "dupla tributação" com o Brasil sobre as empresas aéreas. A companhia brasileira que operar o voo pode ficar isenta nestes casos. Caso contrário, a alíquota é de 15%.

 

Fonte:

 

http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/01/governo-deve-rever-alta-de-imposto-que-encarece-viagens-fora-do-pais.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pessoal

 

Quem fizer seu roteiro pagando diretamente com o seu cartão de crédito não será alcançado por esta nova tributação. Nesta caso terá "somente" os 6,38% de Iof e variação cambial.

Quem vai sofre o penalty são aqueles que fazem compra de pacotes de viagem ao exterior via agência de turismo. Quando da contratação do câmbio para remessa a agência sofrerá a tributação de 25% (que na realidade é 33,333% sobre o valor remetido) que seguramente será repassado ao consumidor final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

É isso aí, Beier.

 

Saiu matéria do MD esclarecendo tudo - felizmente para nós, viajantes independentes, mudou muito pouco, à exceção de quem gosta de cruzeiros ou outras coisas que dependam de agências.

 

http://www.melhoresdestinos.com.br/novo-imposto-viagens-exterior.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...