Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#645589 por joao.orlando
25 Out 2011, 02:28
Dois anos atrás fui passar um fim de semana em Ilhabela. Pesquisando sobre a ilha fiquei muito interessado em conhecer a Praia da Fome, que parecia ser uma praia muito bonita e acessível por uma trilha possível de se fazer um bate e volta no mesmo dia.
Não pesquisei muito sobre a trilha e imaginei que a mesma devia começar no canto direito da Praia do Jabaquara, cortando o morro. Chegando nesta praia não encontrei a trilha, tentei então me informar com alguns habitantes locais que me desencorajaram totalmente em fazê-la dizendo que a trilha estava fechada, que demoraria umas 4 horas e que dificilmente eu conseguiria fazer sem a ajuda de um guia. Desencanei de fazê-la nesta oportunidade e resolvi curtir um pouco Praia do Jabaquara, muito bonita por sinal.
Voltando a São Paulo procurei me informar, principalmente com o Augusto (member/Augusto/), que havia dado a volta completa na Ilha uns anos atrás.
Finalmente no fim de semana passado (21/10/2011) resolvi voltar a Ilhabela para fazer essa bendita trilha. Mais uma tentativa mal sucedida: agora sabia onde a trilha começava, mas, não consegui encontrar a bifurcação para chegar à Praia da Fome. Enxergava a Praia do topo do morro, mas, não via como descer até ela. Na volta tentei novamente me informar com alguns caiçaras, mas, eles disseram não conhecer a trilha.
Nesta ocasião, fiquei sabendo de um barqueiro, o Nivaldo, que faz a travessia de barco para a Fome e o Poço a partir do Jabaquara e resolvi voltar no dia seguinte para fazer o passeio de barco e quem sabe lá na Fome conseguir informações sobre a trilha para fazê-la numa nova oportunidade.
No dia seguinte ao parar o carro no Jabaquara, a menina que me abordou não era a mesma do dia anterior, então resolvi perguntar sobre a trilha e ela me disse que seu marido conhecia e poderia nos levar até lá. Conversei com ele, o Célio, muito gente boa, acertamos um preço, que julguei muito justo e consegui finalmente fazer a trilha. Seguem a baixo as dicas e as explicações de porque eu não consegui encontrar a dita cuja sozinho.

A trilha para Fome se inicia na própria estrada que leva ao Jabaquara. Uns dez metros a frente de onde se localizam os estacionamentos do Jabaquara a estrada já fica impraticável para carros, mas, tranqüila para seguir na caminhada. Um pouco mais adiante ela estreita, mas, está bem aberta e fácil de seguir. POssui alguns buracos (ou crateras) no chão, mas sem grandes dificuldades.
Após mais ou menos meia hora de caminhada surge uma bifurcação.
Imagem
Bifurcação

A trilha a direita vai subir o morro até um ponto onde é possível ver a Praia da Fome e onde antigamente havia uma trilha que descia para ela. Foi por aí que eu tentei ir na primeira vez e não consegui encontrar a trilha. Segundo me informou o Célio, já há alguns anos que os moradores não se utilizam mais desta trilha e por isso ela fechou totalmente. Este também é o caminho para se chegar até a Praia do Poço, mas, a trilha pra lá também está totalmente fechada.
Sendo assim, o caminho certo hoje é tomar a esquerda nessa bifurcação. Tomando a esquerda você tem duas opções: subir uma escadinha bem íngreme ou um barranquinho com uma corda pra te ajudar. Tanto faz, os dois caminhos se juntam em menos de 10 metros.
Daí pra frente é só seguir pela trilha bem marcada até chegar numa casinha de madeira. Este é o segundo ponto complicado da trilha. Aqui deve-se contornar a casa pela direita (casa a sua esquerda). A trilha segue cortando um riachinho.
Imagem
Casinha de Madeira

Imagem
Riachinho

E logo em seguida passa por uma ponte.
Imagem
Ponte

Mais um pouco adiante você vai se deparar com uma casinha de madeira toda despedaçada e abandonada e não vai ver mais trilha nenhuma. Pois bem, estando de frente para a casinha, à sua direita tem uma cerca de arame farpado. Nesta cerca há uma abertura, que você só percebe olhando com calma. A trilha segue por esta abertura na cerca a daí pra frente não tem como se perder. Ela tá bem marcada e não tem mais bifurcações.
Imagem
Casinha abandonada (à direita: cerca com abertura)

Com mais um pouco de caminhada já é possível avistar a Praia pra dar um ânimo, mas ainda ta um pouquinho longe.
Imagem
Vista da Praia

Chegamos eu, minha namorada Paula e o Célio na Praia da Fome com aproximadamente uma hora e meia de caminhada num ritmo bem forte.
Uma vez chegado lá a Praia é linda.
Imagem
Praia da Fome

#645998 por Augusto
26 Out 2011, 05:01
Parabéns João.

É isso mesmo. Desistir nunca.....................render-se jamais ::otemo:: ::otemo:: ::otemo:: ::otemo:: ::otemo:: ::otemo::
Usando um nome de um filme.

Se ninguém faz essa trilha e não divulgar, ela vai continjuar sendo apenas opções p/ poucos.
O que eu lamento é a constatação que a trilha que eu fiz a quase 10 anos atras se fechou totalmente. Uma pena, porque a Praia do Poço é muito mais linda.

Quem sabe da próxima vc não faz outras praias de acesso mais dificil que essa.
A deserta Praia da Caveira é outra que merece ser conhecida.



Abcs
#688066 por valter torres
22 Fev 2012, 14:41
Parabéns pela sua dedicação em dividir sua experiencia com nós viajantes , e muito obrigado pela dica será muito útil, Ilhabela é uma ilha muito linda e tem q ser explorada conscientemente por todos.
Vlw
Val
#722389 por Pedro_Ilhabela
30 Mai 2012, 22:54
Ola estou morando na Ilha a 2 anos e hoje fui fazer a trilha da Praia da Fome, mas fui com pouca informação apenas o boca a boca e sem pesquisa na net.Me disseram que era simples apenas 1h 30 de trilha saindo do Jabaquara.Andei por 3h em uma trilha muito fechada que so subia creio eu que nao era usada a mais de um ano .Vendo seu relato passei pelo msm lugar que vc na sua tentativa frustrada.Tinha quase ctz que a trilha segui durante 3h e pouco so poderia dar acesso a Praia do Poço pois nao peguei um minuto se quer de descida apenas subia e me distancia do mar.Preocupado por nao saber direito o caminho resolvi voltar.Mas agradeço sua dica vou semana que vem tentar chegar a Praia da Fome, em uma proxima tentativa continuarei seguindo a trilha que fui hoje para chegar na Pria do Poço.......Vlw garela!!!!!depois relato a averntura
Imagem
(foto da praia bem distante ainda apos esse ponto andei por mais 1h e meia .)
#747979 por Renas e Rafa
14 Ago 2012, 11:40
Que sacada Hein João!?

Dia 22/09/2012 estaremos na Ilha e pretendemos visitar essa Praia. Postaremos nosso relato. Obrigado pelas informações.

Uma questão: Vocês chegaram a ir na Pedra do Sino? Tem info. a respeito?

Paz a todos...

Renas e Rafa.
#792582 por gvogetta
03 Jan 2013, 16:04
Olá João!


Belo relato! Gostei de ver!

Para curtir e sentir esse lado "rústico" de Ilha Bela só na bota mesmo, e tome mato!!!

Abraço!
#868068 por tdz
07 Ago 2013, 11:27
Ola a todos,

Muito legal o relato !

Eu pretendo voltar a fazer minhas pernadas e essa trilha já estava na minha lista há muito tempo.

Colegas, poderiam me ajudar com algumas informações:

Existencia de água durante o percurso da trilha e na praia da fome.

Existe possibilidade acampar por lá ?

O trecho para a praia do Poço, continua fechado ? Estou pensando em fazer um vara-mato por la.

Abraços
#887024 por joao.orlando
10 Out 2013, 01:14
Olá, tdz. Desculpe pela demora, eu não visitava meu relato há algum tempo e não sabia que tinha gente comentando ele. Bem, sobre água, o que me lembro é que naquela 1ª casa de madeira que eu citei você pode conseguir água. Mas a trilha é relativamente curta e dá pra levar água tranquilamente pra ir e voltar. Na praia da fome quando eu fui tinha uma barraquinha vendendo água, refri, essas coisas, mas era fim de semana na temporada, dependendo da época não deve ter. E tem uma casa lá, talvez seja possível conseguir água com o morador, mas nunca se sabe, né! Acampar lá, acho que só se for na própria praia e de forma ilegal, né! Não sei de mais detalhes sobre a praia do Poço, mas também tenho muita vontade de conhecer lá, se você tiver experiência em trilha em mata fechada (eu não tenho), poderíamos tentar chegar até lá!
#887040 por tdz
10 Out 2013, 08:44
Ola a todos,

João, obrigado pelo retorno.

Seria interessante acampar pois da pra curtir legal sem se preocupar com horário, eu até tenho alguma experiência em mata fechada, mais eu estou parado há muito tempo devido a faculdade que roubou a minha vida social ! kkkkkk, dependendo da trilha eu ia sofrer pelo preparo fisico rsrsrsrs.............Essa ideia da praia do poço pode ser concretizada, vou tentar juntar informações, qualquer coisa eu volto a postar aqui, e te informo, então aqui será o canal para nos comunicarmos, pode demorar, mais um dia sai essa caminhada ! kkkk

Abraços
#1062522 por danhspkf
26 Fev 2015, 21:23
Olá pessoal, boa noite!

Estarei em Ilhabela no próximo Sábado e quero percorrer a trilha da fome... alguém saberia informar como ela está atualmente?
Se ainda está boa e bem identificada para se fazer?

Desde já muito obrigado galera!

Abs,
#1062605 por Luka Izzo
27 Fev 2015, 04:52
Putz, que praia animal.
Não conhecia e certamente quero ter a oportunidade de conhecer!!
::otemo::
#1093543 por rodrigo0o
30 Mai 2015, 01:20
Estou indo pra Ilha no feriado e vou tentar conhecer... Tem algum tracklog pra ela???
#1093720 por joao.orlando
31 Mai 2015, 01:38
Não tenho tracklog, mas acredito que seguindo as informações que eu postei é bem tranquilo de fazer a trilha. Se vc fizer, posta aqui depois pra galera saber se mudou alguma coisa ou se ainda tá a mesma coisa.
#1093783 por rodrigo0o
31 Mai 2015, 13:31
Blz João...

Vou imprimir teu relato e levar... Vou fazer o tracklog tb e postar...

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes