Ir para conteúdo

Torres del Paine. Dicas para Novembro. 2 perninhas do W.


Posts Recomendados

  • Membros

Decidi fazer minha primeira viagem totalmente sozinho. Seria em Novembro de 2015.

A Patagônia me encantou em diversos aspectos. Minha escolha foi o Parque Torres del Paine.

 

Passei sim em Santiago, mas o objetivo principal eram os cumes do sul. A ideia era o circuito W, acampando em locais pagos e levando a própria comida. O refúgio seria ótimo, mas o dólar estava em uma alta complicada.

 

Enfim, sou de Brasília e consegui uma passagem bem barata em milhas de São Paulo para Santiago, ida e volta. Comprei. Fui para São Paulo e fiquei de couchsurfer por uns 4 dias na casa de pessoa que já conhecia, pois tinha planos de descansar ao mesmo tempo que me preparava com corridas, mas foram muito chuvosos dessa Sampa londrina. De lá, fui para Santiago e fiquei mais alguns dias

 

De Santiago o voo é para Punta Arenas. Demorado, turbulento e sem comida legal. A cias mais populares são LAN e Skyline.

 

Existem ônibus que saem do aeroporto de Punta Arenas e vai direto a Porto Natales (a cidade "base" do parque). Foi a empresa Bus Sur que escolhi, porque foi a única que respondeu e-mail. A comunicação não é tão simples. Eles te passam um boleto de paypal para pagar e depois pedem que você escolha o dia e o horário do ônibus. Pronto, fica na confiança que vai dar certo, sem ticket, sem passagem, só na esperança mesmo e no e-mail, portanto, salve-o offline ou imprima. O ônibus chega e a funcionária canta o nome das pessoas. É bom prestar atenção, quase uns gringos ficam de fora porque a mulher não teria mesmo como adivinhar a pronúncia de seus nomes nórdicos.

 

Como meu voo chegou lá pelas 02h e o ônibus foi às 07h...o jeito foi se escorar no canto. Dormir? quase impossível. O aeroporto de Punta Arenas não chega a ser ruim, mas é pequeno e meio barulhento, além dos cantinhos já serem caçados pela galera da mochilagem que estão chegando e esperando o ônibus ou indo embora.

 

A viagem? Infelizmente dormi, mas parece que é bem bonita, nos momentos que olhei para fora. Um cenário totalmente diferente de tudo o que vi.

 

A chegada em Porto Natales

 

Acordei pouco antes da chegada na rodoviária de PN. O frio já começava a pegar. Quando desci do ônibus, tentei ir andando ao hostel Base Camp, apenas lembrando do mapa de cabeça, pois sabia que a cidade não é grande. Um erro, porque não lembrava muito bem do caminho. O vento era terrível e não ajudava a recordar. Me rendi e peguei um táxi para lá. Ao chegar, infelizmente fiquei sabendo apenas lá sobre uma reforma, da qual fazia o hostel não receber ninguém. Não fiz a reserva porque no site deles não foi possível também. Pedi indicações de lugares e fui afortunado na acolhedora Tin House, que fica bem próximo ao Base Camp. Lá foi possível escapar do vento e descansar um pouco.

 

Junto ao Base Camp há o pub Erratic Rock. Todos os dias, às 15h, rola uma palestrinha e bate-papo sobre o parque Torres del Paine, em inglês. Mesmo não dominando a língua, dá para pegar muita coisa, como as opções de hospedaria, a alimentação, dicas de manuseio de equipamentos, roupas, mapas, etc. Não cobram nada, oferecem chá e a contribuição é sugestiva. Na verdade eles miram no aluguel de equipamentos, como anoraks, kits de cozinha, bastões, barracas, etc. Recomendo ir a palestra, mesmo que não queira alugar nada lá.

 

Após a palestra, começa uma verdadeira maratona de aventureios para comprar alimentos e realizar aluguéis, porque elas já querem ir no dia seguinte. É válido, haverá luz solar até mais tarde e poderá ter tempo suficiente para buscar tudo o que precisa ainda no mesmo dia. Eu estava ainda perdido por ter chegado ali cansado e sem ter andando nada na cidade. Mas, se estiver descansado, corra ao UNIMARC, que fica na rua Baquedano (saia do Erratic, vire a esquerda e siga) com a Bulnes. Ali terá todo comércio principal da pequena cidade à disposição. Em frente ao supermercado UNIMARC, atravessando a rua após o estacionamento, há uma lojinha de produtos de frutos desidratados e uma grande rede de roupas esportivas e de trekking, a Salomon. Se pensa em comprar algo, vale a pena, mesmo com o Real enfraquecido, fica mais barato do que no Brasil e com produtos bons.

 

Explore essas duas ruas citadas e as próximas a elas e encontrará tudo que necessita. Há farmácias, bancos, aluguéis de barraca, restaurantes, lojas de lembrancinhas, agências de viagens que fazem diversos tipos de pacotes, enfim, uma gama de opções que me surpreendeu.

 

Quer uma dica: Faça o pedido de vaga nos campings pela Internet, junto com aluguel de barraca, mat isolante e saco de dormir. Você até economizaria dinheiro fazendo isso na cidade, mas vamos aos fatos:

-Você perderá tempo indo atrás de equipamento;

-Você perderá tempo montando e desmontando equipamento;

-Você terá um peso muito maior já saindo da cidade e entre um camping e outro;

-Você terá menos espaço na mochila, onde poderia carregar roupas, comida, etc;

-Você perderá tempo retornando os equipamentos aos locais de aluguel, porque eles terão de conferir tudo;

-Você perderá boa parte do valor pago caso devolva os equipamentos antecipadamente.

 

E digo mais: se puder realizar a compra antecipada de refeição nos refúgios (mesmo quem acampar tem direito ao restaurante CASO tenha comprado refeição). Ao menos a comida principal, como almoço ou janta, ou ao menos a comida quente do dia. Assim economizará também espaço do kit cozinha e tempo na preparação. Eu sei, é caro...mas essa viagem não dá para pensar em pequenas economias assim. Se já optou por acampar a escolha já foi ótima em termos de economia. O bom do parque é isso: aceita vertentes diversas, desde campings gratuitos até hospedagem de luxo.

 

Isso tudo é uma escolha. Eu queria muito ter pensado nisso antes, mas acabei alugando tudo e comprando toda comida para levar. No meu caso essas dicas acima seriam válidas. Eu não segui elas, mas para quem está sozinho e quer acampar, creio que seja esse o ideal. Se estiver em mais pessoas, ou ficar nos refúgios com cama ou fazer apenas passeio de um dia só, desconsiderem.

 

Agora, uma dica geral:

 

Alugue roupas, caso não tenha. Ao menos um anorak e um casaco bom. Pode fazer isso na cidade, já que sairá vestido para pegar o ônibus.

 

Também tenha calça impermeável e bons tênis ou botas. Recomendo a compra, pois usar calçados desconhecidos (alugados) ou novos (sem amaciar, sem usar antes....não parece uma boa ideia).

 

Na Rodoviária, não se preocupe, terão várias empresas que fazem o caminho para Torres del Paine (ao menos até o mês de Novembro, não precisa comprar antes). É só ir até o guichê da empresa e pegar. Já pode comprar também a volta, pois ela pode ser usada a qualquer momento (dia e horário, mas da mesma empresa, obviamente).

 

Aqui estão os horários e demais informações:

 

http://www.parquetorresdelpaine.cl/es/buses-regulares

 

Se vai iniciar o trekking pelo lado do Glacial Grey ou visitará lá apenas esse dia, vá até a parada Pudeto, onde haverá um pequeno café (onde há banheiro, aproveite). Fique na fila do barco que se formará naturalmente quando ele atracar. Entre sem medo, pois a cobrança será feita durante o trajeto. Sua mochila ou equipamento mais pesado será acomodado numa parte específica do barco, talvez longe de você. A dica aqui é não deixar nada pendurado nos bolsos de fora, nem comida que queira comer ali mesmo, nem câmera; digo isso para não cair nada mesmo, pois ninguém ficará mexendo. Mais questão de logística do que segurança.

 

Aqui vão os horários e informações do catamarã:

 

http://www.parquetorresdelpaine.cl/es/navegaciones

 

Atente-se para os diferentes horários nas diferentes épocas.

 

Aproveite para apreciar o visual, se o tempo colaborar, pois aí já começa a sensação de estar no paraíso, com águas de cores incríveis. O pequeno Porto de Pehoé é belíssimo para fotografias. Ao lado dele, temos o camping e abrigos Grey, pertencente a Vertice Patagonia (http://www.verticepatagonia.com/) Bom, aqui o ideal seria, caso tenha chegado cedo, do primeiro ônibus vindo de Porto Natales, ir direto para o trekking até o Glacial. Pode também montar a barraca e depois ir para o trekking (a maioria faz isso, tente fazer também). Se não for experiente, peça ajuda para a escolha do local da barraca, assim como deixar ela montadinha. Nesse ponto, novamente evoco a dica valiosa da qual eu não pude aproveitar: alugue as barracas DELES. Já estão MONTADAS, nos MELHORES lugares e não sei, mas muito provavelmente, não precise de desmontar elas também. E parecem ótimas barracas. Não é nada divertido montar barracas com ventos patagônicos. As coisas andam, voam...enfim.

 

Esse abrigo conta com lojinha. Há estrutura de cozinha e banheiros no camping que são até satisfatórios.

 

Esse trecho de trekking tem bastantes pedras, alguns galhos. É bem difícil se perder, mas se achar que o caminho está estranho, volte e fique parado algum tempo, pois alguém passará por você indo ou vindo, ai terá noção das coisas.

 

Vi o glacial de longe, mas sei que há lá também outro camping, o Grey. A ideia era voltar logo, pois estava já faminto e o vento com chuva tornou as coisas menos divertidas.

 

A noite foi pavorosa. O efeito “chicote” dá chuva fazia um barulho chato na barraca, que parecia que em algum momento iria levantar voo. Fiquei com vontade de ir ao banheiro...lá longe. Já estava com roupa de dormir e teria de vestir todo aquele equipamento impermeável, botas...

 

A decisão foi estranha, mas uma garrafinha serviu de banheiro naquele momento. A mesma garrafinha que tinha água quente dentro do saco de dormir (tente fazer isso, resolve pra caramba). O frio era tanto que a garrafa de urina ficou quentinha e deu até vontade colocar ela para esquentar os pés. Eca, claro que não fiz isso, mas fiquei boladíssimo com o episódio.

 

Comida e roedores: não sei se estava impressionado ou se esse camping especificamente tem esse problema, mas estava com a neurose de escutar roedores na barraca. Ao amanhecer, isso não se confirmou, porque eu embalei tanto a comida que não acharam nada, se é que entraram lá e se é que existiam esses animais. De qualquer forma, vi essa dica em vários posts aqui no site. Cuidado com comida e animais.

 

Foi nesse momento que eu decidi que não queria mais brincar de fazer o W completo, e que iria embora ao amanhecer, pois eu tinha visto que o tempo não tinha nenhuma tendência para melhorar nos dias que seguiam. Foi um momento de muito conflito interno...querer estar ali naquele lugar lindo e ao mesmo tempo desejar sair da situação de acampar tantas noites. Tirei algumas fotos enquanto esperava o catamarã chegar. O tempo tinha melhorado um pouquinho e deu pra pegar alguns momentos de sol, o que me fez pensar em deixar de frescura e seguir viagem. Porém, pouco antes do barco chegar, fechou tudo novamente. Era isso, minha despedida temporária do Parque.

 

Voltei a Porto Natales desmoralizado. Tudo que eu desejava era a cama do hostel e comida quente. Satisfeita tais necessidades, fui ver como ficaria a previsão do tempo para outros dias. Haveria diminuição da chuva, mas teria mais frio.

 

Escolhi relaxar e devolver todo equipamento alugado. Na orla de Porto Natales, há um calçadão com uma pequena ciclovia, alguns equipamentos de exercício típicos de praça, uma pista de skate, uma quadra, etc. Já que não teria muito o que fazer e estava com saudade de me exercitar, fui me acostumar ao frio. Quando não chovia, eu aproveitava correr lá.

 

Revigorado e otimista com o clima, resolvi retornar ao parque. Mas, dessa vez, levaria apenas comida do dia. Recomendo fortemente esse trekking de dia todo para quem quer ir leve e com intenção de ver as torres.

 

Leve dinheiro, se possível, trocado, para tudo. Saiba o que gastará para não ficar sem troco. Geralmente consiste nos ônibus e entradas do parque. Comer lá dentro é caríssimo e eles não se importam que você entre com toda a comida que quiser. A restrição mesmo é em relação a fogueiras. Tolerância quase zero, com multas e cadeia. Leve o kit cozinha permitido e faça apenas fogo nas áreas permitidas dos campings.

 

Primeiro, pegue ônibus cedo, desça na Portaria Laguna Amarga. Lá, haverá conferência de documentos, assinatura de papéis e vídeo instrutivo. Se a galera for obediente com os guardas, não demora. Obedeça e seja educada, pois eles são bastante. Ah, esse procedimento é feito também para quem ficar em outras paradas, não importa. Já tinha feito anteriormente para ir ao Pehoé. E tem um detalhe: entrou, pagou. Não tem como usar a mesma entrada para voltar no dia seguinte. Eu acho que isso é um pouco rígido demais, deveriam pensar em fazer bilhetes que valessem por 2 ou 3 dias. Enfim, não sou cidadão chileno nem quero criar polêmica, mas fica aqui o registro que a cada dia no parque, pagará a cara entrada.

 

Da Laguna Amarga, há uma van ou ônibus que leva até a Hosteria las Torres, baratinho. É só ficar ali perto e esperar o movimento natural das pessoas e perguntar para funcionários.

 

Em Las Torres (destinos na van). Há refúgio e camping, além de um hotel chique. Não demore muito tempo para iniciar o seu trekking, deixa as fotos dessa base para o final do circuito de bate-volta às Torres. Haverá sol.

 

Se não conseguir andar rápido ou achar que seria uma boa pegar o pôr do sol nas Torres, tem 2 campings no caminho: Camping Chileno (com estrutura, administrado pela Fantastico Sur, http://www.fantasticosur.com/) e o Camping Torres (zero estrutura).

 

Olha, para não fazer confusão com os nomes, recomendo muito que estude e ame o mapa antes da viagem. Você até ganha uma versão impressa na entrada e consegue fácil na cidade, mas a organização pode te fazer aproveitar muito mais.

 

A caminhada é tranquila e bem demarcada. Há alguns pontos onde a terra viram pequenas pedrinhas e é bom respeitar o pessoal que está no fluxo contrário ou de trás que quer passar mais rápido; a passagem é estreita e ao lado o barranco é bem ingrime. A vegetação no caminho varia, tendo pontos abertos e outros bem menos.

 

O dia que fui, nevou, mas ao menos não choveu nem ventou tanto. Como eu adorei aquela neve caindo de forma suave.

 

Os joelhos podem sofrer nas pedras que se aproximam das Torres, mas vi muita gente com aqueles bastões de trekking que pareciam ajudar.

 

O visual na chegada foi impactante, mesmo com muitas nuvens. Almocei por lá, aguardando o tempo melhorar. E acabou acontecendo uma brecha legal entre as nuvens pesadas, aí sim, deu para ver porque o lugar é tudo isso que a gente pensa que é mesmo. Como vale a pena.

 

Faça o cálculo de quantas horas levou para sair da base (na Hosteria, com estrutura) até as Torres. Leve em consideração que a volta será mais facilitada por ter mais descidas. Eu calculei que levaria o mesmo tempo, porque faria mais lentamente e tirando mais fotos. Deu bem certo, até porque o visual da volta foi mais interessante, por ter mais visão do lago Nordenskjold, ter um clima mais legal e por estar com menos pessoas. Cheguei com folga de 1 hora para o ônibus. O engraçado é que ele atrasou muito e tinham várias pessoas já abismadas, porque esse ônibus que nos levaria para a portaria do parque para pegar os vários ônibus que de fato nos levaria a Porto Natales. Mas o motorista até tirou sarro de nós, falando que estava tudo bem (claro que eles comunicam-se entre si na portaria). O medo de ficar no frio e a noite no parque levou a todos, inclusive eu, a preocupar-se com essa bobagem. Relaxa que dará tempo.

 

O pôr-do-sol foi belíssimo lá na Hosteria. Imagino o espetáculo que é o nascer do Sol nas Torres. O sol de põe atrás delas e, quando nasce, bate direto nelas. Não tive a oportunidade de realizar esse desejo, pois demanda uma boa organização e dose extra de coragem para fazer o percurso final à noite e no horário mais frio do dia. Caso queira fazer isso, leve em consideração bastante proteção contra o frio e luzes, headlamp, etc. Escute as dicas do Erratic Rock e terás noção se quer ou não encarar.

 

As modalidades de passeio no parque são bem distintas, mas pelo pouco que vi, considerar a subida as Torres pode ficar entre as prioridades tranquilamente.

 

Não deixe de ir. O lugar é relativamente perto de nós e vai gente do mundo inteiro. Talvez seja mais vantajoso pegar voo do Brasil para El Calafate e conhecer a Patagônia argentina junto, com El Chatén. Muita gente faz assim.

 

Como meu voo de volta para Santiago era em Punta Arenas, resolvi ir lá um pouco antes para conhecer os animais que eu sempre gostei e nunca tinha visto: pinguins. Fiquei em um hostel na beira do Estreito de Magalhães. Lá a cidade é mais portuária mesmo. Na praça da igreja, encontrei as melhores opções para lembrancinhas da região. São duas as empresas que fazem o circuito até a Isla Madalena. Depende muito do clima do dia. Cheque isso no hotel ou diretamente com a Solo Expediciones (http://soloexpediciones.com/en/magdalena-island-penguins-tour/). Punta Arenas também tem um cemitério dito um dos mais bonitos do mundo.

 

As reservas de refúgio, vaga em camping, refeições, barracas, etc, podem ser feitos nos sites das Vertice Patagonia e da Fantastico Sur. São 2 empresas que atuam no parque e locais distintos de atuação.

 

Qualquer pergunta, estou à disposição.

Grato.

IMG_6757.JPG.37978366260b5755e87cea6c1b106708.JPG

IMG_6760.JPG.524caeb15c5d84b9c51ef93632a2f8d7.JPG

IMG_6811.JPG.2306e77d2d6b7023fbfbd1baa72f5202.JPG

IMG_6826.JPG.567872842e6e4e386258e140e03ae5b2.JPG

IMG_9274.JPG.d8efa52412312b4e400a73cd4e13718f.JPG

IMG_9314.JPG.b0ae92199a6c4618b3c97ff9257dbb4c.JPG

IMG_9331.JPG.9648302764beea0681622f07c5531267.JPG

IMG_9420.JPG.22b52835b8d4bf1fc6515582cc4d68af.JPG

IMG_9222.JPG.60286242c37bf547025d4a2dcd00170b.JPG

IMG_9431.JPG.49cf1e02a3d867219c769989c8b04652.JPG

IMG_9450.JPG.7c7a043116e6489d102c034051a89ad8.JPG

IMG_9477.JPG.cfe159d133c7c4aafd992afbbea39033.JPG

IMG_9537.JPG.3e667a74b4b4b1d4abf721b1b4eb3ebf.JPG

IMG_6897.JPG.23112440ec67a6475d3f0180f17734b4.JPG

IMG_6861.JPG.545ca93dc5b287399e44909b0c00a485.JPG

IMG_6874.JPG.e9e23be788c76f97c17b4f0cff1c8c5c.JPG

IMG_9488.JPG.11df0eb3a3be04326bb7ae3b18d62ea4.JPG

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi ::otemo::

Adorei seu relato, são muitas dicas legais...

Estamos planejando ir agora em outubro, pois é mais quente.

Mas fiquei com uma dúvida, neste link

http://www.torresdelpaine.com/secciones/noticias/36.asp

eles dizem:

Nota 2: Entrada válida para toda la estadía dentro del Parque permite reingresar al Parque 3 días consecutivos.

Será que você teve que pagar de novo, porque entrou por portaria diferente? :?:

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

M.Eugenia , obrigado.

 

Posso ter pecado nessa informação! Realmente...agora eu não sei! Eu busquei essas informações no hostel onde estava, de pessoas que estavam indo e voltando (fazendo o bate-volta no mesmo dia e voltando para dormir). Como foram 2 pessoas, tomei como verdade isso. Mas seria uma boa informação para compartilhar, porque muita gente pode estar sendo induzida a erro ::bruuu:: . Pelo que eu lembre, eles não dão nenhuma via de papel para a gente quando entramos, o que dificultaria provar que entrou-se no dia anterior, por exemplo. Pode ser caso de pedir essa via. Vamos fazer dessa info pública, porque se eu me enganei, outras pessoas também se enganaram nessa!

 

Se souber, volta aqui e conta?

 

A tempo: só há uma portaria possível, depois que o veículo adentra, pode-se locomover para uma ponta ou outra do parque.

Desculpe pela confusão . ::putz::

Valeu.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Valeu, Eugênia!

 

É sempre bom entrar em contato direto. Essa informação é tão preciosa que mudaria totalmente meu planejamento de viagem. Acabei perdendo $, mas tudo bem. ::lol4::

 

De qualquer forma, quem planejar fazer o dia, voltar pra Porto Natales e depois voltar pro Parque, tenham em mente que tem a passagem e a viagem que não é tão rápida. Na época do Verão é ótimo, porque a luz solar se estende até bem tarde da noite.

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros
Em 29/11/2017 em 22:42, edvar.junior disse:

Oi Heineken,

Sabe me dizer se rola de ir para o Grey em um dia, dormir no alojamento igual vc fez e no outro dia ir para o outro lado lá na trilha das torres?

 

Abraço.

Não sou o Heineken, mas fiz o Circuito O há alguns dias atrás. Tentarei te ajudar, rs.

Não entendi muito bem a pergunta, mas se você quis dizer que chegará no parque (suponho que pelo Catamaran) por Paine Grande e então subir para o Camp Grey e pernoitar, é bem tranquilo.

Agora, ir DIRETO do Camp Grey para o Camp Las torres, vai ser um pouco puxado se tiver com uma cargueira RAZOAVELMENTE pesada. Se estiver só se baseando em refugios ou campings e não estiver levando praticamente nada (tudo alugado já no local), aí é até que "fazível", mas vai ser "chutado".

Já para sair do Grey e subir até o mirador da base das torres, vai ficar MUITO cansativo.

Só pegar qualquer mapa disponível no google e ver as distâncias e tempo para fazer a trilha (são bem fidedignas as estimadas de tempo), vai ver que fica pesado.

 

Espero ter ajudado! :)

Link para o comentário
  • 4 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...