Ir para conteúdo

Bate/Volta na Pedra da Mina - Superando os Limites. Com foto.


Posts Recomendados

  • Membros

Data da viagem: 13-08-2016

Como vão mochileiros?

 

Este é o meu primeiro relato para o site, espero que gostem.

 

Bate/Volta pedra da Mina – Ótimo treinamento para outras montanhas.

 

Bom, começamos nossa viagem saindo da pequena cidade de Santa Rita do Sapucaí-MG.

 

Saímos à 0:10 em 8 pessoas - Esron Samuel (eu), Tiago (bananeira), Leandro (Nandão), Luiz Eduardo (Dú), Zé Renato (Guia e Fotógrafo), os gêmeos (Luiz Eduardo e Gabriel) e Wallace. Quem nos levou até a cidade de Passa Quatro foi o Edson, motorista da Van.

 

Chegamos em Passa Quatro por volta das 3h da manhã e seguimos direto para a estrada de terra. Após meia hora, percebemos que pegamos a estrada errada e tivemos que voltar, o que fez perdermos um pouco de tempo, mas faz parte.

No caminho certo, a van nos deixou um pouco abaixo da fazenda Serra fina, pois estava muito difícil de subir.

Chegamos à fazenda e começamos a caminhada exatamente às 4h53min da manhã. Estava muito frio, então tratamos logo de ligar a lanterna e partir pra caminhada.

giada.jpg.21cfefe70eb396a7cdc506b4c788d877.jpg

 

Dica: Pra quem for fazer trilha, tanto bate/volta quanto acampar, vá à noite, pois andar de madrugada rende muito - créditos ao nosso parceiro Nandão.

 

Nossa primeira parada foi na famosa Panela Vermelha, onde paramos para tomar água e comer algo. Logo depois de sairmos do camping da Panela Vermelha vimos um paredão, onde decidimos esperar pelo o resto da turma.

O cartão de visita da pedra da mina é de tirar o folego. Recomendo um bom preparo físico, pois o pior ainda estava por vir...rsrs.

Segue foto da primeira parada:

kuko.jpg.f30c9c11878759a2e0fa61199da00fa3.jpg

 

Logo depois de agruparmos, começamos uma subida bem chata, cheia de pedregulhos. O sol já havia nascido e estava quente, continuamos caminhando e logo depois avistamos o morro chamado “Deus me livre”.

Não entendia o motivo do nome Deus Me Livre, fui entender quando estava subindo. Sinceramente, o nome faz jus. Quando terminamos a subida do Deus Me Livre, imaginei que teríamos uma trégua e que andaríamos por uma trilha plana, mas me enganei. Subimos mais um pouco e, depois de 20m de caminhada, avistamos os Cocurutos - a vista é deslumbrante e dá pra ganhar um folego extra.

file.jpeg.349859c2156f7b22539b59e66a34f95c.jpeg

 

Fôlegos retomados, descemos um pouco e passamos pelo acampamento que fica entre os Cocurutos e o Pico da Asa. Logo depois, começou a subida da “Misericórdia”. Confesso que nesse momento eu estava com câimbras e pensei em desistir de alcançar o topo. Eu e meu amigo Tiago estávamos exaustos. Fiz alguns alongamentos e retomei a subida junto ao meu parceiro. Quando terminei, avistei a turma à minha frente.

Foto do topo do Pico da Asa:

asa.jpg.3c90f29cd7400eb79815078bde4e02c8.jpg

 

Enfim, depois disso cheguei à base da Pedra da Mina e avistei um pessoal subindo outra montanha. Mais uma foto:

mina.jpg.573855b727c0c0f0f6f37fb2ed5a3da8.jpg

 

Nesse momento apertei o passo pensando que finalmente alcançaria o topo. Quando estava subindo, avistei o belíssimo vale do Ruah - o vale mais alto do Brasil, confesso que fiquei emocionado em vê-lo.

ruah.jpg.edc4cc7a5f09fe23290238d7e367aba9.jpg

 

Depois de várias fotos, continuei subindo e, finalmente, avistei a imponente Pedra da Mina. Nessa hora veio aquele alívio e também aquela gratidão. Chegando lá em cima, não sentia dor nem cansaço, só queria prestigiar o momento e a vista maravilhosa. Seguem mais algumas fotos:

file1.jpeg.cdc607e2a50cb265ca070eb64352cf59.jpeg

vista.jpg.3dcff36ca3091bdaeeeb04146c5002ff.jpg

momento.jpg.a7a03ea0387c03c421128b7de858d12b.jpg

livro.jpg.f2b7471cfc7aadbb1646ff87f399d016.jpg

 

Minha Turma:

turma.jpg.3cd64aec36a01c81ce50d151bff552ae.jpg

 

Gostaria de agradecer a todos que foram nessa aventura, faço minha as palavras de todos. Foi com muito esforço e garra que subimos e chega certo momento em que você só consegue subir com muita força de vontade e determinação, o psicológico conta muito nessa hora. Se fosse para descrever o grau de dificuldade em palavras, eu não conseguiria. Quando eu estava para desistir, pedia força a Deus para me ajudar.

Como li num relato aqui no Mochileiros...

“A cada dia percebo que o bom montanhista não é aquele que melhor escala, que tem os melhores equipamentos, ou que percorre longas distâncias em menos tempo, mas sim aquele que compartilha suas experiências com outros amigos, divide o prazer de cada passo com seus companheiros e que enfrenta as dificuldades da montanha em equipe com o mesmo prazer de quem sorri ao ver o sol nascer por de cima dos altos cumes”.

Até a próxima.

 

Considerações finais.

Chegada no Paiolinho: 04:50

Chegada no Cume: 09:48

Inicio da volta 10:50

Chegada no Paiolinho: 15:15

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...