Ir para conteúdo

Serra Fina Julho/19 - bate/volta nos picos: Mina, Capim Amarelo e 3 Estados


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

CAPÍTULO 2:  PERDIDOS NO INÍCIO DA TRILHA PARA PEDRA DA MINA

Antes de começar o relato é bom enfatizar a razão de termos perdido no início da trilha duas vezes(depois conversei com outras pessoas que se perderam também, justamente neste local).

Da fazenda ao topo da subida DEUS ME LIVRE...ESSE É O ROTEIRO QUE PEGUEI NA INTERNET 

Screenshot_2019-06-20-07-45-58.png

Bandeira verde e duas amarelas - Fazenda serra fina início da trilha 1574msnm 0 metro OK
Primeira bandeira amarela depois da verde e duas amarelas,  vira à direita 1619msnm  640mts OK
A segunda amarela vira à direita 1628msnm. +-740mts
A terceira amarela vira à esquerda 1643msnm 1,03 kms (DEVE SER ESSA,  ACONTECE QUE NÃO TINHA ANTES NENHUMA ENTRADA À DIREITA, ATÉ PENSEI QUE FOSSE SER ESSA, MAS PERDIDO É PERDIDO MESMO, ACHO QUE FALTOU EXPERIÊNCIA EM TRILHA PARA NÓS, SOU JOVEM UM DIA APRENDO)
A quarta/quinta e sexta(CACHOEIRA) 1603msnm 1810mts
A séxtima amarela água 1698msnm 2880mts
A oitava amarela vira à direita 1718msnm 3100mts
A nona amarela primeiro mirante 1974msnm 4050mts
A décima amarela Clareira pré subida Deus me livre com agua perto  2860mts 4400mts
A décima primeira amarela último ponto de água (pegar água aqui) 4430mts
A décima segunda amarela camping pré Deus me livre 4580mts
A décima terceira início subida Deus me livre 4700mts
A décima quarta amarela cume do Deus me livre 2514msnm (é a última bandeira amarela no canto inferior da foto acima quase escondida). 5600mts

 

Gravei essa foto do roteiro que peguei na Internet, fiz um resumo bem detalhado de cada bandeira  (neste relato a pessoa informava o que tinha),  ou seja, chegar na primeira bandeira amarela(depois da verde e duas amarelas) e VIRAR À DIREITA, ok simples assim....MAS NÃO FOI. Obs: tinha tanto confiança que nem me informei com o Zé sobre os possíveis lugares que poderiamos ter dúvida ou mesmo,  se perder.

Saímos bem cedo, 04 da manhã,  sabíamos que era para virar à direita a uns 640 metros adiante,  fácil né!  Não foi!

Geralmente aquela subida nosso ritmo é  de +-2 kms por hora, calculamos que chegaríamos nesta primeira bandeira no máximo em 25 minutos....acontece que parei para fazer um 2. Ou seja, demorariamos mais um pouco. Continuamos a subir, seguindo as marcas fluorescente nas árvores, mas de repente essas marcas desapareceram, logo a seguir entramos num labirinto de caminhos(várias trilhas que iam para todo lado kkkk) até achei que ali era área de camping kkkkk.  Procuramos essa tal de "virar à direita" uns 40 minutos(entrava num caminho a direira e ele terminava num matagal,  ACHO QUE MUITA GENTE MESMO SE PERDEU POR AQUI), e nada(olhava a bússola do meu relógio, o Googlemaps....a lua...kkkkkkkk). Mas uma coisa que acontece conosco, nestas ocasiões nos unimos e ficamos calmos,  se desesperar nesses momentos só vai piorar a situação. Sabíamos que sairíamos dali. 

De repente achamos um caminho à esquerda  com sinalização florescentes nas árvores,  pronto! ACHAMOS O CAMINHO CERTO UFA.....kkkkk descemos tranquilos, aninados e felizes kkkkkk pouco tempo depois, chegamos na fazenda Serra Fina(ainda escuro) de volta. ...LEVAMOS UM SUSTO, mas depois divertimos muito com a situação. .kkkkkkk como assim. ..

Decidimos voltar até o local onde nos perdemos, pois um tempo depois estaria claro e ficaria "mais fácil" achar o caminho certo. Subimos rápido,  ainda era noite, entramos em todas bifurcações,  sempre virando à direita. Um tempo depois entramos numa  trilha e logo à esquerda tinha uma espécie de barreira feita de galhos de árvore,  alguem fez aquilo para o pessoal não seguir aquela trilha. Resolvemos voltar a fazenda Serra Fina e esperar por um Salvador, como estava frio, ficamos dentro do carro! 

Continua......

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

CAPÍTULO 3:  De perdidos na trilha, ao encontro do SALVADOR!

Primeiro trecho de subida da PEDRA DA MINA:

17° - dia 14.07.2019 - Domingo


Saída da casa do Zé,  ida de carro até fazenda Serra Fina. Subida/descida Pedra da Mina e retorno à casa do Zé(hospedagem).
+-16 kms em aprox. 10:20hrs
Acumulado total: 180 Kms

Ontem dormimos às 19:30hrs,  nossa intenção era sair o mais cedo possível,  caminhar na madrugada rende muito mais.
Acordamos às 02:40hrs, rapidamente tomamos nosso café da manhã(nossas mochilas já estavam arrumadas), pegamos o carro e +-4kms e 15 minutos já estávamos na fazenda Serra Fina,  início da trilha para a pedra da minha. Ontem estivemos com a dona Maria(aos domingos ela não dorme na fazenda,  e não tem ninguém para recepcionar o pessoal), acertamos com ela que deixaríamos o dinheiro do estacionamento($20 por veículo) na casa dela, a uns 3 kms da fazenda,  no Paiolinho ou debaixo da porta da casa da fazenda, mas não foi preciso.

Da casa do Zé até fazenda Serra Fina 00:20hrs - 3,8kms de carro.

DOIS PERDIDOS NA TRILHA:
Chegamos de carro na fazenda Serra Fina por volta das 03:45hrs  e  deixamos o carro no estacionamento. No dia anterior a dona Maria disse que a trilha estava muito bem sinalizada, pois na semana passada teve uma prova de corrida nela. Subimos tranquilos (estava com um mapa detalhado  com distância e onde virar) de repente a sinalização reflexiva sumiu justamente antes de várias bifurcações,  e o que aconteceu: achávamos que estávamos num lugar,  mas não,  ao invés de virar a esquerda(MAS O MAPA FALAVA PRA VIRAR À DIREITA NÉ), seguimos reto e  entramos num LABIRINTO de trilhas, e começamos a procurar a "tal" virada à DIREITA, e todas elas não chegavam a lugar algum(tinha pra todo lado kkk...), perdidos literalmente(ficamos UNS 40 MIN procurando a saída kkkk), entramos numa trilha que achávamos que era a certa. ..kkk....só que não. .kk depois de 15 minutos, chegamos onde?????
Na fazenda Serra Fina, no início da trilha kkkkk, até assustei a hora que vi as placas kkkkk isso já passava das 05 da manhã. .kkk


Nessas ocasiões, em vez de discutirmos ou brigar, nós se unimos e vamos ver onde erramos, pior não dava pra ver onde estava o erro.  Aí decidimos subir mais 1 km e tentar achar a trilha certa.....fizemos isso, e nada de achar...... quase 1 hora procurando. Resolvemos voltar pro carro,  vai que aparece alguém que vai fazer a trilha(difícil alguém subir num domingo) ou o pessoal que estava acampado no final do retorno e deveriam chegar até às 08 horas(difícil também), mas mesmo assim ficamos lá, esperando alguém chegar. ..


Lá pelas 08 da manhã chega um rapaz em cima de um cavalo branco, pronto chegou a salvação. ..
O rapaz era o ODAIR filho da dona Maria da fazenda Serra Fina, batemos um papo com ele, e expliquei a nossa saga,  ele tentava dar as dicas e nós não entendíamos. kkk
Aí ele disse: VOU LEVAR VCS ATÉ O INÍCIO DA TRILHA. Aceitamos prontamente ....aí voltamos ao jogo..
Subimos rapidamente com ele  (eu sempre na frente dele ditando o ritmo). Ele mostrou o início da trilha.kkk...inexplicável. .passamos do lado dela umas 100 vezes kkk, inclusive quando estávamos perdidos, caminhei nela uns 100 metros e vi os marcos reflexivos, e achava que era o caminho de retorno à fazenda Serra Fina kkk para vcs terem idéia,  inclusive fiz uma seta no chão e coloquei uns galhos pra marcar a trilha de retorno kkk como perdido é perdido. .kkk

MAS SINCERAMENTE,  ACHO QUE FIZERAM AQUILO LÁ PARA O PESSOAL SE PERDER MESMO.
Segundo umas pessoas, já teve vários resgates de pessoas perdidas nesse trecho. Quando estávamos indo pra a pedra da mina no caminho certo kk, encontramos umas 60 pessoas retornando para fazenda Serra Fina, e muitos deles disseram que se perderam lá também kk, então não foi só nós os PERDIDOS NA TRILHA kk isso não é desculpa de perdido kk
k

Depois que o ODAIR mostrou o "início" da trilha, perguntei pra ele: no ritmo que subimos com você, quanto tempo gastaríamos até o topo da pedra da mina?
Ele respondeu rápido, sem pensar: nesse ritmo que subiram e, se não pararem muito pelo caminho,  devem fazer em, no máximo 5 horas.
Aí ponderamos e vimos que dava pra ir, pagamos um cafezinho e, aproveitamos e já acertamos o estacionamento  $20.



A escuridão que nos esperava

20190714_053355.jpg

Depois de subir 3 vezes, a trilha certa começa em frente a essa "árvore"...

20190714_065308.jpg

Na foto aparece o ODAIR, tentando fechar essa trilha. Quando chegamos aqui não tinha esses galhos no chão e nem esse pau de lado,  nós que colocamos para outros não entrarem reto. Pois a trilha certa começa a alguns passos antes desse lugar da foto.

20190714_083254.jpg

 

OBS IMPORTANTE: A trilha inicial da pedra da mina não tem nenhuma entrada à direita. Somente quando atravessa o riacho que pega mais à direita. Na panela velha tem que seguir à direita.

Não sei o local que esse casal se perdeu, mas é bem comum isso por lá:

https://www.google.com.br/amp/s/www.em.com.br/app/noticia/gerais/2019/08/05/interna_gerais,1074847/amp.html

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Realmente foi uma decisão difícil a ser tomada, tínhamos "gastado" boas calorias na "perdida". O sol tinha dado as caras, sinalizando que, apesar de ser inverno, ele seria muito forte, o que diminui o ritmo de caminhada. Troquei idéia com minha parceira, ela assegurou que dava para fazer, então de comum acordo, decidimos que iamos fazer. Respiramos um pouco e partimos num ritmo acelerado, apesar de levarmos comida pra 2 dias e muita roupa de frio extremo,  NÃO QUERÍAMOS DORMIR NA MONTANHA,  pois não tínhamos barraca e nem saco de dormir, pois a previsão do tempo para aquele período era de temperaturas negativas. Obs.: é super importante esse tipo de decisão ser tomada pelo casal ou grupo, não pode ser tomada unilateralmente,  pois se der algo errado as responsabilidades serão divididas. 

Tivemos que acelerar o ritmo na subida, o que cobrou seu preço na descida,  pois chegamos cansadissimos no final  (sem sombra dúvida, foi o trekking mais difícil que fizemos até hoje). Esse bate/volta mostrou que tomamos a decisão acertada de deixar ele para o final da viagem, se tivéssemos feito no início da viagem, teríamos sérios problemas.

CAPÍTULO 4: Na ida,  só alegria!

.....Depois de virarmos à esquerda, seguimos descendo no meio de uma mata, após poucos minutos(OLHA COMO ESTÁVAMOS PERTO, mas no resumo não tinha um rio) atravessamos pequeno riacho, mais 2 minutos  atravessamos riacho mais largo, e chegamos num descampado  (pequeno ) e viramos à direita  (panela velha) 00:50hrs - 1685msnm.(aqui na panela velha  tem um caminho seguindo mais à esquerda(inclusive colocaram galhos de árvores bloqueando essa trilha), cuidado, mas o caminho à direita e mais óbvio)).

Começamos a subir em lugares com pedras soltas, até mirante do lado direito 01:20hrs - 1 895msnm +- 4km
Sempre subindo,  sem refresco até ponto de água do lado esquerdo, antes do "Deus me livre"(aqui tem uma pequena cachoeira com água bem gelada, PARECE QUE ÉO ÚLTIMO PONTO DE ÁGUA) 01:43hrs - 2030msnm - +- 4,43km
Começa subida fortes em pedras e logo a seguir entra numa área de capim alto com pedras e charco.
Depois começa a parte mais forte, o  famoso "Deus me livre", subimos muitas pedras até o topo: 02:55hrs - 2455msnm

Depois do "Deus me livre" entramos numa região de subidas e descidas em alguns morros e,  depois de uma descida chegamos num bambuzal  (parece que é área de camping). Começamos a forte subida do famoso "misericórdia", até que conseguimos subir sem grandes problemas,  na verdade esperava que era muito pior essas duas subidas famosas (mas estávamos mais bem preparados do que pensávamos, mas a descida...)
Até topo misericordia: 04:19hrs - 2645msnm

Aí pensamos : "acabaram as subidas/descidas fortes" UFA, só alegria! , mas não,  ainda tinha umas rebarbas,  e o ataque ao cume da pedra da Mina.
Até aqui foi "até" tranquilo". Mas a descida.....
Até o topo da pedra da mina  (no caderno) 05:12hrs - 2760msnm - 7,85 kms (segundo um relato)
Tiramos algumas fotos,  curtimos excepcional visual proporcionado(serra fina,  pn do Itatiaia,  MUITO SHOW),
  mas o vento forte/frio nos expulsaram do topo, sem contar que teríamos que retornar tudo de novo.....como foi doído viu...

Na ida, após um certo tempo, encontramos muita gente voltando,  isso amenizava um pouco, pois parávamos um pouco para conversar e divertir, obs.: como as pessoas na montanha são divertidas e procuram ajudar uns aos outros!

Obs.: como era domingo,  encontramos com muita gente durante o trekking(eles voltando e nós indo), tinha muitos paulistas, mineiros, cariocas, paranaenses e um paraibano (que encontrei novamente quando fizemos o pico o Capim Amarelo uns dias depois, como esse mundo é pequeno).

Continua....
 

Início da trilha depois das "perdidas", notem que o sol já se fazia presente

20190714_084126.jpg

Algumas valas e pedras soltas que foi complicado, principalmente na descida

20190714_094609.jpg

Aqui começa as subidas fortes depois do último ponto de água, observem que o céu não tinha nenhuma nuvem. 

20190714_101143.jpg

Esse é uma parte da subida  "Deus me livre", não encontramos tantas dificuldades na subida, estávamos esperando coisa muito pior...mas a descida 

20190714_102029.jpg

É aí mesmo, tem que desbravar o capim alto e encarar a subida 

20190714_102810.jpg

Aqui começou subida em pedras 

20190714_103049.jpg

Lindo visual do topo do "Deus me livre"

20190714_112850.jpg

Te apresento a subida "misericórdia"

20190714_115657.jpg

Agora era só subir a pedra da mina,  mas não é "logo ali"

20190714_125604.jpg

Outro visual estonteante. .

20190714_125617.jpg

Mais outra subida 

20190714_130026.jpg

Mais outra subida, já no ataque final 

20190714_132919.jpg

Ainda falta um "cadinho" que visual viu

20190714_134034.jpg

Sem comentários 

20190714_134039.jpg

Pico da mina,  ao fundo pn do itatiaia parte alta - Mg

20190714_134808.jpg

No topo da PEDRA DA MINA, que pode ser chamada de pica da mina

20190714_135022.jpg

Outra singela homenagem ao MOCHILEIROS.COM

20190714_135045.jpg

Mais outra foto minha,  mas a alegria era muita mesmo!

20190714_135816.jpg

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

ÚLTIMO CAPÍTULO:  Correndo contra a noite!

Saída do topo da Pedra da Mina, retorno à fazenda Serra Fina, ida de carro a uns 4 kms na casa do Zé  (onde pernoitamos)


...no topo da Pedra da Mina,   comemos bastante castanhas/nozes, frutas secas e doce de amendoim com rapadura,  nossa reserva energética estava baixa,  isso deu um up enorme.
Achávamos que faríamos em menos de 04:30 até a fazenda Serra Fina(a idéia era chegar durante o dia), mas o desgaste de termos subido rápido(para nós) mais as descidas fortes por pedras soltas, aliadas ao sol forte,  quase gastamos mais tempo na descida do que na subida. ..
Na descida não encontramos ninguém na trilha, era somente nós, se desse alguma coisa errada, ia complicar a nossa vida, mas correu tudo bem. Minha parceira arrumou um galho de árvore para auxiliar na descida. Nosso tempo na descida foi de 05:08hrs,  muito próximo do tempo da subida.

Conseguimos chegar na fazenda Serra Fina por volta das 19 horas,  cansados mas felizes por, apesar de tudo, conseguir fazer esse dificílimo trekking. Pegamos nosso carro, e depois de alguns minutos chegamos na casa do Zé, onde pernoitamos(foi muito importante dormir na casa do Zé).
A família do Zé, num ato gentil, esperaram nós para jantarmos juntos(era domingo), explicamos que estávamos tão cansados que não dava para ir até a casa deles jantar. Gentilmente eles levaram a comida para nós, jantamos e dormimos que nem uma pedra. UM AGRADECIMENTO A ESSA FAMÍLIA ESPECIAL, QUE NOS ACOLHEU IGUAIS MEMBROS DA FAMÍLIA. Super recomendo ficar aqui! TUDO MUITO BOM MESMO!

RESUMO:
A trilha  têm muitas subidas/descidas  fortíssimas, fortes mesmo, algumas regiões de charcos/valas/pedras pequenas, médias e grandes/capim alto/bosques/expostas ao sol e vento. portanto é uma trilha para todos os gostos. Ela exige muito de quem faz o bate/volta no mesmo dia. Apesar de termos levado mochilas de +-9 kgs cada um, o esforço foi muito grande. Ela realmente nos maltratou muito kk

MARCOS E SINALIZAÇÃO: essa trilha tem marcos reflexivos nas árvores, mas durante o dia não tem marcos/setas. .. , mas ela é bem óbvia  (só no início que complicou mesmo), isso pq uma parte não tinha esses marcos reflexivos. 
A trilha tem somente 3 pontos complicados:
Depois de 1 km da fazenda Serra Fina, é o mais complicado. É que no final se não virar à esquerda no local certo, entrará num imenso LABIRINTO de trilhas para todo lado, segundo o pessoal essas trilhas não levam a lugar algum  (MUITA GENTE SE PERDEU AQUI, alguns tiveram que ser resgatados), acontece que a sinalização reflexiva antes da virada à esquerda foi retirada. Então, depois de +- 1 km é VIRAR À ESQUERDA, só vire à DIREITA depois do rio. OBS.: ENTATIZANDO BEM PARA NÃO SE PERDER: DEPOIS DE 800 A 1000 METROS DE CAMINHADA DESDE A FAZENDA SERRA FINA, SE PORVENTURA PASSAR RETO DA "VIRADA À ESQUERDA", ENTRARÁ NUM LABIRINTO DE TRILHAS,  SINAL QUE ESTÁ ERRADO. VOLTE E SIGA À ESQUERDA. PARA NÃO TER ERRO: Logo depois da "virada à esquerda" uns poucos metros à esquerda tem uma bifurcação  (à esquerda vc volta), o certo é seguir reto. Qualquer coisa volte a fazenda Serra Fina e peça ajuda. CUIDADO MESMO, MUITA GENTE JÁ SE PERDEU AQUI. 


Depois da subida da "misericórdia" tem algumas trilhas, mas é só seguir rumo ao pico  (morro mais alto).

Antes do ataque final,  tem uma região com algumas trilhas siga sempre em direção ao pico.

No ataque final ao pico da mina a subida é em laje de pedra, aqui a sinalização é feita com totens. 


O outro problema é depois da descida do MISERICÓRDIA(na volta), no topo de um dos  morros tem uma trilha à esquerda descendo. NÃO É ESSA, a certa é a que segue reto passando no topo, depois vc entra num capim alto e logo à frente tem outra subida.

Obs.: o que eu faço: Sempre olho para trás tentando memorizar o caminho de volta. Outra coisa que funciona bem é ir tirando foto do retorno  (ficou em dúvida, é só ver a foto). Como faço o meu relato no trekking, na dúvida recorro a ele para tirar a dúvida.

PONTOS DE ÁGUA: tem alguns, pra quem faz bate/volta, suba com no minimo 3 litros de água para cada pessoa, principalmente se tiver calor, pois exige muita água na subida e ainda tem que sobrar, pois no retorno têm várias subidas também e o ponto de coleta de água fica distante(uns 1600 metros do topo da pedra da mina) e o sol na volta é muito forte, se o tempo estiver aberto.

Valeu? Se valeu!   Faria de novo? Claro

Ué,  mas a volta tem subida também?  Claro! E muitas. ..descidas também aí aí 

20190714_144250.jpg

Que visual

20190714_144305.jpg

Tínhamos que chegar lá embaixo

20190714_145006.jpg

Subidas e descidas, até parece o misericórdia 

20190714_160026.jpg

Descendo na laje de pedra num calor infernal,  apesar do inverno

20190714_170000.jpg

Piso escorregadio,  descidas fortes em valas e o sol se pondo. Mas no final deu tudo certo!

20190714_172458.jpg

 

AGRADECIMENTOS:

.Ao Odair, filho da dona Maria da fazenda Serra Fina, que largou seu trabalho naquele dia, para nos ensinar o caminho certo. NOSSA ETERNA GRATIDÃO 

.Ao Zé e toda a sua família, que nos acolheu como membros da sua família. NOSSA ETERNA GRATIDÃO. 

.A todos montanhistas que encontramos pelo caminho que nos incentivavam e davam um novo ânimo a nós, naquele terrível trekking. NOSSA ETERNA GRATIDÃO 

.💖💗💚💜💓💟💞💝💛💛

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

TRAVESSIA SERRA FINA - BATE/VOLTA AO PICO CAPIM AMARELO - PASSA QUATRO-MG

29° dia - 26.07.2019 - Sexta-feira
Saída pousada de carro até estacionamento próximo toca do lobo, subida/descida pico capim santo.
+-12 kms em aprox. 06:43hrs
Acumulado total: 288 kms

Nossa intenção ontem, era dormir no Pinheirinho em Passa Quatro-Mg e, hoje acordar bem cedo e ir até a base do Pico do Itaguaré, subir o pico e depois terminar nossa viagem.
Mas chegando no hostel Serra Fina, o Felipe dono do hostel estava dizendo que um grupo ia começar a travessia da Serra Fina no dia seguinte.  Perguntei pra ele se não era complicado fazer um bate/volta no mesmo dia no Pico Capim Amarelo,  ele disse, se vcs conseguiram fazer bate/volta na Pedra da Mina,  com certeza nós não teríamos nenhuma dificuldade na subida do capim amarelo, então resolvemos mudar nossos planos.
Na noite anterior chegou o grupo de Botucatu - SP,  para fazer a travessia da Serra Fina. Conversamos com o pessoal,  e gentilmente fomos "incorporados" ao grupo, entre os montanhista reina a amizade e companheirismo,  o NOSSO MUITO OBRIGADO A TODOS DO GRUPO DE BOTUCATU-SP(eles contrataram uma kombi para levá-los até próximo a toca do lobo e, acertamos com eles que iríamos com nosso carro, seguindo a kombi).

Tomamos café da manhã bem cedo, acompanhamos kombi( por uma estrada de terra com muitas pedras, pontes de madeira), que foi levar o grupo de Botucatu-Sp até o estacionamento antes da toca do lobo (9 kms da rodovia asfaltada).
Deixamos o carro no estacionamento e seguimos à pé com o grupo de Botucatu-Sp  (pessoal jovem com astral maravilhoso) até a toca do lobo, uns 2 kms  (onde começa a trilha).

Pegamos água no rio, atravessamos ele(aqui fomos na frente do pessoal pois estávamos bem mais leves do que eles),  começa subida bem forte,  no início dentro dum bosque,  depois entramos num descampado, mais à frente outro trecho dentro dum pequeno bosque, entramos novamente numa área de pedras soltas, até um outro topo.  Pegamos descida forte na crista da montanha(vento forte, alguns abismos) até um trecho com árvores e capim alto.

Entramos na verdadeira subida ao pico, no início com muito capim alto,  depois em  mata com árvores baixas,  alguns trechos com pedras soltas. 
Chegando próximo ao topo subidas bem fortes em pedras, inclusive alguns trechos têm cordas para auxiliar a subida, tinha gelo numa pedra. Contornamos a montanha do lado esquerdo e chegamos no topo do Capim amarelo  (têm muito capim alto, onde tem área camping).
Assinamos o livro, conversamos com várias pessoas que estavam acampados lá e descemos rapidamente(como tinha trechos com pedras soltas, fomos bem devagar). Como estávamos bem mais leve que o grupo de Botucatu, chegamos primeiro no topo, na descida  encontramos eles no meio da subida verdadeira, conversamos e brincamos muito e continuamos nossa descida e eles iam pernoitar no pico acima.

Chegamos na toca do lobo, atravessamos o rio, e pouco depois ao estacionamento.

Fomos no Centro de Passa Quatro-Mg,  comprar mantimentos pra fazer o almoço no hostel e ir ao banco.  

SUBIDA
Até o início das cordas 03:02hrs - 2305msnm
Até o topo pico do capim amarelo- 03:26hrs - 2395msnm


DESCIDA
Aqui é mais ou menos igual a Pedra da Mina,  a descida é complicada, pois tem muitos trechos com pedras soltas o que torna perigoso acelerar muito o passo.
Do topo do Pico do Capim Amarelo até o estacionamento 03:17hrs - 1450msnm


Hospedagem: hostel e pizzaria Serra Fina, fone: 035 99720-3939, bairro Pinheirinhos - Passa Quatro-Mg  casa antiga, rústica mas extremamente limpa e confortável.  Camas ótimas, wifi, sala TV a cabo, cozinha completa, água, banheiro compartilhado, estaoionamento, churrasqueira,  tanque lavar roupa. Felipe é super atencioso. RECOMENDADO

Cama compartilhado: $60 com café
Casal privativo: $70 com café
Camping: $35 sem café

Faz traslado:
Para toco do lobo: $150 até 3 pessoas
Para itaguaré:  $200 até 3 pessoas
Travessia Serra Fina:  $350 (leva para toca do lobo e busca Pierre)
Travessia Marins/itaguaré: $400 levar e buscar  


Dia nascendo, aqui primeiro descampado

20190726_062530.jpg

Na nossa frente o incrível Pico do Capim Amarelo reina absoluto, talvez um dos caminhos mais bonito que já fizemos SIMPLESMENTE LINDO ISSO AQUI

20190726_063911.jpg

Trecho complicado com pedras soltas

20190726_070319.jpg

Próximo ao topo têm alguns trechos com cordas para auxiliar as subidas mais complicadas 

20190726_083625.jpg

Topo do Pico do Capim Amarelo, o famoso caderno de assinatura à direita do pé da parceira. QUE VISUAL,  à esquerda o caminho que fizemos e íamos fazer na descer

20190726_090405.jpg

Uma simples homenagem ao nosso site Mochileiros.com

20190726_090912.jpg

Descidas fortes, aprendemos a descer alguns trechos de costas,  facilita muito, sempre aprendendo coisas novas. 

20190726_092226.jpg

Descendo através de cordas

20190726_094445.jpg

Não adianta pensar muito,  tem que encarar aquela subidinha sem reclamar..QUE VISUAL 

20190726_105931.jpg

Outro ângulo da região  (do lado direito os picos do Itaguare, Marinzinho e Marins),  UM DOS LUGARES MAIS BONITO QUE JÁ PASSEI

20190726_110120.jpg

Outro angulo

20190726_110649.jpg

Subida forte. ..

20190726_111416.jpg

Não me canso de ver essas fotos

20190726_111428.jpg

Idem

20190726_111654.jpg

Chegando ao topo 

20190726_111806.jpg

Olhamos para trás e vimos isso aí.  DEMAIS E DEMAIS!

20190726_112304.jpg

OUTRO ÂNGULO,  S E N S A C I O N A L

20190726_112333.jpg

Outra descida,  e o visual. 

20190726_112620.jpg

Falta pouco

20190726_112950.jpg

Mais um pouco

20190726_121311.jpg

Pronto chegamos a toca do lobo

20190726_124645.jpg

Toca do Lobo,  tinha esquecido que ainda faltavam uns 2 quilômetros,  estava achando que o carro estava aqui......coisa da montanha,  é muito sofrimento bom!

20190726_124706.jpg

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

PICO 3 ESTADOS VIA PIERRE - PREPARAÇÃO

30° dia - 27.07.2019 - Sábado
Saída de carro Hostel Serra fina Passa Quatro-Mg e pernoite fazenda do Pierre, 3 kms antes da garganta do registro, base do pico 3 estados.

Dormimos até mais tarde, batemos um longo papo com o Felipe, e o Milton, guia da região  (já administrou o Camping da base do Pico dos Marins), eles me perguntaram se não íamos subir o Pico dos 3 estados.
Respondemos que esse Pico (segundo um relato que tinha lido algum tempo antes), a sinalização era meio confusa, o Milton disse que era de boa fazer esse bate/volta, desde a fazenda do Pierre. Como era sábado,  e no domingo, sabíamos que alguns grupos iam terminar a travessia da Serra Fina, na fazenda do Pierre,  animamos e mudamos nossos planos (que até então era ir para São Paulo).

Despedimos do pessoal, retornamos de novo para Passa Quatro e passamos em Itamonte para consertar o carro(a grade de proteção do motor soltou de novo), foi só apertar uns parafusos), almoçamos selfservice  $12 à vontade na saída de Itamonte para o Rio de Janeiro(nesta região tem comida bem barata devido a concorrência).

Passamos no Hostel Picus mas estava lotada, depois de uns 2 kms(numa curva à direita (cuidado) tem um estacionamento e um portão)  viramos à direita numa estradinha de terra até a entrada da fazenda do Pierre (parece que ele vendeu a fazenda para outra pessoa ) conversei com o responsável(Luciano) e ele me mostrou uma casinha desativada mais acima, uns 2 kms numa estradinha de terra com muitas pedras e buracos,  mas devagar chegamos sem problema(no início da trilha para o pico dos 3 estados)(o problema que não tem energia elétrica na casa, e estava abandonada mesmo).
Nós fizemos uma faxina na casa e resolvemos passar a noite neste local. A casinha fica no meio de pinheiros, na casa principal (que também está abandonada) que foi do Sargentelli  (antigo apresentador de televisão), tem um lindo visual de montanha e um belo pôr -do-sol.

Hospedagem: casa abandonada  no início da trilha para pico 3 estados,  contatar o Luciano na casa na entrada da fazenda, verificar se ainda está alugando.
A casinha tem um fogão a lenha, uma cama de casal com colchao bom, banheiro privativo, não tem energia elétrica. Preço: $30 por pessoa sem café da manhã + $20 do estacionamento do carro.
   Apesar de nao ter energia elétrica, dá pra ficar numa boa, fica no início da trilha a uns 3 kms da rodovia asfaltada. Ou seja, iríamos começar a trilha mais acima. 

Casa principal que também está abandonada. 

20190727_172259.jpg

Outra visão do lugar 

20190727_154641.jpg

Visual do pico Picus próximo dali 

20190727_173209.jpg

Entardecer, no alto parte da Serra Fina

20190727_173506.jpg

Idem

20190728_062549.jpg

Casinha abandonada num lindo bosque de pinheiros 

20190727_154625.jpg

Fizemos uma grande faxina para ficar assim. Detalhe: a cortina da porta do banheiro era tão velha que estava desintegrando,  vc colocava a mão nela e ficava com os plásticos nas mãos. 

20190727_154609.jpg

Depois de muita dificuldade,  conseguimos acender o fogo, por sorte tínhamos óleo e um saco de pipoca,  acedemos umas velas e curtimos uma linda noite estrelada comendo pipoca quentinha. 

20190727_182049.jpg

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

PICO 3 ESTADOS BATE/VOLTA - ITAMONTE - MG

31° dia - 28.07.2019 - Domingo
Saída da casinha fazenda do Pierre, ida até pico dos 3 estados
+-18 kms em aprox. 10:08hrs
Acumulado total: 306 kms

IDA
Acordamos bem cedo, arrumamos as coisas rapidamente e começamos a trilha à esquerda da casinha,  no inicio subida leve em trilha bem larga, dentro dum bosque, a noite estava bem escura.

Depois de 30 minutos chegamos na primeira bifurcação e viramos à direita(como estava escuro dava para ver as plaquinhas reflexivas nas árvores à partir dali).

NOTA IMPORTANTE: Cuidado na subida, principalmente nas regioes que tem bambus, pois foram cortados e ficam virados para quem sobe,  são pontiagudos, alguns na altura do rosto, quase entrou um no meu olho, poderia perder um, se ele entrasse um centímetro abaixo. Alguns relatos asseguram que não existem bambus desse jeito, mas realmente tem, PORTANTO CUIDADO NOS TRECHOS COM BAMBUS. Na volta os bambus servem de apoio para descer os lugares íngremes.

Depois de 01:30hrs chegamos num descampado e seguimos à direita com lindo visual de montanha - 2085msnm,  logo a seguir começa subida forte em pedras e terra com mais bambus e capim elefante
Após 15 minutos chegamos numa bifurcação e viramos à direita subindo ...mais 2 minutos outra bifurcação viramos à esquerda
Mais alguns metros chegamos num mirante e começamos a descer, pouco tempo depois começa outra subida com muitos bambu e capim alto, trecho de  trilha com difícil marcação. Obs.: esse trecho tem algumas bifurcações que podem facilmente se perder, siga a trilha mais batida.

Chegamos, 02:23hrs - 2160msnm,   na base de um Pequeno pico com capim(com uma trilha bem nítida subindo esse pico), seguimos essa trilha e chegamos ao topo. Obs.: apesar da trilha ser bem demarcada, não é essa que leva ao pico dos 3 estados. Funciona assim: Assim que chegar na base desse pico,  tem uma trilha que começa à esquerda(tem um pequena árvore do lado direito, é em frente a ela) e logo a seguir tem uma pequena clareira e depois pega trilha com descida forte e muito capim elefante e depois bambus até o vale, começa outra subida e mais a frente uma descida leve, chegamos numa pedra preta, seguimos reto (têm 2 caminhos a esquerda e a direita).
Começa outra subida forte, mais descida e subida até o picos dos Ivos (03:45hrs - 2410msnm), começa descida forte escorregadia e capim elefante até vale chegamos numa área de campina e pegamos trilha à esquerda e começa outra subida forte. ..e mais à frente descida forte....aí começa outra subida forte...mais uma descida forte até vale em 04:55hrs - 2370msnm.
Aqui começa a última subida até o pico dos 3 estados ...achávamos que era....kk
Mais em cima começa outra descida leve e curta, aí sim a ataque final ao pico dos 3 estados.
05:51hrs  - 2575msnm.

RETORNO
O retorno foi bem mais tranquilo, pois diferentemente da Pedra da mina, aqui não tinha piso com pedras soltas, o que facilitou muito. Sem dúvida o visual na volta é muito mais bonito, pois ficamos de frente com as montanhas e o Pn do Itatiaia bem em frente. Chegamos no Ivos com 01:48hrs de caminhada. Continuamos descendo, como já conhecíamos bem o trecho chegamos rapidamente à casinha onde dormimos na fazenda do Pierre  04:17hrs - 1780msnm, pegamos nosso carro que estava embaixo das árvores, descemos pela mesma estrada toda esburacada e logo chegamos a casa do Luciano, onde efetuamos o pagamento, ali resolvemos dormir novamente no Hostel Serra Fina. Passamos num supermercado em Itanhandu  e compramos nossa janta.

Hospedagem: Hostel Serra Fina, Passa Quatro-mg, ver descrição dias anteriores

Na ida não deu pra tirar fotos pois estava muito escuro, aqui uma das inúmeras subidas fortes 

20190728_070148.jpg

Esse é o lugar que erramos e muita gente também,  pela quantidade de trilhas existentes no topo desse pequeno pico, se notarem bem tem uma trilha subindo,  bem batida,  aqui sim tem risco de se perder mesmo

20190728_081004.jpg

O céu sem nenhuma nuvem e alguns picos para subir

20190728_084328.jpg

Trecho com muitas pedras e um visual maravilhoso, depois desse topo tem uma descida bem complicada numa laje de pedras 

20190728_090300.jpg

Lindo visual da parte alta do PN do Itatiaia 

20190728_093052.jpg

Agora é bem fácil, era só descer e subir aqueles picos, logo ali...mas para chegar ali foi bem.complicado mesmo, e o sol batente forte apesar de ser inverno. Aqui já começamos a encontrar o pessoal que estava terminando a serra fins,  muitos deles com pouca ou nenhuma água 

20190728_094116(0).jpg

Essa foto não está errada e nem foi tirada na subida da "Misericordia" no Pico da Mina,  esse é mais um pico dos inúmeros que subimos para chegarmos ao topo do pico dos 3 estados

20190728_100736.jpg

Alguns trechos complicados em pedras,  como calma subimos sem grandes problemas

20190728_102025.jpg

Outro "misericórdia" para subir

20190728_102447.jpg

Agora é "só" descer e subir aqueles morrinhos ali e pronto chegaremos...mas não foi "tão" fácil chegar até lá no topo

20190728_104945.jpg

20190728_104950.jpg

Chegando ao topo do pico dos 3 estados, e o céu ainda sem nuvens. 

20190728_115943.jpg

Outra simples homenagem ao nosso site, ao fundo a parte alta do PN do Itatiaia,  com destaque ao pico das agulhas negras

20190728_120351.jpg

20190728_120410.jpg

Agora voltar tudo de  novo, aqui início da descida desde o topo 

20190728_132200.jpg

Terminando uma grande subida

20190728_135831.jpg

Esse lugar é simplesmente maravilhoso 

20190728_135833.jpg

Agora é só descer 

20190728_135921.jpg

Reta final.....

20190728_161002.jpg

Trecho bem arborizado na chegada à Fazenda do Pierre 

20190728_161628.jpg

 

THE END

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Entrei em contato com o Luciano, que administra a fazenda do Pierre, segundo ele, o proprietário da fazenda não autorizou o pernoite na fazenda, nem na casa abandonada e nem para acampar. 

Portanto, o local mais próximo para hospedar e fazer o bate/volta ao pico dos 3 estados é o hostel Picus,  uns dois kms da fazenda.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...