Ir para conteúdo

Ciririca, 10 anos depois


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Você perguntou, e eu respondi... :mrgreen:

Uma sugestão de pernada de 4 dias/3 noites, boa pra quem vem de carro pois começa e termina no mesmo lugar.

1º dia :arrow: Chegada no Bolinha, rumo ao Ciririca pela trilha de cima, passando pelo Camapuã, Tucum, e pernoite no Luar.

2º dia :arrow: do Luar até o Ciririca. Esta trecho não é muito grande, mas bem desgastante da subida do Ciri. Pode-se mudar o primeiro pernoite pro Tucum e deixar um trecho maior pro segundo dia, depende da hora de chegada, cansaço... mas prefiro a primeira opção. Até porque se chegar cedo no Ciri dá pra curtir lá em cima, subir nas placas, descansar p/ o dia seguinte, etc...

3º dia :arrow: Ataque ao Agudo da Cotia e segundo pernoite no Ciri.

4º dia :arrow: volta ao Bolinha pela trilha de baixo.

Este é meu plano B pro feriado de Corpus Christi... ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 54
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Apesar do PP ser o maior pico do sul, considero o Ciri um pico q oferece mto mais desafio. Em termos de comparacao, o PP seria o Everest mas o Ciri, seu K2. A caminhada de aproximacao é bem extensa e tecnica,requer farejo de trilha e mto bom senso, repleta de obstaculos. Sem contar a ascencao propriamente dita..escalaminhada pura. Dali tem tres gdes travessias e circuitos serranos q atualmente tao virando carne de vaca. Exceto um. A mega-pauleira Ciri-Graciosa é ainda coisa pra poucos. Eu a considero mais hardcore q a badalada Serra Fina. E vai continuar assim por muito mais tempo.

http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/8/Travessia_Ciri-Graciosa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Concordo, achei a subida do Ciri mais pauleira que a do PP, e com uma vantagem, sem muvuca.

Dá pra subir tranquilo, sem se preocupar se vai ter lugar pra acampar. Quando eu ia pro PP subia correndo pra garantir lugar e não curtia direito a trilha. E com 45 anos nas costas sem chance de subir correndo... ::mmm:::mmm:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Esse Jorge viu....

Lí uns dois relatos da Ciri-Graciosa e o que me parece que de travessia não tem nada e sim um puta de um vara mato e sobe e desce pedra, rsrsrsrsr . Será preciso mais gente fazendo o caminho para que a trilha se consolide de vez e se transforme em uma grande travessia, como ocorreu na Serra Fina. Mais admito ,é uma grande aventura e para poucos. Mas pór enquanto estou a fim de conhecer o Ciririca e a travessia para o PP . Podem me dizer se a trilha que liga o Ciririca ao Agudo está consolidada ou tem que varar mato. Quanto tempo pra chegar no cume, partindo do Ciririca? Alguém pode me dar umas dicas ? Do Ciririca até o Itapiroca , a trilha é facil de achar ? Um abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Salve Divanei!

 

As cartas topográficas da região toda estão articuladas em 4 folhas (IBGE - 1:50.000) e são:

 

Represa Capivari - MI-2843-1

Serra da Virgem Maria - MI-2843-2

Morretes - MI-2843-3

Antonina - MI-2843-4

 

Destaque em importância para a primeira e terceira, que é a região do PP. As outras duas adjacências. Todas estão disponíveis para download no sítio do IBGE (http://biblioteca.ibge.gov.br/) - procurar na seção mapas.

 

Quanto às trilhas: a que vai do Ciririca ao Agudo não é consolidada, tem vara-mato sim. O tempo não sei precisar exatamente pois na época que fiz (há bastaaaannnte tempo) erramos o caminho algumas vezes e perdemos tempo com isso, daí levamos mais de 7 horas de caminhada. Talvez o Jorge Soto, que esteve por lá mais recentemente tenha como te dar uma noção melhor de tempo e condições da trilha atualmente pois estou meio "desatualizado". Do Ciririca ao Itapiroca a trilha também não é fácil, mas menos trabalhosa que a do Agudo.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

 

[...]

 

Outra travessia legal por lá é a Trilha da Conceição, que começa em Bairro Alto, município de Antonina e vai até a fazenda do Dilson. Tem um relato do Augusto aqui no site também. Com mais tempo emenda uma na outra, fazendo a super-mega travessia Bairro Alto-Dilson (ou Ferraria... :mrgreen: )-Itapiroca-Serro Verde-Ciririca-Agudo-Graciosa!!! ::ahhhh::

 

[...]

 

 

Olá Otávio!

 

A Trilha da Conceição não estava fechada? Pelo menos ouvi falar isso ano passado, mas não sei exatamente qual a fonte... Parece que o pessoal estava fazendo uma variante dela, desviando um trecho, mas também não sei exatamente qual... ::putz::

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Getúlio, o início da Trilha da Conceição está fechado. O início é numa fazenda vizinha ao Dilson, e o dono fechou o caminho depois que um pessoal passou por lá e deixou a porteira aberta, causando a morte de um touro reprodutor.

A variante é pra desviar esta fazenda. Por isso sugeri iniciar a trilha no Bairro Alto e desviar pelo Ferraria. Esta idéia é meio brincadeira meio idéia de gerico, pois não sei se alguém já fez, mas me parece bem legal... ::hãã:: ... nunca fiz esta trilha, mas está devidamente anotada no meu caderninho de futuras incursões, por isso tenho lido tudo que posso sobre ela.

Divanei, a trilha do Ciri até o Cotia também não fiz, mas colegas que a fizeram não relataram muita dificuldade. O que sei é que a descida da encosta sul do Ciri é pauleira, bem inclinada. E que lá embaixo não tem muita trilha, porque poucos se aventuram por lá.

O trecho Ciri-Itapiroca seria pela trilha de cima do Ciri, que vai pelos cumes do Cirizinho (lembrei!), Luar e Serro Verde. Infelizmente esta é mais uma que está no caderninho (que já é quase um caderno universitário 10 matérias!!!), nunca fiz mas já ouvi falar... ::putz::

Pelo que sei tem uns trechos fechados e uns perdidos, principalmente entre o Luar e o Serro Verde, mas acredito que com um bom faro de trilha e uma carta tu chega lá.

Procure os relatos do Ziero aqui no site, ele fez o Ciri indo pela fazenda do Dilson. Tem dois relatos dele, e os dois pela trilha de cima. E o Jorge também já fez este trecho, segundo matéria da Aventura&Ação. Ele trouxe um pessoal de SP pro Ciri, e fez uma variante pro Itapiroca via Tucum.

Como podem ver, tenho navegado mais na net do que nas montanhas... :cry::cry::cry:

PS: Procurei os relatos do Ziero :arrow:http://www.mochileiros.com/ciririca-carnaval-e-na-montanha-t40485.html

:arrow:http://www.mochileiros.com/siririca-ii-pascoa-e-na-montanha-t43310.html#p464546

PS2: Não é Trilha da Conceição, e sim Trilha do Cristóvão, conforme o relato do Augusto :arrow:http://www.mochileiros.com/trilha-do-cristovao-serra-do-mar-pr-um-trekking-pela-historia-t29540.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Esse Jorge viu....

Lí uns dois relatos da Ciri-Graciosa e o que me parece que de travessia não tem nada e sim um puta de um vara mato e sobe e desce pedra, rsrsrsrsr . Será preciso mais gente fazendo o caminho para que a trilha se consolide de vez e se transforme em uma grande travessia, como ocorreu na Serra Fina. Mais admito ,é uma grande aventura e para poucos. Mas pór enquanto estou a fim de conhecer o Ciririca e a travessia para o PP . Podem me dizer se a trilha que liga o Ciririca ao Agudo está consolidada ou tem que varar mato. Quanto tempo pra chegar no cume, partindo do Ciririca? Alguém pode me dar umas dicas ? Do Ciririca até o Itapiroca , a trilha é facil de achar ? Um abraço a todos.

 

Divanei.. o Itapiroca, Tucum e Ciri formam um triangulo de cristas pernaveis, com roteiros entre si. Alguns faceis e outros nem tanto. Nao existe travessia pro PP, q ta situado num macico separado. Facil agora ta do Bolinha ir pro Ciri, por baixo. Mas vc pode ir pro Tucum descer pro Vale dos Perdidos e seguir pelas cristas do Luar e Cerro Verde pro Ciri, ou dali fazer a travessia Tucum-Itapiroca. Em tempo, algumas trilhas estao bem batidas e outras nem tanto, com precaria sinalizacao de fitas. Ha necessidade de farejo de trilha nalguns trechos.

O Vale dos Perdidos seria o trecho mais critico e nao tem esse nome a toa, sao varias trilhas se entrecruzando q geram mta confusao. Qdo fizemos a Itapiroca-Tucum perdemos quase meio dia indo e vindo naquele vale maldito. No final nao achamos a trilha q ligava o Cerro Verde pro Tucum e fomos varando mato mesmo. So achamos a trilha perto do cume. Sorte q o feriado era de 4 dias, e a travessia nao consome mais q 3. E desse mesmo Vale dos Perdidos q sai a trilha q vai pro Ciririca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Getúlio, Otávio e Jorge,

Putzz, obrigado pelas dicas, valeu mesmo. Mas pelo que entendi a chance de eu não me ferrar nestes roteiros parece ser nula, ainda mais que estou indo sozinho, com uma mochila de 20 quilos nas costas, rsrsrsrsr. Eu já localizei os picos todos no google heath e marquei todos e já tenho uma noção do que voces estão falando. Otávio, essa travessia do Cristovão passando pelo Ferraria e Caratuva deve ser legal é só criar coragem e ir lá investigar e outra coisa, alem de um Niva também tenho um caderninho igual também, rsrsrsr.Se você for usar seu plano "B" no feriado, me dá um toque, quem sabe a gente não faz o ataque do Agudo juntos, se você não se importar é claro.Um abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
.................................... alem de um Niva também tenho um caderninho igual também, rsrsrsr.Se você for usar seu plano "B" no feriado, me dá um toque, quem sabe a gente não faz o ataque do Agudo juntos, se você não se importar é claro.Um abraços a todos.

Niveiro, montanhista e sonhador... ::otemo::::otemo::::otemo::

Caso não role o plano A (Quiriri, que tu já conhece) te aviso.

Você viu o relato do Augusto da Picada do Cristóvão? A trilha passa no pé no Ferraria, a idéia de subi-lo é de minha autoria, e diga-se de passagem nem sei se é possivel... :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...