Ir para conteúdo

Ir para solução Solucionado por Alan Rafael Kinder ,

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá @3mie, bem vindo(a) ao fórum!

Bom, depende do que você considera legal. ^^

O norte da ilha (especificamente Jurerê Internacional e Canasvieiras) concentram o agito da virada de ano (basicamente cada Beach Club oferece seu próprio evento).
E é aí que as balsas com a queima de fogos costumeiramente ficam - parece que nesta virada (2023/2024) a prefeitura está cogitando alternativas para reduzir os ruídos dos fogos de artifício, então pode ser que ocorram alterações.

Na parte central e na beira-mar norte é possível ver a cachoeira de fogos na Ponte Hercílio Luz (sem ruídos, essa atração já está confirmada).

Em diversos locais a prefeitura oferece shows, que possivelmente aglomeraram pessoas (e estão pensando em ampliar essa oferta em contrapartida com a redução no espetáculo de fogos).

Enfim, se por outro lado preferes um pouco mais de tranquilidade, a região do Campeche e quase todo sul da ilha podem ser mais atraentes (existem diversas regiões com uma pegada mais tranquila).

Só se atente que, apesar de Florianópolis ser a capital Catarinense, dependendo de onde decidires ficar, poderá não haver estrutura que normalmente encontrarias em outras capitais ou grandes cidades.
Os mercados podem decidir abrir apenas um dia pela manhã, e manterem-se fechados por alguns dias - exigindo que qualquer estadia seja organizada antecipadamente.

Abraços!

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
12 horas atrás, 3mie disse:

Boa tarde! 
alguém indica algum lugar legal em Florianópolis para passar o réveillon?

Além dos prós e contrar que @Alan Rafael Kinder, acrescento (só contras porque não vejo prós):

  • Tudo caro para cacete. Vai para um beach bar e paga 20 conto numa cerveja merda e quente.
  • Falta de água potável em boa parte dos dias.
  • Um trânsito infernal e, para completar...
  • Uma cacetada de argentinos fazendo "argentinices". Aí junta com os bolsominions que são igual mato nas terras catarinas e vira o verdadeiro inferno na terra.

Detalhe: o que relato é por conhecimento próprio quando morei na ilha entre 2010/2011, ou seja, mais de 10 anos se passaram e continua a mesma coisa (exceto pelos bolsominions que sairam do armário na última meia década mas já existiam enrustidos).

Floripa é maravilhosa fora de temporada e fora de feriado. Uma cidade linda, gostosa, praias bonitas, segura, etc; mas chegou temporada/feriado...

Não digo para não ir, pelo contrário. Acho que toda experiência na vida vale a pena, até as piores delas. Mas tenha baixas espectativas para o começo do ano não virar frustração.

  • Gostei! 2
  • Obrigad@! 1
  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
  • Solução

Concordo contigo @pmichelazzo, segue minha percepção do que falasse:

  • A região aqui é cara em si (não apenas Florianópolis), então estamos acostumados a soltar a grana (apesar que a maioria que vive aqui já manjou alternativas para economizar).
  • A falta de água em alta temporada é outro problema de todo nosso litoral - a quantidade de gente que vem passar especificamente esses dias de alta temporada é absurda, não existe estrutura capaz de suportar a demanda.
  • O trânsito na ilha é infernal, ponto. A cidade se desenvolveu sem controle, e aí as ruas não foram planejadas, não há estacionamento, e novamente, muita gente para pouco espaço.
  • E aí vem outro ponto, lota de hermanos nessa época, contribuindo para o alto número de turistas.

Se fores ver, cada item justifica o outro. :D

Florianópolis é uma cidade linda (assim como outras do litoral Catarinense), e por isso atrai muitos turistas especialmente na alta temporada (inclusive de países vizinhos). Mas a estrutura dessas cidades visa atender a demanda local, e não esse pessoal que vem na alta temporada (salvo Balneário Camboriú, que tem buscado métodos de atender a demanda surreal de turistas, sem sucesso até então). A conta nunca vai fechar, sabe.

2 horas atrás, pmichelazzo disse:

Não digo para não ir, pelo contrário. Acho que toda experiência na vida vale a pena, até as piores delas. Mas tenha baixas expectativas para o começo do ano não virar frustração.

Essa é a mensagem - não vá com expectativas (como em qualquer coisa da vida, se queres manter um estilo saudável)!

E sobre nossos Bolsominions, é complicado haha!
A cultura sulista mistura ideais que são fruto das dificuldades que foram passadas ao longo de décadas.
Não quero dizer que estão certos com sua forma extremista de ver e buscar soluções para os problemas encontrados, mas dessa mesma forma, temos desse tipo de gente por todo o Brasil (e que não são Bolsominions).

Enfim, paz!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
3 horas atrás, pmichelazzo disse:

Além dos prós e contrar que @Alan Rafael Kinder, acrescento (só contras porque não vejo prós):

  • Tudo caro para cacete. Vai para um beach bar e paga 20 conto numa cerveja merda e quente.
  • Falta de água potável em boa parte dos dias.
  • Um trânsito infernal e, para completar...
  • Uma cacetada de argentinos fazendo "argentinices". Aí junta com os bolsominions que são igual mato nas terras catarinas e vira o verdadeiro inferno na terra.

Detalhe: o que relato é por conhecimento próprio quando morei na ilha entre 2010/2011, ou seja, mais de 10 anos se passaram e continua a mesma coisa (exceto pelos bolsominions que sairam do armário na última meia década mas já existiam enrustidos).

Floripa é maravilhosa fora de temporada e fora de feriado. Uma cidade linda, gostosa, praias bonitas, segura, etc; mas chegou temporada/feriado...

Não digo para não ir, pelo contrário. Acho que toda experiência na vida vale a pena, até as piores delas. Mas tenha baixas espectativas para o começo do ano não virar frustração.

putz, não querendo sair em defesa de Floripa rs mas tu resumiu 95% das praias brasileiras no final de ano.

  • Obrigad@! 1
  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
16 horas atrás, 3mie disse:

Boa tarde! 
alguém indica algum lugar legal em Florianópolis para passar o réveillon?

que tipo de rolê você curte? O lugar legal que você se refere é tipo festa de ano novo em algum clube, algo assim?

Se for sugestão de praias, lugares para se hospedar etc, acho as praia do leste/sul mais bonitas e melhores que as do Norte.  Claro que se você resolver ir para a Praia Mole ou Joaquina no dia 31/12 às 11 da manhã, irá presenciar a amostra do apocalipse e passará horas trancado no acesso a Lagoa da Conceição rs mesma coisa se quiser ir para as praias do norte. Entretanto, se planejar certinho o roteiro e os deslocamentos, consegue aproveitar de boa. É bom também ficar hospedado em algum lugar próximo dos teus pontos de interesse, para tentar amenizar o tempo e o custo com deslocamentos.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
1 hora atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Concordo contigo @pmichelazzo, segue minha percepção do que falasse:

  • A região aqui é cara em si (não apenas Florianópolis), então estamos acostumados a soltar a grana (apesar que a maioria que vive aqui já manjou alternativas para economizar).
  • A falta de água em alta temporada é outro problema de todo nosso litoral - a quantidade de gente que vem passar especificamente esses dias de alta temporada é absurda, não existe estrutura capaz de suportar a demanda.
  • O trânsito na ilha é infernal, ponto. A cidade se desenvolveu sem controle, e aí as ruas não foram planejadas, não há estacionamento, e novamente, muita gente para pouco espaço.
  • E aí vem outro ponto, lota de hermanos nessa época, contribuindo para o alto número de turistas.

Se fores ver, cada item justifica o outro. :D

Florianópolis é uma cidade linda (assim como outras do litoral Catarinense), e por isso atrai muitos turistas especialmente na alta temporada (inclusive de países vizinhos). Mas a estrutura dessas cidades visa atender a demanda local, e não esse pessoal que vem na alta temporada (salvo Balneário Camboriú, que tem buscado métodos de atender a demanda surreal de turistas, sem sucesso até então). A conta nunca vai fechar, sabe.

Essa é a mensagem - não vá com expectativas (como em qualquer coisa da vida, se queres manter um estilo saudável)!

E sobre nossos Bolsominions, é complicado haha!
A cultura sulista mistura ideais que são fruto das dificuldades que foram passadas ao longo de décadas.
Não quero dizer que estão certos com sua forma extremista de ver e buscar soluções para os problemas encontrados, mas dessa mesma forma, temos desse tipo de gente por todo o Brasil (e que não são Bolsominions).

Enfim, paz!

@Alan Rafael Kinder

Tudo o que citei foi para adicionar à sua ótima resposta inicial, principalmente no tocante a questão de ir mas sem aquele "tesão de égua" pois sabemos bem que em períodos de temporada/feriados, fica uma bosta.

Mas tenho que discordar no ponto das "dificuldades que foram passadas". Historicamente isso não é verdade pois facutalmente, os imigrantes para o sul do Brasil "se deram" melhor que, por exemplo, imigrantes do sudeste, que vieram para substituir a mão de obra escrava antes existente. As políticas locais no sul do país foram muito mais favoráveis do que em quaisquer outras regiões do país. Dessa forma falar sobre dificuldades dos sulistas soa um tanto quanto estranho, principalmente quando comparamos a região com o restante do país durante os últimos dois séculos.

Mas não estamos aqui para discutir política e/ou história e sim como fazer um reiveillon menos pior em Floripa :)

Abraço!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
29 minutos atrás, SilviaAlves disse:

putz, não querendo sair em defesa de Floripa rs mas tu resumiu 95% das praias brasileiras no final de ano.

Impossível não concordar contigo.

O negócio são esses 5% restantes que realmente valem a pena. Eu conheço alguns mas não conto para ninguém nem sob tortura ;)

  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
35 minutos atrás, pmichelazzo disse:

Mas tenho que discordar no ponto das "dificuldades que foram passadas". Historicamente isso não é verdade pois facutalmente, os imigrantes para o sul do Brasil "se deram" melhor que, por exemplo, imigrantes do sudeste, que vieram para substituir a mão de obra escrava antes existente. As políticas locais no sul do país foram muito mais favoráveis do que em quaisquer outras regiões do país. Dessa forma falar sobre dificuldades dos sulistas soa um tanto quanto estranho, principalmente quando comparamos a região com o restante do país durante os últimos dois séculos.

Tranquilo senhor! :)

Assim ó, eu não tentei comparar as dificuldades entre diferentes regiões do país. Bem porque esse é um exercício tolo, você não pode medir o esforço de um povo querendo comparar situações distintas de uma mesma forma.
Da mesma forma que não é razoável querer dizer que minha depressão é mais severa que a sua - cada pessoa sabe o quanto pode suportar, e quais foram os motivos que levaram a tal ponto (apenas uma analogia).

Houveram dificuldades no sudeste - é claro!
Houveram dificuldades no norte - é claro!
Houveram dificuldade no sul - é claro!

Como dizem: 'cada um com sua cruz'.

Mas é fundamental compreender que existiram dificuldades que moldaram o povo sulista, quais certamente foram diferentes das que outras regiões do país passaram. Mas elas não podem ser vistas como menores ou menos impactantes para o povo que aqui se estabeleceu.

Sinto que muitas vezes há uma tentativa de reduzir o esforço desse povo qual eu pertenço sob pretextos absurdos como, por exemplo, 'se acham os europeus'. Eu não me acho europeu, apesar de nitidamente ter características físicas que me diferem das multietnicidades existentes em nosso vasto país.

Andei estudando história nesses últimos tempos, de fontes distintas, afim de evitar ser induzido a determinada visão de fatos.
E nesses esforços que empreguei, pude notar que Santa Catarina (um dos estados sulistas) sofreu muito nesse último século.
Nossa presença política e econômica sempre esteve às sombras de outros estados quais exerceram maior influência nesses âmbitos.
Talvez Rio Grande do Sul, com sua impactante participação no evento que gerou o fim da velha república (e outros episódios posteriores) se destoe da realidade de Santa Catarina e do Paraná.

Enfim, é pano pra manga.

Mas eu discordo quando fazem a comparação sugerindo que 'foi mais fácil' aqui que em outros lugares.
Pode ter sido mais fácil em um período, em outro não foi mais, e agora raramente vem um tostão do governo federal pra cá (independentemente do governo ser de direta ou esquerda - o foco nunca foi nosso estado).
Fonte: https://www.tesourotransparente.gov.br/temas/estados-e-municipios/transferencias-a-estados-e-municipios 

Por fim, é certo assumir que diferentes regiões do Brasil se desenvolveram sob circunstâncias distintas, quais culminaram em diferentes definições sociais e econômicas.

É por isso que rola tanta treta quando pessoas que vem de uma cultura diferente (como de outro estado brasileiro) para o sul se sentirem deslocadas. Pois temos outros hábitos, outra forma de enxergar valor.

Em toda minha 'dissertação' acima eu opinei de forma generalizada, evitando focar em eventos isolados (extremos).
Pegar um cidadão de extrema direita (dito 'bolsonarista') e insinuar que o povo sulista é dessa forma, é no mínimo ingênuo.

Abraços @pmichelazzo, tenho muita estima e respeito por ti, imagine que escrevi tudo acima com um sorriso no rosto. ^^

Editado por Alan Rafael Kinder
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...