Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Oi Luca, eu já fiz esse passeio tb, e conheci o cara de jaca, muito gente boa, mas fiz o passeio com o amigo dele e guia Maduro, me hospedei em Atins, muito melhor que ficar em Barreirinhas, fiquei na pousada Sol do Atins, muito boa, indico porque além de um ótimo custo benefício a dona da pousada é muito gente boa, a Cris, fui por indicação e gostei muito, e indico tb, o site deles é www.pousadasoldoatins.com ela me indicou o guia, passeios, tudo bem legal, as lagoas estão cheias, ta muito bonito os Lençóis, show de bola, fora a praia que é uma delícia e deserta, fiz kitsurf, muito bom tb, pra quem gosta do esporte lá é um ótimo lugar por causa dos ventos e a praia é muito grande, são quilômetros de praia, ai da pra se divertir, a pousada fica a uns 200 metros da praia, ai fazia kit todo dia qd não fazia passeio nos Lençóis.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Respostas 78
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

frlcosta,

sinceramente, acho a travessia Atins-Santo Amaro IMPERDÍVEL. Na minha opinião, é o melhor jeito de conhecer os lençóis.

Se pra vc fica caro assumir o guia sozinho, entra em contato prévio com algum deles e tenta entrar num grupo já formado, daí barateia os custos.

Quanto à alimentação, fica sossegado, porque é muito tranquilo. O guia te pergunta na véspera o que vc quer comer e vc escolhe (sempre tem arroz, feijão, macarrão, farinha/farofa, salada e fruta). Faz um estoque de frutas e leva no caminho, daí vc não sente fome! ;)

 

Abraços,

Ana

Link para o comentário
  • Membros

Bom tarde galera, to com minha passagem comprada pra sao luis, chego dia 12 e vou direto pra barreirinhas, fico 3 dias e duas noites la, podem me indicar passeios por aquela regiao?

Os passeios que sao feitos por Atins e Santo Amaro da para fazer saindo de Barreirinhas ou é necessario eu me hospedar nos locais para poder curtir os passeios? Se for necessario me hospedar tem meios de levar malas e bagagens?:

Desde ja agradeço a ajuda.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Oi!

 

Voltei de Atins ontem. Lugar incrível mas ainda mais incrível são as pessoas de lá e as que eu encontrei que estavam passeando como eu. Talvez demore para fazer um relato da viagem, então vou deixar dicas aqui.

 

Agosto é alta temporada. Ferias na Europa. Atins esta semana virou a embaixada da França e da Itália.

 

Como Chegar

 

Para chegar até Atins a partir de São Luís, você tem que ir primeiro para Barreirinhas e só aí pegar o transporte para Atins.

 

Do aeroporto de São Luís para Barreirinhas:

Eu liguei para um dos inúmeros telefones do Sr. Edilson (ou será Denilson?) disponíveis pela internet. Se ele não puder, vai outra pessoa te buscar. Quem me trouxe foi o seu Guilherme (tel. 98 8857-3995). A van sai do aeroporto de São luís entre 03:30 e 04:00. Chegamos em Barreirinhas às 07:15 (e olha que ainda teve parada para tomar café!). Porém, acho mais prudente calcular uma duração de 4h de viagem.

 

Obs.:

--- Reparei também agora em agosto que há algumas vans estacionadas aguardando passageiros para Barreirinhas. E ficam algumas pessoas te perguntando se você quer ir para lá. Não sei se isto está frequente ou se é apenas porque é alta temporada.

--- Você também pode ir de ônibus (Cisne Branco) ou ir com outras empresas como a BrTur.

 

De Barreirinhas para Atins:

Você pode ir de voadeira (lancha) ou de carro 4x4 (toyota adaptada).

 

(a) de lancha

Como é alta temporada, há diversas voadeiras (lanchas) que fazem o trajeto Barreirinhas - Atins por R$ 50. A viagem dura de 1h a 1h30min, dependendo do tipo de lancha.

 

Uma dica é fazer o passeio pelo rio Preguiças (parada em Vassouras e em Mandacaru e almoço em Caburé) e acertar de levar para Atins, que é logo depois de Caburé. Pesquisem, pois tem agência cobrando R$ 60, 70 e 90, o maior valor estava sendo cobrado pela São Paulo Eco Turismo. Em baixa temporada, sugiro você sempre ligar para o hotel/pousada que for ficar em Atins para esquematizar pra você como chegará no vilarejo. Ah, a parada para o almoço é em Caburé e o prato de peixe para duas pessoas está custando R$ 80! Se seu orçamento for curto, leve lanche e não esqueça da água. Ah, você chegará tarde, peça ao barqueiro para te levar enquanto o pessoal almoça por lá (10min de lancha). Um casal que conheci comentou que o barqueiro do passeio os esperou almoçar para depois levar para Atins. Comida em Atins é mais barato que Caburé. Fique de olho!

 

Vantagem: rapidez e conforto, se for direto. E se fizer o passeio, também é vantagem pois está matando dois coelhos.

Desvantagem: é mais caro que o 4x4 e dependendo de onde você for ficar, terá que andar com bagagem na areia fofa. É pouco mas você pode dar o azar como eu e o barqueiro te deixar em frente ao rancho do Buna que é um pouquinho mais longe. Não deixe ele fazer isso!

 

Se estiver com grupo grande, vocês podem contratar diretamente o barqueiro. Escutei comentários em Barreirinhas que a lancha está R$ 225 a R$ 300. Algumas cabem 6 a 9 pessoas, se não estou enganada. Deixo aqui alguns contatos: Alan: (98) 8130-5727 (Tim), Chico:(98) 8121-7141(Tim); (98) 9608-3166 (Oi)

 

(b) de toyota

Peça ao motorista para te deixar no ponto das Toyotas para Atins. A viagem saculejante dura umas 2h a 2h30min e custa R$ 25.

Vantagem: te deixa em frente a sua pousada.

Desvantagem: você provavelmente vai espremido no banco.

 

Hospedagem

Fiquei na Pousada Sol do Atins, na rua Principal. A proprietária, Cristina, me adotou! Um doce, boa de conversa. Agendou passeios, agendou aToyota para ir embora. Adorei toda a hospitalidade. A pousada é simples, tem café da manhã, mosquiteiro no quarto. Nada a reclamar. Mesmo. Paguei R$ 60 (uma pessoa).

 

Os passeios

Eu fiquei dois dias mas eu recomendo ficarem mais. Por quê? Porque tivemos alguns contratempos, como gente furando com os passeios pela manhã. Além disso, o sol está de rachar! Façam os passeios à tarde e curtam a praia pela manhã. Além disso, podem apreciar o pôr-do-sol que é incrível ver do alto das dunas. Mas isso é só uma opinião, ok?

 

Os passeios de manhã saem por volta das 08:00 e os da tarde saem às 15:00.

 

Passeio 1: Lagoa Verde, Lagoa da Capivara e parada em restaurante do Canto de Atins para comer camarão.

Sobre os restaurantes. Pelo que eu ouvi (eu não como frutos do mar), ambos são bons mas quando o restaurante da Dona Luiza ficou famoso, o seu Antônio, irmão dela e a esposa do seu Antônio, dona Magnólia trabalhavam lá. A fama começou com um artigo publicado por Ricardo Freire. Na época, quem fazia os camarões era a Dona Magnólia. Tempo depois, seu Antônio abriu o restaurante e com ele, levou a Dona Magnólia. Então, tirem suas conclusões...

Preço: R$ 50

 

Eu não fiz este passeio, furaram comigo. Acabei alugando um quadriciclo e conheci a Lagoa do Mário e a lagoa das Sete Mulheres.

 

Passeio 2: Lagoa Tropical

Aqui a Toyota leva a gente até um ponto e depois temos que subir por 3 dunas altas (!) para chegar à lagoa Tropical. Água morna, já não tão profunda. Ótima para crianças. É cansativa a subida mas vale a pena. Imprescindível aqui: água, chapéu, protetor solar. No final do passeio, a Toyota parou no restaurante Canto dos Lençóis cuja média de preços dos pratos está R$ 60 para duas pessoas.

Preço: R$ 50

 

A volta do passeio da lagoa Tropical, o carro volta sob a luz do luar. Que céu! Quantas estrelas! Todos ficaram admirados... É indescritível!

 

Importante:

--- Para conhecer as lagoas, você pode ir andando. Não precisa fechar passeio e ir com Toyota. Contrate um guia. Eu conheci o Silas, bem recomendado. Tem outros guias. O pessoal da pousada que você estiver hospedado pode te ajudar com tudo. Mas ó, é caminhando na areia fofa.

--- Outros passeios: andar de cavalo, passeio de quadriciclo. O aluguel de quadriciclo custa R$ 50 a hora (dá para negociar o preço);

 

Saindo de Atins e indo para Barreirinhas

Mesmo esquema da chegada: você pode voltar de Toyota(R$ 25), duração 2h a 2h30 ou de lancha, 1h a 1h30min (R$ 50)

 

Tenham em mente que Atins não tem horário padrão como em cidades grandes. É bom você começar a procurar meios para ir embora logo quando chegar à vila. Um dia antes, pelo menos. Como é alta temporada, as Toyotas estão saindo pela manhã 08:00 e à tarde, 14:00. Assim como as lanchas, que saem 14:00. Preço da Toyota, R$ 25.

 

Aquele banco é para 4 pessoas mas eles se puderem põe 5, 6 pessoas! Quem fica sentado na ponta, por vários momentos os galhos das árvores no percurso vão encostar em você e podem te arranhar. Se estiver com orçamento gordo, vá de lancha que é bem mais confortável.

 

Eu fui de lancha com mais um casal que se hospedou no Buna e me deixou lá alegando que este cais era mais perto do que o outro. Não é verdade. Do Buna para a rua Principal, onde estão a Pousada Sol de Atins, Pousada da tia Rita, dá uns 20 minutos caminhando na areia fofa. Visualiza isso com bagagem? Por sorte e por uma gentileza do Buna, ele me levou até a pousada que reservei.

 

Comes e Bebes

Água: R$ 2,50

Refri: R$ 4,00 ou 3,50

Cerveja garrafa: R$ 7,00

Refeição no restaurante do Irmão, em frente a pousada da tia Rita: R$ 25 a R$ 30. Tem carne de sol, frango, peixe e camarão. Acompanhado de arroz, feijao fradinho, farofa. Tudo muito bem temperado.

 

Dica de restaurante:

--- Maresias. Pizza italiana. Preço R$ 34 a 38, dá umas 12 fatias. Muito bom! Um casal que conheci também comeu um peixe na praia. Não lembro o preço.

--- Ao lado do restaurante do Irmão, tem o Niky que em dias específicos dá 50% de desconto no espaguete para mulheres.

 

Sobre Atins

--- Atins é "meio de mato". Seu smartphone não vai funcionar. Aquele seu celular antigão talvez funcione (Tim ou Oi). Há 3 orelhões na rua Principal (perto do restaurante do seu Chico e do restaurante do Irmão de Atins). Não sei se funcionam.

--- Aparecem aquelas pererecas pequenas no banheiro do seu quarto. As libélulas,pererecas e companhia aparecem em todas as pousadas. É a natureza.

--- Se já é ruim celular, imagine internet? Não tem.

--- As ruas são de areia fofa. É preciso ter um mínimo de disposição.

--- Há pousadas para todos os bolsos, pouquíssimas tem ar condicionado. A maioria dispõe de um ventilador de mesa para cada quarto;

--- A maioria das pousadas não tem TV no quarto.

--- Não tem este negócio de baladas, forró todos os dias, etc;

--- Se tiver que usar a Toyota, use na volta para Barreirinhas. Na ida para Atins, você corre o risco de dividir espaço também com cargas;

--- Se você for muito urbano, pense bem se valerá a pena. Para ir e ficar reclamando de tudo, é melhor nem sair de casa.

--- Mas mesmo assim, eu diria para se arriscar. Eu estava precisando de um refresco (notícias de crimes, trânsito, estresse, blá blá blá) e ali achei um pequeno paraíso!

--- Deixe Atins por último. Eu fui fazer Atins primeiro e agora estou em Barreirinhas, já estou aqui morta de saudades.

--- Achou rústico demais mas ficou curioso? Dá pra conhecer um pouco do Atins a partir de Barreirinhas. Preço: R$ 100.

 

O que levar para Atins

--- Lanterna

--- Protetor solar

--- Chapéu

--- Repelente

--- Água. Aqui vi muita gente com o camelback, achei superprático. Pena que eu não levei o meu ::putz::

 

Por último mas não menos importante

Amei Atins! Encontrei pessoas incríveis como eu falei a vocês. A gente se sente em casa. De tanto ler relatos de viagem, parecia que eu conhecia as pessoas há séculos: conheci a Tia Rita (um amor!), os guias da travessia (Madruga, Maciel e Bimbinha), os argentinos do quadriciclo, o Henrique do restaurante do Irmão... O guia Silas...

Gostei mesmo e recomendo a todos, desde que saibam dos pormenores (condicionamento físico, isolamento das comunicações e pererecas pequenas no quarto). Sei que é um fórum de mochileiros mas muitas pessoas que conheci vem aqui e pegam dicas. E como boa parte do pessoal aqui já está acostumado, esquecem de falar destas coisas que podem não ser problema para maioria mas para outros, pode ser até impeditivo.

 

Última observação: Para quem quer fazer a travessia, ligue antes para os guias. Eu não tenho o telefone mas tem vários relatos aqui com os telefones deles. E claro, se você já tem ideia de onde vai ficar, pode solicitar ajuda ao pessoal da pousada.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

oi Pat, mto bacana as informações.

 

li e deu aquela saudades...

Atins é um local mágico.

 

eu vi mto bicho, fora e dentro do quarto e banheiro, tem q entrar no clima ::otemo::

real/te quem curte shopping, balada, asfalto, concreto, tem q ir p/ outro local.

 

Relatos 2013:

11 dias na BA - dez/2013 - Parte 1 e 3: Salvador | Parte 2: Costa do Dendê - Ilha de Boipeba e Morro de São Paulo

21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

Link para o comentário
  • 8 meses depois...
  • Membros

Acabei de chegar do Maranhão e venho deixar meu relato.

 

Bom peguei uma promoção pela Gol, onde paguei R$200,00 ida e Volta Rio - SLZ.

Cheguei em São Luiz as 3:00 da manhã e aguardei o transporte até Barreirinhas que saía somente as 05:00, fiz o translado com o Santos Turismo e super recomendo, são bem pontuais e paguei o valor de R$50,00, fiquei na pousada Igarapé, mas achei cara pelo custo X beneficio, então não indico. No mesmo dia a tarde fiz o passeio da lagoa bonita - com o Santos Turismo também e paguei o valor de R60,00 - e realmente é linda, porém as lagoas não estavam muito cheias e o tempo estava nublado, mas mesmo assim valeu a pena. A noite fui em um barzinho na beira Rio, que foi bem legal tinha um rapaz tocando uma música bem bacana e a comida boa tb.

No dia seguinte fiz o passeio a Vassouras, Farol e Caburé, em Vassouras - também com o Santos Turismo e paguei o valor de

R$50,00 - tinha uma lagoa bem bonita e os macaquinhos mt engraçadinhos e ladrões ::otemo:: , mas vale a pena! Farol não achei nada demais, mas vale para conhecer e em Caburé fiz um passeio de quadriciclo que custou R$50,00 com o pessoal que já vem logo te abordar assim que o barco chega, chore o preço que eles caem um pouquinho,e o passeio também é bacana tem o encontro do rio com o mar que tem um visual lindo!!! não almocei por lá pois estava sem fome e louca para chegar em Atins... ::love:: , Fechamos com o rapaz do barco e ele cobrou mais R$10,00 para nos levar até lá.

Chegando em Atins peguei uma carona com o rapaz de uma outra pousada que foi buscar o pessoal no "porto" - pois não é um porto propriamente dito eles te deixam a margem do rio e você precisa ir caminhando se a pousada for perto, caso não seja peça para eles enviarem um carro para buscar pois é longe e as ruas são de areia.

Fiquei hospedada na pousada da tia Rita que fica rua principal de Atins, gente Atins é simplesmente maravilhoso!! Único, lia o relato das pessoas aqui e quando cheguei lá achei meio que "demais", não havia visto nada de ó meu Deus e a pousada da Tia Rita é bem simples e aparecem umas pererequinhas as vezes, mas me hospedarei lá quantas vezes voltar, pois ela e toda sua família são uns fofos, parece que estamos mesmo na casa de nossa família, é um clima muito intimista e propicio a fazer novas amizades , e voltando ao Ó Meu Deus, então no primeiro dia, ainda cansada fui a praia que é meio rio, meio mar...rs e ali já comecei a encantar-me por aquele lugar, uma praia deserta com vento constante e um por do sol espetacular, vale muito, muito a pena!!! Neste dia jantei no restaurante Nikis bar que fica em frente a casa da tia Rita, é de um espanhol muito bacana e a massa muito boa também.

No dia seguinte fiz o passeio a uma lagoa maravilhosa que não me recordo o nome agora, - a própria Tia Rita que organizou para nós, pagamos o valor de R$40,00 - muito melhor que em Barreirinhas, depois fomos ao canto do Atins comer o famoso camarão, fui no restaurante do Seu Antonio - uma dica é pedir a comida antes de ir para a lagoa e marquem um horário para voltar para comer, pois eles fazem a comida na hora e demora - demorou bastante mas deu para relaxar em seu redário e o camarão simplesmente D-I-V-I-N-O, vale a pena! depois do almoço fomos a uma outra lagoa próxima, bem legal também, a noite comemos na pousada do irmão, que é genro da tia rita e lá funcionam alguns telefones e dando muita sorte você consegue um sinal de internet.

No último dia, fiquei papeando com o pessoal da pousada da tia Rita em seu redário, quantas histórias... Vale a pena ficar um pouco na pousada para conhecer mais do pessoal do povoado, é uma experiência única, depois praia e a noite fomos ver os planctons na praia e o céu que parece que jogaram tinta prata para o alto, mais uma experiência única, gente o mar parece que está lotado de estrelas, devido aos planctons é lindo demais!!!

Ah, almocei em um restaurante em frente a pousada da tia Rita que não me recordo o nome mas que é uma comida caseira muito boa e o atendimento nota 10.

Para voltar a Barreirinhas a Tia Rita agendou com uma voadeira e pagamos o valor de R$35,00 até Barreirinhas e de lá pegamos um carro particular que eles chamam de táxi e fomos até São Luiz, eles cobram R$60,00 mais chorando cai também.

Enfim... Atins é um luga ímpar, maravilhoso que vale muitoooooo a pena conhecer!!!

Atins, ah! Atins já quero voltar!! ::love::::love::::love::

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 5 semanas depois...
  • Membros

Oi, pessoal!

 

Acabei de chegar em casa. Atualizando as informações (Junho de 2015):

 

Como chegar a Atins

 

A partir de São Luís | Você tem que ir primeiro para Barreirinhas e só aí pegar o transporte para Atins, que pode ser voadeira (lancha) ou caminhonete (Toyota Bandeirante). A sugestão é que você faça o passeio de voadeira pelo rio Preguiças com parada em Vassouras, Mandacaru e Caburé. De Caburé para Atins, são mais 10 minutos de lancha.

Preços: o passeio pelo rio Preguiças custou R$ 70 e a lancha de Caburé para Atins, custou R$ 10, totalizando tudo R$ 80.

Observação:

* Sua mala/mochila vai na lancha. Não é necessário deixar a bagagem maior em uma pousada em Barreirinhas.

* Por falar em mala, agende com sua pousada em Atins para te buscar no "porto". As ruas são de areia fofa e não é nada agradável carregar peso, fazer esforço andando na areia e ainda mais com um sol de fritar os miolos.

* Por causa disso, se puder vá de mochila.

 

A partir de Barreirinhas | Conforme dito no item anterior, você chega por Toyota ou Lancha. Não sei os horários e os preços a partir de Barreirinhas. O melhor custo/benefício é fazer o passeio do rio Preguiças. Se chegar cedo em Atins ainda dá para fazer um passeio.

 

Como sair de Atins

- Você pode escolher lancha ou toyota. Os preços são R$ 35 e 25, respectivamente. A duração da viagem é de 1h para a lancha e de 2h a 2h30min para a caminhonete.

- Horários de saída para Atins (vale para ambos os meios de transporte): 06:00 e 12:00. Vale lembrar que nem todos os dias tem lancha.

- Se já está com o horário apertado, escolha o transporte da manhã. Esta semana, a Toyota de 12:00 quebrou e o pessoal foi relocado para a lancha.

- Com isto, mais um motivo para assim que você chegar a Atins, tente reservar o trajeto de volta.

 

O que fazer em Atins?

- Admirar o céu estreladíssimo (com a pouca iluminação do vilarejo e um ceú sem poluição pode-se admirar um céu pra lá de estrelado. Eu não vejo isso no Rio! ::otemo:: )

- Passeio às lagoas: Ano passado eram dois passeios - um para a lagoa Verde e o Canto do Atins e outro para a Lagoa Tropical. Como choveu pouco este ano e a lagoa Verde está seca, o pessoal do Atins mesclou dois passeios em um. Agora em junho estão fazendo o passeio Lagoa Tropical, Canto do Atins e Lagoa das Sete Mulheres. Preço: R$ 60.

- Este passeio também pode ser feito a pé. A diária de um guia custa R$ 150. Aproveite e conheça também a Lagoa do Mário;

- Já para ir somente ao Canto do Atins, parece que dá para ir pela praia (informe-se antes na pousada!). É um bom chão de caminhada.

- Ver os plânctons na praia. Você vai na praia, desliga a lanterna e mexe com o pé na água. Você perceberá uns pontinhos fosforecentes. São os plânctons bio luminescentes.

- Aproveitar um pouco a praia;

- Fazer o passeio de barco para ver os guarás. Preço: R$ 30.

 

Onde ficar

Pousada da tia Rita - Fiquei lá desta vez em um quarto triplo com ar condicionado. Levei um susto quando minha amiga disse que atia Rita já tinha quartos com ar condicionado. Pagamos R$ 150. O detalhe é que lá, ela só liga o ar quando você confirma com ela que vai dormir e lá pelas 06:00 ou 06:30 ela desliga o ar. Ah, tem quartos com ventilador e tem o pessoal que fica nas redes por R$ 35.

 

Outras pousadas: Ano passado fiquei na Sol de Atins e recomendo. Conhecemos pessoas que elogiaram a Jurará (ao lado da escola, R$ 190 o casal com ar condicionado) e a do Irmão (R$ 120 o quarto com ventilador).

 

O lugar

Atins já mudou um pouco de um ano para outro mas ainda é um lugar onde as pessoas te dão bom dia sem te conhecer e por ser pequeno, em pouco tempo todo mundo se conhece. Não esqueça de levar lanterna e repelente. Celular aqui, geralmente funciona Oi ou TIM mas naqueles aparelhos antigos. Quando vamos embora, dá uma tristeza danada pois a cidade é muito acolhedora. Isto sem falar nas dunas e lagoas que não deixam nada a dever às de Santo Amaro.

 

Em breve faço um relato sobre os Lençóis Maranhenses, que por enquanto é o lugar mais TOP que conheci no país.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...