Ir para conteúdo

CHILE - Santiago Outubro 2023 - Carro alugado e Preços atualizados


Posts Recomendados

  • Membros

Salve Mochileiros, tudo bom com vocês!!!

Quero compartilhar neste relato algumas dicas sobre uma viagem de casal ao Chile que fiz em Outubro de 2023, mas especificamente entre os dias 19 e 25.

O motivo maior de escrever este relato é que neste site geralmente não vemos aqueles textos vendidos de blogs de viagem que no final sempre tem uma indicação de agência ou um link patrocinado.

PLANEJAMENTO

Durante o mês de agosto de 2023, na semana do dias dos país vi no Melhores Destinos promoção de passagens ao Chile e no texto indicava valores da cia aérea SKY, porém resolvi olhar o site da JetSmart (concorrente e low cost) e vi que os preços eram melhores e ainda havia um cupom de desconto de 35% referente ao dia dos pais. Haviam trechos para várias datas e outubro que era o mês que eu tinha disponibilidade estava um preço ótimo.

Paguei R$ 1.406,00 para duas pessoas, preço muito bom.

Após isso passei a ler bastante sobre o destino, já que seria nossa primeira vez neste país. Meu cunhado morou lá por muitos anos e acabou passando algumas dicas básicas. Neste meio tempo decidimos que alugar um carro seria uma boa opção.

Faltando 1 mês comecei a olhar hospedagens e os preços estavam bem salgados, diárias sempre acima de 200 reais. Até que achei um Hotel no Booking que o preço era bom e parecia interessante (precisa de hospedagem com garagem), fechei via app, também comecei a pesquisar locação de veículos e depois do muita pesquisa o Booking apresentou o melhor preço, também fechei.

No dia 6 de outubro, faltando menos de 20 dias a JetSmart enviou um e-mail comunicando que o voo de volta que seria no dia 24/10 havia sido cancelado e me deu várias opções, devolução integral via Gift Card, remarcação para outra data ou devolução do valor pago. Claro que eu não queria cancelar a viagem e aceitei remarcar a volta, passando do dia 24 para o dia 25, mas isso afetaria as minhas reservas de Hotel e carro.

O hotel era com cancelamento grátis e o veículo também, então via app mesmo, fiz tudo e foi tudo tranquilo.

NOVO PLANEJAMENTO

Após a mudança de data, havia ganhado 1 dia de viagem e já havia aprendido várias coisas sobre o Chile, então ao invés de hotel, achamos um airbnb com garagem e preço muito bom e localização boa (como teria um carro, a localização deixa de ser tão essencial), sobre o carro, novamente o Booking apresentou o melhor preço e fechei por lá novamente, desta vez a locadora foi a Budget, paguei via App direto ao Booking.

SOBRE A VIAGEM (JETSMART)

A JetSmart é uma cia de baixo custo, ou seja, tudo é pago, meu bilhete não permitia nem o uso dos bagageiros internos do avião, apenas uma item pessoal de 10kg, ou seja, bagagem de mão que tem que ir embaixo do assento. Isso foi um problema, pois limita a quantidade de roupas, mas nada que vá tirar a graça da economia no valor da passagem. Fiz o check-in online e ganhamos assento na janela que dentro da aeronave foi facilmente trocado por uma janela e um corredor juntos.

O voo sai de SP as 10:35, horário bom, saí de casa bem cedo, as 6 da manhã, cheguei em GRU as 6h30, o embarque é no T2 e foi tranquilo, pouca fila no controle de passaportes e raio-x, as 7h dentro da sala de embarque e com muito tempo de sobre deu pra ver os preços do Duty Free e também aproveitar as mordomias da sala vip da Amex (isso salva o bolso e o estômago), pena que fica no terminal 3 e a caminhada entre os terminais é longa. O voo chegou no horário e o embarque foi organizado e tranquilo. Era 10h20 e já estavam finalizado o embarque, aeronave um A321 foi com lotação de uns 80%, o espaço é curto e as poltronas não reclinam, praticamente todos respeitaram o seu bilhete e os bins foram vazios, muitas bagagens embaixo dos assentos. (tripulação em nenhum momento conferiu nada). Decolagem no horário e voo tranquilo, chegou 14h35. Serviço de bordo pago e bem caro.

Mesmo com os jogos panamericanos, a imigração foi rápida e as 15h já estava na rua procurando como ir até o local de retirada do veículo.

SOBRE O CARRO ALUGADO

Ao chegar no quiosque da Budget no Terminal 2 não havia ninguém, o funcionário da cia ao lado, falou pra ir até o outro terminal e pegar o transfer pro pátio das locadoras, isso demandou uma caminhada e uma espera. No pátio das locadoras procurei a Budget e já tinham minha reserva separada, foi tudo rápido, não tentaram vender seguros e nenhuma outra coisa. Apenas um calção no cartão de crédito de 600 mil pesos, algo em torno de R$ 3.200, eu também havia emitido pela AMEX um seguro.
O veículo era o mais básico possível, porém me deram um Peugeot 208 ano 2023, carro muito bom, com ótimo conforto o itens, como central multimídia e teto solar. Aqui no Brasil sempre entregam com o tanque cheio, lá o carro veio com 3/8 e era pra entregar do mesmo jeito. O veículo já vem com a tag do pedágio.

Continua...
 

IMG_20231022_132209416.jpg

  • Gostei! 1
  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Continuação...

Apenas uma observação em relação aos gastos, antes de sair do Brasil eu carreguei minha conta da WISE com R$1000,00 o que gerou algo em torno de 170.000 CLP com uma péssima conversão de 178, ou seja, era necessário dividir todos os valores por 178 para saber o preço em reais. Depois de dois dias no Chile adicionei mais R$ 1000,00 e a conversão melhorou muito e passou para 187 CLP por Real.

LOCOMOÇÃO EM SANTIAGO USANDO CARRO

Andar em Santiago de carro exige um pouco mais de planejamento pois é muito difícil achar locais para estacionar nas ruas, na região do La Moneda, Mercado Municipal e Plaza de Armas é necessário utilizar os estacionamentos subterrâneos, o custo varia de 40 a 48 CLP por minuto, algo em R$ 15 a hora. Também existe algumas vias expressas que são pedagiadas (free flow) e muitas vias com faixa exclusiva para ônibus e outras totalmente exclusivas para ônibus. Outro ponto interessante é que praticamente não existe radares de velocidade e o ritmo é bem forte, principalmente na Costanera Norte onde o limite é 100, mas andam a 120 ou mais.
Outro ponto interessante é o preço da gasolina, variava de 1261 a 1310 CLP por litro, ou seja entre R$ 6,75 a R$ 7,50 o litro. Como disse, a locadora me entregou o carro com 3/8 e na primeira abastecida, deixei 45.411 CLP (R$ 255,11).

O carro ajuda muito em passeios principalmente para ir na região de Farellones e Vale Nevado. A estrada é muito legal, muitas curvas fechadas e uma paisagem maravilhosa e a liberdade de parar onde quiser para fazer fotos é incrível. A estrada para Cajon del Maipu e Embalse y Else é outra aventura a parte, muito legal e as paisagens surreais.

FARELLONES

No primeiro dia inteiro decidimos ir a Farellones, o caminho de Santiago até lá dura em torno de uma hora e meia e a estrada é muito legal, apertadinha, curvas mega fechadas, boa inclinação e estava vazia. Chegando em Farellones, tudo praticamente fechado, parecia um cidade fantasma, na Estão de Ski de Las Parvas, tudo fechado, ainda havia muita neve nas montanhas, o que rendeu belas fotos, depois disso resolvemos ir até o Vale Nevado, estrada muito legal, muito gelo ainda e tudo vazio, foi muito legal. A parte ruim é que não tinha nadinha aberto para almoçar, tivemos que voltar pra Santiago pra almoçar.

 

IMG_20231020_123325140.jpg

IMG_20231020_124418476.jpg

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

EMBALSE EL YESO

Creio que é um dos passeios mais marcantes, paisagem muito bonita. Caminho desde Santiago, passa por Cajon del Maipu, estrada boa e ruim ao mesmo tempo, não requer um veículo 4x4, mas exige pericia na condução e deixa o carro extremamente sujo. Entrei no parque e um rapaz tentou desencorajar falando que rolam pedras, etc, mas foi bem tranquilo, o lago tem uma espécie de prainha, da pra ir de carro, mas tem que olhar o solo, vi alguns carros atolados. O vento é muito forte e o frio estava grande, no carro marcou 3ºC. Da pra seguir pela estrada até o Termas, mais uns 10km, vale a pena e a cada km vai ficando mais remoto e divertido. Na volta comemos em um restaurante as margens da rodovia em frente ao Parque Las Vizcachas chamado El Caballito, muito bom. Carro chefe é o Pastel de Choclo e também o Mote con Huesillos.

VALPARAÍSO E VIÑA DEL MAR

Com todo respeito para quem gosta, mas acho que romantizam demais uma cidade repleta de morros e casas mal cuidadas. A atração legal é o sistema de trólebus ainda operacional e o contato com o Oceano pacífico. Comi super bem num restaurante próximo ao morro Concepcion, chamado Foto e fotografia, 9900 CLP o almoço com entrada, prato,  sobremesa e bebida.

SANTIAGO - SAN CRISTOBAN

Para quem está de carro estacionar na região da Estação Funicular Pio-Nono é um pouco ruim dependendo do horário, tem vagas na rua que são cobradas, espécie de zona azul, 22CLP por minuto, fica uma fiscal que cobra na hora, tem como pagar no débito. Mas fica uma dica, é possível ir de carro e fazer o passeio embarcando no Teleférico na Estação Oásis, da pra estacionar o carro tranquilamente na Av. El Cerro e de graça.

VALORES E MÉDIA DE GASTOS

Achei o Chile bem caro, mas nada muito fora da realidade do Brasil. O custo médio de refeição é de 7 a 10mil CLP por pessoa. No centro um hot Dog completo custa 4200 com bebida e batatas fritas, algo em torno de R$ 23,00. No mercado água mineral em torno de 1250 CLP, salgadinhos na casa de 1700 CLP.
Sobre a Wise, praticamente todos lugares aceitam cartão, mas tive dois problemas no supermercado líder (Walmart) onde o Wise não passou de jeito nenhum. Em um deles tive que sacar dinheiro no caixa eletrônico, o Banco do Estado cobrou 5000CLP pelo saque e ao final deu erro e não liberou o dinheiro, tive que pagar no cartão de crédito e ainda fiquei com prejuízo na Wise. Entrei com reclamação no app e estão analisando, creio que vão devolver, espero. No Banco de Chile o saque cobra uma taxa de 8500. Então não saque. Precisei sacar pois parei em um estacionamento e ele era só dinheiro, então fui obrigado a tomar esse prejuízo.

Meus gastos para duas pessoas:

Passagem aérea: R$ 1406,00 - JetSmart

Aluguel de carro: R$ 920,00 - Budget - via Booking (veículo mais simples) - Rodei 779 km e 68.600 CLP em gasolina e 6500 CLP de pedágio

Airbnb (Carmen com Av. Santa Isabel): R$ 1.333,74

Wise: 1ª remessa R$ 973,93 = 170.000 CLP -- R$ 1,00 = 178,95 CLP
Wise 2ª remessa R$ 999,89 = 183.000 CLP -- R$ 1,00 = 187,63 CLP

Dentro dos gastos da Wise, inclui-se uma lavagem do carro que voltou de barro até o teto do Embalse, custou 18000 CLP

Tive um gasto no Walmart no cartão de crédito.

No geral, comemos super bem e fizemos quase tudo planejado.

Quem tiver dúvidas, só deixar a pergunta.

Abraços

 

 

IMG_20231022_143442866.jpg

IMG_20231022_141405140.jpg

Editado por willybuss
erro de digitação
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mais uma vez o tal de Wise mostra-se desnecessário e caro.

Entrei agora no site de Cambio Santiago e vi que o preço do real está exatamente o mesmo,187 pesos por real,e na AFEX 86 pesos por real.

O negócio,em Chile,onde há maquinas de cartões por todas as partes,é dinheiro em espécie que há aonde trocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
41 minutos atrás, D FABIANO disse:

Mais uma vez o tal de Wise mostra-se desnecessário e caro.

Entrei agora no site de Cambio Santiago e vi que o preço do real está exatamente o mesmo,187 pesos por real,e na AFEX 86 pesos por real.

O negócio,em Chile,onde há maquinas de cartões por todas as partes,é dinheiro em espécie que há aonde trocar.

pra que levar dinheiro se vocÊ pode  usar talão de cheque?

  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
4 horas atrás, willybuss disse:

 

VALPARAÍSO E VIÑA DEL MAR

Com todo respeito para quem gosta, mas acho que romantizam demais uma cidade repleta de morros e casas mal cuidadas. A atração legal é o sistema de trólebus ainda operacional e o contato com o Oceano pacífico. Comi super bem num restaurante próximo ao morro Concepcion, chamado Foto e fotografia, 9900 CLP o almoço com entrada, prato,  sobremesa e bebida.


 

 

já comentei algumas vezes, essas 2 cidades não tem nada para oferecer, uma verdadeira "tourist trap"

complamente superstimadas

é tipo um turista que vai conhecer o rio de janeiro e você sugere pra ele ir pra friburgo 

Editado por FCRO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros
Em 27/10/2023 em 18:34, FCRO disse:

já comentei algumas vezes, essas 2 cidades não tem nada para oferecer, uma verdadeira "tourist trap"

complamente superstimadas

é tipo um turista que vai conhecer o rio de janeiro e você sugere pra ele ir pra friburgo 

è bom saber pois estavam na minha programação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Geraldo TavaresEm minha opinião,de quem morou anos lá,uma visita com calma vale a pena.O meu reveillon de 2019 foi em Vina,e muito bom com calma para conhecer Papudo,San Antônio,Islã Negra.Porém,o pessoal gosta de bate e volta o que sou radicalmente contra,inclusive tem turistas por ai,que pensam que conhecem Chile,pois foram lá uma semana.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...