Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

PERU E BOLÍVIA - UMA TRIP DE SOBREVIVÊNCIA! (24 dias, 40+)

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Salve turma! Tudo bem?

Vim mais uma vez registrar uma viagem pela nossa querida América Latina! Foram 24 dias muito intensos só pra variar!

Fazia tempinho que não viajávamos pra longe com outras pessoas, foi legal compartilhar uma aventura de novo, ainda que apenas em parte da trip! Desta vez a companhia foi a família da namorada do meu filho! Fomos em 7 pessoas, nós 3 em casa e a família da Elô (2 adultos e 2 adolescentes). Mas eles ficaram só na primeira semana da viagem, pois os adolescentes não podiam perder muitas aulas. No restante da viagem seguimos solo (eu e Gui).

A alusão a idade, hahaha, no título do relato, é pq foi uma viagem fisicamente bastante intensa pra nós, adultos de 44 e 46 anos! Vcs logo vão ver o pq, haha!

 

ROTEIRO

Tivemos estadia com o grupo todo em Cusco e MP Pueblo (Águas Calientes) por uma semana, mas eu e Gui ficamos por mais alguns dias em Cusco para fazer umas trilhas extras, ficamos 10 dias inteiros no Vale Sagrado no total.

Sozinhos, seguimos pra Arequipa, depois fizemos o Canyon del Colca em dois dias, com pernoite em Chivay, seguimos pra Puno, e então atravessamos pra Bolívia, e tivemos pernoites em Copacabana, os dois lados da Isla del Sol, La Paz e Cochabamba.

 

DESLOCAMENTOS

Aéreos

Os deslocamentos de ida e volta para o Brasil foram de avião. A ida foi compartilhada por todos nós, de LATAM: LDB > GRU > LIM > CUZ. JG e a família da Elo voltaram de Cusco com o mesmo trajeto da ida, só que ao contrário, claro, kk.

Eu e Gui voltamos desde La Paz mas tivemos uma conexão de um dia em Cochabamba (LPB > VVI > CBB > GRU > LDB). Voos operados pela BoA, com exceção do trecho dentro do Brasil (LATAM).

Por terra

Eu vou contar os detalhes durante o relato, mas nossos deslocamentos terrestres foram de trem, vans, barcos e ônibus.

O trem pra Cusco: caro pá um caray né, preço pra europeu e estadunidense. Se estivéssemos só eu e Gui teríamos feito um trecho “a pé”. Optamos pela empresa Peru Rail – ida com bimodal (bus + trem) e volta só de trem (ambos os trens vistadome). Ficou 141,84 USD por pessoa ida e volta. Conto no relato pq foi um dinheiro bem mal gasto.

 

HOSPEDAGENS

No começo da viagem a hospedagem tinha que ser para 7, e a partir do dia 17 de maio, para 2. Usamos booking e Airbnb.

Cusco: Airbnb – custo de 2260 reais por família para 7 noites (custo total 4520 reais para 7 pessoas 7 noites: cerca de 92 reais por noite por pessoa). Nós mantivemos essa casa alugada mesmo quando passamos uma noite fora em Aguas Calientes pra facilitar as malas e etc!

MP Pueblo: Catari's House (booking) – custo de 45 USD por família, 1 noite

 

A partir de agora as hospedagens são só pra 2 (eu e Gui)

Cusco (2 noites): ValPer Boutique – USD 37,76

Arequipa (2 noites): Los Andes Bed & Breakfast – USD 73,10

Chivay (1 noite): Hotel Pandora – incluso no rolê

Puno (1 noite): Kaaro Hotel Puno – USD 20,68

Copacabana (1 noite): Hostal Piedra Andina – USD 21,60

Isla del Sol – norte (1 noite): Ecolodge Inti Wat'a – USD 50

Isla del Sol – sul (1 noite): Hostal Inti Wayra – USD 27

La Paz (4 noites): Hostal Iskanwaya – USD 125,32

Cochabamba (1 noite): El Hogar Casa y Habitaciones en el Prado – USD 16

Dou mais detalhes de cada uma durante o relato.

 

CÂMBIO E DOCUMENTOS

Levamos dólares na WISE e tb in cash... e tb levamos um pouco de reais (pensando em Bolívia). Cotação média para facilitar USD 1,00 = R$6,00. Falo os preços de saques e câmbios durante o relato, além de uma dica bem importante sobre Cusco. Pra Bolívia leve DINHEIRO, vale muito a pena.

Documentos obrigatórios são passaporte e vacina pra febre amarela? (o certificado internacional). Sobre o certificado internacional de vacina, eu e Gui tínhamos o antigo e JG não tinha, então atualizamos no site gov.br e estamos todos com o modelo novo. Ninguém pediu e a autoridade peruana me disse que não precisava embora tenha encontrado informação diferente na internet.

Seguro viagem eu emiti o do cartão mesmo, mas não precisei usar. Eu até tinha cogitado comprar um por medo desse do cartão não funcionar bem, mas dias antes da minha trip uma amiga que estava na Bolívia teve uma queda com fratura, usou o seguro do cartão e foi hiper bem atendida em La Paz, então desencanei!

 

TOURS (AGÊNCIAS)

Com exceção das entradas de MP que esgotam muito antes e devem ser adquiridos pelo site com antecedência, fechamos todos os outros tours que queríamos fazer in loco ou faltando poucos dias pra trip. Eu filtrei agências recomendadas mas entrei em contato na hora.

Vou comentar detalhadamente sobre isso durante o relato, qualidade e preços, mas as agências contratadas foram as seguintes:

Em Cusco: World Explorer Peru e Inca Trail Machu Picchu 360

Em Arequipa: Puriy Arequipa

Em La Paz: Buho’s Tour e Barracuda Biking

 

Agora PLAY NO ROLÊ!

(CONTINUA)

Editado por Juliana Champi

  • Respostas 56
  • Visualizações 35.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

  • Juliana Champi
    Juliana Champi

    15 DE MAIO – QUINTA (o dia de ir pra MPP) Dia de ir pra MPP... fizemos o primeiro trecho de ônibus (estação Wanchaq), até Ollanta, e de lá pegamos nosso Vistadome até MPP (Peru Rail). O Vistadome

  • Juliana Champi
    Juliana Champi

    CUSCO E MP Eu gostaria muito de ser aquela pessoa equilibrada que deixa pelo menos um dia “livre” das férias pra arrumar as coisas com calma antes de partir e que volta um dia antes pra descansar

  • Juliana Champi
    Juliana Champi

    Pessoal, eu esqueci de comentar neste começo sobre a ACLIMATAÇÃO A ALTITUDE. A cidade de Cusco, nossa primeira, fica a 3400msnm, e a gente sentiu logo de cara, como comentei, o cansaço de subir a

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Meu trajeto Puno - Cusco foi a mesma coisa, o ônibus era bom, mas a estrada horrível, era uma britadeira móvel, impossível dormir de tanto barulho e sacolejo. Peru é mais desenvolvido e mais turístico que Bolívia, mas nesse a estrada era muito melhor, como pode. 

Postado
  • Autor
  • Membros
2 horas atrás, Davi Leichsenring disse:

Meu trajeto Puno - Cusco foi a mesma coisa, o ônibus era bom, mas a estrada horrível, era uma britadeira móvel, impossível dormir de tanto barulho e sacolejo. Peru é mais desenvolvido e mais turístico que Bolívia, mas nesse a estrada era muito melhor, como pode. 

Eu imagino!!
E então, eu não tive tanto essa sensação de "desenvolvimento" do Peru... e não digo isso como se fosse algo ruim (tirando as estradas que pelamor)... achei que num primeiro momento as cidades pareciam mais ordenadas, como Cusco e Arequipa, mas no fim era tudo o puro suco do caos hahauaha igual a outras da Bolívia, se vc saísse do quadradinho turístico, kk!

Talvez a diferença, pela minha percepção, é que na Bolívia nem o quadradinho turístico tem alguma ordem, haha!

Postado
  • Membros
3 horas atrás, Davi Leichsenring disse:

mas a estrada horrível, era uma britadeira móvel, impossível dormir de tanto barulho e sacolejo.

Bora buscar comigo uma caminhonete em Manaus pela BR-230? 😂😂😂

Postado
  • Membros
Em 08/06/2025 em 18:21, Crom disse:

Quando fui a Cusco/Machu Pichu não senti nenhum efeito da altitude. Talvez tenham sido as folhinhas de coca que masquei logo no aeroporto...

Pode ter certeza que não foram essas folhinha, mas sim seu organismo que não sente mesmo. Isso independe de condicionamento físico,  é de cada um mesmo. E só vivendo pra saber rs.

Postado
  • Membros
Em 08/06/2025 em 19:48, Juliana Champi disse:

15 DE MAIO – QUINTA (o dia de ir pra MPP)

Dia de ir pra MPP... fizemos o primeiro trecho de ônibus (estação Wanchaq), até Ollanta, e de lá pegamos nosso Vistadome até MPP (Peru Rail). O Vistadome e o Expedition são vagões diferentes no mesmo trem, no entanto, de classes diferentes. O Vistadome tem janelas mais amplas e teto solar, além de snacks inclusos, que o Expedition não tem... mas assim, super parecidos, não vale o dinheiro extra não. Eu acabei comprando ida e volta no Vistadome pq peguei uma promoção e a família da Elo tava bem empolgada pra essa viagem de trem. Mas é bem caro, e nossa volta foi horrível, conto depois!

Mas enfim, bem empolgados nessa ida chegamos em MPP pouco depois do almoço. Fomos comprar nosso ticket de ônibus para o dia seguinte, almoçar e bater perna pela cidade.

O proprietário da nossa hospedagem nos buscou a pé na estação, a localização do hotel era bem conveniente e os quartos confortáveis... mas ele avisou que estava sem água na cidade... o que nos desanimou demais, pq na noite anterior tínhamos tido um problema com gás na nossa casa de Cusco e eu e Gui tomamos um banho de gato gelado kkkk eu queria muito tomar banho.

Fomos passear. O ticket de ônibus para MP custa 12usd por pessoa (outro assalto) só ida, e vc só consegue comprar se provar que já tem entradas pra MP, inclusive no horário específico da sua entrada. Ok, compramos.

Os restaurantes de MPP são mais “internacionais”, com opções de pizzas, massas, hambúrgueres e tb a tradicional cozinha chifa, que mistura Peru e China! Foi nossa escolha, tb tomei Pisco Souer, hahauaha!

Gostei bastante do povoadinho, mas ele é super pequeno, em poucas horas vc anda tudo. Os preços dos artesanatos são mais altos que em Cusco e não tem nada de diferente...

15.thumb.jpeg.50a252919ddb60c41cf14076e1702e95.jpeg16.thumb.jpeg.3b11279ed8c22666edf959b03825098c.jpeg17.thumb.jpeg.6c9e2bcbce5b383137dc42282a1d97df.jpeg

O trem da ida e MPP

No fim da tarde a água tinha finalmente voltado e pude tomar um longo banho quente hahauaha, comemos umas coisas de padaria pq ainda estávamos cheios do almojanta, rs.

 

16 DE MAIO – SEXTA (o dia de Machu Picchu)

Compramos com a maior antecedência possível os tickets para o circuito 2a – ruta classica, no site oficial do governo. Na baixa temporada (16 de outubro a 31 de maio) são disponibilizadas 4500 entradas por dia, sendo que destas, 1000 são reservadas para venda no local... mas gente, eu não recomendo. É uma confusão e complicação conseguir comprar ingresso in loco, vc acaba gastando vários dias a mais! Eu vi as filas, rs.

Nossa entrada era as 8h da manhã, então cerca de 7h fomos pra fila do bus. Bem organizada, eles fazem filas por horários de entrada em MP e conferem várias vezes os tickets... achei bem tranquilo.

Umas 7h30 partimos e logo chegamos e entramos em MP. Logo ali na portaria os portadores dos diferentes tipos de circuitos se dividem e vai cada um pro seu lado.

Optamos por não contratar guia e andamos no nosso ritmo por tudo que estava disponível no nosso circuito, ficamos no total cerca de 3h ou pouco mais por lá! O dia amanheceu claro e friozinho, depois desceu uma neblina rápida que encobriu a vista famosa, mas logo se dissipou. E tb ficou bem quente.

Eu não vou ficar aqui me alongando na história do local e etc pq né, acho que todos sabem. Mas foi bem legal visitar tudo aquilo que a gente tanto vê em livros e histórias!

18.thumb.jpeg.dffbf36e94dd8c2db6cd033bd605eb29.jpeg19.thumb.jpeg.1f77dd5c6f5b1c5c01c2b3a7f4d1b1db.jpeg

MP dispensa apresentações, mas dá-lhe escadas, kk

Antes de ir embora paramos na lanchonete que fica na entrada/saída do complexo e compramos umas bebidas e snacks, e resolvemos descer a escadaria infinita hahauaha pra voltar ao Pueblo ao invés de pagar 12 usd de novo, kk!

São quase 2km de escada... demoramos mais de 1h pra descer kkkk, e tinha muita gente subindo por este caminho tb. Jovens e/ou atletas, hahahaha!

20.thumb.jpeg.cc855e7f6849b0c310c0c4a68e33fd97.jpeg21.thumb.jpeg.5a08c4988c373e07def530b025ef8b0f.jpeg

Descer de escada, pq não? hahauaha

Nosso trem de volta era depois das 16h, então fomos num restaurante onde comemos beeeeem (não lembro mais o nome, mas os pratos eram super gigantes, rs) e ficamos matando hora até o horário do trem. Estávamos bem cansados, só pra variar subimos (e depois descemos) muita escada e já estávamos com dores musculares kkk!

A volta de trem foi uma tortura! Primeiro pq ele anda devagar e essa nossa passagem era até Cusco de trem, não tinha parte de bus. A previsão era de chegarmos pouco depois das 21h, mas chegamos depois da meia noite!

O caray do trem quebrou, paramos muitas vezes, trocou a locomotiva... enchia o trem de fumaça, ficava muito quente, depois gelava muito, uma bosta. Deu fome né, eles não serviram nada extra pelo atraso... nem tinha, até a água era escassa. Foi muito ruim.

Quando enfim chegamos na estação em Cusco (ficava a uns 25 min a pé da nossa casa) a Sara estava se sentindo mal, então ela e os pais foram de taxi pra casa. Eu, Gui, JG e Elo fomos a pé e paramos pra comprar uns mequis (único lugar aberto), que levamos pra casa dividir com os demais.

No cansaço dessa nossa chegada acabei esquecendo uma sacola dessas ecobag super lindona e prática que comprei na Suiça, hahauaha, dentro do trem. Tava cheia de comidas e bebidas. Fomos os últimos a descer do nosso vagão, então certamente ela foi recolhida por um funcionário.

No dia seguinte eu fui cedinho até a estação e disseram que não foi encontrada. Me senti roubada, de novo... pelo conjunto da obra eu considerei o trem uma grande BOSTA e recomendo fortemente que vc vá de outra forma se tiver físico pra isso!

 

17 DE MAIO – SÁBADO (o dia da despedida do filho e da outra família)

Acordamos cedinho (ah vá) e fomos com o pessoal pro aeroporto, pois era o dia deles retornarem ao Brasil. O JG ia viajar como menor desacompanhado pela primeira vez na vida, haha, e eu queria me certificar que ele embarcaria sem problemas, rs! Legal viver essa única experiência já que ano que vem ele faz 18 e não precisará mais de cartinha, rs!

Eles se foram.

22.thumb.jpeg.6fb45d22d8cd17e5bbbd45dc95e07b33.jpeg

Tchau more!

Nós voltamos pra cidade, fomos em vários mercados caóticos que não tínhamos ido (eu amei aqueles milhos e batatas todas, mas que caos) e achamos coisinhas bem mais baratas pq andamos fora da zona turística.

Comemos comida podrona, hahauaha, salchipapa, pollipapas, em restaurantes baratíssimos e locais! A tarde eu queria ir visitar uma relativamente nova atração de Cusco, chama Apukunaq Tianan... tem umas esculturas e etc... mas arreguei. Fomos pra casa e dormimos a tarde toda, kk!

Inclusive, neste dia trocamos de hospedagem. Depois do almoço voltamos na nossa antiga casa, pegamos as mochilas que tínhamos deixado lá e fomos pra ValPer Boutique... que de boutique não teve nada. Foi bem ruinzinha!

O banho era uma catástrofe, a cama era péssima... lugar barulhento, enfim. Não recomendo, embora seja bonitinho e a localização ok. Mas pra ir de uma hospedagem pra outra a gente teve que descer uma pirambeira e subir outra, deos!

Eu acho que não estou dando a ênfase que o sofrimento físico dessa viagem já tinha nos proporcionado até então, hahauaha, eu já estava bem cansada. Todo dia eram muitos km andando e SUBINDO coisas, como esses incas piravam em escada, deos!

Acordamos no fim da tarde. Eu ainda queria fechar o rolê do dia seguinte e então fomos na outra agência que eu tinha na lista, a World Explorer Peru, mas estava fechada.

Escrevi pra eles no zap e combinei tudo por ali mesmo, eu pagaria diretamente ao guia no dia seguinte, sucesso.

Aproveitei tb pra levar roupas na lavanderia (custava em média 5 soles o kilo) e fizemos mais um saque de 400 soles da wise. Eu não troquei dólares em Cusco, mas tinha pago os primeiros passeios em dólar. Deixei pra Bolivia. O Fábio trocou, pegamos uma cotação parecida com a da Wise.

Nesta noite encontramos dois amigos aqui do fórum, foi super legal! Conheci pessoalmente o Davi e a Grasi! Valeu demais esse encontrinho!

22a.thumb.jpeg.52cae53f0ded69241433278cdd196c70.jpeg

@Davi Leichsenring e Grasi (não consegui puxar seu @ menina)

O Davi já estava no fim da trip, tinha feito Bolívia e Atacama no Chile. A Grasi tava vindo da Bolívia tb e ainda foi pra Huaraz depois, trip iradíssima!

 

18 DE MAIO – DOMINGO (o dia da trilha mais difícil da vida)

Nevado Ausangate e 7 Lagunas!

Tinha chegado o grande dia, essa era uma trilha que eu queria muito fazer, me preparei pra ela durante uns 3 meses. Mas nada te prepara quando vc sente bem a maldita da altitude né!

Buscaram a gente 4h15 da manhã kkkcrying e fomos. Trilha de 14km, entre 4200 e 4800msnm. Pagamos 90 soles por pessoa mais 20 soles de entrada no local.

O guia nos deu instruções gerais, falou como era o percurso, trechos mais difíceis e etc, marcou pontos de encontro e ficou um tempo acompanhando o fim da fila, mas depois passou a frente. Não deu uma super assistência, mas tb não achei ruim.

Só pra variar chegam lá umas belezura que foram só pra foto... logo de cara já alugaram os cavalos que tb sofrem horrores pra subir, eu vi uns bichin passando perrengue. Teve um casal (de chilenos, nutelinhas) que queria ir os dois no mesmo cavalo pra economizar, pqp! Eu sou absurdamente contra o uso de animais pra esse tipo de atividade. Vá com suas pernas ou nem vá. Enfim. Não é uma necessidade, é laser sabe!

...

Os primeiros 3km são mais suaves, com trechos pouco inclinados e outros planos... mas depois é cada subida que pqp. Paisagens sempre lindas, nevadas, muitas alpacas, aquele campo verdejante cheio de corpos d’água... eu me sentia andando pelas terras das ninfas das águas do senhor dos anéis, haha! Era muito lindo e mágico. Mas não tinha ar.

23.thumb.jpeg.942532e8cb13fcfcbce67e12dfda6ee0.jpeg

Ausangate! Lindo!

O tempo todo o Nevado Ausangate, sagrado pros Incas, nos acompanhava, as vezes mais imponente, as vezes escondido! Minha cabeça explodiu de pensamentos... e de dor tb, kk! É uma caminhada silenciosa... não tem ar pra conversar, vc sobe vc com vc mesma!

Aí começam a aparecer as lagunas... uma a uma. Esplêndidas, de infinita beleza. Umas maiores, outras menores... os olhos questionavam se aquilo não era IA, rs, de tão perfeitas. O sol pleno fazendo brilhar cada folha verde e cada gota de água azul intenso de cada laguna.

24.thumb.jpeg.4086b3be1e3ff2d635c8df194250322d.jpeg25.thumb.jpeg.d8ea97f897c3259b3ce2d458634489fa.jpeg

Lagunas de beleza infinita!

A primeira Laguna fica a 4756msnm... tem o nome de cada uma e suas placas de altitude... é bonito demais. A segunda e a terceira... 4620msnm. A quarta pitica e ultra transparente, a quinta secando... a sexta incrivelmente profunda e azul e a última... não parecia de verdade. As fotos falam por si.

Foram 5h de caminhada. A volta tão extenuante quando a ida pq ainda haviam trechos de subida. Valeu cada pingo de suor!

26.thumb.jpeg.8e6b6e2684aa67a151be448d8ffa6142.jpeg27.thumb.jpeg.2ccf7760e13c3c5d1a65ea70554f3a63.jpeg

Valeu demais!

Estava bem frio, eu comecei essa caminhada com uma térmica, uma fleece e uma jaqueta. Logo tirei a jaqueta. Depois a fleece. E com 1h30 de caminhada eu tirei a térmica e coloquei uma camiseta de manga curta! Eu estava de boné, tinha passado protetor solar no rosto... estava bem frio mas muito ensolarado... mas eu não levei protetor solar. Eu nem achei que tiraria a blusa neste dia.

Uma burrice sem tamanho pq queimei os braços de fazer bolhas. Eles já descascaram duas vezes e sigo com um bronze belíssimo de montanha.

Chegamos em Cusco super tarde (transito dos infernos sempre), compramos miojo e tomamos nosso vinho sagrado no hotel, rs!

 

19 DE MAIO – SEGUNDA (o dia de seguir em frente)

A gente cogitou tentar fazer a Humantay neste dia, pois nosso bus pra Arequipa era só 21h... eu ia avisar a agência na noite anterior caso fosse mas não tinha a menor condição, haha! Estávamos quebrados e tivemos até uma febrinha de insolação durante essa madrugada. Acordei na hora do almoço. Não tinha tanta dor muscular, não era de condicionamento físico em si, era a falta de ar que quebrava a gente.

Fomos almoçar em um restaurante vegano que eu tinha paquerado, o Chia Vegan (gostei), demos mais uma andadinha na cidade e voltamos descansar e arrumar mochilas.

28.thumb.jpeg.fee8a3064ac4db25b23b5294f438d68e.jpeg

Chia Vegan!

A noite nos dirigimos ao terminal privado da Cruz del Sur, comemos um lanche por lá mesmo e subimos no busão. Bem confortável e moderno. Mas foi uma noite horrível, rs... eu conto pq na sequencia!

CONTINUA.

Amiga sinto muito pela sua péssima experiência no trem. Aliás, nem sabia que isso tinha acontecido (como assim?!).

Maaaassss...hoje estou a senhora da discórdia...vou ter que discordar de vc tb e dizer FAÇAM.O ROLÊ DE TREM!!! Pode ir no mais simples mesmo, ei fui nele e a vista é tão incrível quanto. E a sacada é,  saia e volte de Ollantaytambo.  Experiência perfeita!

Postado
  • Autor
  • Membros
Em 12/06/2025 em 18:20, JanaCometti disse:

Amiga sinto muito pela sua péssima experiência no trem. Aliás, nem sabia que isso tinha acontecido (como assim?!)

eu não consegui contar isso no nosso grupinho, estava tentando sobreviver mana, hahauaha

 

Em 12/06/2025 em 18:20, JanaCometti disse:

saia e volte de Ollantaytambo.  Experiência perfeita!

com essa parte concordo, mas eu se fosse redesenhar iria dar um jeito de ir OU voltar de trem, não fazer os dois trechos, rs.

Postado
  • Autor
  • Membros
  • Este é um post popular.

CANYON E VALLE DEL COLCA e PUNO

22 DE MAIO – QUINTA (Canyon/Vale del Colca – dia 1)

Acordamos bem cedo (acho que vcs já enjoaram dessa fala não, haha) e nos preparamos pra sair, nosso guia passou no horário combinado e nos dirigimos a van que estava estacionada a duas quadras do nosso hotel.

Daí aconteceu um acidente intestinal com meu marido HAHAUAHAUAHA... na altura que passávamos pela plaza de armas, bem na frente do restaurante que tínhamos jantado no dia anterior, ele simplesmente correu pra dentro, kkkkkk... no whatsapp uns minutos depois me disse “vai pra van, já te encontro” hahauaha...

Eu falei pro guia esperar uns minutos já lá na van onde só faltava o Gui, informando que ele estava com indisposição estomacal... ele concordou. Dali mais uns minutos o Gui apareceu com outra roupa HAHAUAHAUAHA (sorte que estava com a mochila completa, com todas as nossas coisas) e seguimos, kkkkkkkk... vou poupar vcs (e ele) de detalhes maiores.

Portanto, a diarreia do Gui veio ainda no Peru, falo mais sobre isso quando chegar a minha hahauaha!

A van do dia anterior tinha sido desconfortável... eu sei lá se é pq eles (peruanos) são pequenos, mas eu e Gui simplesmente não cabíamos direito nos assentos, e olha que não somos imensos. A de hoje era igual, eu disse pro guia que tb estava enjoada, que não queria ir lá no fundão (como fomos os últimos, os lugares eram os piores again) e acabei indo na frente com o motora, o Gui sozinho lá no fundo ficou mais confortável.

No caminho, o guia, excelente, nos deu muitas informações sobre muitas coisas. Fauna, flora, geologia, cultura, história... foi um dia de muito aprendizado. Ele falou bastante dos vulcões, contou histórias, falou dos guanacos e vicunhas – espécies de camelideos selvagens – e tb de lhamas e alpacas (as espécies domesticadas), e pudemos ver todos eles... enfim, eu gostei demais!

Eu não vou discursar aqui sobre estas espécies pq não sei se interessa a alguém. Se vc estiver lendo e te interessar comenta aqui que eu falo, haha!

36.thumb.jpeg.65112eb5b77205d0a6a1311526b2a43d.jpeg
Guanacos, lhamas, alpacas!

Nossa primeira parada além das pra ver bichos foi em Patawasi, que é um povoado onde vc vê umas formações rochosas interessantes e tb pode comprar coisinhas e chás de munha/coca entre outros.

37.thumb.jpeg.689caa2310c806bc96624228df9bf18f.jpeg
Paradinha em Patawasi

Depois seguimos pra uma parada que era muito esperada por mim, o Mirador de Los Andes, de onde se avista uma porrada de vulcões, inclusive um em erupção (o Sabancaya). Esse mirante fica a quase 5000msnm, é o ponto mais alto do rolê. Eu amei muito, a gente ficou uns 20 minutos por lá!

38.thumb.jpeg.c44677777a71ae6267cf027c49260b60.jpeg39.thumb.jpeg.c32bb7d64f116f1083aab1597c6b409b.jpeg
Olha o Sabancaya com fumarola!

Depois de subir a quase 5000msnm a gente começa a descer o Vale do Colca até Chivay, que é a maior cidade da região (8 mil pessoas), situando-se em 3800msnm. Fizemos mais paradas em pequenos miradores para contemplar os terraços de cultivo pré-incas e o fabuloso vale, bonito demais!

40.thumb.jpeg.8e6cc4b0242f535709160c48475f2e15.jpeg
Valle del Colca e Chivay

Almoçamos no restaurante que estava incluso no tour, bem gostoso... e demos um tempinho brincando com um cachorro fofíssimo que veio pular em mim, rs. A tarde estava prevista uma visita opcional a uma termas, e os que optaram por ir, escolheram ir direto após o almoço. Quem resolveu não ir foi levado ao hotel de escolha. Nós, obviamente, fomos pras termas!

Visitamos os banhos termais de Chacapi, que fica no povoado ao lado, de Yanque. Ainda tinha coisa sendo construída ou reformada, mas foi delícia! Dava pra ver os locais de onde a água brotava do chão, fervendo, e eram direcionadas a diferentes piscinas com diferentes temperaturas. Dava até um pouco de medo, rs. E tudo isso emoldurado pelo Rio Colca.

Ficamos bastante tempo numa piscina beeeem quentinha, haha, pq estava sem ninguém. Um tempo mais dentro d’água, um tempo mais fora... mas ficamos lá até as 16h, quando já estava realmente frio de doer fora da água! Mas valeu demais.

41.thumb.jpeg.3c1d90a213f12ad509f28c035400b4ac.jpeg
Termas!

Voltamos de lá e fomos deixados no hotel Pandora, incluso no rolê tb, que era uma graça e foi uma grata surpresa. As proprietárias muito queridas, cama super confortável e banho quente, oh glória!

A noite fomos jantar na cidadezinha e andar por suas ruas centrais... bem pequena mas fofinha, gostei de Chivay.

42.thumb.jpeg.65ebfb38828de0d10b9ff666aacf9fef.jpeg
Chivay! 

23 DE MAIO – SEXTA (Canyon/Vale del Colca – dia 2 >> PUNO)

Nosso guia buscou a gente as 6h da manhã rs, tomamos café rapidinho e partimos! A primeira parada foi no mesmo povoado do dia anterior, Yanque. Uma parada “artificial" haha, pra comprar bugiganga. Era muito cedo, tava um frio da porra, e tinha umas moças com roupas típicas fazendo apresentações de dança na pracinha, deu um pouco de dó.

43.thumb.jpeg.16260c1dfea68c0caa50768d1980bd97.jpeg
Povoado de Yanque!

Na sequencia paramos no povoado de Maca, mesmo esquema do anterior, mas com mais coisas... e aí já era mais de 8h da manhã, me senti a vontade pra provar o Colca Souer, hahahauaha, um drink (sim, com alcool) feito com Pisco, clara de ovo e uma fruta de cactos típica da região (que parece uma pitaia, só que muito azeda, gosto de kiwi).

44.thumb.jpeg.0f5a564c42b33eca3fb3c85c15cfab4c.jpeg
Povoado de Maca e Colca Souer

Mas vamos ao que interessa, o Canyon del Colca de fato e os fabulosos condores. O guia deu mais um show de informações, falando muito sobre os condores (que não são as maiores aves voadoras do mundo inclusive) e o Canyon... que sim, é o mais profundo do mundo (4160m, o Grand Canyon é cerca de um terço disso), mas não o maior, claro. Falou dos vários tipos de métricas usadas pra classificar os diferentes cânions, foi muito legal.

Novamente, não sou capaz nem acho interessante reproduzir tudo que aprendi neste dia... o canyon é maravilhoso, andamos mais de 1h por seus caminhos e avistamos muito condores em voos magníficos! Poupar vcs de mil fotos e vídeos, mas foi legal demais!

45.thumb.jpeg.d271e4fefa9cdee625eba2abddec6175.jpeg46.thumb.jpeg.cc1263bf3ca78ed41f47066ef9ec9b1b.jpeg
Canyon del Colca! Tiramos fotos bem turistões com pessoas fantasiadas de condor e as galera do meu insta acharam que era de verdade... eu nem me esforcei deos, kk

Voltamos então pra Chivay e fomos almoçar num outro restaurante buffet no mesmo esquema do dia anterior, mas menos bom na minha opinião. Não tava ruim, mas não tinha trucha, kk. De lá, nosso grupo ia voltar pra Arequipa, mas nós fomos transferidos pra um ônibus pra seguir a Puno.

O ônibus era super confortável mas mais uma vez a viagem foi sofridinha devido à qualidade do asfalto. Como era um rolê turístico, não uma simples transferência, tivemos novamente 3 paradas. Uma em Patawasi, uma no Mirador de los Andes (ambas já tínhamos “conhecido” no dia anterior) e uma nova: Mirador Lagunillas. O guia explicou que era uma laguna como o Titicaca, mas bem menor... embora muito mais alta. Enquanto o Titicaca ficava a 3800msnm, estas ficavam a 4444msnm.

A parada tb foi muito interessante. Elas eram bem maiores do que eu esperava, tava um frio absurdo... e enquanto contemplávamos a beleza do lugar começou a nevar! Foi MUITO INCRÍVEL.

47.thumb.jpeg.260421228e78e8cd05c33bc4dfb2da70.jpeg
Lagunillas e neve!

Chegamos em Puno já era de noitinha, fomos direto ao hotel, que foi 1000 de 10 tb. Deixamos as mochilas e saímos pra fazer 3 coisas, rs! Conhecer o que fosse possível da cidade, comprar passagens pra Copacabana, na Bolívia, e comer!

Fomos a pé ao terminal rodoviário (levou quase 30 min) e compramos as passagens (custou 30 soles cada, Trans Titicaca) para as 7h da manhã do dia seguinte (só tinha horário as 6h e as 7h, rs). Aí a gente tava exausto, paramos um tuktuk (sim, tinha!) e ele nos levou de volta ao centro por 4 soles. GLÓRIA.

48.thumb.jpeg.7b641fa644dbadb933aca26cdf96c101.jpeg
Puno.

Andamos por pracinhas e um boulevard onde só tem pedestres, gostei da vibe da cidade... talvez ficaria um dia se fosse possível... mas não mais que isso. Lá tem os passeios às ilhas flutuantes, mas não consegui encaixar e vi/li umas coisas que não me fizeram me esforçar pra ficar, rs. Então comemos umas empanadas e voltamos pro hotel descansar, o dia seguinte tinha fronteira terrestre!

CONTINUA.

Editado por Juliana Champi

Postado
  • Membros
9 horas atrás, Juliana Champi disse:

CANYON E VALLE DEL COLCA e PUNO

22 DE MAIO – QUINTA (Canyon/Vale del Colca – dia 1)

Acordamos bem cedo (acho que vcs já enjoaram dessa fala não, haha) e nos preparamos pra sair, nosso guia passou no horário combinado e nos dirigimos a van que estava estacionada a duas quadras do nosso hotel.

Daí aconteceu um acidente intestinal com meu marido HAHAUAHAUAHA... na altura que passávamos pela plaza de armas, bem na frente do restaurante que tínhamos jantado no dia anterior, ele simplesmente correu pra dentro, kkkkkk... no whatsapp uns minutos depois me disse “vai pra van, já te encontro” hahauaha...

Eu falei pro guia esperar uns minutos já lá na van onde só faltava o Gui, informando que ele estava com indisposição estomacal... ele concordou. Dali mais uns minutos o Gui apareceu com outra roupa HAHAUAHAUAHA (sorte que estava com a mochila completa, com todas as nossas coisas) e seguimos, kkkkkkkk... vou poupar vcs (e ele) de detalhes maiores.

Portanto, a diarreia do Gui veio ainda no Peru, falo mais sobre isso quando chegar a minha hahauaha!

A van do dia anterior tinha sido desconfortável... eu sei lá se é pq eles (peruanos) são pequenos, mas eu e Gui simplesmente não cabíamos direito nos assentos, e olha que não somos imensos. A de hoje era igual, eu disse pro guia que tb estava enjoada, que não queria ir lá no fundão (como fomos os últimos, os lugares eram os piores again) e acabei indo na frente com o motora, o Gui sozinho lá no fundo ficou mais confortável.

No caminho, o guia, excelente, nos deus muitas informações sobre muitas coisas. Fauna, flora, geologia, cultura, história... foi um dia de muito aprendizado. Ele falou bastante dos vulcões, contou histórias, falou dos guanacos e vicunhas – espécies de camelideos selvagens – e tb de lhamas e alpacas (as espécies domesticadas), e pudemos ver todos eles... enfim, eu gostei demais!

Eu não vou discursar aqui sobre estas espécies pq não sei se interessa a alguém. Se vc estiver lendo e te interessar comenta aqui que eu falo, haha!

36.thumb.jpeg.65112eb5b77205d0a6a1311526b2a43d.jpeg
Guanacos, lhamas, alpacas!

Nossa primeira parada além das pra ver bichos foi em Patawasi, que é um povoado onde vc vê umas formações rochosas interessantes e tb pode comprar coisinhas e chás de munha/coca entre outros.

37.thumb.jpeg.689caa2310c806bc96624228df9bf18f.jpeg
Paradinha em Patawasi

Depois seguimos pra uma parada que era muito esperada por mim, o Mirador de Los Andes, de onde se avista uma porrada de vulcões, inclusive um em erupção (o Sabancaya). Esse mirante fica a quase 5000msnm, é o ponto mais alto do rolê. Eu amei muito, a gente ficou uns 20 minutos por lá!

38.thumb.jpeg.c44677777a71ae6267cf027c49260b60.jpeg39.thumb.jpeg.c32bb7d64f116f1083aab1597c6b409b.jpeg
Olha o Sabancaya com fumarola!

Depois de subir a quase 5000msnm a gente começa a descer o Vale do Colca até Chivay, que é a maior cidade da região (8 mil pessoas), situando-se em 3800msnm. Fizemos mais paradas em pequenos miradores para contemplar os terraços de cultivo pré-incas e o fabuloso vale, bonito demais!

40.thumb.jpeg.8e6cc4b0242f535709160c48475f2e15.jpeg
Valle del Colca e Chivay

Almoçamos no restaurante que estava incluso no tour, bem gostoso... e demos um tempinho brincando com um cachorro fofíssimo que veio pular em mim, rs. A tarde estava prevista uma visita opcional a uma termas, e os que optaram por ir, escolheram ir direto após o almoço. Quem resolveu não ir foi levado ao hotel de escolha. Nós, obviamente, fomos pras termas!

Visitamos os banhos termais de Chacapi, que fica no povoado ao lado, de Yanque. Ainda tinha coisa sendo construída ou reformada, mas foi delícia! Dava pra ver os locais de onde a água brotava do chão, fervendo, e eram direcionadas a diferentes piscinas com diferentes temperaturas. Dava até um pouco de medo, rs. E tudo isso emoldurado pelo Rio Colca.

Ficamos bastante tempo numa piscina beeeem quentinha, haha, pq estava sem ninguém. Um tempo mais dentro d’água, um tempo mais fora... mas ficamos lá até as 16h, quando já estava realmente frio de doer fora da água! Mas valeu demais.

41.thumb.jpeg.3c1d90a213f12ad509f28c035400b4ac.jpeg
Termas!

Voltamos de lá e fomos deixados no hotel Pandora, incluso no rolê tb, que era uma graça e foi uma grata surpresa. As proprietárias muito queridas, cama super confortável e banho quente, oh glória!

A noite fomos jantar na cidadezinha e andar por suas ruas centrais... bem pequena mas fofinha, gostei de Chivay.

42.thumb.jpeg.65ebfb38828de0d10b9ff666aacf9fef.jpeg
Chivay! 

23 DE MAIO – SEXTA (Canyon/Vale del Colca – dia 2 >> PUNO)

Nosso guia buscou a gente as 6h da manhã rs, tomamos café rapidinho e partimos! A primeira parada foi no mesmo povoado do dia anterior, Yanque. Uma parada “artificial" haha, pra comprar bugiganga. Era muito cedo, tava um frio da porra, e tinha umas moças com roupas típicas fazendo apresentações de dança na pracinha, deu um pouco de dó.

43.thumb.jpeg.16260c1dfea68c0caa50768d1980bd97.jpeg
Povoado de Yanque!

Na sequencia paramos no povoado de Maca, mesmo esquema do anterior, mas com mais coisas... e aí já era mais de 8h da manhã, me senti a vontade pra provar o Colca Souer, hahahauaha, um drink (sim, com alcool) feito com Pisco, clara de ovo e uma fruta de cactos típica da região (que parece uma pitaia, só que muito azeda, gosto de kiwi).

44.thumb.jpeg.0f5a564c42b33eca3fb3c85c15cfab4c.jpeg
Povoado de Maca e Colca Souer

Mas vamos ao que interessa, o Canyon del Colca de fato e os fabulosos condores. O guia deu mais um show de informações, falando muito sobre os condores (que não são as maiores aves voadoras do mundo inclusive) e o Canyon... que sim, é o mais profundo do mundo (4160m, o Grand Canyon é cerca de um terço disso), mas não o maior, claro. Falou dos vários tipos de métricas usadas pra classificar os diferentes cânions, foi muito legal.

Novamente, não sou capaz nem acho interessante reproduzir tudo que aprendi neste dia... o canyon é maravilhoso, andamos mais de 1h por seus caminhos e avistamos muito condores em voos magníficos! Poupar vcs de mil fotos e vídeos, mas foi legal demais!

45.thumb.jpeg.d271e4fefa9cdee625eba2abddec6175.jpeg46.thumb.jpeg.cc1263bf3ca78ed41f47066ef9ec9b1b.jpeg
Canyon del Colca! Tiramos fotos bem turistões com pessoas fantasiadas de condor e as galera do meu insta acharam que era de verdade... eu nem me esforcei deos, kk

Voltamos então pra Chivay e fomos almoçar num outro restaurante buffet no mesmo esquema do dia anterior, mas menos bom na minha opinião. Não tava ruim, mas não tinha trucha, kk. De lá, nosso grupo ia voltar pra Arequipa, mas nós fomos transferidos pra um ônibus pra seguir a Puno.

O ônibus era super confortável mas mais uma vez a viagem foi sofridinha devido à qualidade do asfalto. Como era um rolê turístico, não uma simples transferência, tivemos novamente 3 paradas. Uma em Patawasi, uma no Mirador de los Andes (ambas já tínhamos “conhecido” no dia anterior) e uma nova: Mirador Lagunillas. O guia explicou que era uma laguna como o Titicaca, mas bem menor... embora muito mais alta. Enquanto o Titicaca ficava a 3800msnm, estas ficavam a 4444msnm.

A parada tb foi muito interessante. Elas eram bem maiores do que eu esperava, tava um frio absurdo... e enquanto contemplávamos a beleza do lugar começou a nevar! Foi MUITO INCRÍVEL.

47.thumb.jpeg.260421228e78e8cd05c33bc4dfb2da70.jpeg
Lagunillas e neve!

Chegamos em Puno já era de noitinha, fomos direto ao hotel, que foi 1000 de 10 tb. Deixamos as mochilas e saímos pra fazer 3 coisas, rs! Conhecer o que fosse possível da cidade, comprar passagens pra Copacabana, na Bolívia, e comer!

Fomos a pé ao terminal rodoviário (levou quase 30 min) e compramos as passagens (custou 30 soles cada, Trans Titicaca) para as 7h da manhã do dia seguinte (só tinha horário as 6h e as 7h, rs). Aí a gente tava exausto, paramos um tuktuk (sim, tinha!) e ele nos levou de volta ao centro por 4 soles. GLÓRIA.

48.thumb.jpeg.7b641fa644dbadb933aca26cdf96c101.jpeg
Puno.

Andamos por pracinhas e um boulevard onde só tem pedestres, gostei da vibe da cidade... talvez ficaria um dia se fosse possível... mas não mais que isso. Lá tem os passeios às ilhas flutuantes, mas não consegui encaixar e vi/li umas coisas que não me fizeram me esforçar pra ficar, rs. Então comemos umas empanadas e voltamos pro hotel descansar, o dia seguinte tinha fronteira terrestre!

CONTINUA.

Excelente relato @Juliana Champi. Parabéns.

Quanto vcs pagaram neste tour de 2 dias? Já estava incluso no valor o transporte até Puno.

Irei fazer Arequipa e Puno e estou em dúvida entre pegar o tour de 1 dia ou este já indo pra Puno.

Editado por MMarttins

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.