Ir para conteúdo

Volta completa de Ilha Grande/RJ -Uma caminhada inesquecível


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Blz André.

Tá devendo o relato dessa caminhada hein.

Conte para gente como foi.

 

Sobre a trilha do Pico do Papagaio, esse papo de que a trilha some é de guia de agencia.

Não caia nessa.

Naquela época que eu tentei fazer, a trilha era bem demarcada e vc não encontra nenhuma bifurcação.

Foi o que eu consegui obter dessa trilha.

E qto ao lance da escalaminhada, isso é só na parte final, qdo vc já tá em cima da pedra.

 

 

 

Fala augusto, sumi mas to de volta rsrsrsr

 

Bom após a volta na Ilha em abril deste ano, quero voltar lá para subir o Pico do Papagaio, peguei no próprio site da Ilha as indicaçãoes da trilha. Portanto gostaria de te perguntar se realmente existe um trecho em que a trilha " some " no meio de pedras e folhas, se há muitas bifurcações, e o lance da escalaminhada.

 

Aguardo retorno, grande abraço

 

André Serrano

 

 

 

Blz Raffa.

Aquela Praia Brava de Palmas é muito bonita. O local do camping é sensacional, mas parece ser muito muvucado né.

Na verdade Carnaval e Reveillon é lotado aquilo.

Mas vale a pena.

Bem melhor que Ilhabela.

 

 

Abcs

 

vim aqui namorar mais uma vez esse tópico !

 

pelo visto meu ano novo vai ser esse trajeto.

qual praia tem que pedir permissão ou reservar para poder acampar ?

 

::mmm:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Olá!

Achei o seu relato bem rico e inspirador. Também anoto tudo nas minhas viagens, peregrinações e trekking, depois compartilho. Sempre tem uma dica importante para ajudar o pessoal.

Frequento a Ilha Grande a muito tempo ( amo aquele lugar!), mas nunca dei a volta nela . Tenho vontade fazer isso e sempre vou adiando e acabo indo para outro lugar. Companhia também é importante, agora, acho que convenci o meu irmão a ir comigo. Ele também conhece a Ilha toda, ficou lá jogado por 40 dias. Rsrsrs... , mas nunca circulou.

Tenho uma dúvida: É necessário levar fogareiro para cozinhar? Como vocês fizeram? E os PFs, onde a gente arruma? Nem todo lugar tem Vila.

 

Um abraço forte,

 

Giselle

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Agusto!!!!!

parabéns pelo relato!!!! já fiz essas trilhas várias vezes, mas nunca todas juntas!

E agora em janeiro estou planejando uma volta completa em solitário, meu único receio é a trilha cachadaço-sto antônio , essa eu nunca fiz, mas tenho o livro que vc citou,então vamos as perguntas:

 

Poderei fazer um resumo dessa trilha do livro e confiar nele?

 

Os pontos de orientação que vc citou são suficientes pra fazer esse trajeto?

 

Vc tem, ou conhece alguém que tenha o track log desse trecho?

 

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Agusto!!!!!

parabéns pelo relato!!!! já fiz essas trilhas várias vezes, mas nunca todas juntas!

E agora em janeiro estou planejando uma volta completa em solitário, meu único receio é a trilha cachadaço-sto antônio , essa eu nunca fiz, mas tenho o livro que vc citou,então vamos as perguntas:

 

Poderei fazer um resumo dessa trilha do livro e confiar nele?

 

Os pontos de orientação que vc citou são suficientes pra fazer esse trajeto?

 

Vc tem, ou conhece alguém que tenha o track log desse trecho?

 

 

abraço

 

Hola,

 

Tenìa muchas expectativas por la trilha Santo Antonio, y la verdad es que no es màs bonita que otras, sòlo es un poco confusa. Mi amiga Ana y yo la hicimos con el Guìa que figura en la pàgina de la isla.

Realmente tiene muchas bifurcaciones, Joao Pontes, es muito legal y realmente es un placer caminar con èl, sale de Palmas, y el precio que cobra es super razonable.

Yo prefiero otras trilhas, encontrè la trilha que va al Farol sumamente interesante, sobre todo la parte que pasa por un bosque bastante oscuro. Otra que adorè es el atajo a Bananal y la trilha máxima para mì es la que une dois rios con Parnaioca.

Suerte!!!

Y por supuesto un saludo a Augusto que brindò tantos detalles sobre la isla, yo di la vuelta en varias etapas, y realmente es como una peregrinaciòn, cada vez uno aprecia cosas nuevas!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Giselle.

 

Qto a alimentação, nós pesquisamos onde achariamos PFs a venda.

Então a gente já tinha um roteiro pré-determinado onde iamos fazer comida ou comer o PF.

Ao longo dessa caminhada em varias praias se vende PF.

 

No Saco do Céu, Praia de Itaguaçú, Caxadaço.

E Parnaioca, dependendo da época. Esses lugares não tem jeito, vc terá de levar um fogareiro p/ fazer comida.

próximo a essas praias, tem outras que vc encontra PF.

Por exemplo: ao lado do Caxadaço, na Praia de 2 Rios tem PF p/ vender; na Praia Vermelha vc encontra um restaurante também.

 

Mas tudo vai depender de que lugares vc pretende ficar e em qtos dias irá fazer a travessia.

 

 

 

Abcs

 

Olá!

Achei o seu relato bem rico e inspirador. Também anoto tudo nas minhas viagens, peregrinações e trekking, depois compartilho. Sempre tem uma dica importante para ajudar o pessoal.

Frequento a Ilha Grande a muito tempo ( amo aquele lugar!), mas nunca dei a volta nela . Tenho vontade fazer isso e sempre vou adiando e acabo indo para outro lugar. Companhia também é importante, agora, acho que convenci o meu irmão a ir comigo. Ele também conhece a Ilha toda, ficou lá jogado por 40 dias. Rsrsrs... , mas nunca circulou.

Tenho uma dúvida: É necessário levar fogareiro para cozinhar? Como vocês fizeram? E os PFs, onde a gente arruma? Nem todo lugar tem Vila.

 

Um abraço forte,

 

Giselle

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Perlamundo, você caminhou até o farol??

 

O que tem por lá? Pelo que sei, não se pode visitar propriamente o farol, apenas observa-lo de longe.... vale a pena o esforço até lá??

 

Tem umas fotos do local?

 

Hola,

 

Te cuento que caminé en la isla todas las trillas que conforman la vuelta, pero en varias oportunidades, o sea en varios sentidos y más de una vez cada una. Llevamos varios viajes a la isla, pero acorde a nuestra edad (rondamos la quinta década). Y contamos con la ayuda de los datos de Augusto y José Bernardo.

Esa vez que visitamos Santo Antonio y Praia dos Castellanos, hicimos base en el camping Paraiso de la Praia Brava de Palmas. Un lugar super limpio y que está sólo a una hora de caminada de Abrao (da para ir temprano a hacer compras y volver para el café)

Yo viajo con mi amiga Ana, y en esa oportunidad ella no quiso seguir más allá de la Playa dos Castellanos, por ese motivo tuvimos que volver, antes de alcanzar el Farol. Pero para mí la caminata valió!!!!

Encontré que la trilla pasa por unas playas bien bonitas, como arrecifes y atraviesa un bosque totalmente aislado, que de los que caminé por la isla es el más oscuro Incluso se nos atravesaron dos capivaris. Voy a buscar fotos para enviar.

También en otro viaje descubrimos Matariz, en lugar de partir de Abrao, vamos de barco directo, hacemos base la y caminamos hacia Japariz y hacia Longa.

También hicimos base en Aventureiro donde pasamos 10 días, y por supuesto nuestra adorada Parnaioca, con el bosque más aislado (tiene una figuera gigante!!!)

Yo tenía muchas expectativas de la trilla de Santo Antonio, pero allí el bosque es de menor porte.

Perla

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Rapha, blz?

 

Na trilha do Caxadaço a Sto Antonio, procure tirar cópia do livro e leve na trilha. É a melhor maneira.

Eu fiz isso e nas bifurcações que apareciam eu dava olhava na cópia do livro.

Pode confiar totalmente nas anotações do livro. Ele é bem detalhado.

Os pontos que eu considero importantes são o início da trilha, que é um pouco confuso: se oriente por uma vala onde segue a trilha e passando a região das samambaias, na descida ingreme, procure evitar as bifurcações.

 

Coordenadas GPS não usei. A trilha de uma praia a outra é sempre bem demarcada. É só encontrar o inicio dela (na dúvida sempre siga os cabos de energia ou pergunte aos moradores - todos ajudam).

O problema é só entre Caxadaço e Sto Antônio. Ali a mata é fechada e dependendo do modelo de GPS pode ser que nem pegue.

No site do Renato Galani (já troquei e-mails com ele - gente boa) vc encontra o tracklog dessa travessia, mas ele fez no sentido inverso a que eu fiz.

Também tem um relato lá.

http://www.aventuraadois.com/the-news/trilhastravessias/55-volta-a-ilha-grande

 

 

E obrigado Perla.

Acho que nada mais justo quem fazer essa travessia e disponibilzar o maior numero de informações e dicas não é?

A ilha é de todos e não só de quem pode pagar um guia p/ isso.

 

 

Abcs

 

 

 

Agusto!!!!!

parabéns pelo relato!!!! já fiz essas trilhas várias vezes, mas nunca todas juntas!

E agora em janeiro estou planejando uma volta completa em solitário, meu único receio é a trilha cachadaço-sto antônio , essa eu nunca fiz, mas tenho o livro que vc citou,então vamos as perguntas:

 

Poderei fazer um resumo dessa trilha do livro e confiar nele?

 

Os pontos de orientação que vc citou são suficientes pra fazer esse trajeto?

 

Vc tem, ou conhece alguém que tenha o track log desse trecho?

 

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, Augusto!

Obrigada pela resposta. Tenho certeza que as informações serão muito úteis. Bom, pelo menos sei que fome não vou passar. Dependendo do "perrengue" a gente come um daqueles esquilos que ficam rondando por lá.Rsrsrsrsrss... ::carai::

Vou ver qual o melhor roteiro a seguir, depois venho aqui contar como foi.

Um abraço,

Giselle

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Augusto,

 

Qué bueno lo que voce escribió, la isla es de todos!!!Voce realmente tiene espíritu mochilero,

Y cada rincón tiene su belleza!!!Camino x la isla, y cada día veo lugares más bonitos!!!

La gente pega un avión y va a hacer trillhas al fin del mundo. Yo caminé por el mundo y descubrí que el paraíso está mucho más próximo: en el estado de RJ (la zona serrana, y la isla, con sus caicaras)

Si alguien se internó en el corazón de la isla, me gustaría contar con información, ya que todos cuentan que había trillas que la atravesaban. Es interesante xq la isla tenía muchas familias viviendo y en la zona de Santo Antonio, dicen q para el interior aún quedan árboles frutales.(laranjas)

 

Si algún día deciden venir a Uruguay, estoy a las órdenes.

 

Perla

 

Perla

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...