Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

Oii gente, Me chamo Isabella, tenho 19 anos e estou planejando um mochilão daqui até 2 anos... estou tentando me preparar tanto financeiramente quanto psicologícamente e emocionalmente.
achei esse fórum e gostaria de que voces me dessem algumas dicas que eu como uma iniciante nesse mundo posso utilizar e o que eu poderia estar fazendo pra me preparar melhor pra fazer isso acontecer.
Gostaria de dicas de "equipamentos" e coisas necessárias pra um mochilão também, e sugestão de destinos legais e seguros pra começar 

Comeei a faculdade recentemente e não tenho certeza se é certo eu ir antes de terminar ou depois de me formar.... até porque vai demorar uns 5 anos.... o que vcs acham? melhor eu esperar ou ir no tempo que planejei?

Obrigada desde já!!

Editado por BellaPietra
acrecentar mais uma coisa
  • Membros
Postado

Estudo é tudo que levamos nessa vida.Falo isso porque, se um dia terrível,não tivesse ido a La Paz,hoje seria professor de direito e juiz ou algo da carreira e nem tinha conhecido aqui.Estudo abre portas e dão dinheiro e status na vida. Por sorte,sempre fui ateu marxista e com a impossibilidade, causada por questões físicas e médicas,de concluir o meu curso, levo uma vida frustrante,mas resignado com aquilo que o destino me negou.

• Membros
Postado

O ideal para começar, é você viajar para lugares próximos de onde você mora para ir se acostumando e ganhando confiança. Então vai arriscando cada vez mais longe, outro estado, outro país, outro continente...

É escolher o destino e planejar com bastante antecedência. Hoje está muito fácil, a internet está repleta de informação. Duvidas pontuais pergunte aqui do fórum. 

Uma coisa que parece besta, mais que eu fui aprendendo nos mochilões é levar pouco peso. Cada vez que viajo levo menos bagagem. Ajuda muito na locomoção, as vezes diminuiu o custo de transporte e exercita o minimalismo :) . Levar só o básico, lavar e repetir roupa, etc. 

Dar dicas mais abrangentes é difícil, pois cada pessoa tem sua realidade financeira, gostos, tempo, etc.  

• Membros
Postado

Você pode trancar a faculdade por um semestre pra fazer isso.

Não acho que mochilar tem exatamente dicas para antes de viajar, a não ser as básicas, a grande maioria das coisas você aprende de acordo com o tempo e seu gosto, que são coisas como o que levar na mochila, tamanho dela, tipo de acomodação (hostel/hotel/etc), que cidades visitar, o que comer, etc.

Coisas básicas são:
- não tente levar todo seu guarda-roupa, uma mochila/mala de até 70L é mais que suficiente.
- as coisas mais importantes para levar são: passaporte e sua carteira (e medicamentos caso precise), todo o resto dá pra resolver no caminho
- tenha um mínimo de planejamento, você precisa de um objetivo na viagem, se não você se sente perdido.
- comece viagens curtas no Brasil para adquirir experiência e para entender a dinâmica.
- marque uma data e vá pro aeroporto/rodoviária no dia marcado, o resto é só seguir o curso da viagem.

• Gostei! 1
  • Membros
Postado
Em 12/09/2025 em 19:17, D FABIANO disse:

Estudo é tudo que levamos nessa vida.Falo isso porque, se um dia terrível,não tivesse ido a La Paz,hoje seria professor de direito e juiz ou algo da carreira e nem tinha conhecido aqui.Estudo abre portas e dão dinheiro e status na vida. Por sorte,sempre fui ateu marxista e com a impossibilidade, causada por questões físicas e médicas,de concluir o meu curso, levo uma vida frustrante,mas resignado com aquilo que o destino me negou.

Muito obrigada, vou levar isso em consideração!

• Membros
Postado
Em 12/09/2025 em 20:00, JoseEduardoAmaral disse:

O ideal para começar, é você viajar para lugares próximos de onde você mora para ir se acostumando e ganhando confiança. Então vai arriscando cada vez mais longe, outro estado, outro país, outro continente...

É escolher o destino e planejar com bastante antecedência. Hoje está muito fácil, a internet está repleta de informação. Duvidas pontuais pergunte aqui do fórum. 

Uma coisa que parece besta, mais que eu fui aprendendo nos mochilões é levar pouco peso. Cada vez que viajo levo menos bagagem. Ajuda muito na locomoção, as vezes diminuiu o custo de transporte e exercita o minimalismo :) . Levar só o básico, lavar e repetir roupa, etc. 

Dar dicas mais abrangentes é difícil, pois cada pessoa tem sua realidade financeira, gostos, tempo, etc.  

Muito obrigada! vou fazer isso, começar aos poucos...

• Membros
Postado
Em 13/09/2025 em 11:55, Davi Leichsenring disse:

Você pode trancar a faculdade por um semestre pra fazer isso.

Não acho que mochilar tem exatamente dicas para antes de viajar, a não ser as básicas, a grande maioria das coisas você aprende de acordo com o tempo e seu gosto, que são coisas como o que levar na mochila, tamanho dela, tipo de acomodação (hostel/hotel/etc), que cidades visitar, o que comer, etc.

Coisas básicas são:
- não tente levar todo seu guarda-roupa, uma mochila/mala de até 70L é mais que suficiente.
- as coisas mais importantes para levar são: passaporte e sua carteira (e medicamentos caso precise), todo o resto dá pra resolver no caminho
- tenha um mínimo de planejamento, você precisa de um objetivo na viagem, se não você se sente perdido.
- comece viagens curtas no Brasil para adquirir experiência e para entender a dinâmica.
- marque uma data e vá pro aeroporto/rodoviária no dia marcado, o resto é só seguir o curso da viagem.

Obrigada, irei me planejar certinho pra isso acontecer

• Membros
Postado

Oi @BellaPietra

Desde que entrei na faculdade sempre tive esse mesmo desejo. Meu primeiro passo foi antes fazer algumas viagens nacionais sem companhia, indo cada vez mais longe. Fui para São Paulo, depois Salvador, daí Manaus e assim por diante. Inevitavelmente precisei lidar com imprevistos e me virei para resolvê-los. Acho que somente assim pegamos confiança.

Farei meu primeiro mochilão agora em janeiro pela América do Sul, mas já planejo também um para o sudeste asiático ao fim do ano que vem, quando me formarei. Maratonei muitos canais no youtube para traçar rotas e entender questões básicas de logística e documentação. 

Sobre equipamentos, lembre-se que, quanto mais coisas, maior o peso. Companhias aéreas também limitam a carga gratuita de bagagem, o que pode encarecer sua viagem. Desapegar é necessário, estude as características do destino e leve apenas o que de fato achar indispensável. 

Acho massa também buscar entrar em grupos no whatsapp de mochileiros, geralmente são pessoas bastante solícitas e dispostas a ajudar.

Abraços!

• Colaboradores
Postado

Eu também recomendo começar por perto e com mochila (nada de mala)

Planejamento é tudo, perrengue por vezes é imprevisto então sempre tenha um plano B (por isso que um bom planejamento pode fazer toda a diferença). Leia muito, muito mesmo, pra mim a viagem já começa no planejamento, na leitura de tudo. 

Quando você tiver ideia do local, volta aqui pra gente ver as dicas que o grupo pode dar.

E por último, não espere está tudo lindo, maravilhoso e perfeito. Se a gente esperar por isso a gente não vai nunca 😅. É preciso coragem pro primeiro passo.

• Gostei! 1
  • Amei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...