Membros Isa Soler Oliveira Postado Domingo às 23:18 Membros Postado Domingo às 23:18 Pessoal, tudo bem? Estou organizando uma viagem para o Chile agora em dezembro. Chego em Santiago no dia 18/12 e volto por Buenos Aires no dia 08/01. Queria muito realizar o sonho de conhecer El Calafate/El Chaltén e chegar até Ushuaia, mas não sei se esse tempo é suficiente, especialmente fazendo tudo de ônibus. Outra ideia seria focar na região de Pucón e descer um pouco pelo sul do Chile, além de separar alguns dias para Santiago e arredores. Também cogito incluir Mendoza no caminho. O que vocês acham mais viável e proveitoso dentro desse período? Alguma sugestão de roteiro ou combinações que funcionem melhor? Obrigada! Citar
Membros D FABIANO Postado Segunda às 03:43 Membros Postado Segunda às 03:43 Ou faz um ou outro.Tem os meus relatos aí para basear e outros também. Os meus são da Argentina de 2020 e de Chile em 2018,mas conheço demais esses países e posso responder o que tiver de dúvidas, pois andei muito por aí quando morava em Santiago(2008-2014). 1 Citar
Membros Davi Leichsenring Postado Segunda às 10:24 Membros Postado Segunda às 10:24 Não vale a pena ir de ônibus para El Calafate e Ushuaia, a não ser pela experiência de viajar devagar. O custo no fim é maior, pois se perde um dia todo, literalmente (mais de 20h de viagem) Eu acho mais proveitoso o primeiro roteiro, essas cidades são mais famosas por um motivo, além de estrutura melhor, é mais interessante para visitar. Passe uns dias em Santiago, pegue um avião para Puerto Natales, visite o Torres del Paine , pegue um ônibus para El Calafate, passe uns dias, vá para El Chaltén de ônibus, passe uns dias, pegue um avião para Ushuaia e depois outro avião para Buenos aires. Eu fiz isso final de 2023, entre os dias 05 e 22 de Dezembro. 2 Citar
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Segunda às 12:11 Colaboradores Postado Segunda às 12:11 Olá Isa, boa dia! Sua viagem terá 22 dias (considerando o de ida e de volta). É possível 'conhecer' os lugares que apontasse nesse período, mas o que determinará se esse roteiro será satisfatório pra ti é a tua expectativa em relação a ele. Como enfatizei, dá pra conhecer (em termos de deslocamento), mas talvez seja tudo muito rápido e superficial (isso é uma opinião, você é quem sabe o que deseja). Como o Davi pontuou, acho pouco vantajoso fazer o trajeto entre a Patagônia Norte e Sul por ônibus, você perderá muito tempo, e o custo será similar a ter pego uma boa passagem aérea. Observe que os lugares que indicasse são geograficamente distantes. Normalmente se fazem viagem individualizadas para a maioria dos destinos que relacionasse. Suponho que já tenhas visto no Google Maps, mas apenas reforçando os grupos mais comuns: Buenos Aires; Santiago; Mendoza; Bariloche; Pucón/Villarrica; Puerto Montt/Osorno/Frutillar; El Calafate/El Chaltén; Ushuaia. Eu faria mais viagens, mas vou tentar sugerir um roteiro que englobe os destinos específicos que citasse (confesso que não conheço todos os lugares, então estou supondo na quantidade de dias para um bom aproveitamento)... Observe que normalmente não é vantajoso ficar 'trocando' de país durante o roteiro, pois isso encarece significativamente a viagem, e por vezes sequer há opções razoáveis. 1º Dia (1 dia) - Deslocamento aéreo (o tempo dependerá de onde tu embarcar) até Santiago; 2º a 4º Dia (3 dias) - Conhecer Santiago e arredores (podendo ir até Mendoza, pois depois ficará fora de mão); 5º Dia (1 dia) - Deslocamento rodoviário (quase 10h) até Temuco, depois Pucón; 6º a 7º Dia (2 dias) - Conhecer Pucón e Villarrica (vulcão e cidade); 8º Dia (1 dia) - Deslocamento rodoviário (quase 10h) até Temuco, depois San Martin de Los Andres, depois Bariloche (você faria o Circuito dos 7 Lagos de ônibus, sem pausas); Observação: sugiro ir até Bariloche, pois aí poderias voar até El Calafate (visto que realmente não valeria a pena fazer esse deslocamento rodoviário, seriam mais de 30h!). 9º a 10º Dia (2 dias) - Conhecer Bariloche e arredores (talvez até ver a possibilidade de fazer o Circuito dos Sete Lagos com pausas); 11º Dia (1 dia) - Deslocamento aéreo até El Calafate; 12º Dia (1 dia) - Conhecer El Calafate e arredores (Perito Moreno, sem dúvidas); 13º Dia (1 dia) - Deslocamento rodoviário até El Chaltén; Observação: Aqui vai depender muito do teu gosto. Eu amo El Chaltén e nas vezes que fui, sempre fiquei mais de 7 dias por lá... mas tem gente que sequer inclui a cidade no roteiro, e outros fazem apenas um 'bate e volta' de El Calafate. Como é minha sugestão, lhe indicaria ao menos três dias, para que compre o passe das trilhas e faça as principais, porém você não teria tempo para isso. 14º a 15º Dia (2 dias) - Conhecer El Chaltén e suas principais trilhas; 16º Dia (1 dia) - Deslocamento aéreo até Ushuaia; Observação: de novo, se tu optar por fazer de ônibus, vão ser mais de 17h de deslocamento. Vais perder muito tempo apenas sentada. 17º e 18º Dia (2 dias) - Conhecer Ushuaia e arredores (passeios pagos, quase tudo é pago lá); 19º Dia (1 dia) - Deslocamento aéreo até Buenos Aires; 20º e 21º Dia (2 dias) - Conhecer Buenos Aires e arredores; 22º Dia - Viagem de retorno. Normalmente nos dias de deslocamento, você terá que aproveitar para descansar. Em 22 dias, você terá que fazer tudo muito rápido e limitado (considerando todos os destinos). Sim, eu inclui Bariloche, mas é que se torna mais viável do que simplesmente tentar apenas ir direto para El Calafate. O ideal seria poder direcionar ao menos 3/4 dias para as capitais, 2/3 dias para cidade satélites, e ainda alocar dias estratégicos para pontos de interesse. Sinceramente, de forma resumida, eu diria para você ao menos dividir em duas viagens... uma para a região norte (Santiago, Mendoza, Buenos Aires, até Pucón daria de encaixar, e aí cogitar Puerto Montt e Osorno), e outra para a região sul (El Calafate, El Chaltén, Ushuaia, e Bariloche não fica no sul, mas convenientemente encaixaria melhor aqui). 1 Citar
Membros Taciano Bahia Postado Segunda às 23:50 Membros Postado Segunda às 23:50 (editado) O tempo é suficiente para realizar seu sonho, mas tem que tomar decisões rápido. Como decidir quantos dias ficar em cada lugar e cortar as não prioridades. Por exemplo, Pucón. Além de obrigatoriamente pegar um avião de Ushuaia para Buenos Aires. Inclusive, acho que deve deixar apenas 1 ou 2 dias para a capital, pois é mais fácil voltar lá em outro momento, até mesmo num feriadão. Ficaria com 2-3 dias para Santiago 1 dia para viagem Santiago - Mendoza 1-2 dias em Mendoza 1 dia para viagem Mendoza - Bariloche... ou 2-3 dias para Santiago ônibus noturno para Puerto Varas ou Puerto Montt, logo o mais breve possível outro ônibus para Bariloche... Pra Ushuaia deve deixar pelo menos 3 dias completos Editado Segunda às 23:51 por Taciano Bahia Citar
Membros schitini Postado ontem às 10:40 Membros Postado ontem às 10:40 Olá Isa, Reforço o que todos já disseram. Dá para conhecer tudo, mas vc aproveitaria melhor focando em um estilo de viagem. Como meu estilo é trekking, te sugiro o seguinte: dia 01 - chega em Santiago e passa direto, pegando um avião até Puerto Natales dia 02 - descansa, por que a viagem é cansativa (eu fiz isso em março deste ano). Arruma suas coisas e se prepara para ir para Torres del Paine dia 03 ao 07 – circuito w em TDP dia 07 – puerto natales a el calafate dia 09 a 10 – el calafate (perito moreno) dia 11 – el calafate a el chalten (chorrillo del salto) dias 12 a 14 – el chalten (laguna de los 3, laguna torres, etc) dia 15 – el chalten – puerto natales dia 16 – puerto natales – punta arenas – ushuaia (são 3 horas de ônibus até punta arenas e mais 9 entre punta arenas e ushuaia) dia 17 a 20 – ushuaia dia 21 – começa a voltar Obviamente dá pra fazer alguns ajustes dependendo do seu gosto. Mas é mais ou menos isso Citar
Membros Davi Leichsenring Postado ontem às 12:06 Membros Postado ontem às 12:06 (editado) Mas porque voltar de El Chalten pro Chile para ir a Ushuaia? Tem onibus de El Calafate para Ushuaia Tem voo direto entre El Calafate e Ushuaia a um preço melhor Editado ontem às 12:07 por Davi Leichsenring Citar
Membros D FABIANO Postado ontem às 14:09 Membros Postado ontem às 14:09 @Alan Rafael Kinder Seu roteiro é impossível e so li o inicio e logo me deparei com problemas. Ela chegou em Santiago, que é uma das maiores cidades da América, e tem 1 dia para conhecer e ir a Mendoza?Ai vem o impossível, o ônibus leva 1 dia para ir e 1 dia para voltar.Poor sua sugestão é só dormir?E outro que leva 1 dia e os ônibus só fazem nessa hora é o cruce a San Martin de Pucon e,chegando lá,tem que tomar um Albus a Bariloche. Citar
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado 20 horas Colaboradores Postado 20 horas De fato Fabiano, indicar Mendoza foi minha última alteração no roteiro, quando eu já havia percebido que na prática seria basicamente impossível fazer tudo isso de uma forma satisfatória no período indicado. Mendoza e Pucón são dois pontos que dificultam significativamente elaborar um roteiro eficiente, considerando os demais lugares que ela deseja conhecer. Ainda assim, produzi essa sugestão de roteiro no intuito de exemplificar minha conclusão, qual deixei ao final da resposta. 1 Citar
Membros SilviaAlves Postado 19 horas Membros Postado 19 horas 14 minutos atrás, Alan Rafael Kinder disse: De fato Fabiano, indicar Mendoza foi minha última alteração no roteiro, quando eu já havia percebido que na prática seria basicamente impossível fazer tudo isso de uma forma satisfatória no período indicado. Mendoza e Pucón são dois pontos que dificultam significativamente elaborar um roteiro eficiente, considerando os demais lugares que ela deseja conhecer. Ainda assim, produzi essa sugestão de roteiro no intuito de exemplificar minha conclusão, qual deixei ao final da resposta. Da pergunta inicial do tópico, entendi que são opções de roteiro e não necessariamente todos esses lugares em uma única viagem. Mas é legal fazer esse esboço para quem ler, ter uma ideia que é um roteiro bem cansativo, com muitos deslocamentos (o que encarece bastante o orçamento) e pouco aproveitamento. De qualquer forma, para poder aproveitar a viagem, optaria pelo seguinte: Santiago e região > avião até Puerto Montt e seguir para Puerto Varas > ônibus para Bariloche > ônibus para Pucón > ônibus para Santiago (chegada pela manhã) > ônibus para Mendoza > avião para Buenos Aires. Para ir de Pucón a Santiago de ônibus não é necessário passar por Temuco, existem ônibus direto. De Bariloche acho que não tem direto para Pucón, mas de San Martin tem o ônibus da empresa Igillaima que sai uma vez por dia. 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.