Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

25 dias desbravando Maranhão e Piauí - Parte 2: Lençóis Maranhenses

Postado
  • Membros

Depois de alguns dias na capital, partimos para os Lençóis Maranhenses.

Período: 06 a 14/07/2011

Cidades: Santo Amaro do Maranhão e Barreirinhas

O Parque Nacional dos Lençóis, situado no litoral oriental do Maranhão, envolve os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro do Maranhão e Barreirinhas.

O Parque Nacional dos Lençóis é um Paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais. Raro fenômeno geológico, foi formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza. Imensidões de areias fazem o lugar assemelhar-se a um deserto, mas com características bem diferenciadas, pois chove na região, que é banhada por rios. As águas pluviais formam lagoas que variam do verde-claro ao azul bem intenso, algumas chegam a ter 2 km de extensão e 5m de profundidade. O cenário é dominado por dunas e lagoas de água doce. As grandes formações de areia alcançam até 40m de altura e são geradas pela ação dos ventos que sopram constantemente do mar. O avanço continente adentro chega a 50 km e estende-se por cerca de 70 km de praias desertas.

Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão são as cidades de apoio para se conhecer o Parque Nacional dos Lençóis, sendo que Barreirinhas recebe o maior fluxo de turistas por possuir acesso mais fácil e contar com infra-estrutura maior.

Confira abaixo as dicas e informações gerais sobre a cidade.

Obs.: "Outras opções" referem-se às indicações que não foram testadas. ATENÇÃO: não possuo nenhum vínculo com pousada, hotel, restaurante, agência, loja e qualquer outro tipo de estabelecimento divulgado nos meus relatos de viagem. Alguns dos pontos turísticos, bem como alguns estabelecimentos, não foram visitados por mim e as informações foram pesquisadas em guias. Portanto, recomendo que antes de utilizar qualquer serviço, verifique com a secretaria de turismo da cidade, se os dados são atualizados e/ou verossímeis.

A cidade

Santo Amaro do Maranhão está localizado na região do Norte Maranhense. Possui área de 1.601 km² e população de 13.821 habitantes (dados IBGE 2010).

Barreirinhas está localizada na região do Norte Maranhense. Faz limite com as cidades de Urbano Santos, Santa Quitéria do Maranhão, São Bernardo, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão. Possui área de 3.111 km² e população de 53.746 habitantes (dados IBGE 2010).

• Respostas 64
  • Visualizações 25.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

• 1 mês depois...
Postado
  • Autor
  • Membros
Estamos com a grana mais curta e queremos um lugar menos agitado. Pelo que senti, Santo Amaro é mais tranquilo né?! A viagem está programa para julho, bem na semana da Vaquejada.. Não queremos ter problemas com lugar pra ficar e também queremos gastar o mínimo com translados e guias.

Vc acha que compensa irmos para Santo Amaro, levando em conta o acesso e beleza dos lugares?

Iremos levar barraca. Você chegou a conhecer lugares para acampar?

eu pensava q a vaquejada era só em Barreirinhas, mas nao tenho certeza.

Talvez os preços da hospedagem subam um pouco por conta do evento.

Sto Amaro é mais tranquilo, mas nao necessaria/te + barato. Qto a hospedagem deve ficar + ou - o mesmo valor. Alimentação tb, não tem mta opção em Sto Amaro, é tudo prato à la carte, mas nao é caro como alguns restaurantes d Barreirinhas. Qto aos passeios, fica + barato se vc arrumar várias pessoas p/ dividir, pois o passeio tem valor fixo a ser rateado entre as pessoas. Como é julho, deve encontrar turistas por lá. Em Barreirinhas sempre tem + movimento, por conta das agencias q levam o pessoal d São Luiz p/ lá, acesso + facil, etc. Os passeios tem valor fixo por pessoa, vc nao precisa se preocupar se vai aparecer + gente p/ ir junto no passeio.

em ambos os locais não tem mto o q fazer por conta, pois precisa de transporte 4x4 p/ as lagoas.

em SA dá p/ fazer algumas coisas a pé, tipo Lagoa Gaivota, até Betania, mas acho q vc precisa d guia. Então cai no mesmo problema, se nao tiver + pessoas p/ pagar o guia, encarece.

eu achei SA + bonito, mas acesso é mais demorado. Acho q escolha depende principal/te d qtos dias vcs terão.

IMPORTANTE: não sei com estão as paisagens agora, por conta da seca. As lagoas deveriam estar cheias agora, mas parece q a regiao enfrenta um periodo d seca.

não lembro d ter visto campings e nem d ter ouvido alguem comentar sobre isso, nem em Barreirinhas, nem em SA. Teria q procurar nos sites, por exemplo, em:

http://www.turismo.ma.gov.br/

boa viagem!

Postado
  • Autor
  • Membros

lembrei d uma coisa, eu não vi camping, mas a pousada em q fiquei em Sto Amaro deixou um rapaz ficar acampado no quintal, c/ direito a café da manha e tal.

nao sei como são os valores, mas acho q vc checar c/ as pousadas.

boa sorte!

• 3 meses depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Eu estou pensando em ir para Lençois Maranhenses com minha esposa, mas estou confuso e com muitas duvidas

vc poderia me ajudar no planejamento?

Santo Amaro e Barreirinhas dá para ir em uma semana?

que hospedagens vc acha que posso ir?

1.o lugar, eu particular/te acho q vale a pena ir na época d cheia, q as lagoas ficam bem cheias.

c/ 1 semana dá p/ ir p/ SA e Barr ou Barr e Atins.

Se vc nao conhece São Luis, vc poderia tirar 1 dia p/ conhcer o centro historico e talvez + 1 dia p/ alcantara, mas isso se quiser ver cosntruções históricas. Nesse caso, seria melhor optar por apenas um lugar nos lencois, SA ou Barr.

sugiro q vc dê uma olhada no meu post

25-dias-desbravando-maranhao-e-piaui-parte-2-lencois-maranhenses-t59473.html#p626866

lá tem na parte de dicas, tipo o q vc pode esperar d cada local.

Eu achei SA + bonito, mas tem menos estrutura q Barr.

dependndo do q vc decidir eu te passo uma lista d pousadas p/ vc ver.

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá Naomi!

Mais uma vez meus parabéns pelo excelente relato :-)

Você sabe me dizer onde eu posso verificar qual a situaçao das lagoas neste momento?

Muito obrigada,

Kiki-sp

Postado
  • Autor
  • Membros

olá Kiki,

obrigada, espero q possa aproveitar as dicas ;)

nao sei te dizer como verificar a situaçao das lagoas.

o q a gente tem feito é acompanhar o relato dos colegas mochileiros q acabaram d voltar d lá e as noticias na internet e TV.

teorica/te agora ainda é epoca d seca, mas como ano passado foi um ano atípico e mto seco, nao sei como está agora.

conheço a Gleid q mora em Sao Luis, mas faz tempo q nao a vejo aqui no forum.

se eu souber d algo, eu posto aqui no meu relato, tá?

boa sorte e boas viagens!

Postado
  • Membros

Obrigada pela atençao, Naomi!

Logo que saí do site entrei no google e li alguns relatos de gente que foi pra lá agora em dezembro. Disseram que as lagoas ainda estao secas, mas o pessoal é unânime em dizer que aquilo lá é um paraíso.... Epifania total!!! Preciso urgentemente marcar um encontro com Deus neste éden....rsrsrsrs* Mas vai ficar pra época das cheias mesmo :-)

Um abraço,

Kiki-sp

Postado
  • Autor
  • Membros

oi Kiki,

sim, todo mundo diz q é lindo, mesmo q seja epoca d seca, qdo só algumas lagoas (q nunca secam) ficam ali p/ receber os turistas.

na época das cheias é incrivel, é um dos lugares mais lindos q eu já vi. Tá na minha lista "Top 5".

boa viagem!

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Naomi, ótimo relato! Obrigada!

Estou indo passar 7 dias no Maranhão agora em Julho e pensei ficar 2/3 dias em São Luis (sou historiadora!) e 4 em Lençóis. Vi em Lençóis que vc ficou em várias cidades, mas devido ao pouco tempo, acho que me hospedarei numa só, e gostaria de sugestões sobre o que é indispensável conhecer nesses 4 diasinhos. Ficando em Barreirinhas, o acesso aos passeios das outras cidades fica muito difícil/caro?

Um grande abraço! Sou sua fã nos Mochileiros.com!

Postado
  • Autor
  • Membros

oi querida, obrigada!

fico contente q aproveite as dicas.

acho q a sua distribuição d dias ficou boa. Em São Luis tire o dia inteiro p/ ir a alcantara. Outro dia inteiro ou meio periodo p/ conhecer centro historico d Sao Luis, aí vai do gosto. Como é historiadora, talvez queira ficar 1 tempo maior, visitar museus e ver c/ + detalhes.

vá p/ Barreirinhas.

Depende do nível das lagoas, p/ ver quais os passeios disponiveis. Se for d SL p/ Barreirinhas cedo, dá tempo d fazer um passeio de lagoas, por exemplo, Lagoa Bonita, à tarde.

No dia seguinte, pode ir d voadeira até Caburé, passeio d dia todo.

no outro dia dá p/ fazer outro passeio d lagoa, por exemplo Lagoa Azul, d preferencia d tarde, d novo, por causa do por do sol, e à tarde tenho a impressao q o passeio rende +

o sobrevoo é lindo, mas é caro. Acho q só vale c/ as lagoas cheias.

tem outras atraçoes em Barreirnhas, mas essas sao as principais.

no bate e volta, não dá p/ ir a Sto Amaro, nem p/ Atins, quer dizer, acho q nao vale a pena, pois é longe, gasta mto tempo no traslado, qdo chega já é hora d voltar.

boa viagem!

Naomi, ótimo relato! Obrigada!

Estou indo passar 7 dias no Maranhão agora em Julho e pensei ficar 2/3 dias em São Luis (sou historiadora!) e 4 em Lençóis. Vi em Lençóis que vc ficou em várias cidades, mas devido ao pouco tempo, acho que me hospedarei numa só, e gostaria de sugestões sobre o que é indispensável conhecer nesses 4 diasinhos. Ficando em Barreirinhas, o acesso aos passeios das outras cidades fica muito difícil/caro?

Um grande abraço! Sou sua fã nos Mochileiros.com!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.