Ir para conteúdo

25 dias desbravando Maranhão e Piauí - Parte 2: Lençóis Maranhenses


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

olá, obrigada

sempre q volto d viagem, eu procuro postar um relato. Fico contente q as pessoas possam aproveitar p/ fazer um planejamento d suas viagens, o básico se mantém, mas acho importante dizer q é preciso confirmar e atualizar as infos c/ a pousada em q vai ficar e no CIT, q sao boas fontes d informaçoes. Itens como hospedagem, alimentaçao, meios d transporte podem mudar mto d um ano p/ outro.

 

fico feliz q tenha aproveitado a estada nesse local tao lindo!

e sinta-se a vontade p/ postar atualizaçoes aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Respostas 64
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

estas são as atualizações do meu irmao q passou por lá em meados de julho.

 

as lagoas tem agua. Meu irmao fez o passeio p/ a Lagoa Azul e ela e as vizinhas tinham cerca d 1,5m d profundidade. Ele disse q achou o visual bem bacana, pois as dunas parecem maiores. Ele visitou tb uma tal d Lagoa do Motorista (pertinho da Lagoa Azul) q eu desconheço, pelo menos c/ esse nome. Porém, como disse um colega, nao se ligue a nomes e aprecie as lagoas ;)

 

Um dos guias consultados, disse q choveu pouco esse ano, por isso acredito q vá secar + rápido. Sim, sempre tem lagoas com água. Na época d seca, a maior parte das lagoas seca, mas algumas continuam c/ água. Só tem q observar q o visual é diferente, se vc vê fotos aéreas dos lençóis com água em todas as “dobras” dos lençóis, tem q saber q esse visual é da época da chuva. Em janeiro, por exemplo, vc vai ver + areia e menos água.

 

tem um passeio novo operando, pelo menos nao era mto comum qdo estive por la ha 2 anos. Passeio de toyota, de Barreirinhas ate Canto de Atins, com caminhada ate a Lagoa Verde e parada para almoco no Canto d Atins. Parece uma boa opcao p/ quem quer conhecer Canto d Atins no bate e volta, s/ precisar ficar hospedado em Atins, o q eh valido p/ quem tem poucos dias na regiao e/ou nao quer ficar hospedado em Atins.

 

ele fez o boia cross no Rio Formiga e gostou mto. Disse q o rio é bem menor q o rio do passeio da vodeira p/ Caburé. O Rio Formiga tb tem aguas bem limpas e nao é profundo, pelo menos no trecho em q ele fez o boia cross.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros

Naomi,

 

Vou com meu namorado para Lençóis na Páscoa e seu guia está definido minha viagem!!!

Eu vou tentar ir direto do aeroporto para Barreirinhas (chego às 20h em São Luis) e já dormir por lá. Como seremos em dois, vc acha que algum desses transfers de carros privativos fecham grupos de 4 pessoas? Acho que ir à noite é melhor do que dormir algumas horas e sair às 4h da matina...

Pensei em um roteiro, mas tenho algumas dúvidas. Agradeço se vc puder me ajudar:

 

17 à noite

- São Luis - Barreirinhas (pernoite em Barreirinhas)

18 de abril

Dormir pela manhã e passeio da Lagoa Azul ou Bonita à tarde. (pernoite em Barreirinhas)

19 de abril

Fazer o passeio do rio preguiça até Caburé e depois seguir para Atins (pernoite em Atins) => Você acha que dá pagar só a ida do passeio e emendar para Atins no mesmo dia?

20 de abril

Passeio da Lagoa Verde + Canto de Atins (pernoite em Atins)

21 de abril

Retorno: Atins - Barreirinhas - São Luis (saída de São Luis para BSB às 00h50 do dia 22) => Você acha que dá sair de Atins de manhã de 4x4 e no mesmo dia pegar uma van pra São Luís?

 

Agradeço pelas dicas e pela ajuda!!

 

Abraço,

Marcy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

oi Marcy,

 

 

tem q ver as condições das lagoas. Se a Lagoa Azul e Bonita estiverem ambas cheias, eu optaria pela Bonita no passeio da tarde. Se ainda nao tiver chovido mto, normal/te sai passeio só p/ um destino, onde tem as lagoas c/ + água.

 

tem q ver se a Lagoa Verde tem água. Se estiver seca nao sei se compensa ir até Atins. Tem a praia, tem o rio, tem a pequena vila, mas nao sei se compensa dormir lá.

 

qto ao trasnfer Sao Luis - Barreirinhas. Tem q ver se tem onibus nesse horario. Taxis e transfers privativos tem sim, o problema é q se nao tiver saída programada p/ à noite, vao cobrar caro. Provavelmente terão q rachar um taxi ou dormir em Sao Luis. Vc pode ligar p/ a pousada onde ficará hospedada e ver se eles nao indicam alguem q faça o transfer da capital p/ Barreirinhas.

 

qto ao passeio de voadeira, mesmo q vc nao volte, vc vai pagar o valor cheio do passeio. Aliás é provavel q tenha q pagar a mais p/ te deixarem em Atins. Combine certinho o valor antes de fazer o passeio. Dá p/ fazer o passeio e ir p/ Atins sim, foi o q eu fiz.

 

lembro q tinha transporte d barco e d toyota d linha d Atins p/ Barreirinhas, mas nao sei os horarios. Vc pode checar os horarios c/ o pessoal da pousada em Barreirinhas ou em Atins. Acho q as saidas d Atins são no periodo da tarde, aí teria q ver se chegará em Barririnhas a tempo d pegar onibus p/ a capital. Se tiver saida d Atins na parte da manha, dá tranquilo p/ vc ir ao aeroporto, já q o teu voo é no dia 22.

 

boa viagem!

 

Relatos 2013:

21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Naomi,

 

Pelas informações que tive está chovendo bastante desde janeiro e deve continuar chovendo em março. Acho que até o fim de abril já devem estar boas. Meu receio, na verdade, é que continue chovendo muito...

Já fechei a pousada de Atins. O Rancho do Buna estava lotado, mas eles (e vi outras avaliações positivas aqui) me indicaram a pousada da Cristina, a Sol do Atins. Ela é muito atenciosa, então verei essa questão do transporte de retorno de Atins para Barreirinhas.

 

Obrigada pela atenção.

Vou fazer meu relato na volta para ajudar futuros mochileiros!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Marcy, q bom q está chovendo, assim vc verá as lagoas bem bonitas. Eu tb peguei um pouco d chuva, mas saimos c/ chuva msm e na volta já tinha parado e tinha até sol. Disseram q é dificil chover o dia todo s/ parar.

 

pois é, tem pousadas novas q eu nao conheco. Atins é bem pequeno e simples, rústico, mas é bacana, acho legal curtir esse lado bem natureza.

Só tem q confirmar o horario do transporte.

 

boa viagem!

 

Relatos 2013:

21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Nanci, seu relato foi o mais completo que já li sobre os Lençóis. Estou me baseando quase que totalmente nele para ter noções de preços (que devem ter aumentado um pouco de qdo foi até hj) e locais onde devo ir. Mas tenho algumas dúvidas quanto aos passeios. É o seguinte:

Quero visitar as lagoas a partir de Santo Amaro. A partir do teu relato, escolhi ficar 2 dias em Santo Amaro para fazer Gaivota/ Queimada dos Britos/ Betania/ Espigão e Lagoas Emendadas. Vc acha q dá pra fazer 3 desses em um dia e 2 em outro dia? Vc lembra qual valor o guia cobrava p/ fazer o percurso a pé?

Quero ficar 1 dia só em Barreirinhas e fazer apenas o passeio pelo Rio Preguiças. Vc acha dá pra sair de Santo Amaro e fazer esse passeio no mesmo dia em Barreirinhas? Ou eu fazendo este passeio no dia seguinte, chegando em Atins, dá pra seguir viagem até Parnaíba o mesmo dia?

Aguardo resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Candice, tudo bom?

 

q bom q gostou do relato. C/ certeza, os preços aumentaram, pois o pessoal viaja cada vez + e é a lei da oferta e demanda...

ainda assim, acho q hospedagem vc consegue bem + barato, a gente foi d casal, entao a gente sempre capricha um pouquinho nas acomodaçoes.

nos restaurantes tb dá p/ economizar, principal/te se for em bufe por kg.

qto aos passeios esses sao geral/te tabelados.

 

vamos lá às perguntas:

eu nao sei como está a questao do passeio gaivota/queimada dos britos/lagoas emendadas. Teve uma época q o ibama proibiu d ir d Toyota. P/ fazer a pé, nao sei se dá p/ ir e voltar no mesmo dia, pois é meio longe. A alternativa é ir até um trecho e voltar.

 

tem 1 roteiro q faz BEtania e Espigao no mesmo dia d toyota, mas qdo eu fui, disseram q tava mto cheio d água p/ passar e eu fiz só Betania. Betania vc consegue ir e voltar a pé, se tiver pique p/ andar. Disseram q vale mto a pena, pois tem mtas lagoas lindas pelo caminho.

 

preço d guia eu nao faço ideia, pois fui d toyota. Vc pode pedir algumas indicaçoes c/ a pousada. Se tiver os nomes, é facil encontrar no facebook e aí já pega + detalhes

 

eu acho mto estresse sair d Sto Amaro d manha e tentar fazer o passeio d voadeira no msm dia. Eu nao lembro dos horarios exatos, pode até se r q dê, mas vai ficar corrido.

 

tb acho mto estresse contar em fazer o passeio d voadeira até Caburé e seguir p/ Parnaiba no msm dia. A menos q queira fretar um carro 4x4 $$$$

Os problemas sao os horarios dos transportes d linha. Vc leu meu relato d Piaui? Eu passei um perrengue p/ ir a Parnaiba. Eu acho até + facil fazer o passeio d voadeira, voltar p/ Barreirinhas, dormir e no dia seguinte pegar a toyota d linha p/ Paulino Neves. Desse jeito fica + facil ir p/ Parnaíba. Pois em Caburé nao tem transporte d linha, vc depende da sorte p/ conseguir 1 transfer bom e barato.

de Parnaiba vc vai p/ onde? Qtos dias vc tem?

 

se vc nao for em feriado, pode ir s/ reservar pousada nenhuma e aí vc vê aonde vc vai dormir d acordo c/ a necessidade.

 

pode ser q tenha + horarios d transporte atual/te, mas é sempre bom lembrar q normal/te final d semana e feriado tem menos horarios. As distancias nao sao assim tao longas, mas é q tem trechos d areia (acho q ainda nao fizeram estrada) e normal/te sao transportes alternativos.

 

acho q nao pude ajudar mto...

se precisar d qq coisa, é só postar aqui, q eu ou outro colega vai tentar responder ::cool:::'>

 

Relatos 2013:

21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Na verdade tava pensando em fazer a Rota das Emoções em 10 dias, mas depois de muito pesquisar, acabei optando por fazer somente São Luis e Lençóis, pois terei mais tempo p/ aproveitar tanto um quanto o outro, não vai ficar tão corrido assim. Li teu relato todo e cheguei a essa conclusão porque:

1 - Sou de Fortaleza e além de poder ir a qualquer momento pra Jeri, pelas facilidades daqui pra lá, já fui em novembro passado.

2- Parnaíba, além de ser o trecho mais desinteressante, é tb o mais contra-mão e oneroso. Descartei.

Enfim, com as informações do teu relato, pude ter ideia de valores e lugares, e por desistir de parte da viagem, ganharei mais tempo p/ apreciar as belezas do MA. Valeu pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Na verdade tava pensando em fazer a Rota das Emoções em 10 dias, mas depois de muito pesquisar, acabei optando por fazer somente São Luis e Lençóis, pois terei mais tempo p/ aproveitar tanto um quanto o outro, não vai ficar tão corrido assim. Li teu relato todo e cheguei a essa conclusão porque:

1 - Sou de Fortaleza e além de poder ir a qualquer momento pra Jeri, pelas facilidades daqui pra lá, já fui em novembro passado.

2- Parnaíba, além de ser o trecho mais desinteressante, é tb o mais contra-mão e oneroso. Descartei.

Enfim, com as informações do teu relato, pude ter ideia de valores e lugares, e por desistir de parte da viagem, ganharei mais tempo p/ apreciar as belezas do MA. Valeu pela ajuda!

 

Oi Candice,

concordo plena/te. Acho q vale + aproveitar São Luis e Lençois. São Luis tem o centro historico e Alcantara, basica/te. Agora os Lencois é bem grande, tudo bem q é tudo lagoa, mas sao tao lindas, cada uma d uma cor diferente!

1. acho válido vc cortar Jeri, já q pode ir a qq momento;

2. É trampo ir p/ Parnaiba a partir dos Lençois. É q eu tive 30 dias d ferias, sou d SP, entao já q estava desses lados, resolvi aproveitar p/ fazer 1 roteiro longo, mas é mto + facil fazer Fortaleza e Jeri numa viagem, Sào Luis e Alcantara noutra viagem. Se quiser conhecer Parnaiba, fica mais facil ir direto p/ Parnaiba, se nao me engano agora tem voo direto p/ lá. Eu nao conheci BArra Grande, mas disseram q essas praias sao lindas. Aí fica facil ir p/ 7 cidades tb, q é bem bacana.

 

se precisar d alguma coisa, é só falar ::otemo::

 

Relatos 2013:

21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...