Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Transmantiqueira toda a pé + Serra dos Órgãos.

Postado
  • Membros

Este post inaugura o relato que farei em 10 capítulos. Sinta-se a vontade para fazer seu comentário.

Foram 4 meses de planejamento e preparativos para encarar as Travessias Transmantiqueira toda a pé de Piquete SP a Itatiaia RJ (Marins x Itaguaré + Serra Fina + Ruy Braga), ainda fiz a travessia Petropólis x Teresopólis RJ.

Realizei as travessias de forma autônoma (sem guia e logistica de carros), e sem nunca ter estado nesses locais. Curti muito todos os locais e contatos de novos amigos que fiz no caminho.

Informações técnicas:

Distância total a pé: 175,15 Km

Aclive/declive totais acumulados: +10230 metros/-10524 metros

Altimetria da Travessia da Transmantiqueira SP/MG/RJ: aclive acumulado de 7683 metros e declive acumulado de 7882 metros.

6198609606_7c3dffe180_z.jpg

Ponto de menor elevação: 422 metros de altitude. Ponto de maior elevação: 2797 metros de altitude. Altitude média: 1641 metros.

Média de inclinação aclive/declive: 10,3% e -8,7% respectivamente.

Visão da Transmantiqueira no Google Earth:

5569334819_7bd675f163_z.jpg

Altimetria da Travessia da Serra dos Órgãos RJ: aclive acumulado de 2547 metros e declive acumulado de 2642 metros.

6198609834_ca9508a919_z.jpg

Ponto de menor elevação: 881 metros de altitude. Ponto de maior elevação: 2275 metros de altitude. Altitude média: 1601 metros.

Média de inclinação aclive/declive: 14,0% e -12,1% respectivamente.

Visão da travessia Petropólis x Teresopólis no Google Earth:

5569922100_5fd7324fb2_z.jpg

Editado por Visitante

• Respostas 74
  • Visualizações 44.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Grande Tiago!

Ainda está faltando o final da epopéia... Eu sou um dos que andam ansiosos por ler (e ver aqui) a conclusão da saga desta Transmantiqueira. :mrgreen:

Abraço!

Postado
  • Autor
  • Membros

Obrigado a todos!

Acabei de chegar do meu andinismo no Chile e Argentina com direito a mochila extraviada na volta. ::carai::

Assim que normalizar as coisas por fazer acabo o relato e indico o que usei nessa grande travessia.

OBS.: a Trans Mantiqueira dá de 10 x 0 em Torres del Paine e El Chaltén em relação a desafio no trekking!

Postado
  • Membros

...

OBS.: a Trans Mantiqueira dá de 10 x 0 em Torres del Paine e El Chaltén em relação a desafio no trekking!

Grande Tiago!

Imagino! De qualquer forma, depois, não esqueça de nos brindar também com este relato Andino...

Abraço!

• 2 meses depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

10º DIA – 28/07/2011: Abrigo 4 até a rodoviária de Teresópolis RJ.

Em mente eu tinha que chegar cedo na rodoviária de Teresópolis neste dia para embarcar para o Rio de Janeiro o quanto antes. Pois, precisava ir para o RS ainda.

Pelas 07:40 eu já estava partindo, bem antes do que todos!

O tempo estava bom e havia algumas nuvens que nada prometiam. Enfim estava só preocupado com o tempo da descida que são 3 horas na passada mais rápida.

A trilha para descer é bem batida, bonita e suave (para quem desce).

6009226319_5428858fbf_b.jpg

6009230287_de6784ac29_b.jpg

6009775412_8c0253cdd1_b.jpg

Volta e meia havia turistas que sobem até a Pedra do Sino por esta trilha, me perguntando: quanto falta, falta muito? ::lol3::

Com o altímetro no pulso, meu tempo de deslocamento e 9 dias de prática. Já ia dizendo a todos a distância e quantos metros para subir na vertical que faltava para o objetivo, claro que os deixando pensativos com informação diferenciada. Afinal é mais comum alguém dizer +- quanto tempo falta.

Com tempo bom dá para ver a morraria que há na região e ao fundo o Parque Estadual dos Três Picos.

6009776590_7ecdba169a_z.jpg

Descendo um pouco mais há uma cachoeira na qual apeteceria um banho se estivesse mais quente.

6009227679_640de95afd_b.jpg

Na parte baixa do parte há diversas opções de trilhas. Encarei a trilha que vai para o Mirante do Dedo de Deus e valeu muito a pena!

7071654853_83994a3d59_b.jpg

Ao final da trilha da Pedra do Sino cheguei num ponto onde as pessoas se preparavam para subir e realizar a travessia. Me vi "9 dias antes" na cara de receio de alguns antes de subir a montanha...

6009779124_f8157a9ab8_b.jpg

No centro de visitantes (muito bonito e cuidado), aproveitei para ir ao banheiro (limpo), dar uma tapa no visual e fazer a barba antes de pegar a estrada por 40 horas até em casa.

Perguntei para que direção era a rodoviária e não perdendo o costume fui a pé. Deu 5,3 Km da portaria até a Rodoviária, na qual cheguei por volta das 12h.

Tratei comprar a passagem para o Rio de Janeiro que era vendida de 30 em 30 minutos. Almocei num restaurante pequeno ali por perto.

Finalizei meu trekking com a certesa de dever cumprido e sensação que foi uma das melhores aventuras da minha vida, inesquecível!

Posso dizer que ao final desta grande travessia eu me sentia muito melhor do que quando comecei, cheio de dúvidas e incertesas se conseguiria. Fisicamente no final dela eu me sentia muito melhor do que quando comecei tive a impressão que poderia repetir a travessia por mais 3 vezes sem problema! ::otemo::

Talvez por que perdi 3 Kg durante esses dias e a mochila já pesava alguns quilos a menos! ::lol4::

Para quem tem vontade de fazer a mesma travessia, meu conselho: VÁ! São algumas das melhores travessias da América do Sul e não devem nada para Torres del Paine e El Chaltén!

Todas as fotos da Travessia Petropólis x Teresópolis - Serra dos Órgãos RJ:

http://www.flickr.com/search/?q=serra+%C3%B3rg%C3%A3os+clube+trekking&z=e&ss=2&s=rec

Dados do décimo dia:

Distância percorrida: 20,06 Km

Altimetria acumulada aclive/declive: +506 m/-1772 m

6925576554_b34c4a2b3f_b.jpg

Chegando na rodoviária Novo Rio fiquei sabendo que havia perdido o único ônibus do dia para Porto Alegre... ::carai::

Tive que embarcar no ônibus para Florianópolis e lá esperar por 11 horas por um ônibus para Santa Maria RS. Menos mal que havia um bom local para esperar e brindar a viagem! ::otemo::

6925630714_7c9f67cb0a_b.jpg

6925630626_cba16995b0_b.jpg

6925630902_a53c1a87e3_b.jpg

Acabei por chegar em casa só na manhã do outro dia. Cansado e feliz pela realização desta viagem!

Editado por Visitante

Postado
  • Autor
  • Membros

Check list do equipamento que utilizei:

- Mochila Aircontact 70+15L Deuter: confiável (não vai deixar na mão), resistente, confortável para carregar bastante peso e possui todos ajustes.

- Barraca Nepal Azteq: confiável, leve (2 Kg), resistente (aguentou de tudo), confortável (1 pessoa e todo equipamento com folga), não tive problema para montar ela em nenhum lugar.

- Saco de dormir Trek Lite 300 Deuter: leve (de plumas com 900 g), conforto de -2 ºC e extremo de -18 ºC (não passei frio), não pode molhar senão perde a eficácia.

- Isolante térmico aluminizado 6mm Guepardo: leve (180 g), suportou bem a temperatura, carreguei ele dentro da mochila para não rasgá-lo.

- Lanterna de cabeça Tikkina Petzl: confiável, leve (78 g com pilhas), boa potência e ótima duração (até 140 h).

- Relógio de Pulso Guepardo: além do horário, barômetro e altimetro (funcional desde que aferidos com regularidade).

- GPS Garmin E-trex Legend: mesmo não tendo antena de alta sensibilidade funcionou perfeitamente e utilizei apenas 2 pares de pilhas durante os 10 dias.

- Fogareiro Gravity II MF Primus: confiável, versátil (reabastei ele 2x em posto de gasolina), tem aparador de vento e econômico (mas pesado +- 500 g). Levei fosforos e isqueiro.

- Panela Eta Power Pot 1,2L Primus: melhora o desempenho através de um radiador economizando combustível, anti aderente (fácil de limpar mesmo com capim), e leve (alumínio e titânio).

- Prato Lexan Sisters Outdoor: leve, ideal para uma pessoa e não esquenta demais as mãos.

- Talheres de policarbonato Sea to Summit: leves e funcionais.

- Faca Tramontina: boa para cortar algumas das taquarinhas que trancavam a trilha.

- Canivete Suiço 11 funções: confiável, boas funções como abridor de lata e perfurador.

- Sacos estanques Sea to Summit: confiaveis, usei 1 de 35L para minhas roupas e objetos e outro de 13L para o saco de dormer.

- Câmera digital Casio EZ9: compacta, cumpriu a função, levei o carregador da bateria e 2 cartões de memória.

- Streamer 3L Deuter + reservatório de 1,5L: práticos, confiável (Deuter), usei para o transporte de água nas travessias Marins x Itaguaré e Serra Fina.

- Flight Cover Deuter: protege a mochila durante o transporte e serve como uma capa de chuva interna para proteção dos objetos na mochila.

- First Aid M Deuter: bom organizador, levei um kit de primeiros socorros com as tralhas básicas.

- Kit de reparos: linha, agulha, cola super bonder, pedaço de alumínio improvisar tala na vareta da barraca, tecidos de poliéster para remendo da barraca ou mochila e fita silver taipe.

- Bastão de caminhada Carbon Azteq: leve, confiável, ajudou muito durante a travessia.

- Óculos de solar Spy: confiável, necessário e leve.

- Apito Kailash: leve e potente, obrigatório se fores se aventurar só.

Check list do vestuário que utilizei:

- 2 Bonés: 1 de poliéster para a trilha (resistente), e 1 de telinha mesh para acampamento e viagens.

- Segunda pele Thermoskin Curtlo: levei 1 blusa que usei na trilha e acampamento, 1 calça que usei só no acampamento (dispensável), 1 par de luvas que nem usei (dispensável).

- 2 camisetas mangas curtas: 1 dry fit para o trekking (secagem rápida), e 1 para o acampamento e viagem.

- Jaqueta de fleece Lafuma 250g: usei só no acampamento (dispensável).

- Fleece Soto Kailash 180g: usei só no acampamento, leve.

- Anoraque Timberland: confiável e necessário.

- Luvas impermeáveis: de motoqueiro que se compra em câmelo (R$ 20,00), boa para uso em caso de trilha com chuva e frio.

- Gorro Ear Gear Kailash: leve, quente e adequado aos locais.

- Roupa de baixo: 1 sunga para o trekking (secagem rápida), 1 cueca para viagens e acampamento.

- 2 Meias: 1 par de meia Light Hiker Lorpen para o trekking (evita bolhas, resistente, secagem rápida), e 1 par de meia Heavy Trekker Lorpen para acamapemento e viagens (muito quente).

- Calça impermeável Upsala Conquista: confiável, boa para uso pela manhã para não molhar a bota por dentro por causa do orvalho.

- Calça Thermofleece Curtlo: boa para acampamento.

- Calça bermuda Bigwall: boa para viagem e acampamento, porém não usei muito (dispensável).

- Bermuda: usei na trilha, pois é leve, de secagem rápida e confortável.

- Altus Gaiter Deuter: boa para uso na chuva ou campo com orvalho evitando que a água entre na bota, porém quente demais para uso durante a tarde.

- Bota Dynamic Chiruca: confiável, confortável, impermeável e com ótimo grip (solado Vibram).

- Toalha Drylite XS Sea to Summit: leve e de secagem rápida.

Outros itens:

- Protetor solar Sundown FPS 15: protegeu bem o branquelo aqui.

- Água sanitária: para tratamento da água, econômico, levei num frasco de colírio (pequeno).

- Protetor labial: para evitar que a pele dos lábios rachasse.

- Money Belt Deuter: ótimo para transportar o dinheiro e documentos com segurança.

- Guia de Trilhas vol 1 e 2 – Editora Kalapalo: usei o Xerox dos roteiros do livro (Marins x Itaguaré, Serra Fina e Serra dos Órgãos), como backup de segurança se o GPS falhasse.

- Comida Liofoods: prática, leve e boa para variar o cardápio durante trekking longo.

- Higiene: papel higiêncio, escova de dentes, barbeador, pedaço de sabonete, desodorante, liquido e estojo de lentes, shampoo.

- Celular: item de segurança (há sinal no topo das montanhas).

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.