Ir para conteúdo

Santiago de Compostela


jgmiguel

Posts Recomendados

  • Membros

Também pensei em fazer o caminho português. Achei até um livro de uma peregrina que o fez. Mas segundo uma conhecida que fez o espanhol, o "clima" não seria o mesmo. Muito menos gente, e faltaria o espírito de peregrino nas paradas. As opções de acomodação também seriam muito reduzidas. Mas eu não entendi a sua conta de distância, porque salvo engano, saindo do Porto, seriam muito mais de 150 km. Não tenho o livro em mãos, mas seriam 12 dias de caminhada, saindo do Porto. Se for até o Cebreiro, então, seria muito mais.

E como é essa sua passagem para Lisboa que inclui van até o Porto, isso me interessou muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 70
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Olá a todos!!!

 

Há vários Caminhos que se dirigem a Santiago de Compostela; o francês é o mais conhecido, mas existe o primitivo, finisterra, português, via de la plata entre outros.

 

Acho que nesta página poderão encontrar toda a informação necessária:

http://www.xacobeo.es/index.php?idMenu=7&idIdioma=5

 

Eu fiz o Caminho Português com partida de Ponte de Lima, o percurso foi o seguinte:

 

Ponte de Lima--20--Rubiães--23--Valença--16--Porriño--16--Redondela--16--Pontevedra--23--Caldas de Reis--29--Téo--13--Santiago de Compostela

 

Pernoitei sempre em albergues de peregrinos:

custam 3 € e é necessário ter a credencial de peregrino.

Do lado português está marcado por setas amarelas e do lado espanhol pelas vieiras.

 

Sei que se pode fazer em menos dias,

mas eu pretendia gozar o caminho

sempre ter a pressa de chegar.

 

Há sítios lindissímos e outros nem tanto.

 

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_49923_SP_A0392.jpg

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_49923_DSC00387.jpg

 

Boas caminhadas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

bem, eu ainda espero cnttos de pessoas que tenham interese em fazer o caminho de com potela.Pretendo ir de SP-Lisboa-Porto e de lá com uma Van até Compostela. Tomarei um ânibus ate Cebreiros e retorno os 150 Km caminhando até Santiag de Compostela.

O mes será em setembro/2009.

 

Estou berto a proposta que venhma somar

O melhr site que encontrei ate agora é o

 

www.mundicamino.com

 

freliz 2009 para todos

paulistaviajante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Oi pessoal!

 

Eu fiz o Caminho de Santiago (o caminho francês) agora em set-out/2008, saindo de Roncesvalles. Foram 750km q eu fiz em 32 dias. Foi simplesmente SENSACIONAL!! De lá eu escrevi um blog, e já coloquei fotos tb. Quem tiver interesse, o link é: http (blogs devem ser colocados no tópico de Blogs, favor colocar lá obrigasdo Editor).

Em 2010 (ano jacobeo) quero fazer o Caminho Português, mas ainda não sei ao certo de onde quero sair. Tô pensando em fazer aprox. 200km, pq já me falaram que de Lisboa ao Porto vc só anda em rodovias... Aí p/ mim isso não tem mta graça.

 

Bom, se alguém quiser alguma informação é só me procurar.

 

Buen Camino!

Syl

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal,

 

Estou indo fazer o caminho francês em junho/julho 2009. Devo sair do Brasil dia 12/06 e não posso voltar pro tronco depois de 05/07 então não terei os 30 dias necessarios para fazer o caminho frances inteiro. Estou pensando em partir de pamplona. Se tiver alguem que esteja indo nesta epoca tb podemos nos ajudar.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Olá, galera.

 

Bom, estou indo viajar dia 11 de junho para Santiago. Chegarei por volta das 16 horas em Pamplona no dia 12 e por lá farei a escolha por onde começarei o caminho francês.

 

Se alguém estiver indo nesta mesma época e quiser trocar umas idéias ou marcamos de fazer uma parte do percuso juntos, por gentileza entre em contato.

 

[ ] s ::otemo::::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membros
Olá, galera.

 

Bom, estou indo viajar dia 11 de junho para Santiago. Chegarei por volta das 16 horas em Pamplona no dia 12 e por lá farei a escolha por onde começarei o caminho francês.

 

Se alguém estiver indo nesta mesma época e quiser trocar umas idéias ou marcamos de fazer uma parte do percuso juntos, por gentileza entre em contato.

 

[ ] s ::otemo::::cool:::'>

 

Olá Changu,

 

Eu fíz o caminho em set/out de 2008. Pelo horário que você vai chegar, dá tempo de pegar um ônibus no aeroporto e ir até o terminal rodoviário. De lá você pode pegar um ônibus para Roncesvalles (sai às 18:00, se não me engano). Em Roncesvalles, você divide um táxi com outros peregrinos e vai até St. Jean Pied-de-Port, (10 Euros por cabeça). Vai chegar em St. Jean e o próprio taxista te dá as direções pro centro de acolhida do peregrino, você vai ser super bem recebido e vão te indicar qualalbergue tem lugar pra você.

 

Digo isso por que vale a pena começar na França, atravessar os Pirineus, apesar de difícil e cansativo, é uma experiência inesquecível.

 

B.H.Rocha,

 

Se estiver com o tempo curto, eu sugiro (não fíz isso, e muita gente desaprova) pegar um ônibus entre Burgos e Leon (não precisa ser esse trecho todo, mas parte dele). Esse trecho é cansativo e entediante, cheia de moscas que não te deixam em paz e são imunes a repelentes quase todo pelas margens de uma rodovia barulhenta e tem muito pouco (ou nada) pra ser visto, (com excessão do albergue em Carrion de Los Condes, que é um dos melhores que eu fiquei, pelo carinho das freiras que administram o lugar).

 

Começando em Pamplona vai perder os Pirineus, o albergue e a missa do peregrino em Roncesvalles, a Puente La Rabia em Zubiri e mais um monte de coisa...

 

Bom, fica a dica, espero que ajude.

 

 

Abraço a todos e Buen Camino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Olá,

 

Gostaria de informações sobre qual o caminho/rota mais indicado pra brasileiros percorrerem.

 

Aguardo respostas e desde já agradeço!

 

Marcelo Souza

Boa Vista - RR

 

 

Olá Marcelo,

 

O caminho que eu fíz, e que a maioria faz é o caminho francês... o caminho "inteiro" começa em Le Puy na França, mas a grande maioria começa em St. Jean Pied-de-Port, na divisa com a Espanha. St. Jean fica no meio do caminho entre Le Puy e Santiago.

Existem inúmeros outros caminhos, mas esse é o que tem mais infra-estrutura voltada para o caminho de Santiago.

 

Tem bastante brasileiro no caminho. Assim como alemães, franceses, canadenses, australianos e etc...

Procura algumas informações em http://www.caminhodesantiago.com.br

 

Qualquer dúvida é só perguntar. Tem bastante gente aquí que fez o caminho e pode te ajudar a esclarecê-las.

 

 

Abraço.

 

André Albano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Primeiro, muitíssimo obrigado pela resposta e atenção.

 

Espero não incomodar mas gostaria de fazer mais algumas perguntas... se puder responder, claro.

 

Qual a distância em km q vc percorreu nesse trecho iniciado em Le Puy? Vc andava qtos km por dia?

Qto tempo durou o trajeto? deu pra aproveitar bem cada parada?

 

Mais uma vez sou grato!

 

Marcelo Souza

Boa Vista - RR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...