Ir para conteúdo

Ubatuba - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, Samuel.

 

Bom, a primeira coisa que você precisa sabe é que existem duas praias conhecidas como Cedro em Ubatuba.

 

Uma fica próximo à praia da Lagoinha (mais na direção de Caraguatatuba) e a outra, que sai da praia do Tenório (região central, também chamada por alguns de Cedrinho).

 

A mais conhecida da galera do mergulho é a do Cedro que fica mais próxima à Praia do Tenório.

 

448470.jpg

 

Essa trilha eu ainda não fiz, então não posso dar muitos detalhes, mas vale à pena olhar no Google Earth, ela é bem visível e fica fácil de entender como chegar na praia.

 

A do Cedro que fica próxima à Lagoinha também tem águas tranqüilas (salvo em dias de mar virado, claro).

 

4270139.jpg

 

Mas não é boa para o mergulho.

 

Existem duas formas de ir até ela, pela praia da Lagoinha e pela praia da Fortaleza.

 

Tanto a Fortaleza quanto a Lagoinha tem acesso de carro.

 

A praia do Cedro fica mais perto da Lagoinha e passa por uma trilha bem conhecida que é a das Sete Praias (Praia do Oeste / Praia do Perez / Praia do Bonete / Praia Grande do Bonete / Praia do Cedro / Praia Deserta / Praia da Fortaleza).

 

Eu costumo fazer essa trilha na seguinte ordem: Praia da Lagoinha / Praia do Oeste / Praia do Perez / Praia do Bonete / Praia Grande do Bonete / Praia da Fortaleza / Praia Deserta / Praia do Cedro / Praia Grande do Bonete / Praia do Bonete / Praia do Perez / Praia do Oeste / Praia da Lagoinha.

 

Faço esse percurso em umas quatro ou cinco horas... aproveitando para tomar um açaí na Fortaleza, parar um pouco no Pontão da Fortaleza (um braço rochoso no final da praia de mesmo nome) e tomar um banho de mar em algumas dessas praias (a maior parte delas é tão pequena que você vai passar sem perceber).

 

No local existem placas e no final da praia Grande do Bonete tem até um mapa em uma placa de madeira, colocada pela comunidade local (que vale à pena visitar também).

 

Não é uma trilha difícil, mas tem algumas boas subidas. E se você quiser começar com um trajeto mais curto, pode ir de carro até a Praia da Fortaleza e de lá fazer o seguinte percurso: Pontão da Fortaleza / Praia Deserta / Praia do Cedro / Praia Grande do Bonete / Praia da Fortaleza.

 

Vale lembrar que não é permitido acampar em nenhuma dessas praias. Mas existem pousadas tanto na frente da Lagoinha quanto nas proximidades da Praia da Fortaleza. E também existem dois campings na Praia da Lagoinha (um particular e outro do CCB, em frente à ilha que faz divisa com a Praia da Maranduba). Mas esses dois campings são um pouco distantes do começo da trilha das Sete Praias.

 

Espero ter ajudado!! =]

Link para o comentário
  • Membros

Opa...

 

Faltou responder sobre local para deixar o carro...

 

Então, na Lagoinha você pode deixar na beira da praia, em um desses condomínios: Recanto da Lagoinha ou Salga. Mas não tem ninguém para ficar de olho. Mas acho que não tem grandes perigos também. Na Fortaleza o carro também fica em uma das ruas, mas também parecer ser um lugar tranqüilo.

 

Caso seu interesse seja a Praia do Cedro mais próxima ao centro, dá para deixar o carro no Tenório ou na Praia Vermelha. Tanto na Vermelha quanto na Tenório existem pousadas também.

 

Bjs

 

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Mais detalhado que isso só se tivesse desenhado o roteiro! :-)

Valeu mesmo, de grande valia suas dicas!

 

Eu já fui em uma praia do Cedro em ubatuba, mas faz muito tempo e disseram que era essa Cedrinho... sei que deixei o carro numa estradinha de terra, desci (uns 20 a 30 min) por uma trilha bem definida na mata, e saímos numa praia bem pequena, uma faixa de areia cercada de rochas e pedras, aparentemente sem acesso à outras praias. Tinha apenas uma casinha de pescador por lá, e nada mais.... me disseram que era a Praia do Cedro, ou Cedrinho. Aparentemente é essa proxima ao Tenorio, mas sinceramente, se precisar ir lá de novo eu não saberia dizer pra que lado fica. hehe... desligado total!

 

abs!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Fala Samuca.

 

A Praia do Cedrinho, localizada lá próximo da Praia Vermelha e Praia do Tenório é otima p/ mergulho. Já encontrei moréias no costão, mas não é uma praia tão tranquila.

 

Já a Cedro, proximo a Praia Grande do Bonete é mais deserta e bem mais tranquila.

Fiz a trilha a uns 4 anos atras e encontrei um casal acampado lá na Praia do Deserto, que está ao lado da Cedro.

Nessa imagem do google earth dá p/ identificar a Praia e a trilha que leva a ela.

Saco-bananas-3.jpg?et=gfPkxaNyZ7I2qYeriVodCA&nmid=4421277

 

 

Qdo eu fui lá deixei o carro no Camping Star, que fica no meio da Praia da Lagoinha.

Ele vai ate cobrar uma pequena taxa, mas assim mesmo vale a pena.

 

 

Abcs

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Procurei sobre esta trilha para a praia de 7 fontes nas mensagens antigas porém encontrei muito pouco.

 

Alguém pode passar mais detalhes?

- Onde começa a trilha ? seria na p do saco da ribeira? de que lado da praia? é facil achar a entrada?

- QUal a dificuldade de completá-la? Tempo / Navegação?

- Mta gente ou farofa no caminho?

- Por quais praias passa ? É possível faze-la indo do saco da ribeira, passando por dionisio / flamengo / flamenguinho e voltando pra sununga?

- Algum risco (assaltos) ou alguma informacao importante?

 

Desculpem o bombardeio de perguntas !!!

 

Obrigado

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...