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Huayna Potosí


Alcides

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O problema é que são montanhas com mais de 6.000 m, ou seja, mesmo a rota dita fácil, ou normal, apresentam as dificuldades da altitude. Geralmente vc tem q estar um pouco aclimatado para ter maiores chances de chegar ao cume. Mas o Huayna é possível sair em 1 dia e voltar no outro, que é mais comum. Vc sai as 10 hs de La Paz, chega as 12 hs no "pé" da montanha (4.800 metros) e já sobe pro acampamento alto (5.220 metros). Demora de 2 a 4 hs a subida. Vc dorme (ou deita) cedo e lá pela 1 ou 2 hs da manhã vc sai rumo ao cume com o guia, devendo chegar ao amanhecer. A descida é mais rápida e vc já volta a La Paz no mesmo dia.

Há pessoas (quase sempre bem experientes) que saem de madrugada de La Paz, sobem e descem no mesmo dia. Os guias me disseram q alguns poucos fazem isso, mas aí fica muito puxado. Acho meio mancada, pois uma das coisas legais é vc curtir (ou tentar curtir) desde a saída do campo base até a própria subida. Na correria é meio complicado.

 

Eu paguei 60 dólares pelo esquema de ir num dia e voltar no outro, Se vc perguntar em La Paz vão te falar q custa uns 120 dólares. Como fui com mais um amigo ficou 60 doletas cada um.

 

Ahh, o Illimani em 1 dia esquece. O normal são 4 dias.

 

O preço do guia inclui equipo, transporte e comida. Se quiser q alguém carregue sua mochila montanha acima custa cerca de 6 a 10 dólares por porteador (carregador).

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  • 2 anos depois...
  • Membros

Galera, estarei em La Paz em julho/07 e pretendo subir o Huayna Potosi (2 dias). Não tenho experiência em escalada (só fiz uns rapéis) muito menos no gelo. Nem experiência em altitude, mas até o dia da subida devo estar bem aclimatado, pois vai ser na volta de Machu Picchu. Minha grande dúvida é com o preparo físico: o que é um bom preparo físico? Enquanto estou aqui estou treinando com corrida. Até julho quero estar correndo 5 km por dia. Será que está bom?

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  • Membros

Caro Ricardo. Pratico escalada esportiva e tenho alguma experiencia em alta montanha. É preciso sim algum preparo fisico. Alta montanha é complicado. Faz muita diferença os 2.500 de cusco para os mais de 5.000 de Huayna Potosi. Fiz isto em 2005 e acredite - andar acima de 5.000 é puxado, a cabeça doi, o ar não chega, e o cansaço é absurdo. Mas vale a pena, não é necessário mais do que o seu conhecimento técnico em rapel. Quanto ao preparo fisico fundamental é aerobico. Existem muitas agencia para a escalada em La Paz, e a que conheço fica na Calle Sagargana, em frente ao hotel com mesmo nome. Preço tranquilo, mas só faça depois de pelo menos uns 2 dias em La Paz, mais alto que Machu Picchu, para aclimatação. Quanto a trilha vi que vc ta desistindo. Cara, se vc curte montanha, não deixe de fazer a trilha. É indescritivel. Existe uma alternativa por SALKANTAY, que é mais puxada e por isso mesmo tem menos procura, da para fechar mais em cima. Salkantay é uma das montanhas mais sagradas para os Incas. Essa é a trilha radical.

Boa viagem e boa sorte.

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  • 1 ano depois...
  • Membros

Ola amigos mochileiros, estamos com um tópico para uma trip que abranger Bolivia, Chile e Peru, para julho de 2009. Porem eu (particularmente) gostaria de subir o Huayna Potossi, encontrei poucas informações aqui no forum, li alguns ralatos que é uma escalada conciderada fácil, que não requer grandes conhecimentos de escalada para tal feito, que geralmente é feito para quem vai ter o primeiro contato em escalada em neve.(PERGUNTA 1: ATÉ ONDE ISSO É VERDADE, É REALMENTE TRANQUILO A ESCALADA, DÁ PARA FAZER TENDO APENAS POUCO CONHECIMENTO EM RAPEL?) Li tambem, que tem como fechar com agencias em La Páz e que os equipamentos são alugaveis pela agencia mesmo, não tendo que ter muitos equipamentos para essa escalada. (PERGUNTA 2: TEM COMO FECHAR COM AGÊNCIAS EM LA PAZ, É MUITO CARO, E OS EQUIPAMENTOS SÃO ALUGAVEIS, TEM QUE COMPRAR ALGUM EQUIPAMENTO?). Li em alguns lugares que que são nescessarios 2 dias para tal feito, em outros 3 dias, li tambem que vc tem que acampar na neve e em outras pesquisas que a agencia te leva a um refugio base em torno de 5 mil metros de altitude, e que vc sai do refugio de madrugada para a escalada, chegando ao cume por volta de 7 horas da manhã, sendo gastos apenas 2 dias. (PERGUNTA 3: QUANTOS DIAS REALMENTE SÃO GASTOS 2 OU 3, FICA-SE EM REFUGIO OU TEM QUE ACAMPAR NA NEVE, TEM ALGUMA AGENCIA QUE ALGUEM POSSA INDICAR?)

 

Então minhas duvidas são essas, para quem puder me ajudar fico muito grato!!!!!!

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  • Membros de Honra

Huayna Potosí é dita como uma montanha fácil, mas de fácil não tem nada. Ela somente não é uma montanha técnica.

 

Não precisa quase nenhum conhecimento em rapel ou escalada, mas quem não tem essa noção, é altamente recomendado a ascensão em 3 dias, pois o primeiro dia, será de prática em um glaciar que fica próximo ao campo base.

 

Como funciona:

 

1º dia - Vc sai de La Paz pela manhã. Vai de carro até a porta do campo base (uma grande cabana com bons lugares coletivos pra dormir, cozinha e banheiro). Altitude: 4.700 metros.

 

Vc chega no refúgio, almoça e parti pro curso no glaciar que fica a uns 20 minutos do campo. Volta, janta, debe cerveja (não recomendado :mrgreen: ) e dorme.

 

Foto Externa Campo Base:

 

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Foto Interna Campo Base:

 

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Foto Glaciar:

 

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2º dia - Café da manhã, sai e parti pra subida mais nojenta da minha vida. A Morrena !!! Vai subir feito bode nas pilhas de pedras. Um Horror !!!

 

Vai acampar ou ficar na cabana do Campo Roca (se tiver vaga). Chegando vai amoçar, fazer uma horinha e dormir . Altitude: 5.130 metros.

 

Foto Campo Roca:

 

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3º dia - Vai acordar 00:00hr e começar a subir 01:00hr. A subida é bem cansativa e dura uma média de 6 a 7 horas. Quando descer, vai fazer o caminho inverso no mesmo dia e vai chegar a La Paz no final do 3º dia mesmo. Cume a 6.088 metros.

 

Foto da Subida: OBS: No finalzinho da rocha tem como avistar o Campo Roca e tem como ver o grande caminho que ainda vai ter que percorrem no gelo.

 

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Dicas: A agencia Andreans Expeditions é a melhor agencia de todas. Eles possuem todos os equipamentos, todos mesmo. E a maioria em ótimo estado e de grandes marcas. Com eles, vc não precisa comprar quase nenhum equipamento, pois eles tem até óculos escuros da Julbo. E não cobram nada a mais por isso !!!

 

Fica na Calle Illampu. Como chegar: Suba a Calle Sagarnaga até chegar a Illampu, depois vira a direita. Acho que é a terceira loja nessa mesma calçada.

 

O preço é 170 dólares incluindo alimentação, guia, refúgios, carregadores de equipamento pessoal (muito importante, pois subir a Morrena com mochila pesada nas costas é um saco).

 

Existem agencias, como a Huayna Potosi, que são uma porcaria e cobram mais barato. 130 dólares (sem carregador pessoal), mas os equipamentos são muito velhos e não atendem nada bem em nenhum quesito. Pague 170 e seja feliz !!!

 

Principiante não vá nunca no de dois dias, pois a maioria não consegue passar da Morrena (falta de aclimatação pela pressa na subida) !!!!

 

O único equipamento que é altamente indicado de comprar é um bom Anorak. O resto pode alugar sem grandes problemas (fazem parte do pacote).

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  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

descoberto3

 

Depende do que queira !!

 

Dependendo da montanha...

 

Pra escalada em gelo: Junho, Julho e Agosto.

 

Em rocha: Janeiro, Fevereiro, Março e Abril.

 

Fora isso, são os meses que começam o frio ou que começam o desgelo.

 

Quais montanhas pretende escalar ??

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  • Membros

Leo,

 

Aproveitando da sua generosidade, deixa eu te perguntar.

 

Alem das dicas de qual montanha escalar, vc sabe me informar como eu faço para contratar guias, se e melhor eu juntar um grupo aki, ou ir sozinho nas agencias, e principalmente, os valores dessa brincadeira, para que eu possa fazer um planejamento financeiro.

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