Ir para conteúdo

Huayna Potosí


Alcides

Posts Recomendados

  • Membros

Leo e Paulo,

Agradeço a ambos pelas respostas. Realmente os relatos que ouvi foram de que está montanha é tecnicamente fácil, mas que não tinha nada de fácil. Alguns amigos montanhistas comentaram que os maiores erros são realmente quando a gana de chegar ao cume é bem maior que a responsabilidade consigo. Enfim eu to indo com a intenção de ir até onde der, quando não der mais eu deço. hehe

Leo, quanto ao medicamento acho que vou deixar pra próxima mesmo não vou ter muito tempo para conhecer essa medicação e poderia ser mais perigoso a medicação do que a própria subida. Enfim, vou manter a prudência e respeitar meu limite.

 

Agradeço novamente!

Abraço,

Alex Duarte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Alex, o Rubranova15000 é um medicamento preventivo e não oferece efeitos colaterais, que alem de ajudar com a aclimatação reforça o sistema imunologico. Talvez seja bom voce dar uma lida sobre ele no topico sobre o mal da montanha ou entao consultar algum medico. Mas se não quiser tambem não precisa. Os outros nem precisa muito se informar, porque são pra situações extremas.

 

Prudencia realmente é muito importantemas é bom que dose tambem, quando fui pro Huayna Potosi estava muuuito cansado no final, dava 2 passos e parava (sem exagero) e só nao desisti do cume porque a gringa que tava comigo ia ter que voltar tambem, e não achei justo ela perder a oportunidade de chegar ao cume e a grana por irreponsabilidade minha. Por isso é bom ser prudente, mas não é porque ta muito cansado ou com dor de cabeça que está com edema e não pode continuar.

 

Boa sorte e aproveite que a montanha e principalmente o cume são sensacionais ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
mas não é porque ta muito cansado ou com dor de cabeça que está com edema e não pode continuar.

 

Isso foi pra mim ?? :?::lol4::::lol4::

 

Pior que tem um monte de gente que fica achando que está morrendo e não passa de mal da montanha comum. Quando chega a edema cerebral vc começa a ver raios, dor de cabeça incontrolável que não passa com nenhum medicamento, e depois vem a confusão mental.

 

Edema pulmonar só levo a sério se tiver tosse seca e com espuma com sangue, fora isso é tranquilo e tem como tratar no local.

 

OBS: Não sou hipocondríaco !! ::lol4::::lol4::::lol4::

 

Tanto o Rubranova 15000 como o Citoneurin 5000 são ótimos pra altitude. Melhor começar a tomar 15 dias antes da viagem (comprimidos) e 5 dias antes se for injetável.

 

Abraço,

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Essa do cansaço e dor de cabeça eu sei como é hehe

Teve um campo que fiz uns 6 anos atrás que estava com -4 C e eu estava molhado, daí começou a dar aquele cansaço vontade de dormir e de repente não sabia mais quanto era 2 + 2 e de repente só vi um companheiro deitar do meu lado e começar a tremer feito um doido hehe. Bom, foi excelente a ajuda de vocês vou procurar o Citoneurin 5000 para começar a tomar essa semana, dia 03 estou partindo para fazer salkantay e depois vou pra la paz.

Abraço,

E nos falamos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Leo, bem que poderia ser, mas nao foi ::lol4::

 

Brincadeiras a parte, tem gente que é hipocondriaca mesmo e qualquer coisinha acha que esta pra morrer (não acho que seja o seu caso), isso muitas vezes pode impedir de ir mais alem e conhecer os limites. Não sao raras as historias de pessoas que fazem besteira por precipitação e diagnosticos errados.

 

Com tantas possibildiades de remedio a serem usados na montanha ela deve ser o inferno pros hipocondriacos (ou o paraiso? ::tchann:: )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

::lol4::::lol4::::lol4::

 

Pior que tem gente assim mesmo. A grande moda dos europeus, é aplicar Dexametasona antes de subir a montanha e se entupir de Diamox.

 

Pior que vc nunca vai saber seus limites fazendo uma coisa dessas. Além de que a Dexametasona arrebenta com o sistema imunológico.

 

Bem... Vou tomar uma aspirina, pois posso ter dor de cabeça mais tarde. ::tchann::::lol4::::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Galera,

Conseguimos furar os bloqueios dos campesinos,(estou com um amigo) e chegamos hoje em La Paz...contarei os detales no depoimento posteriormente.

Consegui contratar uma agência por $ 120 dolares, 240 para os dois, com equipamentos excelentes...albert bolivia tours (fica ao lado do hostel Copacabana)

depois digo se a assistência foi boa.

Vamos fazer Huaina Potosi em 3 dias, para evitar do mal da altitude, apesar de já ter passado uns perrengues em salkantay.

Abraços.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Galera.

Cheguei hoje da escalada da Huana Potosi...resumo: foi a coisa mais difícil que ja fiz na minha vida, e também a mais emocionante.(e olha que já fiz muita corrida de aventura na minha vida)

Mas para algumas pessoas que vão desafiar a Huana Potosi vai algumas dicas peciosas, que me ajudaram e também ficaram faltando para amenizar o perrengue:

1. Se prepare fisicamente, pois é muito difícil escalar(ou caminhar), pois nao é só caminhada no gelo, tem uma parte técnica n final, e sem oxigênio tudo fica muiiiiiiiito difícil;

2. Se infome sobre o mal das montanhas, nao seja amador, mesmo sendo sua pimeira vez;

3. Tome Citonurim 5000, me ajudou bastante, não sofremos nada na subida por falta de ar, e sim pelo frio, (escalei com um amigo)tipo dor de cabeça etc, mas quase congelei os dedos do pé e da mão; tome muito chá de coca, minha cabeça na doeu nnhuma vez.

4. Se não tem conhecimento de escalada no gelo, faça o treinamento do primeiro dia, e aproveite para aclimatar.(apesar de ter vhegado na noite anterior em La Paz, e no outro dia começar a saga).

5. Aclimataçao, o mais importante, muitos guias falaram que os brasileiros não conseguem subir por se aclimatar mal, e acaba sofrendo os efeitos da altitude; meu amigo queria subir em dois dias, nao deixei ainda o obriguei a tomar o citoneurim desde salkantay ::lol4::

6. Quanto a agências não tenho nada a reclamar da minha e do meu guia,(o guia foi super atencioso e passol muita tranquilidade) mas saiba que no acampamento do segundo dia, a alimntaçao é muito importante, e todas as agências (tinha umas 5, com -ou -10 pessoas ) seviram macarrao feito com agua de gelo derretido....quem conseguiu comer ::essa:: , deixou na subida no dia seguinte, e a alimentaçao é combustível...e eu fiquei só no pão com geléia, quase nao consegui descer.( leve um plus de rango)

7. Fator psicológico. ( tive de ouvir um guia de outra agência flando que poucos brasilieros conseguiam, pois não estamos acostumados com tanto frio, e também por falta de aclimatação) suba preparado para voltar, a descida também faz parte, e é osso, saiba seu limite. (sugestão, olhe para o seu pé, não olha pra cima, se não da vontade desistir.

8. Mas no final, saiba, que vai ter o provilégio de deslumbrar de uma vista que vai ficar marcada na sua vida.

"Parabéns a todos que conseguiram alcançar o topo, e boa sorte para os que irão tentar". :mrgreen:

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Entao lendo esses posts fiquei com uma duvida:

 

se eu chegar em La Paz e ficar uns 4 dias me aclimatando na boa, no quinto dia subir o Chalcantaya (5.500metros) sera que da pra encarar o Huayna Potosi?

OU realmente tenho que tomar o Citoneurin?

 

Ano passado estive em La Paz e subi o Chalcantaya no terceiro dia e fiquei numa boa, tomei o soroche pills, e deu mesmo uma dor de cabeca mas nada demais.

 

agradeco informacoes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...