Ir para conteúdo

Huayna Potosí


Alcides

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

No seu caso, o Huayna Potosi seria a melhor escolha.

 

Pode ir sozinho, pois eles te encaixam em algum grupo que esteja subindo. Geralmente sobe de dois a quatro pessoas que não se conhecem. É legal !!

 

Reprodução de uma mensagem minha de algum outro tópico que mão me membro:

 

O Huayna Potosí é uma montanha dita como fácil. Mas de fácil não tem nada. Pra subir, não é necessário muito conhecimento técnico, mas é preciso uma boa (boa mesmo) aclimatação e uma boa condição física.

 

O ideal pra quem não tem experiencia é subir em 3 dias.

 

1º dia - Sai de La Paz, faz um cursinho de prática em gelo em um glaciar e dorme no Refúgio.

 

2º dia - Sobe pro campo avançado e dorme lá (Campo Rocas).

 

3º dia - Acorda meia noite e começa a subida de quase 1000 metros, pelo gelo, até chegar ao cume. Demora de 5 a 7 horas.

 

A única agencia que presta é a Andreans Expedition. Fica na Calle Illampu. Como chegar: Suba a Calle Sagarnaga até chegar a Illampu, depois vira a direita. Acho que é a terceira loja nessa mesma calçada.

 

A Andreans é a única agencia que possui todos os equipamentos completos e de grandes marcas.

 

Eles tem tudo mesmo. Até óculos. E não te cobram a mais por isso.

 

Paguei o valor de 170 dólares por 3 dias + carregadores de equipamento pessoal. Não se engane, contrate esses carregadores, pois existe um trecho chamado Morrena que é um inferno de pedras.

 

Mesmo que é cascudo sofre muito nessa subida. E não vale arriscar de levar a mochila nas costas e depois não conseguir subir. A Morrena é o pior lugar que já subi. Pior que escalada, pois é muito chato.

 

Pra fazer essa expedição não vai precisar de nenhum equipamento, pois essa agencia tem tudo mesmo.

 

Mas vai precisar de uma aclimatação de no mínimo 8 dias e um bom preparo físico.

 

Ah... E é legal passar um dia no Chacaltaya (5.300 metros) pra aclimatar melhor.

 

Antes de ir, comece a tomar um medicamento chamado Citoneurin 5000. Esse medicamento é na realidade um complexo de vitamina B. Outra marca não adianta !!! Pois essa tem uma dose cavalar de vitamina B12, que é responsável pela produção de glóbulos vermelhos do sangue.

 

Ajuda horrores na aclimatação. Tomar meio comprimido por dia, iniciando duas semana antes da viagem.

 

Quando estiver em La Paz, tome um por dia. Pare somente quando sair da montanha.

 

Bem... Qualquer dúvida, só falar.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Perfeito.. então to vendo que vou tentar subir o Potossi,

 

Em relação ao Potossi, sabe dizer se eu chegar na bolivia consigo arrumar guia de imediato ou é que nem Machu P.? que tem que fazer reserva antes? pois tenho um problema, vou conhecer primeiro copacapana, puno, cuzco Machu P. e não vou saber o dia certo que estarei em La Paz.

 

 

o que vc recomenda? pois prefiro deichar o tentar subir o potossi por ultimo, acho que é melhor para aclimatação e ja estarei perto de ir embora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Não entendi. Vc vai subir Potosi ou o Huayna Potosi ??

 

Tenta ler mais, pois tem tem muita informação sobre o Huayna Potosi. Eu mesmo já postei um passo a passo pra quem que subir a montanha.

 

Vc passa na agencia que vai querer utilizar e pega o telefone. Quando estiver saindo de Cusco, liga e marca o dia que vc quer.

 

Sempre melhor deixar por último mesmo. Aclimatação é a peça principal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

Escalei o Huayna Potosi agora em dezembro, segui a dica do Leo e procurei a Andean Expedition mas o preço deles era bem mais alto que o das outras e nao oferecia servioço de carregador, acabei optando pela Huayna Potosi que tinha a opção de fazer no mesmo diz com uma gringa que ja tinha saido e se eu corresse podia ir com ela. Acabei indo pela Huayna Potosi e pagando US$100 (muito barato se comparado aos outros preços que tinha visto pelo Peru e Bolivia para alta montanha) por 2 dias. Não tinha nenhuma experiencia em escalada nem em caminhar no gelo e achei relativamente tranquilo, não tive problemas tambem com o equipamento da agencia, que apesar de nao serem tecnicos ate pro meu olhar leigo nao me criaram nenhum problema. Problemas mesmo so tiver com minha companheira de escalada (se é que se pode chamar assim) que derrobou eu e o guia duas vezes arrastand agente motanha abaixo e acabando com o pouquinho de reserva fisica e mental que me restava. Outro problema que enfrentamos foi que chegamos umas 9 horas da manha e atrapalhou muito na volta porque o gelo estava mole e escorregava muito alem de o guia ter errado em tirar os nossos crampons muito cedo (diminui um pouco a culpa da gringa). O balanço final é que se hoje me mandassem escolher entre economizar com a agencia ou indo com mais alguem eu preferiria uma agencia com equipamentos nao tao tecnicos para poder ir sozinho, mas a grana nãosendo problema eu iria sozinho com a Andean Expditions.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Que merda Paulo...

 

Eles nem deveriam cogitar a ascensão a essa montanha nessa época por quem tem pouca experiencia.

 

O gelo fica bem frágil e o risco de acidente é bem maior. Ainda mais chegando ao cume às 09:00 !!

 

Eu acho a agencia Huayna Potosi a pior e a mais sem noção de todas. Mas eles tem os preços mais baratos mesmo. E refúgio próprio.

 

Legal ter conseguido chegar lá em dois dias, pois a maioria dos brasileiros não consegue.

 

Abraço,

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

É Leo, talvez nao tenha sido mesmo uma boa ideia fazer a motanha com eles. Mas em relação a epoca nenhuma das agencias se negou subir, inclusive a Andean Tours.

E uma coisa que me ajudou a escolher a Huayna Potosi foi que eu vi muitos gringos comentando que tinham feito com ela e que os guias deles indicavam a agencia (acho que Rough Guide) além de a recepcionista deles mostrar saber o que tava fazendo.

Sem duvida que o andinismo é um esporte perigoso, e aumentar esse perigo para economizar US$50 não é uma decisao muito inteligente. Ainda bem que sai ileso dessa :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...