Ir para conteúdo

[Arquivo] Roma - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Andre, criskeune, valeu mesmo pelas respostas.

 

Andre, respondendo a sua pergunta, quando disse sobre incluir locais que nem tinha ouvido falar, foi pq lendo aqui, li sobre esses lugares que algumas pessoas falaram ser interessantes, entao resolvi incluir na rota. Alguns desses lugares sao proximos e ficam no caminho, entao nao custa nada, mas outros nao.

 

Mesmo com as respostas de voces, algumas duvidas ainda ficaram e irei coloca-las aqui embaixo:

 

1 - Sei que agosto ainda e alta temporada, estarei chegando em Roma dia 27/08, vocês acham que ainda pegarei a cidade cheia, muitas filas?

 

2 - No 2 dia, estou prevendo ir a Trastevere. Pelo o que li, lá é um bom lugar para ir a noite. O que vocês acham que seja melhor, continuar com esse trajeto que coloquei ou após a visita a ilha Tiberina voltar pro hotel, dar uma descansada, tomar um banho e depois, a noite, de ônibus, ir para a região de Trastevere e conhecer os lugares ali próximos (Fontanone -> Monumento a Garibaldi -> Gianicolo *OBS: Esses 3 lugares são alguns exemplos que eu não tinha ouvido falar, será que vale a pena?) antes de sentar num barzinho e curtir a noite?

 

3 - No 3 dia estou prevendo, apos o Vaticano ir no Museu Nacional Etrusco, também é outro lugar que não tinha ouvido falar, e um pouco mais longe, vocês conhecem? Acham que vale a pena?

 

4 - No 4 dia, que pelo o que eu entendi sera o dia mais corrido, até porque sera o dia que iremos ao Foro Romano e Coliseu, e pelo o que entendi ficaremos um bom tempo la, e sei que ficarei pq gosto bastante, vocês acham que daria para dar um esticada ate as Termas de Caracala, que me pareceram bem interessante e descer ainda mais um pouco e ir ate as Catacumbas Romanas? No mapa me parecem lugares mais afastados, não sei se daria para ir a pé e também não sei se daria tempo antes de escurecer. O que vocês acham? Tanto quanto ao tempo, quanto se vale realmente o esforço?

 

5 - E por ultimo, mas não menos importante, fiquei meio preocupado agora sobre o que você respondeu ao Regis. Eu tinha a ideia que de bermuda não seria um problema entrar nos lugares. Pelo o que tinha lido, mais especificamente para as mulheres, que elas deveriam levar bermudas e tampar os ombros e as costas, mas não sabia que precisava ser calca comprida. Para mim, tanto para homem quanto para mulher, uma bermuda e uma blusa já resolviam. Isso é um exigência apenas do Vaticano ou dos museus e igrejas também?

 

Sei que mais uma vez está extenso, mas as dúvidas são muitas, o que vocês puderem ajudar já sera de grande valia e muito obrigado antecipadamente.

Link para o comentário
  • Respostas 1.4k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

1) Acho que sim.

 

2) Vai de cada um. Lá, salvo um ou outro dia, eu só voltava pro hotel pra dormir. Noutra viagem, com meu irmão, nós brigamos pq ele sempre queria dar uma passada no hotel pra descansar no fim da tarde. Não fui nesses pontos do Trastevere que vc falou. Fui só numa Igreja que tem uma escultura de Bernini (meio 'quente' pra estar ali, até).

 

3) Não conheço.

 

4) Não sei responder.

 

5) Como disse antes, "não sei quanto a bermudas abaixo do joelho". É bem possível até que aceitem sim. Na falta de uma informação melhor, eu não arriscaria. No Vaticano acho que são mais exigentes, mas de modo geral diria que vale pra qualquer Igreja. Até porque, antes de ser um ponto turístico, é uma Igreja. Na Sacre-Coeur, em Paris, vi um segurança mandar um cara tirar o boné, apontando pra placa que dizia "aqui é um lugar de respeito, vista-se de acordo".

Link para o comentário
  • Membros
Andre, criskeune, valeu mesmo pelas respostas.

 

1 - Sei que agosto ainda e alta temporada, estarei chegando em Roma dia 27/08, vocês acham que ainda pegarei a cidade cheia, muitas filas?

 

É beeem provável que você ainda enfrente filas. O teu período de viagem ainda é considerado alta temporada em Roma. E lembre-se, os turistas orientais estão sempre invadindo a Europa com suas hordas de grupos de excursão... Eu estou indo novamente no outono e já fui avisada de que no início de outubro ainda faz um tempo quente e ainda tem filas nas atrações. No início do ano, eu fui em fevereiro e não peguei fila nenhuma, ainda mais com o Roma Pass ( OBS: O Roma Pass não vale para o Vaticano, pois o Vaticano é um país independente dentro de Roma!!!)

 

2 - No 2 dia, estou prevendo ir a Trastevere. Pelo o que li, lá é um bom lugar para ir a noite. O que vocês acham que seja melhor, continuar com esse trajeto que coloquei ou após a visita a ilha Tiberina voltar pro hotel, dar uma descansada, tomar um banho e depois, a noite, de ônibus, ir para a região de Trastevere e conhecer os lugares ali próximos (Fontanone -> Monumento a Garibaldi -> Gianicolo *OBS: Esses 3 lugares são alguns exemplos que eu não tinha ouvido falar, será que vale a pena?) antes de sentar num barzinho e curtir a noite?

 

Como eu te disse, eu não cheguei a ir no Trastevere e isola Tiberina, porque tive de fazer um corte na programação para poder aproveitar bem minha estadia em Roma e ver bem as minhas atrações preferidas (sou historiadora, entre outras coisas). Na minha opinião, só vale voltar para o hotel se a tua atração noturna estiver próxima ao hotel, porque se tu voltares ao hotel, é capaz de tu estares muito cansado e meio sem energia para fazer um deslocamento maior, mesmo de ônibus ou metrô. também vale voltar se te acontecer alguma coisa do tipo "me sujei todo durante o dia" (aconteceu uma coisa muito "bizarra" com uma amiga minha em Barcelona.. Ela teve de voltar ao hotel simplesmente porque não conseguiu segurar tanto tempo sem ir ao banheiro e aí deu um "probleminha"...kkk)

 

Dizem que Trastevere é uma região "cool", que só mais recentemente tem sido alvo da visitação turística. Eu vou incluir no meu próximo roteiro, mas só porque será minha segunda vez em Roma.

 

3 - No 3 dia estou prevendo, apos o Vaticano ir no Museu Nacional Etrusco, também é outro lugar que não tinha ouvido falar, e um pouco mais longe, vocês conhecem? Acham que vale a pena?

 

Não fui ao Museu Nacional Etrusco, mas acho que só vale a pena se tu fores um "profissional mega hard core" historiador. Eu não fui pelas mesmas razões de não ter ido ao Trastevere, e isso que eu sou formada em História! Na minha primeira visita a Roma, eu quis privilegiar as atrações mais conhecidas. E além do mais, no Vaticano e no Campidoglio também tem uma bela coleção de arte etrusca.

 

4 - No 4 dia, que pelo o que eu entendi sera o dia mais corrido, até porque sera o dia que iremos ao Foro Romano e Coliseu, e pelo o que entendi ficaremos um bom tempo la, e sei que ficarei pq gosto bastante, vocês acham que daria para dar um esticada ate as Termas de Caracala, que me pareceram bem interessante e descer ainda mais um pouco e ir ate as Catacumbas Romanas? No mapa me parecem lugares mais afastados, não sei se daria para ir a pé e também não sei se daria tempo antes de escurecer. O que vocês acham? Tanto quanto ao tempo, quanto se vale realmente o esforço?

 

Como eu te disse, Coliseu/Foro/ Palatino demanda um bom tempo de visitação e mesmo de esforço, já que você vai andar muito, subindo e descendo colinas, hehe. Até daria para ir às Termas de Caracala. Mas ir ainda depois às catacumbas, eu acho que já seria mum pouco demais, pois provavelmente já será no final do dia, e não sei se ainda estarão abertas. Você só vai saber mesmo quando estiver lá, pois aí você vai poder mesurar o tempo com precisão, para saber se vai dar tempo de ir até lá. Se você decidir mesmo ir, meu conselho é não ir a pé, e sim de ônibus.

 

5 - E por ultimo, mas não menos importante, fiquei meio preocupado agora sobre o que você respondeu ao Regis. Eu tinha a ideia que de bermuda não seria um problema entrar nos lugares. Pelo o que tinha lido, mais especificamente para as mulheres, que elas deveriam levar bermudas e tampar os ombros e as costas, mas não sabia que precisava ser calca comprida. Para mim, tanto para homem quanto para mulher, uma bermuda e uma blusa já resolviam. Isso é um exigência apenas do Vaticano ou dos museus e igrejas também?

 

Olha, que eu saiba, o "dress code" do vaticano vale também para Igrejas, e não só as de Roma! Eu acho que bermuda não seria muito aconselhavel, e nem blusinha de alcinha (para mulheres), ou camiseta regata para homens. Como ainda estará meio quente em Roma no teu período de viagem, a alternativa é levar na bolsa/mochila diária uma blusa de manga ou meia manga, e sim, ir de calça comprida, mas de tecido mais leve... Pelo menos assim vocês não correm o risco de serem barrados na entrada, hehe (eu não tive esse problema porque fui no inverno, rs). Nos museus (exceto o do Vaticano), a regra é mais flexível, mas sempre vale o bom senso, né... (short curto e top estilo biquini acho que só vale em festas doidas em Ibiza ... kkk)

 

Não sei se resolvi o teu problema ou se mais compliquei! hahaha .. Mas qualquer coisa, estamos aí!

 

Abs,

 

Cris

Link para o comentário
  • Membros

Andre, criskeune, valeu de novo

 

Acho que já elucidaram muitas das minhas dúvidas.

 

Estarei excluindo o Museu Nacional Etrusco das minhas preferencias.

 

No 4 dia irei tentar dar um rearrumada no meu roteiro para dar mais tempo ao Coliseu, Foro e Palatino, pois sei que irei gastar bem la e nao quero sair correndo para ver os outros lugares.

Também tentarei incluir as Termas e as Catacumbas em outro dia se possível.

 

Valeu mesmo.

Link para o comentário
  • Membros

Olá, mochileiros! Tudo bem? Em set/11 pisarei pela primeira vez em solo Europeu com 08 amigos e fiquei responsável por pesquisar sobre a Itália... Em Roma, teremos apenas 02 dias. Por favor, vocês podem analisar se o roteiro abaixo está bom? A nossa intenção é fazer a visita na sequência em tá listado... Tá muito corrido ou folgado demais? Tem algum lugar imperdível que deixei de mencionar? Qualquer crítica ou sugestão será muito bem-vinda. Agradeço, imensamente, desde já...

 

28/09

•Circo Massimo

•Monte Palatino

•Arco di Costantino

•Colosseo

•Fórum Romano

•Colina de Campidoglio

•Musei Capitolini

•Monumento a Victorio Emanuelle II

•Foro di Traiano

•Mercati di Traiano

•Colonna Traiana

•Museo e Palazzo Venezia

•Campo dei Fiori

 

29/09

•Fontana dei Fiumi

•Colonna di Marco Aurélio

•Pantheon

•Piazza Di Spagna

•Fontana de Trevi

•Basilica di Santa Maria Maggiore

•Piazza Vittorio Emanuele II

•Basilica di San Giovanni in Laterano

 

Beijos a todos.

Link para o comentário
  • Membros
Olá, mochileiros! Tudo bem? Em set/11 pisarei pela primeira vez em solo Europeu com 08 amigos e fiquei responsável por pesquisar sobre a Itália... Em Roma, teremos apenas 02 dias. Por favor, vocês podem analisar se o roteiro abaixo está bom? A nossa intenção é fazer a visita na sequência em tá listado... Tá muito corrido ou folgado demais? Tem algum lugar imperdível que deixei de mencionar? Qualquer crítica ou sugestão será muito bem-vinda. Agradeço, imensamente, desde já...

 

28/09

•Circo Massimo

•Monte Palatino

•Arco di Costantino

•Colosseo

•Fórum Romano

•Colina de Campidoglio

•Musei Capitolini

•Monumento a Victorio Emanuelle II

•Foro di Traiano

•Mercati di Traiano

•Colonna Traiana

•Museo e Palazzo Venezia

•Campo dei Fiori

 

29/09

•Fontana dei Fiumi

•Colonna di Marco Aurélio

•Pantheon

•Piazza Di Spagna

•Fontana de Trevi

•Basilica di Santa Maria Maggiore

•Piazza Vittorio Emanuele II

•Basilica di San Giovanni in Laterano

 

Beijos a todos.

 

 

Poxa Danielle, apenas dois dias para Roma é pouco e acaba sendo muito corrido, vale a pena acrescentar mais um dia em Roma e ir visitar a OutLet ...

Link para o comentário
  • Membros
Andre, criskeune, valeu de novo

 

Acho que já elucidaram muitas das minhas dúvidas.

 

Estarei excluindo o Museu Nacional Etrusco das minhas preferencias.

 

No 4 dia irei tentar dar um rearrumada no meu roteiro para dar mais tempo ao Coliseu, Foro e Palatino, pois sei que irei gastar bem la e nao quero sair correndo para ver os outros lugares.

Também tentarei incluir as Termas e as Catacumbas em outro dia se possível.

 

Valeu mesmo.

 

 

Olá J.C

 

Estive em Roma faz uma semana e vou lhe dizer a minha impressão sobre as "vestes", estava muuuuiiiiiitttoooooo calor no dia em que fui ao Vaticano e ví diversas mulheres com vestidinhos, com shortinhos e com blusinhas de alcinhas, mas todas ao entrar nas "dependências" do Vaticano se cobriam com um pano, ví diversas mulheres dessa forma, infelizmente não tirei nenhuma foto.

 

Quanto a Necropole, não sei se você conseguirá vaga para a época de sua viagem já que está muito emcima, eu fiz a visita e posso dizer que é simplesmente fantástica, a visita foi guiada por um Padre de Curitiba e ele soube amarrar muito bem as histórias e posso dizer que dos 4 dias em que fiquei em Roma a visita a necrópole foi o melhor passeio que fiz ....

 

Ahhhhh e nem preciso dizer que será um "pecado" você não levar as meninas para o Castelo Romano (OutLet) rsrs.

 

Abs

Link para o comentário
  • Membros

Anderson,

 

Essa de ter de cobrir ombros e não entrar de camiseta é certo. Já que vc esteve lá agora no calor, diz aí se é possível entrar de bermuda. Homem/Mulher pode? Abaixo ou acima do joelho?

 

E, pô, também acho que 2 dias em Roma é pouco, mas aconselhar a menina a acrescentar um terceiro pra ir num Outlet, pelamordedeus... ::lol4::

 

 

 

Daniele,

 

Enquanto as coisas do primeiro dia estão bem concentradas numa região, as do segundo estão meio espalhadas. Pode ser interessante vc marcar isso aí num mapa pra ter essa noção. Senti falta da Piazza Navona no seu roteiro e de uma passadinha que fosse pelo Vaticano, mesmo que ficasse só na Piazza San Pedro. Não te interessam?

Link para o comentário
  • Membros

Anderson,

 

Essa de ter de cobrir ombros e não entrar de camiseta é certo. Já que vc esteve lá agora no calor, diz aí se é possível entrar de bermuda. Homem/Mulher pode? Abaixo ou acima do joelho?

 

E, pô, também acho que 2 dias em Roma é pouco, mas aconselhar a menina a acrescentar um terceiro pra ir num Outlet, pelamordedeus... ::lol4::

 

 

 

Daniele,

 

Enquanto as coisas do primeiro dia estão bem concentradas numa região, as do segundo estão meio espalhadas. Pode ser interessante vc marcar isso aí num mapa pra ter essa noção. Senti falta da Piazza Navona no seu roteiro e de uma passadinha que fosse pelo Vaticano, mesmo que ficasse só na Piazza San Pedro. Não te interessam?

 

 

LOL ...LOL ... Realmente, para quem só tem dois dias em Roma, sugerir acrescentar mais um dia para ir ao Outlet é meio esquisito. Juro, eu só viajo para viajar e conhecer mesmo .. Comprar eu compro a prestações aqui mesmo ou então dou um pulinho em Rivera ... hehehe

 

Também tenho interesse em saber logo se pode ou não pode qualquer coisa na altura dos joelhos no Vaticano e nas Igrejas. Estou retronando em Outubro, e me parece que ainda vai estar quente lá ... Queria saber se eu posso entrar com um vestido que bate nos joelhos ... heheh (mas de manga, é claro).

 

Sobre a programação da DANIELE, acho que ela pode colocar a Piazza Navona no 2º dia, já que é tri fácil fazer a linha reta "Piazza Navona - Pantheon - Fontana di Trevi" (bem, não é exatamente uma linha reta, mas é só seguir as vielas entre a Via del Corso. E além do vaticano, acho que também faltou o Castel Sant'Angelo. Num roteiro corrido, nem precisaria entrar, mas pelamor, pelo menos apreciem a frente do castelo e a ponte com os anjos do Bernini! :)

 

E no primeiro dia, a menos que a Daniele e seus amigos pretendam também ver "La Bocca della Veritá", que fica atrás do Circuo Máximo, eu dispensaria a ida até esse local ... Sério, eu passei por ele e não me impresisonou nenhum pouco, parece mais um terrenão baldio ::hahaha:: Nem dá pra imaginar que ali se faziam corridas de bigas a uns 2000 anos atrás ... hehe Tá certo que é na mesma área do Foro/Palatino, mas acho que não vale muito a caminha até lá, para quem tem um roteiro tri corrido.

 

Minha opinião: tudo em Roma vale a pena, mas do Circio Máximo eu nem cheguei a tirar fotos ... rs

 

Abs,

 

Cris

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...