Ir para conteúdo

Arquivo - Cidadania Italiana - Procedimentos


Posts Recomendados

  • Membros
quote:Originally posted by linalinabr

 

Olá Pessoal!!

 

Estou vendo a discussão sobre prazo de encerramento - como assim, podem clarear?? Meu tataravô é de Vicenza - comune de Sarego, veio ao Brasil em 1883, mas nasceu em 1863.

 

Tenho direito? Tenho que fazer isto até o fim deste ano??????

 

Obrigada desde já,

 

Carol


id="quote">
id="quote">

Ihhh!! que rolo essa coisa dos trentinos né pessoal... Olha pelo que entendi, os que emigraram entre dezembro de 1867 e julho de 1920 fazem parte dessa lei especial, cujo prazo para dar entrada na papelada termina agora por esses dias (nao sei ao certo se dia 15/dez ou 19/dez).

Dúvida: Como que vou dar entrada no processo em Curitiba se lá eles fazem corpo mole? Quero dizer... lá nao aceitaram nenhuma entrada este ano porque estao com acumulo de trabalho e pouca gente pra trabalhar... [:o)]

Link para o comentário
  • Respostas 1.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Oi, pessoal, alguém teria informações para me dar sobre o processo na comune de Livorno? Já contatei a comune e posso dar andamento no processo lá, mesmo com descendência turinesa, mas gostaria de saber de alguém que já tenha feito para saber se não é muito complicado...

Outra coisa, como saber o tipo de aluguel que poderá ser considerado como residência na Itália, conforme o Wagner comentou em tópico anterior? Pretendo alugar um apartamento ao invés de posto letto, justamente para não ter que solicitar a ninguém carta d'ospitalità, que sei que é meio complicado...

Valeu!

Link para o comentário
  • Membros de Honra
quote:Originally posted by Alexandre Cordeiro

 

Obrigado Wagner pela resposta e atenção. Pensei que poderia requerer os doc. no consulado ja que estes foram usados para o processo de cidadania de alguns parentes que, aliás ja a obtiveram.


id="quote">
id="quote">

 

Nesse caso, se você for der entrada no mesmo consulado que seus parentes, o que muda é que você efetivamente não precisa apresentar novamente as certidões de ANCESTRAIS EM COMUM. Veja no roteiro de cidadania de seu consulado que haverá essa informação.

 

Verifique que parentes que reconheceram antes de você e que documentos apresentados são comuns à sua lista de documentos.

 

Peça informações sobre o número da pasta deles também.

 

Seu processo será um novo processo, nao muda nada no tempo de espera e o consulado não devolver certidões, apenas você é que não precisrá reapresentar as certidões que estão lá.

 

Seus pais já são italianos reconhecidos?

 

Quem é o ialiano em questão no seu caso e que ascendentes seus já são italianos (vivos ou mortos: avô, avó...) e onde você mora?

 

Wagner, Rio de Janeiro.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
quote:Originally posted by Flama

 

Oi, pessoal, alguém teria informações para me dar sobre o processo na comune de Livorno? Já contatei a comune e posso dar andamento no processo lá, mesmo com descendência turinesa, mas gostaria de saber de alguém que já tenha feito para saber se não é muito complicado...

Outra coisa, como saber o tipo de aluguel que poderá ser considerado como residência na Itália, conforme o Wagner comentou em tópico anterior? Pretendo alugar um apartamento ao invés de posto letto, justamente para não ter que solicitar a ninguém carta d'ospitalità, que sei que é meio complicado...

Valeu!


id="quote">
id="quote">

 

Se for um imóvel só para vocÊ e que não será dividido com mais ninguém;

 

Se você estiver tratando diretamente com o proprietário;

 

Se vai resultar num contrato formalizado;

 

Então não há, à primeita vista, maiores problemas.

 

Não é o tipo de imóvel em si o problema, mas a FORMA como é feita a coisa.

O que alerto é para aluguel de VAGAS, aluguel no qual a pessoa nao vai morar, mas apenas FINGIR, etc etc

 

Wagner Maiolino, Rio de Janeiro.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
quote:Originally posted by wagner_rio

 

quote:Originally posted by rdomingues

 

Preciso também de um modelo de carta pedindo informaçÕes pros comuni de Cosenza, se alguem tiver seria de grande valia.

abraços a todos

obs. Quem ja consegiu a cidadania poderia dar alguns depoimentos pra mantermos a "chama acesa" e não desanimarmos.


id="quote">
id="quote">

 

rdomingues,

 

também tenho ancestrais em Conseza. Explique melhor seu caso: o que tem de informação e o que procura, que te auxilio melhor.

 

Isso de pedir informações (imagino que seja pedido de certidões) para um monte de comune geralmente não funciona.

 

Há o Archivio di Stato di Cosenza que é ótimo para pesquisas.

 

Wagner, Rio de Janeiro.


id="quote">
id="quote">

 

O nome dessa provincia é o que os brasileiros mais erram.

 

E olha que eu também acabei nessa, mas por culpa da digitação acelerada.

 

O certo é PROVINCIA DI COSENZA (CS) > REGIONE CALABRIA.

Link para o comentário
  • Membros

Wagner, obrigada! Quanto ao aluguel, seria para mim e para o meu marido. Nós iremos juntos. Pode haver algum problema, mesmo nós sendo casados? Pretendo alugar de uma imobiliária, diretamente no meu nome, com contrato formalizado, etc..

Valeu!

 

 

 

Se for um imóvel só para vocÊ e que não será dividido com mais ninguém;

 

Se você estiver tratando diretamente com o proprietário;

 

Se vai resultar num contrato formalizado;

 

Então não há, à primeita vista, maiores problemas.

 

Não é o tipo de imóvel em si o problema, mas a FORMA como é feita a coisa.

O que alerto é para aluguel de VAGAS, aluguel no qual a pessoa nao vai morar, mas apenas FINGIR, etc etc

 

Wagner Maiolino, Rio de Janeiro.

Link para o comentário
  • Membros

Wagner

 

Obrigado pela força, é o seguinte, meu bisavô pelo que pesquisei , veio da Calábria entre 1905 e 1913, e o mais provável é que seja da Provincia de Cosenza pelo que pesquisei do sobrenome SAPIA, só que não consigo descobrir em qual comune ele nasceu. Outros ancestrais SAPIA na sua maioria vieram da Comune de Cropalati.O que vc sugere que eu faça? Não tenho a data de seu nascimento. Escrevo pedindo a certidão mesmo sem saber se é de Cropalati? Escrevo para outras Comuni?

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...