Ir para conteúdo

Arquivo - Cidadania Italiana - Procedimentos


Posts Recomendados

  • Respostas 1.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

não existe.

 

mas exitem pessoas que fazem busca, e cobram pra isso, obviamente.

 

boa sorte!

 

 

quote:Originally posted by patrix

 

id="red">Oi pessoal!

 

Alguém sabe dizer se na Itália existe um sistema de busca de certidoes como temos aqui no Brasil o Sistecart?

 

Até +!!

 


id="quote">
id="quote">
Link para o comentário
  • Membros de Honra
quote:Originally posted by rdomingues

 

Wagner

 

Obrigado pela força, é o seguinte, meu bisavô pelo que pesquisei , veio da Calábria entre 1905 e 1913, e o mais provável é que seja da Provincia de Cosenza pelo que pesquisei do sobrenome SAPIA, só que não consigo descobrir em qual comune ele nasceu. Outros ancestrais SAPIA na sua maioria vieram da Comune de Cropalati.O que vc sugere que eu faça? Não tenho a data de seu nascimento. Escrevo pedindo a certidão mesmo sem saber se é de Cropalati? Escrevo para outras Comuni?


id="quote">
id="quote">

 

Vamos lá, rdomingues.

 

Envie um email ao Archivio di Stato di Cosenza solicitando uma busaca das Liste di Leva (registros militares) em nome de seu ancestral.

 

Informe nome completo dele, nome dos pais.

No campo ano de nascimento, escreva: nell'arco di tempo 1905 - 1913

 

e-mail:ascs@archivi.beniculturali.it

 

Peça claramente informações sobre o comune de nascimento (colocando negrito etc).

 

Modelo de solicitação em italiano a ser preenchido por você:

http://www.imigrantesitalianos.com.br/modelos_de_cartas.html

 

Aguarde em torno de a 1 mês, que, mesmo negativamente, eles respondem.

 

Wagner Maiolino, Rio de Janeiro.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

O registro militar é feito em nível Provincial e não em cada comune, portanto se seu ancestral for da Provincia di Cosenza mesmo, o Archivio vai encontrar a Lista di Leva dele e vai te informar sobre o comune exato de nascimento.

 

Não fique mandando cartas aleatoriamente para VÁRIOS comunes.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Resposta de AGORA:

 

Sem problemas seu marido estar na casa contigo.

 

Mas ele quer dar entrada na cidadania italiana dele por ser casado com você?

 

Só poderá depois que você for efetivamente cidadã italiana reconhecida e depois que vocês como casal tiverem já 6 meses de residência ininterrupta na IT.

 

Wagner, RJ.

 

 

quote:Originally posted by Flama

 

Wagner, obrigada! Quanto ao aluguel, seria para mim e para o meu marido. Nós iremos juntos. Pode haver algum problema, mesmo nós sendo casados? Pretendo alugar de uma imobiliária, diretamente no meu nome, com contrato formalizado, etc..

Valeu!

 

 

 

Se for um imóvel só para vocÊ e que não será dividido com mais ninguém;

 

Se você estiver tratando diretamente com o proprietário;

 

Se vai resultar num contrato formalizado;

 

Então não há, à primeita vista, maiores problemas.

 

Não é o tipo de imóvel em si o problema, mas a FORMA como é feita a coisa.

O que alerto é para aluguel de VAGAS, aluguel no qual a pessoa nao vai morar, mas apenas FINGIR, etc etc

 

Wagner Maiolino, Rio de Janeiro.


id="quote">
id="quote">

Link para o comentário
  • Membros

Caro Wagner, meinha descêndia provém do meu tataravô, tenho dois primos de segundo grau que possuem a cidadania. Meus pais não a possuem, estou com os documentos apartir do meu avô, ja que acreditava que, estando os doc. em POA, esses eu não precisaria apresentar. Minha itenção era dar entrada em Curitiba, moro em Floripa, e acreditava que tal consulado entrasse em contato com POA e requeresse tais doc. ou copias reconhecidas. Em relação aos doc. que possuo, falta legalizar mas não apresentam qualquer erro de grafia e de sobrenomes. Vou passar 6 meses em MS, lá responde por SP, e de lá pretenderia seguir para a Europa, por isso a dúvida de onde legalizar e dar entrada nos papéis. Daria pra fazer em SP? Este é mais eficiente que o cons. de Curitiba?? Fico muito grato pela importantes informações me fornecida, abraço Alexandre

quote:Originally posted by wagner_rio

 

quote:Originally posted by Alexandre Cordeiro

 

Obrigado Wagner pela resposta e atenção. Pensei que poderia requerer os doc. no consulado ja que estes foram usados para o processo de cidadania de alguns parentes que, aliás ja a obtiveram.


id="quote">
id="quote">

 

Nesse caso, se você for der entrada no mesmo consulado que seus parentes, o que muda é que você efetivamente não precisa apresentar novamente as certidões de ANCESTRAIS EM COMUM. Veja no roteiro de cidadania de seu consulado que haverá essa informação.

 

Verifique que parentes que reconheceram antes de você e que documentos apresentados são comuns à sua lista de documentos.

 

Peça informações sobre o número da pasta deles também.

 

Seu processo será um novo processo, nao muda nada no tempo de espera e o consulado não devolver certidões, apenas você é que não precisrá reapresentar as certidões que estão lá.

 

Seus pais já são italianos reconhecidos?

 

Quem é o ialiano em questão no seu caso e que ascendentes seus já são italianos (vivos ou mortos: avô, avó...) e onde você mora?

 

Wagner, Rio de Janeiro.


id="quote">
id="quote">
Link para o comentário
  • Membros de Honra

Resposta de AGORA:

 

Alexandre,

 

você me confundiu: É para eu te orientar quanto à prática num consulado brasileiro ou você vai fazer na IT mesmo?

 

Me diga quais são os PARENTES em comum com esses primos: só o tataravô?, o bisavô também?, porque há documentos de seu avô em POA?

 

Entre em contato com seus primos, veja em que ano a cidadania deles foi reconhecida e qual o Comune de origem de vocês.

 

Quanto à recomendação sobre qual consulado é melhor para legalizar, não sei dizer.

 

O que digo é que você tem que ficar atento ao que é RESIDÊNCIA. Não é apenas mudar de casa, 6 meses por não te dar residência em SP e assim você pode não ser atendido.

 

Veja no site de SP, Roteiro de Cidadania > documentos que comprovam a residÊncia em SP (Inscrição na Receita Federal, Declaração do Tribunal Eleitoral confirmando seu domicílio eleitoral: onde você vota, etc etc)

 

Wagner Maiolino, Rio de Janeiro.

 

quote:Originally posted by Alexandre Cordeiro

 

Caro Wagner, meinha descêndia provém do meu tataravô, tenho dois primos de segundo grau que possuem a cidadania. Meus pais não a possuem, estou com os documentos apartir do meu avô, ja que acreditava que, estando os doc. em POA, esses eu não precisaria apresentar. Minha itenção era dar entrada em Curitiba, moro em Floripa, e acreditava que tal consulado entrasse em contato com POA e requeresse tais doc. ou copias reconhecidas. Em relação aos doc. que possuo, falta legalizar mas não apresentam qualquer erro de grafia e de sobrenomes. Vou passar 6 meses em MS, lá responde por SP, e de lá pretenderia seguir para a Europa, por isso a dúvida de onde legalizar e dar entrada nos papéis. Daria pra fazer em SP? Este é mais eficiente que o cons. de Curitiba?? Fico muito grato pela importantes informações me fornecida, abraço Alexandre

quote:Originally posted by wagner_rio

 

quote:Originally posted by Alexandre Cordeiro

 

Obrigado Wagner pela resposta e atenção. Pensei que poderia requerer os doc. no consulado ja que estes foram usados para o processo de cidadania de alguns parentes que, aliás ja a obtiveram.


id="quote">
id="quote">

 

Nesse caso, se você for der entrada no mesmo consulado que seus parentes, o que muda é que você efetivamente não precisa apresentar novamente as certidões de ANCESTRAIS EM COMUM. Veja no roteiro de cidadania de seu consulado que haverá essa informação.

 

Verifique que parentes que reconheceram antes de você e que documentos apresentados são comuns à sua lista de documentos.

 

Peça informações sobre o número da pasta deles também.

 

Seu processo será um novo processo, nao muda nada no tempo de espera e o consulado não devolver certidões, apenas você é que não precisrá reapresentar as certidões que estão lá.

 

Seus pais já são italianos reconhecidos?

 

Quem é o ialiano em questão no seu caso e que ascendentes seus já são italianos (vivos ou mortos: avô, avó...) e onde você mora?

 

Wagner, Rio de Janeiro.


id="quote">
id="quote">


id="quote">
id="quote">
Link para o comentário
  • Membros

Ah, eu não sabia que funcionava assim!!! Eu pensava que a partir do momento que eu tivesse a cidadania e morasse na Itália ele também poderia requerer desde que já estejamos casados há seis meses. Tipo, eu vou alguns meses antes e ele vai quando o meu processo estiver finalizado. Ele só irá poder requerer após transcorridos 6 meses que ele estiver na Itália? Neste caso, que tipo de visto ele teria? Existe algum específico para casos como este? Porque o visto padrão, de turista, tem validade de apenas 3 meses, certo? Valeu, Wagner!!

 

quote:Originally posted by wagner_rio

 

Resposta de AGORA:

 

Sem problemas seu marido estar na casa contigo.

 

Mas ele quer dar entrada na cidadania italiana dele por ser casado com você?

 

Só poderá depois que você for efetivamente cidadã italiana reconhecida e depois que vocês como casal tiverem já 6 meses de residência ininterrupta na IT.

 

Wagner, RJ.

 

 

quote:Originally posted by Flama

 

Wagner, obrigada! Quanto ao aluguel, seria para mim e para o meu marido. Nós iremos juntos. Pode haver algum problema, mesmo nós sendo casados? Pretendo alugar de uma imobiliária, diretamente no meu nome, com contrato formalizado, etc..

Valeu!

 

 

 

Se for um imóvel só para vocÊ e que não será dividido com mais ninguém;

 

Se você estiver tratando diretamente com o proprietário;

 

Se vai resultar num contrato formalizado;

 

Então não há, à primeita vista, maiores problemas.

 

Não é o tipo de imóvel em si o problema, mas a FORMA como é feita a coisa.

O que alerto é para aluguel de VAGAS, aluguel no qual a pessoa nao vai morar, mas apenas FINGIR, etc etc

 

Wagner Maiolino, Rio de Janeiro.


id="quote">
id="quote">


id="quote">
id="quote">

Link para o comentário
  • Membros

Oi, gente!

Tenho vontade de ir a Italia reconhecer minha cidadania italiana, mas qual e a vantagem de te-la?

Um cidadao italiano pode morar e trabalhar legalmente em outros paises da Europa??

Ha universidades gratuitas na Italia?

Qual o custo x beneficio de ser um cidadao italiano???

Alguem sabe me dizer???

Desde ja agradeco se alguem souber me responder!!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...