Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Essa travessia é pelo "Morro do Cubaio 2.230m", ela é classica também. A caminhada é igual até a cachoeira Véu da Noiva, de onde segue-se pela crista logo acima da cachoeira até a crista efetiva do Cubaio.

 

O visual do cume do Cubaio é muito maneiro, ele tem uma vista diferente do Morro da Pipoca, da Pedra do Sino e do Garrafão. A descida é feita por um costão um pouco à esquerda da crista e termina no colo entre o Cubaio e o Castelitos, onde se deve atravessar um trecho de capim de anta. Entre o Dinossauro e o Cubaio ainda tem um lance escalada de primeiro grau. Chegamos ao Vale das Antas continua pelo via normal.

 

Abraço

 

Hugo de Castro

Link para o comentário
  • Membros

É essa mesmo. Inclusive, a descrição que tenho só não fala nesse trecho final que você colocou (na verdade, o que tenho aqui é a descrição de uma outra trilha que pega o mesmo caminho, mas que no final, ao invés de ir para o Cubaio, vai para outro lugar).

 

Escalada de primeiro grau seria como, por exemplo, a carrasqueira (Pedra da Gávea) ou como a Agulhinha da Gávea?

 

Abraços

Link para o comentário
  • Membros

E aí Hugo, beleza?

 

Por sorte, imprimi tanto a trilha do Mamute como a Peterê. Infelizmente, como a página ainda não foi restabelecida, não posso dar os devidos créditos ao autor do relato. Assim que a página voltar ao normal, coloco o nome dele aqui.

 

Lá vai:

 

"MAMUTE

 

- Altitude: 2026 metros

- Acesso: Vale do Bonfim, mesmo caminho da cachoeira Véu de Noiva

- Classificação: Caminhada pesada

- Desnível: 1100 metros

- Tempo de caminhada: de 4h00 a 6h30min

- Round trip: de 9 a 10 horas

- CUIDADOS: ÚLTIMO PONTO DE COLETA DE ÁGUA ESTÁ NO VÉU DA NOIVA; IR DE CALÇA COMPRIDA: HÁ MUITOS BAMBUS E GALHOS PELO CAMINHO.

 

Pega-se inicialmente o mesmo caminho do Açu, até que desvia-se antes da subida do Queijo para a cachoeira Véu de Noiva e Gruta do Presidente. Para chegar à Gruta do Presidente atravessa-se o rio e contorna-se a gruta pela esquerda, onde existe outro caminho que desce em direção ao rio vindo da cachoeira Véu de Noiva. Atravessa-se esse rio, e o caminho segue na outra margem. Ao final do caminho chega-se novamente no rio onde sobe-se por suas pedras até chegar na base da cachoeira. À direita da cachoeira existe um caminho de subida de raízes e pedras para cima da cachoeira. Siga-o, mas CUIDADO COM ESCORREGÕES: O CAMINHO ESTÁ SEMPRE MOLHADO, E HÁ PASSAGENS PERIGOSAS ONDE QUEDAS PODEM SIGNIFICAR FRATURAS. Em cima da cachoeira Véu de Noiva atravesse o rio com cuidado, e aproveite para pegar água e ver a vista. ESTA TRAVESSIA DE RIO JÁ FOI CAUSA DE VÁRIOS ACIDENTES SÉRIOS. Portanto cuidado ao pular. É preferível molhar o pé do que levar uma queda de 20 metros.

 

A trilha para o Mamute começa seguindo-se a laje do rio, passando por ilhas de vegetação, e pouco antes de subir uma laje mais inclinada desvia-se à esquerda deixando o rio, e subindo uma laje de pedra. Sobe-se inicialmente por chapadões de pedra e depois por uma pequena floresta de árvores bem espaçadas. O caminho vai sempre margeando a encosta da Pedra Comprida, e à esquerda de quem está subindo contempla-se a vista de um precipício, com a cachoeira do Véu e a Gruta do Presidente. Pode-se ver o Morro da Glória, Morro do Alicate e subida do Queijo.

 

Novamente o caminho volta a mergulhar numa floresta, agora com arbustos mais intrincados e bambus, e o caminho começa a subir abruptamente. É cerca de uma hora ininterrupta de subida até chegar-se a um platô com capim de anta e vistas para a Pedra do Cone, Açu e morros da travessia, e Mamute. O Mamute encontra-se à esquerda.

 

Segue-se inicialmente a crista e começa-se a contornar o morro da frente, o Morro do Cubaio pela esquerda. Pegar o caminho da esquerda descendo. O QUE SOBE VAI AO MORRO DO CUBAIO. Para o Mamute, desce-se por um local onde há um charco e volta-se a subir na outra crista, desta vez a crista do Mamute. Caminha-se por esta cristasempre procurando onde é melhor passar pelo capim de anta e chega-se a um dos cumes do Mamute. CUIDADO REDOBRADO NA DESCIDA COM OS GALHOS E BAMBUS NO CHÃO E NA CABEÇA!!!"

 

Já haviam falado que para subir por essa trilha não dava para ir com mochila cargueira, pois o caminho era muito fechado na parte dos bambus.

 

Mais tarde coloco o relato da Peterê (trecho Açu-Sino).

 

Um abraço

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Membros

Pessoal.. blz??

 

Estou afim de fazer a Travessia Petro x Tere em Julho. Um dos amigos que irão fazer comigo, já tentou fazê-la, mas teve que retornar por alguns problemas. Chegou a passar do Açu...

 

Alguma boa dica para passar para esse nobre companheiro de aventuras?

 

Grande abraço!!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Daniel, um dos melhores guias para se fazer essa travessia é o Luciano "mateiro", o cara é fera. O endereço dele é http://omateiro.ubbihp.com.br

 

Lê, houve a reunião da travessia hoje lá na Sem Nome e o esquema da van furou - então, iremos de ônibus. A princípio, sairemos na quinta-feira às 17h30min, lá do Shopping da Penha. De lá, iremos de ônibus até Duque de Caxias e, em seguida, para Petrópolis. Acamparemos na portaria do parque e começaremos a travessia na sexta-feira pela manhã. Contamos com você (e o Fábio, não vai mesmo?). Não prometemos nenhuma festa de arromba pelo seu aniversário (hehehe). E vamos torcer por tempo bom!

 

Alberto, Léo, Dinho - abraços!!

Link para o comentário
  • Membros

Alberto, olha eu aqui de novo...

 

O Léo me ligou novamente à noite para lembrar de um detalhe simplesmente fundamental: o horário de entrada.

 

Um conhecido dele foi lá nessa semana e foi avisado na portaria que, se o ingresso não fosse comprado por antecedência, só dava para entrar a partir das 08h00 do dia seguinte. E eles só vendem os ingressos até às 17h00. Então, se chegarmos lá na quinta-feira à noite, não conseguiremos comprar os ingressos antecipadamnete. Assim, teremos de esperar a portaria abrir na sexta-feira no horário "oficial" do parque para só aí podermos iniciar a travessia. Dessa forma, se quisermos entrar antes das 08h00, temos somente a opção de ir lá em Petrópolis (ou Teresópolis) e comprar os ingressos antecipadamente. O problema é fazer uma mobilização para comprar esses ingressos, já que temos pouco tempo e nem confirmamos ainda quem vai ou não, além de arrecadar esse dinheiro de diversas fontes. Aí então acho essa opção inviável no momento.

 

No entanto, podemos manter o esquema original e entrar só às 08h00 - o que também não é nenhuma tragédia. Porém, aí teríamos duas opções: manter o esquema de saída na quinta-feira, ou então sair bem cedo na sexta. Vou te ligar mais tarde para falar mais sobre isso.

 

Abraço!!

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Fala galera!

 

Tive nas agulhas negras no sáb passado com a angélica!

foi demais!

Ainda subimos pela via mais punk! hehehe

 

Do Rio até a entrada da parte alta do parque foram +/- 235 Km! Varia de que ponto do Rio vc sai!

A parte final é a pior! São 14kms que não podem ser chamados de estrada!

 

Mas se pode ganhar tempo na Dutra! Na volta, pelo menos, eu fiz 165 Km em 01:30 h (À noite, incluido a descida da serra das Araras!)! ehheheh

 

Em compensação, no último trecho percorri os 14 Km em 01 h!! Mas cada um sabe dos limites do seu carro e se tá a fim de fazer rally ou se livrar do carro! Eu não! hehehhe

 

O tempo de viagem do Rio até lá (só ida) varia entre 02:30 e 04 hs! Como eu disse: depende de como cada um vai dirigir, tanto no asfalto como naquela po...de estrada! ehhehe

 

Mas vamos à trilha! rsrrs

 

Deixamos o carro uns 200 m logo após a entrada, e percorremos os últimos 04 Km à pé, pois não nos deixaram ir até o fim da estrada! Alegaram que os carros estavam causando uma deterioração maior do parque! Só que vans puderam entrar! Daí vcs deduzem pq né? heheheh

enfim...

 

Chegando ao final da estrada, que fica onde está localizado o abrigo rebouças, inicia-se a trilha pras agulhas negras, logo à esquerda da estrada!

 

Desde o início da caminhada, ainda na estrada, já se pode avistar as agulhas! Por isso, de certa forma, é fácil chegar até lá, mesmo com as bifurcações existentes, pq a vegetação não é alta!

 

No início, cruza-se uma pequena represa, depois passa-se por áreas alagadas (Nesta época de seca nem tanto; apenas alguns trechos com lama), avista-se um lago à direita, passa-se por uma ponte pênsil, como a ponte da cova da onça, cruza-se um rio e logo após a base do pico é alcançada!

 

A partir desde ponto começa a subida! Caminha-se por pedras inclinadas até um ponto onde há vegetação mais fechada! Neste ponto, à esquerda, há um paredão que é uma via de subida (Foi por onde descemos!); só que é necessário corda!

Aliás, leve uma corda, seja lá qual caminho fizer! 40 metros aproximadamente!

À direita, passa-se por dentro da "mata", caminho o qual seguimos!

 

Mais à frente a trilha fica punk, maneiríssima! Caminhamos por uma fenda até o cume, onde em determinados pontos tivemos que transpor desníveis que baixinhos têm bastante dificuldade(Se não fosse por mim Angélica teria ficado!heheh)! Em outros pontos, passamos por buracos bem estreitos (Gordinhos tb ralam um pouco nessas partes!heehhe)! Só se passa sem nada! Apenas com a roupa do corpo! Tudo que se leva tem que passar depois, geralmente por fora!

 

Mesmo esse caminho sendo o mais punk, consegue-se chegar ao cume sem utilizar equipamentos! Por precaução, num pequeno trecho (Já quase no fim!), usamos uma corda de um grupo de paulistas! Mas sem corda daria pra fazer! Mas já que ela estava lá...rsrrss!!

 

Chegamos praticamente ao ponto mais alto das agulhas! O livro de cume ficava na pedra ao lado, apenas alguns pouquíssimos centímetros mais elevado que a pedra em que estávamos! Só que entre as duas pedras havia uma fenda e tanto! E sem equipamento de escalada, sem chances! hhehhe! Mas pra mim, eu alcancei o cume!

 

Super visual lá de cima! do outro lado tem um visual mais incrível ainda!

 

Do carro até o início da trilha levamos 50 min (tranqüilamente)! Do início da trilha (fim da estrada-abrigo rebouças) até o cume levamos 03:30 h, pq ficamos esperando os paulistas subirem com um super gordo! heheh!

Creio que dá pra fazer entre 02:30 e 03 h!

 

Começamos a descer 03:30 h! Pegamos outro caminho! Contornamos por trás da agulha e descemos por outra fenda! O início da descida é a parte mais difícil! Corda é importante! Mas depois fica bem mais fácil que a subida que fizemos! Usamos mais uma vez a corda pra descer o paredão que falei na primeira bifurcação durante a subida!

 

Pegamos o Pôr do sol durante a descida! Lindo visual! Isso sem falar o contraste do céu com as agulhas e a luz do sol incidindo sobre elas! Demais! Vcs verão as fotos!

 

Como já estava escurecendo, erramos um pouco o caminho na volta! Portanto, cuidado quando descer! Procure fazê-lo antes que escureça, pq é fácil se perder por lá no escuro!

 

Mas como sou um cara prevenido, tava com lanterna! Aí foi sem problemas! heheh

 

Tava um céu maravilhoso de estrelas!

 

A temperatura lá no pico tava bem alta por causa do sol! Tava bem quente! Voltei queimado e tudo! rsrs Levei a mochila com roupas e não usei nada!

 

Mas digo que na volta à noite a temperatura despencou!

 

Eu cheguei no carro por volta de 20:20 pq vim caminhando devagar! Tava tentando resistir ao frio sem colocar roupas! Não façam isso! Meus dedos quase não se mexiam! Verifiquei a temperatura no termômetro do carro e tava marcando 06ºC! Imagina de madrugada?! eheheh

 

Saí do parque por volta de 20:30! Angélica, como tem uma carteira de guia e foi responsável por mim, rsrsrrs, levou esporro por causa do horário!

 

O parque é muito lindo mas a admiistração é cheia de merda! pqp

Não pode isso, nem aquilo etc

Pra poder fazer a trilha das agulhas negras, só se pode chegar até as 10hs!

E não se pode fazer duas trilhas! A cada trilha que vc faz recebe uma braçadeira! Se for pra outro lugar é outra cor! vtnc né! hehhe

 

Portanto, quando forem, liguem pra lá e peguem os detalhes pra não perderem a viagem!

 

Aconselho que cheguem um dia antes e fiquem hospedados por lá ou nas proximidades! Assim, podem iniciar a trilha assim que o parque abrir, ou seja, às 08hs! Desse modo, aproveita-se mais!

 

Sem mais etc...

hehehhehe

 

Qq coisa é só falar!

 

Volto lá com certeza pra fazer outra via até a agulhas!

Se der, faço prateleiras tb!

 

Mudando de assunto...Léo, até o 5º pico posso dizer que as colocações estão certas! As altitudes não! hehehe

 

abraços a todos,...

 

...e que venha serra fina!

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Fala pessoal...

Hoje estive procurando algo sobre o Cubaio na Internet e acabei achando esse fórum...

Vi que vocês falaram de travessias alternativas...Até onde eu saiba existem três: Açu, Pico da Glória e Cubaio...

Eu fiz a do Pico da Gloria esse ano e ralei MUITO... Foram 5 horas do cume do Glória até o Morro da Luva varando MUITO capim de anta porque a trilha sumiu...

Quanto ao Mammut, eu tive lá no ano passado e a última assinatura que tinha no livro de cume era de 1999!

Abraços

Thiago

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Oi Thiago.

 

Pelo que eu conheço dessa travessia, muitos a chamam de Cubaio-Castelitos.

 

Nunca fiz, mas sei que ela se inicia próximo da Cachoeira Véu da Noiva, junto a crista.

Alguns fazem até pouco depois do Morro dos Marcos. Outros até Vale das Antas.

A trilha é bem fechada e proibida pelo Parque. Atente a isso.

 

O Alan que conhece bem aquela região ou o Oteb podem te dar maiores informações sobre essa travessia.

Espere eles responderem.

 

 

Abcs.

 

 

 

Augusto

 

 

 

Fala pessoal...

Hoje estive procurando algo sobre o Cubaio na Internet e acabei achando esse fórum...

Vi que vocês falaram de travessias alternativas...Até onde eu saiba existem três: Açu, Pico da Glória e Cubaio...

Eu fiz a do Pico da Gloria esse ano e ralei MUITO... Foram 5 horas do cume do Glória até o Morro da Luva varando MUITO capim de anta porque a trilha sumiu...

Quanto ao Mammut, eu tive lá no ano passado e a última assinatura que tinha no livro de cume era de 1999!

Abraços

Thiago

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...