Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Trilha Salkantay (dicas) - Outubro 2012

Postado
  • Membros

Pessoal,

Primeiramente gostaria de agradecer a todos os que compartilham suas experiências aqui nesse fórum. As informações que eu consegui aqui foram muito úteis no primeiro trekking que fiz com a minha namorada: a Trilha Salkantay.

Esse é o meu primeiro post e vou dar algumas dicas para os que também gostariam de fazer esse percurso. Não entrarei nos detalhes nem farei um relato diário da trilha, pois aqui já tem vários posts sobre isso, porém irei dar algumas dicas e informações atualizadas.

Acabo de voltar do Peru e eu e minha namorada fizemos a trilha entre os dias 8 e 11 de Outubro, optamos pelos 5 dias (4 de trilha e 1 em MP). Seguem as dicas que eu gostaria de passar adiante, apenas lembrem de que essas dicas de maneira alguma estão certas ou erradas, são apenas as minhas impressões e o que eu faria diferente em outras oportunidades:

- Muitos já disseram aqui, mas não esqueçam, deixem para fechar o pacote da trilha em Cusco. Tem saídas para todos os dias. O melhor valor que eu vi para a trilha de 5 dias foi de U$180 (dólares)

- Eu fechei com a Inka Peru Travel (a do Rimber) mas me arrependi. Muito desorganizada, informações erradas e se eu não brigasse iria ficar sem o transporte da volta de Ollantaytambo até Cusco, o qual já estava incluso no pacote, mas quando cheguei lá não tinha carro algum esperando

- Caso queira ir de avião de LIma pra Cusco pesquise a empresa LC Peru. Consegui 2 passagens ida e volta por apenas 120 dólares (valor total das duas passagens)

- Façam aclimatização em Cusco, pelo menos 2 dias. A altitude pega mesmo, recomendo 3 dias para que aproveitem a cidade e façam um passeio pelo Vale Sagrado

- Precisa comprar equipamentos específicos? Essa é uma pergunta complicada. Eu e minha namorada compramos grande parte do equipamento pois nossa intenção é continuar nessa vida de aventura. Se você quer apenas fazer essa trilha, alugue em Cusco a maior parte (mochila, capas de chuva, etc). Invista apenas em uma bota boa

- Reforçando o que eu disse acima. COMPRE UMA BOTA DE BOA QUALIDADE. Eu comprei uma Salomon GTX e minha namorada uma Timberland. Não me arrependo. Mesmo ao fim dos 5 dias meus pés estavam muito bem, não tem nada como andar durante 8 horas, chegar no acampamento e estar com os pés secos e sem dor nenhuma

- Bastões....se você souber usá-los eles são muito úteis. Comprei um em Cusco por 20 soles.....me arrependi, quebrou assim que a trilha começou....sorte consegui comprar um bastão de madeira por 5 soles...foi perfeito. Então a dica é, a não ser que você pretenda fazer outros trekkings e queira investir em bastões bons, sugiro que você compre os de madeira logo na saída da trilha

- O que levar de roupas? Outra pergunta complicada. Eu levei roupa demais. Se fizesse novamente levaria: 5 cuecas (1 para cada dia), 4 meias (3 sintéticas e 1 de algodão), uma calça para caminhada, 1 bermuda, bota, par de chinelos, 3 camisetas Dry Fit, segunda pele (para a primeira noite e 2º dia), casaco tipo fleece, jaqueta impermeável, chapéu e quem sabe luvas (dependendo da época do ano)

- O que levar de comida? Também levamos demais, pense em 1-2 duas barras de cereais por dia e mais umas castanhas, é mais do que suficiente. Leve folhas de coca

- Não se esqueçam de protetor solar e repelente!

- Preciso ser praticante de atividades físicas para fazer essa caminhada? Depende. Tenho 32 anos, faço academia, estou no meu peso ideal e mesmo assim não foi fácil. O fim do primeiro dia e a primeira metade do segundo são bem cansativos, a altitude pega mesmo. Sugiro que você se prepare com pelo menos 3-4 meses de antecedência para aproveitar o melhor do passeio e não sofrer. Minha namorada é sedentária e no segunda dia fez a subida até o Paso Salkantay de cavalo

- O terceiro e o quarto dia de trilha são bem curtos e fáceis. Uma sugestão é fazer a trilha em 3 dias, porém eu gostei de poder ver MP e outras ruínas enquanto estava nos trilhos de trem no 4º dia

- Chegando em MP....você tem a possibilidade de subir até os portões a pé ou de ônibus...se você pretende subir WP mais tarde eu aconselho que você suba de ônibus, para se preservar. Eu não achei que fosse cansar, mas ao chegar aos portões eu estava morto

- Volta de trem....CUIDADO.....muitas pessoas sugerem a volta pelo trem Vistadome....eu comprei e me arrependo demais. Primeiro porque é muito mais caro.....segundo porque ele sai de Aguas Calientes muito mais cedo que os outros trens (o último Vistadome é 15:38), o que encurta seu tempo em MP...e último, após 4 dias de caminhada, subir MP e WP, no fim do dia você está cansado e quando chega no trem você quer dormir e não ficar vendo as mesmas paisagens que viu nos dias anteriores...ou seja, para mim não valeu a pena

Bom, é isso, pelo menos o que eu me lembro hehehe. Recomendo esse trekking para todos, as paisagens são demais e apenas nos motivaram mais a seguir nessa vida de trilhas!!! Fim de semana que vem estamos indo para o Pico Paraná, vamos subir o Itapiroca. Mês seguinte vamos para o Caratuva e até o fim do ano iremos acampar no PP!!!

• Respostas 21
  • Visualizações 9.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Diogo,

Compre na hora, em Cusco mesmo. Nao é necessario reservar. Basta uma breve caminhada pela praça de armas para virem até você vários representantes de agencias vendendo a trilha. Fiquei no hostel Ecopackers, estilo colonial, fantastico! fica bem proximo a praca e o preco, muito barato! cafe da manha muito bom! Fiz em fevereiro / 2012. Paguei 150 dólares no pacote. 5 dias e 4 noites. Pechinchando, claro! ;)

Usei nos pés um pisante impermeável northface.

Grande abraço!

Postado
  • Membros

Bear, :lol:

obrigado pelas dicas, fico mais tranquilo agora, um abraço e boa semana.

Diogo

• 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Léo,

primeiramente parabéns pelo relato e também obrigado por compartilhar a experiência, pois você disponibilizou dicas importantíssimas para que outros mochileiros passem menos perrengues, apesar de que adoramos isso... :D

Vou fazer a trilha de Salkantay no final de Agosto e utilizarei as suas dicas para levar as roupas apropriadas e a quantidade certa, o bastão, a passagem aérea com a LP Peru e ainda vou comprar uma bota boa para não ter grilo (eu vi uma da Bull terrier e devo comprá-la até o final deste mês).

Diogo,

eu vi que você está indo para o Perú em Agosto. Talvez nos encontramos lá e podemos combinar de fazer a trilha junto e com quem mais se interessar! Eu chego em Lima dia 22-8, fico por lá 2 dias e sigo para Cuzco (ainda estou vendo a melhor forma de transporte). Pretendo ficar 2 ou 3 dias em Cuzco para aclimatação e também negociar na hora a trilha de Salkantay.

Vamos nos falando. Ainda estou montando meu itinerário, mas certamente depois de MP seguirei rumo à Bolivia - programando uma viagem de 4 semanas total até chegada em Santa Cruz de la Sierra.

Quem quiser compartilhar idéias, lugares e programando as férias para fazer mochilão nestes picos, serão muito bem-vindos!

Meu facebook é https://www.facebook.com/ubirajara.junior.52

Abraços!

Bira

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Devo chegar em Cusco por volta do dia 07/08 e me interessei em fazer a Trilha Salkantay. Mas enviei emails para algumas agências e o valor sempre girando em torno de 530 dólares. Pelo relato de vocês é possível encontrar bem mais barato. Será que é por conta de temporada ou realmente é melhor fechar lá na hora?

Existem saídas para essa trilha praticamente todos os dias mesmo?

Estou indo sozinho. Quem tiver por lá nesse período, dá um alô!

Abs,

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Pretendo fazer a trilha por volta do dia 21/10/13 e minha preocupação maior é a chuva. Alguns dizem que chove bastante, outros que muito pouco..

Alguém que já fez a trilha nessa época sabe informar sobre as chuvas?

Abs.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Pessoal,

Minha pergunta pode parecer meio boba, mas não consegui localizar nada que possa me ajudar no fórum.

Estou indo fazer a Salkantay do dia 23/08 a 27/08, mas devo chegar em Cusco em 21/08 e partir somente no dia 30/08.

É possível fazer o check-out no dia que eu for pra trilha, mas deixar alguma bagagem extra guardada no hostel até a minha volta, ou se quiser deixar minha bagagem no hostel devo pagar todas as diárias enquanto estiver na trilha?

Obrigado!!!

Postado
  • Membros

Klauber, normalmente não precisa pagar as diárias de quando estiver fora não. Eu não fiz a trilha, mas quando eu fui para Ollanta (1 noite) e Aguas Calientes (1 noite), eu fiz o check-out e meu mochilão ficou em Cuzco e não paguei nada nesse tempo. Eles só colocaram uma etiqueta com um número na mochila e me deram um canhoto, igual fazem as empresas de ônibus, e depois guardam a mochila em uma sala trancada onde só o staff tem a chave. Não só em Cusco, mas também em Arequipa quando vc vai para o Cañon del Colca. Em Puno rolou o contrário, eu deixei minha mochila no hostel antes de fazer o check-in e fui fazer o passeio das Islas de Uros e da Isla Taquille.

Postado
  • Membros

Obrigado Daniel, extremamente esclarecedor pra mim... Até mais do que isso, por que estou me programando pra passar em Arequipa e Puno também e já aproveito as suas dicas...

Abs!!!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.