Ir para conteúdo

Pico Paraná - em solitário a três!


Posts Recomendados

  • Respostas 43
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra
Beleza! Ogum e Cacius. ::otemo::

Só para complementar e compartilhar um pouco mais esses dados enriquecendo nossa cultura técnica: Os rompimentos se deram nas fivelas ou nas costuras?

 

costuras e tecido esgarçado.

as alças soltaram embaixo do corpo da mochila e de um lado a barrigueira veio junto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Caros, pretendo ir ao PP em maio num Domingo e voltar Segunda. Chego na fazenda Sábado às 15:00 (dá pra dormir por lá ?). Começo a subir Domingo de manhã. Eu e minha mulher fazemos trilhas e travessias hà mais de 20 anos e nuca tivemos problemas. Acho que estou ficando velho e com preocupações. Quando mais novo nada disso passava pela minha cabeça e agora, também, os tempos são outros. É seguro ir ao PP ? Até hoje não houve relatos de assalto ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Luiz, o que é velho pra você? Farei 44 anos em maio agora, e pretendo ir p/ o Ciririca este ano. Ontem estive no Morro da Igreja, em São Bento do Sul, só não subimos até o final por causa da chuva...

Já fui roubado no PP, levaram uma cadeirinha de bebe e o som do meu carro, na fazenda. Mas isso foi a muuuuito tempo atrás. Nas trilhas nunca ouvi relato de assalto, nem na fazenda depois que o Dilson passou e cuidar de lá.

Eu iria, digo, irei sem medo. ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caro Otávio, acho que não fui claro. Eu não estou preocupado comigo. Se fosse sozinho eu não estaria nem aí. Como sempre faço trilhas com minha mulher, e na maioria das vêzes sem guia, estou é preocupado com ela. Mas, como o PP fica longe de um grande centro, devo crer que a probabilidade de assalto é remotíssima. Bem, e quanto a pernoite na fazenda antes de subir ? Como devo chegar antes das 15:00 pretendo dormir por lá e começar a subir de manhã cedo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Entendo sua preocupação, mas a trilha por PP é uma das mais seguras do Paraná.

Nunca acampei na fazenda, mas já soube de gente que o fez. Acredito que não tenha problema. Agora tem a casa aonde fica o Dilson, que cuida de tudo por lá, antigamente não era assim. Na trilha nunca soube de um caso sequer de assalto.

Se você vai chegar às 15:00hs poderia subir o Getúlio e acampar já na trilha. Tem um acampamento logo no final do Getúlio. Ou então andar mais um pouco e acampar no Amarillis (acho que é esse o nome), que fica próximo ao início da subida da encosta do Caratuva, acredito uns 100m antes da bifurcação Caratuva (esq.) PP (dir). Tem uma clareira bem legal p/ acampar ao lado da trilha, o local é aberto e tem o visual do Caratuva e Itapiroca a frente, Tucum ao lado e represa pra trás. Desta clareira tem (pelo menos tinha) uma trilha p/ o cume do Amarillis (que você mal vai saber que passou, pois é praticamente a continuação da crista que segue a trilha), dá pra acmpar lá também. Fica uns 50 metros da trilha. E a bica d'água fica próxima também, uns 15 a 30 minutos trilha a frente.

Calculo de 1:00hs a 1:30hs até o Amarillis, o pessoal que esteve lá mais recentemente pode passar mais informações... e também pode atualizar as distâncias e tempo percorrido, faz bastante tempo que não vou pra lá, e com a idade a cabeça começa a ficar fraca... :mrgreen:

Edit: Veja se consegue localizar o Amarillis na vista cartográfica abaixo, aí fica mais fácil se localizar.

upload/galeria/fotos/20091208191956.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores

Olá :D

Então, eu uns amigos pretendemos fazer a subida do PP no final de Julho, já que o melhor período pra fazer a subida é entre maio e agosto, correto (?)

Iremos provavelmente em uma sexta à tarde, dia 30/07, já que queremos uma Lua Cheia, e voltaremos no domingo à noite tbm... Pretendemos subir até o cume, claaaaaro, se o tempo colaborar, acampando no Abrigo 2 no sábado-domingo, e no Abrigo 1 de sexta-sábado, já que iremos chegar tarde e não pretendemos fazer uma trilha noturna até o cume.

Certo, irei com uma Conquista Fitz Roy 75+15, será que dá conta do recado? porque depois de ler relativamente bastante coisa sobre o PP, percebi que a trilha é longa e cansativa. As perguntas são o seguinte... Do abrigo 1 até o cume, quanto tempo leva, em média, quanto tempo quem está aqui e subiu levou? Um saco de dormir -15° dá conta do recado? Soube que alguns degraus das escadas de ferro foram cerrados, sabem algo sobre?

Enfim, vamos à aventura né e no final, veremos no que dá. HAHAHAHA

 

abraços!

Paz! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá André,

Existe um tópico específico do PP que explica bem algumas das suas dúvidas: http://www.mochileiros.com/pico-do-parana-perguntas-e-respostas-t30079.html

Mas vamos lá...

 

1º - Mochila

Conquista Fitz Roy 75+15 - Acho que é até muita coisa. Para um final de semana não precisa mais que uma mochila de 60L. Tudo depende, claro, do tamanho dos seus equipamentos. Se a dúvida é quanto a durabilidade do produto, pode ir sem medo. Ah, não esqueça a RAIN COVER para a mochila.

 

2º - Trilha - Abrigo 1 até o cume

A coisa é bem relativa e difícil mensurar pois cada um tem um ritmo, cada um leva certo peso e por ai vai...

Na minha opinião o trecho do A1 até o cume é o pior. Desce muito e depois sobe MUITO, sem contar que 90% do caminho é acima da "copa" das arvores, assim, sol no lombo.

Eu nunca fiz essa trilha com equipamento, mas do A1 até o A2 gasta-se 1h~1h30 e do A2 até o cume quase o mesmo tempo, num total de 2 há 3 horas. Variando de pessoa a pessoa, claro!

 

3º - Saco de dormir

-15ºC? Acho um tanto quanto exagerado. Se não tiver roupa de frio é uma solução, mas quando fui usei um Deuter Light 500 sem problemas.

 

4º - Degraus

Você é acostumado a fazer trekking? Se sim os degraus arrancados não serão problemas. Basta um pouco de calma e não se arriscar. Está ventando? Está com medo? Está chovendo? Volte e acampe no A1.

 

 

Acho que é isso ai André, qualquer coisa é só entrar em contato.

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...