Ir para conteúdo

De carro na Argentina e Chile - Atacama, Salta, Cafayate, Tilcara, Iruya, Purmamarca


Posts Recomendados

  • Membros

Norte da Argentina e Atacama

 

Olá Amigos, estou iniciando este topico para trazer à vocês informações sobre a minha viagem com minha esposa à América do Sul durante o carnaval de 2013. Esta viagem passa por Argentina e Chile. O roteiro básico passa pelas cidades de Córdoba - Cafayate - Salta - Purmamarca - San Pedro de Atacama (Chile) - Salta - Córdoba. Cerca de 3.000Km.

 

Informações detalhadas da viagem no meu BLOG

 

http://viagensaamericadosul.blogspot.com.br/

 

Córdoba, ponto de partida da viagem, acabou sendo uma escolha obrigatória, isso porque era o único destino da Argentina que consegui passagens com 10.000 milhas. Culpa foi da minha total falta de planejamento, já que o esperto aqui decidiu fazer esta viagem de "sai carnaval!" de última hora. Mas até que a escolha acabou sendo ótima, e a partir de Córdoba iniciei o plano da viagem.

 

cor_cidade.jpg

 

O roteiro foi montado para uma viagem de carro, mas provavelmente se enquadraria à uma viagem de ônibus entre as cidades escolhidas. Particularmente eu gosto de ter liberdade de ir e vir e, para isso, alugar um carro torna-se fundamental. Mas, voltemos ao roteiro. Córdoba está próxima de algumas regiões muito visitadas no norte e oeste da Argentina, como Mendoza, Catamarca, Salta e Jujuy. Região ainda desconhecida por muitos brasileiros. A nossa decisão foi seguir ao norte, para Salta e depois atravessar ao Chile para conhecer o Deserto do Atacama a partir de San Pedro de Atacama.

 

Cafayate é uma pequena cidade, o segundo pólo produtor de vinho da Argentina. Nosso desejo de conhecer Cafayate surgiu das dezenas de relatos na internet e de reportagens sobre a hospitalidade e beleza da cidade, além da reconhecida qualidade de seus vinhos. Além dos vinhedos, bodegas e restaurantes, bem próximo à cidade, existem atrativos naturais espetaculares como a Quebrada de Las Flexas e Quebrada del Rio de Las Conchas.

 

caf_igreja.jpg

 

Caf-Cafayate+Placa.jpg

 

caf-quebradaConchas4.jpg

 

caf-flechas3.jpg

 

Salta é o ponto de partida para quem quer conhecer o norte da Argentina. Como o nosso destino final é o Atacama, tivemos que deixar pouco tempo para esta belíssima região. Um dia para Salta e outro para Purmamarca e Tilcara (estas duas últimas distantes 25Km uma da outra).

 

Salta+_Igreja+San+Francisco.jpg

 

Salta_tele.jpg

 

Em Purmamarca está localizado o Cerro de Las Siete Colores, são montes com cores espetaculares. É um daqueles lugares que você tem que ir conferir de perto... Em Tilcara fizemos a caravanas de lhamas e as ruínas Pulcara de Tilcara (antigas ruínas de uma civilização pré-colombiana). também fomos à cidadezinha de Iruya, encrutada nas montanhas a quase 4.000 metros.

 

TILCARA

 

tilcara2.jpg

 

tilcara122.jpg

 

PURMAMARCA

 

Purma+-+Cerro+7.jpg

 

purma+-+passeio2.jpg

 

IRUYA

 

iruya-igreja.jpg

 

 

A partir de Purmamarca o plano foi seguir viagem ao Chile passando pelo Andes através do Paso Jama (4.800m). Passando por paissagens espetaculares da Cuesta del Lipan e do Salar Salinas Grande. A dica mais comum para "aturar" esta altitude é hidratação (bastante água) e o chá de folha de coca. Mascar as folhas e tomar o seu chá é uma tradição desta região altiplanica.

 

Ah, outra dica, pode-se atravesser a fronteira com carro alugado. A reserva tem que ser feita com pelo menos 10 dias de antecedência (para a papelada) e paga-se uma taxa de US$100 a US$ 200, dependendo da locadara. A nossa locadora foi a Hertz, a reserva foi pela internet e foi onde conseguimos as melhores condições de preço e veículo.

 

CUESTA DEL LIPAN

Cuesta+Lipan.jpg

 

SALAR SALINAS GRANDES

Salina+Grande.jpg

 

PASO JAMA - COM NEVE EM FEVEREIRO

Jama-neve.jpg

 

San Pedro de Atacama é o point para conhecer os encantos do Deserto do Atacama. A maioria dos passeios e serviços turísticos estão nesta cidade. Os preços das hospedagens é salgado e foi difícil achar vaga nesta época, já que carnaval também é feriado para los hermanos chilenos e argentinos. As atrações mais conhecidas são o Salar de Tara, Vale de La Luna, Vale de La Muerte, Gesers del Tatio e as Lagunas Altiplanicas. Tinhamos apenas dois dias e com nosso carro conhecemos as lagunas altiplanicas e o Salar de Atacama, contratamos um tour para o Salar de Tara que não seria possível ir com nosso carrinho alugado.

 

ADUANA EM SPA

8-SPA-Aduana.jpg

 

LAGUNAS ALTIPLANICAS

SPA+-+lagunas2.jpg

 

SALAR DO ATACAMA E SUAS LAGUNAS

SPA+-+Laguna+Cejar.jpg

 

 

De San Pedro de Atacama a viagem de volta á Córdoba foi longa... O primeiro trecho será até Salta. No outro dia, de Salta a Córdoba, mais 800Km. E fim da viagem.

 

É isso,

 

Informações detalhadas no meu Blog

 

http://viagensaamericadosul.blogspot.com.br/

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Vocês foram pra Purmamarca! Que bacana! Cantinho encantador, não é?

Poucas pessoas que eu conheço foram pra Purmamarca, parece que normalmente passa "batido", sei lá.

Poste relato com fotos ;)

 

Editei e coloquei algumas fotos no relato

 

Purmamarca é muito bonita mesmo, o Cerro das Setes Cores é demais, antes pensei que era fotoshop mas é colorido mesmo... A cidadezinha também é muito agradável (achei a cidade mais agradável que San Pedro de Atacama...) Vale a pena ficar pelo menos 1 dia lá;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Opa !! obrigado pelos elogios

 

Li os seus relatos de viagem (da assinatura) adorei !

 

Pessoal, o Norte da Argentina é uma região maravilhosa e ainda pouco conhecida de nós brasileiros e de outros visitantes estrangeiros. Resolvi fazer este relato no meu blog para dar algumas dicas de viagem a esta região maravilhosa.

 

DICAS PARA O NORTE DA ARGENTINA

http://viagensaamericadosul.blogspot.com.br/#!/2013/03/norte-da-argentina-dicas-e-sugestoes-de.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Edu, dei uma repaginada no fórum para facilitar o acesso à informação.

 

Uma dica, se vc for de carro do Brasil é melhor fazer a rota até Foz do Iguaçu depois descer pela Argentina para Corrientes e seguir em direção a Salta.

 

De carro alugado dá para cruzar da Argentina para o Chile, Mas se alugar na Argentina não poderá cruzar a fronteira para o Chile.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá Vicente! Estamos fazendo um roteiro para SPA entrando por Foz do Iguaçu. Meu marido está preocupado com o desempenho do carro diante as altas temperaturas até Salta e altitudes elevadas (Cuesta de Lipan). Vc saberia me informar se nestes trecho Corrientes-Salta e mais diante (quando começarmos a subida) existe infra-estrutura caso alguma pane aconteça com nosso carro? Não ouvi nenhum comentário sobre isso em nenhum relato a SPA, mas é uma preocupação nossa. Vamos viajar em uma Pálio Adventure. Obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá.

 

Olha não tem problema no que diz respeito a temperatura. A temperatura média lá não é diferente do Brasil, se bobear é até mais baixa.

 

Os carros que tem injeção eletrônica tendem a compensar o deficit de oxigênio na altitude. Eu andei com um Classic 1.4 e não senti nenhuma perda de potência absurda. Dá para andar na boa. No Paso Jama cheguei a 4.800 metros e peguei neve com este carro.

 

Olha, eu não conheço o trecho Corrientes-Salta, mas acredito que deve ter uma estrutura razoável de postos de combustível e serviços. nâo deve ser diferente do trecho Salta-Cordoba (que foi o que fiz). O maior problema é achar postos de combustível com gasolina (ou "nafta" que costuma faltar muito no norte da Argentina) e que aceitem cartão (quase nenhum aceita). Então sempre que possível ande com dinheiro e sempre pare para encher o tanque, ficou abaixo da metade do tanque já é hora de encher.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...