Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Postado
  • Membros

Pessoal,

acho que podiamos começar uns relatos de peregrinações. Afinal muita gente fala do Caminho de Saniago, bem como, os daqui no Brasil, o Caminho da Fé até Aparecida com uns 15 dias e os Passos de Anchieta nas praias do Espirito Santo, entre outros.

• Respostas 49
  • Visualizações 42.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Puxa Fernando... é mto lindo ler sua mensagem.

Eu viajei novamente em suas emoções.

Só mesmo quem já fez o Caminho, saberá o que vc está contando !!!

Para chegar ao Monte do Gozo, caminhei por cerca de 35 quilometros.

Sai de Arzúa, e fui direto ao Monte. Do monumento ao Papa, não se consegue ver as agulhas da Catedral. Somente do monumento ao Peregrino, próximo ao albergue. Eu vi as torres de lá !!

Sobre a lavagem das roupas, eu coloquei tudo na máquina, e tinha um pacote de sabão em pó, lá por cima. Peguei o sabão, e foi quando a pessoa, moradora do local, que tbm lavava as roupas, disse-me que o sabão era dela. Ai... que vergonha, mas ai já tinha pego !!!!

Onde já se viu... a gente coloca as moedas na máquina de lavar, e não tem sabão !!!! Que incoerência, né ? Será que tem peregrino que leva sabão ? Claro que não !!!

Sobre as gaitas, são realmente belissimas. São musicas celtas. Eu adoro ouvi-las. Parece que eles tocam pra gente... que os passaros cantam pra nos receber.... os sinos tocam quando estamos chegando !!!

É tudo maravilhoso... magnifico...único !!!

Penso em voltar daqui uns 2 ou 3 anos !!!

Será sempre um novo Caminho !!!!

Boa sorte, e abrace o Santo por todos nós !!!

Ultreya SEMPRE !!!

[:I]

• 5 meses depois...
Postado
  • Membros

Oi pessoal,

Qual o tamnho ideal da mochila para o Caminho de Santiago?

Cris.

Postado
  • Membros

Cris,

O tamanho ideal de mochila para Santiago é o tamanho exato que você consegue carregar. Embora esse seja uma medida subjetiva é. na realidade, a mais precisa que pode ser dada. Mas isso não ajuda muito na hora de comprar uma mochila. Outro dado, um pouco maos prático é que sua mochila nõa pode pesar mais que 10% do seu peso. Eu acho difícil de de cumpir essa meta, mas tente não ultrapassar os 8 kg, seus joelhos e pés agradescerão. Agora, a minha experiencia é a seguinte, eu levei muita coisa, talvez mais que o necessário e minha mochila de 60 litros estava sobrando espaço. O ideal é comprar todas as coisas que vai levar, colocar tudo no portamalas do carro e ver se cabe na mochila que você vai comprar na loja. acredite, os vendedores vão entender. Por fim, qualquer dúvida sobre minha experiencia pode me escrever. Meu email é fernandodefltorres@gmail.com

Fernando

Postado
  • Membros

galera, os relatos estão muito legais!

e jurema, suas fotos tbm estão inspiradoras - eu reparei que já conhecia seu album de fotos mas num sei se foi daqui do mochileiros...

quanto as fotos: todas são mto show, mas a da luz divina, deve ter sido um banho de força pro caminho, né?

mas como eu não fiz o caminho, vou dar uma sugestão de um livro mto bom (e barato) sobre o caminho: "Vivencias do Caminho de Santiago, Lillian Joppert", é bem legal e tem uns mapinhas, informações e etc

Postado
  • Membros

Parabéns aos Peregrinos!

Já li mto sobre o caminho e, inclusive, passei por algumas cidades q fazem parte dele..

Acho que agora que o meu salário de férias é um pouquinho melhor, voltei a considerar como REAL a possibilidade de fazer o Caminho em breve.

Sobre as maravilhas e as dificuldades, mochila, objetos necessários... acho q já posso me virar, mas dicas são sempre bem vindas!...

O que eu realmente gostaria d saber para poder planejar a minha peregrinação e ver se a farei em Maio/06 ou Maio/07 é:

- quanto se gasta com uma alimentação básica por dia?

- quanto se gasta com albergue dp/ peregrinos ou camping por dia?

- paga-se alguma taxa para obter a Carteira do Peregrino?

- algum outro gasto fora bilhete aéreo, trem até o local de início do Caminho, alimentação e 'dormida'?

Grata,

Carolina

Postado
  • Membros

Carolina,

Não é possível fazer uma média por dia, alguns albergues chegam a custar 10 Euros e outros são por contribuição, há muitas formas de se alimentar, como cozinhar ou comer em restaurantes e isso varia tb, mas nada que ultrapasse 10 euros tb. Uma média de 20 a 25 euros por dia te garantem uma viagem com muito luxo. Lembre-se que você gasta muito pouco com compras, já que tudo você carrega nas costas. Existem muitas opções a serem consideradas durante o caminho, e é bom ter uma reserva... 1000 euros é uma quantia que vai te dar uma margem de segurança boa.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Carolina,é como o Fernando falou.

Eu gastei uma média de 25 Euros por dia.

Em 30 dias de caminho, tive um gasto por volta de 750 Euros.

Este gasto inclui tbm o táxi que peguei para ir de Pamplona a S.Jean P.Port, na França. Tive sorte de poder dividir o táxi, com mais 4 brasileiros.

Há albergues inteiramente gratuitos, mas os peregrinos sempre doam alguma coisa, pois eles tem despesas, embora os hospitaleiros dos albergues municipais, sejam todos voluntários.

A credencial de peregrino é gratuita.

Não tenho conhecimento de que tenha acampamento no caminho.

Pelos menos nunca soube disso !!

Se precisar porde perguntar a vontade. É sempre muito legal falar do caminho.

abço

[:I]

Postado
  • Membros

Gabriel, obrigada por visitar meu album...

Esta foto em especial, foi mto engraçado.

O tempo estava nublado, mas claro. Qdo olhei pra trás, vi o sol por entre as nuvens.... não tive dúvida !! Deu uma foto que tbm achei mto legal !!!

O Caminho é algo de inesquecivel !!! Só quem foi sabe !!!

Meu album tbm está no site do Portal Peregrino !!! Quem sabe é de lá que vc conhece !!!

abço

Postado
  • Membros

Olá Carlois, legal mesmo falar sobre caminhos....

Quem quiser perguntar alguma coisa estou aqui.

Fiz, Santiago, Caminho das Missões no RS, e Caminho do Sol, em SP.

Abço

Jurema

Originally posted by Carlois

id="green"> Ai pessoal acho que podiamos começar uns relatos de peregrinações. Afinal muita gente fala do Caminho de São Tiago, bem como, os daque no Brasil, o Caminho da Fé até Aparecida com uns 15 dias e os Passos de Anchieta nas praias do Espirito Santo, entre outros.

Não sei se o lugar para criar o topico é aqui ou em treking. Achei melhor aqui para poder se levantar mais o lado espiritual

[/quote[:I]

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.