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Estrada Real a pé - Perguntas e Respostas - 2013 a 2015

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9º DIA - 05/02/2013 - Terça-feira

 

De Lagoa Dourada a Prados - aprox. 20 kms em +- 06:00 horas

 

A proprietária da pousada muito gentilmente secou nossa roupa na secadora da casa dela(muito prestativa).. O dia amanheceu nublado, o primeiro marco fica fora da cidade, pegamos uma subida bem forte até lá.

Entramos na trilha desse trecho, no início plantação de eucaliptos, num marco, fui ler o que estava escrito, umas abelhas me picaram na mão/braço/perna, foi tenso...tive que tirar minha camisa(segundo pessoal de lá, elas(abelhas) somente vê as cores pretas e vermelhas, e atacam mesmo)....... essa trilha é curta, mas devido as fortes chuvas estava com muito barro e lama, tivemos que atravessar um pequeno riacho.....

Obs.: terminando a trilha, logo a seguir, na estrada, vc visualizará um marco, atrás dele tem uma seta branca, indicando que é prá virar à direita....não vire, o certo é pela esquerda(parece que o marco não tem explicação).

O resto do trecho é com muitas subidas/descidas íngremes.....uns 3 kms antes de Prados, tem um restaurante típico mineiro, com algumas cachoeiras...muito legal.

Na chegada de Prados, vc pegará uma descida medonha, se tiver com o joelho ruim, ali vc vai sofrer mesmo....mas procure hospedar na parte baixa da cidade(tem hospedagem de todo preço...a partir de R$25 p. pessoa, mas simples.....até Apart hotel, tem...foi no que ficamos).

 

 

HOSPEDAGEM: Água Linda Apart hotel,(32) 3353-6396, tv a cabo, wi-fi, frigobar, camas ótimas, ventilador, bem conservado, fica na saída para Tiradentes, café da manhã ótimo...preço:R$120,00 o casal - ÓTIMO

 

 

Prados: Cidade pequena, estrutura razoável(hotéis, restaurante....), tem um centro histórico bem preservado, as igrejas são lindas por fora(estavam fechadas).

 

Estrada de terra, com muita lama...

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Pinguela

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Centro histórico de Prados

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10º DIA - 06/02/2013 - Quarta-feira

 

De Lagoa Dourada a Tiradentes - aprox. 19 kms em +- 04:10 horas

 

Um dos trechos mais fáceis da ER, poucas subidas/descidas, alguns trechos são em asfalto, outros em terra, e um pouco em pé-de-moleque.Tivemos sorte, apesar do tempo nublado, não choveu.

O ponto alto desse trecho é o distrito de bichinho, várias lojas que comercializam artezanto em madeira e ferro, muito bom gosto. Casas pintadas com cores vibrantes, outras estilizadas ao estilo mineiro....vá com calma nesse trecho e pare nas lojas para apreciar...vale a pena... Não compramos nada.

A chegada a Tiradentes foi tranquila, várias pousadas de todo preço...cuidado em reservar em datas festivas.

Como chegamos cedo, curtimos muito o belo e restaurado centro histórico da cidade, igrejas antigas(fechadas), casarões antigos.. e uma praça para jogar conversa fora.

Como não tínhamos informações dos outros trechos, fomos ao posto do Senai na cidade, próximo a praça principal, obtivemos informações o que facilitou muito a nossa vida.

É impressionante, em Tiradentes, a quantidade de lojas especializadas em doces e queijos, mineiro comemos muito.... pra quem gosta e pode, é um prato cheio....eu me deliciei....mas no final da viagem paguei o preço(estou com sensibilidade ao leite).

 

Hospedagem: Como estávamos cansados, prefirimos ficar bem próximo do centro histórico, para facilitar os deslocamentos, mas tem pousadas mais baratas na cidade...ficamos na Pousadas São José da Serra, simples mas limpo, tv(somente aberta), ventilador, tudo perto(supermercado, resturantes....) café da manhã +-, preço R$100,00 o casal

 

TIRADENTES: Cidade turística, ótima estrutura de apoio, tem wi-fi na praça central, aproveite para deliciar com os doces de frutas secas e queijos(em toda cidade mineira)...Os restaurantes perto da praça oferece opção de self-service na faixa de R$33 o kg

 

algumas fotos:

Distrito de bichinho suas casas e a serra

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Loja especializada em doces, pimentas......as coisas aqui são bem caras...

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Amanhecer em Tiradentes, lindo aquilo lá..

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Um fordinho 29 dando um show na cidade...

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11º DIA - 07/02/3013 - Quinta-feira

 

De Tiradentes a São João del Rey - aprox. 10 kms em +- 02:30 horas

 

Acordamos bem cedo, tomamos café da manhã numa padaria próxima ao hotel. Aproveitamos que o trecho era fácil, fomos ver o nascer do sol na igreja matriz. A cidade ainda dormia, alguns cachorros teimavam em nos acompanhar numa ladeira na saída da cidade.

Visitamos o primeiro marco da estrada real.

Esse trecho mescla estrada de pedra, asfalto e pé-de-moleque, mas muito tranquilo.

Como chegamos cedo a SJDR, caminhamos muito na cidade, mas as igrejas(ponto alto da cidade) estavam todas fechadas.

Comemos num restaurante no centro da cidade, colher de pau, self-service R$25,80 o kg - muito bom.

Aproveitei e já comecei a planejar os próximos dias, pois começaria o carnaval no sábado e, não fizemos nenhuma reserva para os dias posteriores.

As informações são desencontradas, ninguém sabe se tem hospedagem na próxima pernada.

Diante da falta de informações sobre hospedagem pra frente....e todos hotéis de sjdr estavam lotados pro carnaval, resolvi ir a pé até próximo a rodoviária e verificar a disponibilidade...achei dois que tinham vagas para os dias de carnaval, deixei mais ou menos reservado....(estavam cobrando entre R$100 a 130 casal no carnaval).

Se, por acaso, S.S. Vitória não tivesse hospedagem, pegaríamos um busão e dormiríamos novamente em sjdr.

 

HOSPEDAGEM: Pousada Chiaini, perto quartel/maria fumaça, camas boas, tv a cabo, wi-fi, banho quente, piscina, gentilmente deixaram lavar nossas roupas na lavanderia sem ônus.... preço: R$110,00 o casal, mas sem café da manhã.

 

TIRADENTES: Cidade histórica mineira, ótima estrutura hoteleira, restaurantes, comércio.....

 

Algumas fotos

Marco zero da estrada real

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Igreja São Francisco em SJ del Rey, estava fechada para visitação, uma pena!

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Cair da noite em SJ del Rey

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Ainda vai rolar a continuação do relato? Tenho um sonho junto com minha namorada de percorrer esse caminho a pé, e lendo este post me dá uma vontade ainda maior de fazê-lo. Parabéns pela iniciativa!!!

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Thiago,

 

Claro que postarei todo o relato, mas na medida do possível.....

 

Complementando o relato sobre TIRADENTES:

 

OS MINEIROS SÃO DEMAIS:

"depois de caminhar quase 20 kms, entre Prados x Tiradentes.... na entrada da cidade de Tiradentes, vi uma senhora com uma forma de pão de queijo assados...olhei para ela e perguntei: "a senhora está vendendo?"...ela: não, fiz para uma vizinha! ...... imediatamente ele nos ofereceu para degustar.... ficamos assim sem jeito, mas não perdi a oportunidade de saborear ali mesmo........ mineiro é assim mesmo.....são tremendamente hospitaleiros"

Estamos acostumados em cidade grande, onde os vizinhos nem se ligam....nas cidades pequenas, os vizinhos são parceiros....

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12º DIA - 08/02/2013 - Sexta-feira

 

DAQUI PARA FRENTE OS PROBLEMAS COMEÇARAM A APARECER, O CARNAVAL COMPLICOU UM POUCO!! MAS DEU TUDO CERTO!

 

De São João del Rey a São Sebastião da Vitória à pé; depois caquende(de busão) e logo a seguir Capela do Saco(balsa) no total +- 14 horas.

 

Dia complicadíssimo!

Saimos, como sempre, muito cedo, o primeiro marco fica defronte a estação ferroviária, após segue-se pela avenida, e anda dentro da cidade, pega-se a trilha, com forte subida no início, logo a seguir caminha-se num charco, passamos perto de um lindo lago, do lado esquerdo uma indústria poluindo aquele lugar....depois do charco, os marcos estão em lugares errados, nos perdemos, como sempre, é só voltar ao marco anterior e seguir outro caminho; como choveu muito nos dia anteriores, tivemos que atravessar 2 riachos com água nos joelhos com muita lama; No final subidas fortes e o sol escaldante.... a última parte é em asfalto(pouco).

Na entrada do distrito(ss vitória), tem um posto que serve comida, R$12 por pessoa, come-se a vontade, comida simples, mas gostosa...

A única pousada de SS Vitória, fica numa casa, depois do posto, na mesma estrada, em frente a um quebra-mola....batemos várias vezes, tentamos ligar para os telefones que estavam anunciando, e nada...não atendiam..... batemos nos vizinhos, eles também, não tinham informações.... aguardamos até as 14 horas, como ninguém chegava e nem atendiam o telefone.... ficamos em dúvida...e ai...o quê fazer? ou voltariamos para sjdr(como era sábado de carnaval, ligamos para os hotéis perto da rodoviária, eles tinham vaga, ainda, mas tínhamos que reservar) ou iámos a Caquende(próxima pernada)...... caminhamos mais um pouco e chegamos a matriz do distrito(ssv), numa farmácia, uma pessoa nos informou que em caquende ou em capela do saco possivelmente conseguiríamos hospedagem...e que o busão que iria para lá, passaria uns 30 minutos depois..... então resolvemos ir até caquende.........pegamos o busão, chegamos um tempo depois(ponto final do ônibus), para nossa surpresa não tinha hospedagem.....as pessoas já tinham alugado suas casas para os visitantes..... só nos restava, dormir na rua ou atravessar o lago e ir até a única pousada de Capela do Saco e verificar se tinham disponibilidade(tentamos ligar, mas não antendiam)... e assim fizemos, atravessamos de balsa(R$1 por pessoa), para nossa sorte tinha vaga....ufa..... mas somente para aquele dia(NO SÁBADO DE CARNAVAL A POUSADA ESTAVA LOTADA)....e ai.....pois no outro dia, teríamos que ir a ss vitória e voltar caminhado para capela do saco(completando a pernada).........Mas ai, entrou em cena mais DOIS ANJOS PARA NOS SALVAR.....conto

depois...

 

HOSPEDAGEM EM CAPELA DO SACO: POUSADA REIS(http://www.pousadareis.com.br/) - fones: (035) 9848-3243 e (032) 3331-0892, sabe daqueles lugares, onde vc se sente em casa, o lugar é esse; mãe(Cléia) e a filha(Debora), administra o lugar com maestria, deixando os hóspedes bem a vontade, tentando resolver todos os problemas que possam aparecer(conosco apareceu, pois no outro dia não tínhamos lugar para dormir, e elas resolveram)....Nos receberam com muito amor e carinho......

A Pousada: apesar de estar num lugar ermo, longe de tudo, ela é muito confortável, camas boas, colchões novos, banho quente, ventilador, roupas de camas novas e limpas, tv a cabo, wi-fi, restaurante(R$15 por pessoa), piscina, salão de jogos, estacionamento, tela mosquiteira, agilizam passeios nas cachoeiras da região, pesca... - RECOMENDADÍSSIMA....mas liguem antes, principalmente em feriados, pois a procura é grande.....

Preço da diária: R$90 casal(período de feriados, o valor aumenta) com ótimo café da manhã.

 

SÃO SEBASTIÃO DA VITÓRIA: distrito sem estrutura hoteleira(somente um pequena pousada, deve ter somente dois ou três quartos, mas não me atenderam...), mas tem lanchonete, restaurantes, padaria, farmácia, supermercado......

 

CAQUENDE: distrito menor ainda do que ssv, tem somente um ou dois bares/lanchonete...não tem hospedagem, o pessoal costuma alugar as casas em feriados, segundo informações, algumas pessoas podem alugar quartos esporadicamente.

 

CAPELA DO SACO: minúsculo distrito, tem uma ótima pousada, os moradores não costumam alugar suas casas para viajantes, portanto, antes de atravessar a balsa se informe da disponibilidade de hospedagem na pousada.... não tem estrutura para turistas....somente nos feriados. Se a pousada estiver lotada, converse com a débora(dona da pousada) se ela pode conseguir alguma casa de morador para dormir....ela é super atenciosa

 

Obs.: para verificar os horários do busão entre SJ del rey e caquende(passa em ss vitória), vá até a rodoviária, que tem um guiche que informa, mas peguei os fones do dono dos ônibus: 032 3371-5685 / 3372-2180 - a empresa Transilveira... SS vitória a caquende vale R$6,60 por pessoa.

 

BALSA: ela funciona todos os dias, a última viagem é as 17 horas....à noite não funciona, portanto chegue mais cedo, aqueles que vão de carro, chegue ainda mais cedo, pois a balsa é bem pequena, cabe no máximo uns 5 veículos pequenos.

horários da balsa: das 08:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00 horas, preço R$1,00 por pessoa.

 

Algumas fotos:

Foto tirada na primeira subida depois de sj del rey....à esquerda fábrica poluindo, a direita lago..... no horizonte, onde chegaríamos no mesmo dia...longe pra caramba.....subidas fortíssimas...perto de uma pedreira.....

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Charco perto do lago....

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Lindo lago

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Um marco depois de uma porteira inundada por um riacho....antes dai, perdi meus óculos e tive que retornar

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O que a vida tem de bom...que cheiro...

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Riacho para atravessar

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Passei pela Pousada Reis em Capela do Saco durante a semana e fora de feriado... tem estrutura para turista sim, amigo! Elas (mãe e filha) moram na pousada e estão à disposição 24 horas por dia, todos os dias. Também adorei o atendimento delas. É um verdadeiro paraíso e extensão da nossa casa. Até serviço de lavanderia tem lá.

Mas me conta: qual foi o problema que elas resolveram para vocês?

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Cléa,

 

Veja bem, disse que o distrito de Capela do Saco não tem estrutura turística, somente a pousada Reis....essa sim tem tudo(piscina, quartos ótimos...boa comida).... Por isso a necessidade de fazer reserva com antecedência, principalmente nos feriados prolongados....

 

No sábado de carnaval a pousada estava lotada, mas ela me disse de manhã, antes de sairmos pra ssv, que iria conversar com os moradores do distrito e provavelmente conseguiria uma casa para nos abrigar..... elas tiveram dificuldades, mas conseguiram........no domingo acordaram bem cedo(05:30 horas) para fazer café da manhã(dormi numa casa de família e tomei o café com ela(paguei a parte)).......

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13º DIA - 09/02/2013 - SÁBADO

 

DE Capela do saco a caquende de balsa - CAQUENDE A SS. VITÓRIA Á PÉ - SS.VITÓRIA A CAQUENDE DE CARONA X CAQUENDE A CAPELA DO SACO DE BARCO - o trecho a pé fizemos em 04:50 horas

 

Acordamos é já tínhamos um grande problema pra resolver: arrumar hospedagem para aquela noite, a pousada que ficamos, estava lotadaça....tudo reservado com antecedência...mas a Débora, me disse que iria conversar com os moradores do lugar, e verificaria a disponibilidade de dormimos numa casa de família e, que era pra nós voltarmos à tarde......

 

Como estava fazendo muito calor, resolvemos atravessar o lago, via balsa, e fazer o caminho inverso(capela do saco x caquende), a balsa saiu de CS as 07 horas, quinze minutos depois já estávamos caminhando... O início pegamos uma subida fortíssima, depois mesclava trechos subidas/descidas leves....Esse trecho tem muita plantação de milho, café/soja.... segundo o pessoal de caquende, tem muita cobra(urutú, cascavel...) no trecho de plantações, ficamos bem atentos, mas não vimos nenhuma......

próximo ao viaduto da estrada férrea, erramos o caminho, e caimos nos trilhos da ferrovia, aguardamos alguém passar, e pedimos informação, tivemos que pegar um atalho dentro de uma plantação de eucalipto e caimos novamente na ER.... chegamos cedo em ss vitória, comemos uns pães-de-queijo e linguiça mineira, muito bom)....e ficamos no ponto esperando o ônibus que nos levaria de volta da caquende e depois pegar a balsa a CS.... nisso apareceu um casal pedindo informação de como chegar a caquende, pronto, era o que estávamos esperando...pegamos carona com eles,....chegamos bem cedo em capela do saco... a Débora até aquele momento não tinha conseguindo hospedagem pra nós........ mais tarde um casal de moradores foram até a pousada para nos conhecer e ver se iam como a nossa cara.....ESTÃO CERTOS...tem que ver quem colocar dentro de casa...gostaram de nós....e combinamos de ir para casa deles as 19 horas.....ficamos curtindo o resto da tarde na piscina, pois estava muitooo calor....

 

Á noite fomos para a casa da Teresinha, pessoa da comunidade, ela e seu marido(bell), nos receberam com o coração aberto, ficamos até tarde conversando com os seus dois filhos....que família linda.....

De manhã acordamos ao som dos passarinhos, quando fui ao banheiro, vi os filhos dela dormindo, um no sofá e, outro num improvisado colchão na sala.... Mineiro é assim mesmo: sempre ajudando a quem precisa...eu não sabia que iríamos dormir na cama deles...mas tudo bem.... Mas no final paguei todo esse carinho para conosco...OBRIGADO TERESINHA/BELL POR TUDO....VALEU MESMO!!

 

HOSPEDAGEM: na casa da teresinha... obs.: nessa comunidade não costumam dar alojamento para viajante, tem que correr atrás.

 

Algumas fotos:

Lindo amanhecer na pousada Reis em Capela do Saco(foto tirada da janela do cozinha da pousada):

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TV ao vivo, ao fundo lago da represa....próximo a capela do saco.....estrada real

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Atalho dentro plantação de eucaliptos caminho capela do saco x ss vitória

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Olhem o nível da água da represa...

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14º DIA - 10/02/2013 - DOMINGO

 

Capela do saco a Carrancas - fizemos em aprox. 06:40 horas

 

Acordamos bem cedo na casa da Teresinha, a despedida foi com muita emoção(todos choraram), curtimos cada momento na presença deles, pessoas magníficas...

Até pra retribuir o que fizeram para nós(tudo mesmo), negociamos no dia anterior, em tomar o café da manhã na pousada(cobrada à parte - R$15,00 por pessoa), muito bom..... OBRIGADO DÉBORA/CLEIA POR TUDO QUE FIZERAM POR NÓS.

 

No início muitas subidas/descidas leves, passamos por vários mata-burros, o sol queimava nossa pele, forte mesmo...no caminho encontramos com uma caravana de 4 x 4 fazendo um tour por lá...O mais difícil desse trecho e o mais bonito também, é a subida da serra de carrancas.... tenso viu!! além de íngreme, vc já caminhou cerca de 4 horas debaixo do sol forte, nesse trecho o piso é em pedra (deve ser ardósia, não estou certo), o que reflete ainda mais o efeito do sol, quase dissolvemos naquela subida....mas é lindo...uma visão fantástica a perder de vista, de lá dá pra visualizar o lago que saimos 5 horas antes.... tem cachoeiras de todo tamanho.....flores uma mais bonita que outra...pedra em formatos variados....

Para chegar a Carracas ainda tivemos que descer uma forte descida, e como todos sabem, descer é muito mais complicado do que a subida....o sol cada hora mais forte...e a cidade não chegava........pqp sofri muito nesse trecho....no final deu tudo certo....

 

Como informamos anteriormente, era carnaval, sabíamos que possivelmente os hotéis de Carrancas estavam lotados, se estivessem, tentariamos arrumar uma casa de família, ou dormir numa cidade próxima....saimos de Capela do saco com esse pensamento.... mas no final deu tudo certo, conseguimos um hotel próximo a praça principal, mas pagamos muito caro.

Almoçamos um self-service no hotel(muito bom) por R$26 o kg...valeu a pena!

Á tarde tomamos um açaí na praça....

 

HOSPEDAGEM: Pousada Roda Viva, detrás da igreja matriz, grande estruta, piscinas grandes, sauna, tv, wi-fi, mas o apto. era bem simples, camas pequenas com colchões finos e ruins, roupa de cama pior ainda...o café da manhã foi o melhor da viagem, tinha tudo....preço: R$200,00 (ISSO MESMO, ERA CARNAVAL)...era isso ou dormir na rua...

Obs.: gentilmente deixaram lavar nossas roupas no tanque do hotel; coloquei minha bota para secar

 

MAIS UM GRANDE PROBLEMA:

Entre Carracas x Cruzilia(quase 70 kms) tem somente uma pessoa que fornece hospedagem em sua casa(perto da fazenda traituba), é o Roberto, irmão do Dutra dono da pousada Carrancas.... então, à tarde fomos a casa dele solicitar o contato do roberto para verificar se ele podia nos receber na casa dele.....

Gentilmente o Dutra tentou em vão entrar em contato com o Roberto, e nada...ele não atendia.....dormimos aguardando a liberação da casa dele através do contato do Dutra.... No outro dia cedo iríamos na casa do Dutra saber se conseguiu...dormimos ansiosos, pois não dava para partir sem um OK do roberto(não tem outra opção), e é praticamente impossível caminhar quase 70 kms em um único dia...muito forte o trecho, ainda mais o forte calor que estava reinando no pedaço!!!

 

Algumas fotos:

No início, algumas sombras...

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Imaginem esse piso ai as 13 horas....pqp que calor.....subida fortíssima, sol a pino...e o cansaço batento forte......

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Um visual de tirar o fôlego.....no horizonte o lago que saímos umas 5 horas antes......tenso!!

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Vcs acham que foi fácil descer isso ai.....vcs acham que Carrancas tava perto né......foi phoda........ ao fundo a serra de traituba, onde no outro dia iríamos dormir, na casa do Roberto.....Longe a bessa!

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Ufa, chegamos....igreja matriz de Carrancas, do lado direito fica a Pousada Carrancas, do Dutra, irmão do Roberto, única pessoa que fornece hospedagem entre Carracas x Cruzília....se forem fazer esse trecho a pé....guardem bem esses nomes....são pessoas FINÍSSIMAS

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    • Por eitagu
      Fala, galera!
       
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      Viajamos de BH pro RJ de Buser e como a gente tinha distribuído nosso código, conseguimos salvar essa ida e volta. Chegamos no RJ por volta de 5h30 e pegamos o primeiro ônibus direto pra Paraty. O busão sai da rodoviária Novo Rio mesmo, às 7hs (mas costuma atrasar muito!), e custa R$83 pela Costa Verde. Ficamos hospedados no Chill Inn Hostel e, sinceramente, recomendo demais! Staff muito atencioso e café da manhã na praia. Almoçamos por lá mesmo, paramos pra tomar umas brejas e fazer umas compras pros próximos dias. Não sei se era pq a cidade ainda tava cheia de gringos pós-flip, mas tava rolando um forró na praça em frente à Matriz pela noite e o comércio ficou aberto até bem tarde no centro histórico. Ficamos apaixonados pelo lugar e pegamos nosso carimbo do passaporte da Estrada Real. O preço das coisas é normal fora do centro histórico (almoço em torno de R$20,00) e bem alto dentro do centro histórico.
      R$83 busão
      R$18 lanches pra viagem e café da manhã
      R$34 almoço e brejas
      R$20 de rolezin a noite durante o forró
      R$44 a diária
      R$28 compras pros dias seguintes

       
      Dias 2 - 3. Ponta Negra (comunidade tradicional caiçara)
      Tínhamos planejado ir pra Cachoeira do Saco Bravo pegando uma trilha de dois dias saindo de Paraty, mas o tempo não colaborou. Além disso, tava rolando uma manifestação na estrada, o que fez a gente sair de Paraty só por volta de 14hs. Pegamos o busão que vai até a Vila Oratório, descemos no ponto final e começamos a caminhada. É bem sinalizada e tranquila, mas tem muitas descidas e subidas. Se cê tiver na dúvida, só usar o Wikiloc que lá tem aos montes. Por volta de 16hs chegamos na Praia do Sono e pretendíamos seguir caminhada até a Ponta Negra pra acampar lá, mas o tempo tava muito fechado e a gente teria que passar correndo pelas praias e cachoeiras no caminho, então acampamos nessa mesmo. Encontramos um caiçara gente finíssima - salve Abraão! - que deixou a gente acampar no quintal dele por R$15 e deu umas dicas pra gente de como seguir. Aproveitamos pra conhecer a comunidade tbm, recomendo esse passeio e trocar ideia com os nativos da região. Na manhã seguinte partimos assim que acordamos rumo à cachoeira, mas o tempo tava MUITO fechado e o mar muito bravo, então acabamos parando em Ponta Negra pra curtir a praia nos minutinhos de sol que abriram (a cachoeira do Saco Bravo é na beira do mar, então é perigoso de se ficar em dias de ressaca). No caminho paramos na praia dos Antigos e na cachoeira da Galheta, os dois lugares MUITO BONITOS! Chegamos de volta na vila do Oratório de volta umas 16h e pegamos o primeiro busão de volta pra Paraty.
      R$10 busão (ida e volta, saindo da rodoviária de Paraty)
      R$15 camping do Abraão
      R$4 miojo que compramos na vila pra dar um gás a noite, pq a comida acabou rápido kkkkk

       
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      R$44 a diária
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      R$45 cachaças (compramos Gabriela e umas outras também)
       
       
      Dias 4 - 6. Trindade
      Chegamos em Trindade na tarde de quinta-feira, largamos as paradas no hostel sem nem explorar direito e fomos direto conhecer as praias mais próximas - praia do Forte e praia do Meio. Pegamos o sol se pondo nas pedras, lugar maneirasso e de energia incrível! No início da noite comemos no Laranja's Bar por indicação da gerente do Hostel - salve, Heidi! - e ficamos APAIXONADOS no lugar. Achamos os rangos em Trindade muito mais baratos que em Paraty e nesse lugar, além de rolar umas cachaças pra degustação, a ambientação faz tudo ficar mais gostoso. E é open feijão e open pirão! Fizemos umas compras e voltamos pro Hostel Kaissara à noite. Lugar simplesmente maravilhoso! É um pouco mais afastado da rua principal e fica no meio das árvores, com um riacho percorrendo por baixo. Fizemos amizade com um argentino que trabalhava por lá - grande Matias - e ficamos trocando ideia até o fim da noite. Dia seguinte fomos pras piscinas naturais do Caxadaço e visitamos algumas praias ali pela região, mas quando a gente decidiu ir na Pedra Que Engole eu me machuquei feio e precisei voltar pra Paraty pra ir na UPA. Voltei pra Trindade só à noite, bati um rango e no dia seguinte a gente já ia partir pra Ilha Grande.
      R$70 duas diárias no Hostel Kaissara
      R$46 rangos no Laranja's (dos dois dias)
      R$7,50 lanches e frutas pra comer na praia
      R$20 busão Paraty x Trindade (duas idas e duas voltas)

       
      Dias 6 - 10. Ilha Grande
      Saímos de Trindade às 10h, fomos pra Paraty e fizemos compras pra levar pra Ilha Grande. Tinha lido aqui no fórum que lá quase não existiam mercados e os poucos que tinham eram muito caros e não aceitavam cartão - balela! kkkk TODOS os lugares que passamos aceitam cartão e os preços eram um pouco mais altos que em Paraty, mas nada que tivesse valido a pena levar as sacolas de macarrão e legumes que levamos. Esperávamos chegar em Angra a tempo de pegar a barca que saía as 13h30 (é uma ao dia e custa $17, saindo nesse horário por ser um sábado), mas com as compras e o trânsito acabamos atrasando e chegando às 15h. Pegamos um flex boat até Ilha Grande, que sai de hora em hora, e chegamos lá antes das 17h. Ficamos hospedados no Biergarten, na rua principal. O hostel é bonito e bem cuidado, mas tem uma vibe muito diferente dos últimos que ficamos - que eram bem menores e menos "comerciais". O Biergarten tem um restaurante e um bar que ficam abertos até tarde e tem várias opções, porém todas bem caras.
       
      No dia em que chegamos tava rolando uma festa junina na ilha, então compramos um vinho e ficamos lá dançando um forrózinho à beira-mar até o fim da noite. No dia seguinte, de manhã, fomos empolgados atrás de um passeio de barco e tivemos a triste notícia: os passeios estavam interrompidos até o mar voltar a ficar calmo. Tivemos que optar pelas trilhas, mas eu tava meio ferido ainda então fizemos só as mais próximas (fizemos a T01, que é o circuito do Abraão, e fomos até a praia do Abraãozinho). Todas as trilhas em ilha grande são enumeradas e as que fizemos eram bem sinalizadas também. A T01 passa pela Praia Preta, pelas ruínas do Lazareto e por um aqueduto. Se você faz nessa ordem, quando você sai do poço e começa a volta tem uma pedra que dá pra tomar um sol e ficar curtindo a vista. Muito foda! A trilha até o Abraãozinho é um pouco mais puxada, a volta foi meio tensa porque a maré ja tava meio alta no horário (~16h30) e tem que passar por umas faixas de areia com pedra, mas vale a pena. À noite tomamos uma caipirinha no bar do Hostel e ficamos conversando por lá mesmo.

       
      No dia seguinte, oitavo dia de viagem, conseguimos fazer o passeio da meia-volta! Foram os R$80 mais bem gastos da viagem. Fomos de flex boat e visitamos a lagoa azul, lagoa verde, umas praias e o saco do céu. Maravilhoso, rola até de nadar com os peixinhos com o macarrão e o óculos de mergulho que a agência oferece. Entretanto, os almoços são muito caros e tivemos que nos saciar com os lanches que havíamos comprado e deixar pra comer direito na vila, mais à noite. A gente tava na onda do crepe, mas todas as creperias estavam fechadas exceto a da rua da praia (que era MUITO cara!), então comemos umas iscas de peixe e um macarrão. No dia seguinte, último dia na ilha, estávamos determinados a caminhar até Lopes Mendes ou Dois Rios, mas o passeio de Ilhas Paradisíacas estava disponível (e de lancha!). Tiramos onda demais e visitamos umas ilhas de Angra que são do caralho! Sem dúvidas o lugar mais bonito que já vi. Os dois passeios duraram o dia inteiro, o da meia volta terminando umas 17hs e o de Ilhas Paradisíacas até umas 18hs. Nesse dia, comemos uns Shawarmas lá na ruazinha principal e arrumamos as malas pra voltar no dia seguinte.
      R$166 as quatro diárias no Biergarten Hostel
      R$77 pra chegar na ilha (17 paraty x angra, 60 angra x ilha grande)
      R$60 álcool nos passeios (de barco e pela vila)
      R$170 os dois passeios (80 meia volta, 90 ilhas paradisiacas)
      R$130 comidas p/ todos os dias (comer em restaurantes na ilha é bem caro, mas se cê procurar consegue achar uns pratos entre R$20 e R$30)
      R$76 pra chegar no Rio (17 ilha grande x angra, 3.50 do cais até a rodoviária, 56 angra x rj)

       
      Dia 10. Rio de Janeiro
      Nosso busão saía às 22h30 do centro do RJ e a barca saía de Ilha Grande rumo à Angra às 10hs (uma por dia), então ficamos um bom tempo de bobeira na Cidade Maravilhosa. Aproveitamos pra comer e tomar uma cervejinha ali na Rua do Ouvidor. Deixamos as mochilas no guarda-volumes da rodoviária, pra não ficar muito incômodo pra dar rolê, mas nem andamos muito porque em Ilha Grande quase todos saímos com algum machucado no corpo... histórias pra se contar hehe
      R$7,00 lanche pra viagem
      R$12,50 guarda-volumes da rodoviária (tínhamos 1 mochila por pessoa e 1 sacola compartilhada com as paradas que compramos)
      R$15 fast food da massa
      R$8 transporte rodoviária - centro, centro - rodoviária
      R$13 cerveja pré-busão

       
      No mais, achei que valeu muito a pena o role! Gastamos um pouco mais que o previsto, por volta de R$1.2k, mas a gente já esperava por não ter muitas informações sobre quanto gastaríamos em Ilha Grande e tudo lá depende muito de como o mar vai estar. Achei o role em Trindade melhor pra quem gosta mais de natureza, então se eu fosse repetir teria ficado mais tempo lá e menos tempo na ilha. Achei IG turístico demais pra mim (juro que cê quase não encontra brasileiros por lá) e por conta disso não consegui me conectar direito com a galera que mora ou trabalha por lá. Já Paraty é linda e boa pra todos os gostos - quem quer curtir praia, quem quer caminhar, quem quer ver passeio histórico. Ponto indispensável. Não é à toa que recebeu título de Patrimônio Mundial da UNESCO. 
       
      Espero que curtam o relato e que ele possa ser útil pra alguém aí!
      Qualquer dúvida, só mandar msgs!


    • Por casal100
      Resolvemos, dessa vez, fazer alguns roteiros distintos: beira-Mar, trilhas em montanhas e travessia.
      Começamos por Ubatuba, foram 10 dias de caminhada, por algumas das principais praias; depois pegamos nosso veículo e fomos fazer alguns roteiros em Extrema-MG e, por último,  a grata surpresa: TRAVESSIA DA SERRA DA CANASTRA-MG, que lugar maravilhoso: belas cachoeiras, trilhas fortes, flora e fauna exuberante, povo amigável, queijos deliciosos(alguns entre os melhores do mundo na sua categoria) sem contar a culinária mineira. Tudo de bom.
    • Por casal100
      Fizemos a maioria dos caminhos que passam pela Serra da Mantiqueira(Estrada Real, Caminho da Fé, Crer....), alguns mais de 1 vez.
      É quase unanimidade entre os caminhantes que, indiscutivelmente, a Serra da Mantiqueira têm as mais bonitas paisagens e, nós concordamos integralmente. São caminhos que proporcionam lindas fotos,  clima agradabilíssimo, povo acolhedor e simpático, ingredientes que definiram esse roteiro.
      Foram quase 50 dias e mais de 1.100 quilômetros de muitas alegrias, felicidade e paz,  poucas tristezas e decepções.
      Começamos e terminamos na MAGNÍFICA cidade de Campos do Jordão-SP, depois de rever vários lugares (passei alguns invernos nesta bela cidade, quando eu era "bacana"). A cidade se transformou,  criaram vários roteiros turísticos, belas e caras casas dos novos e velhos "bacanas", ótimos restaurantes, atrações mil,  pousadas e hotéis de todo tipo e preço, tem até o refúgio do peregrino, comércio bom, povo hospitaleiro, clima perfeito e, ainda por cima fomos no verão,  baixa temporada,  onde com facilidade encontramos boa hospedagem com preços menores que muitas hospedagem em cidades pequenas.

      Outra coisa que pesou em escolher fazer essa travessia é que a região se assemelha muito com um projeto que temos em mente, que é a travessia entre Punta Arenas x Arica no Chile,  então serviu como treinamento.
    • Por casal100
      ROTEIRO À PÉ:
       
      RIO GRANDE DO SUL:
      Portão
      Bom Princípio
      Carlos Barbosa
      Garibaldi
      Bento Gonçalves - Vale dos vinhedos
      Bento Gonçalves - Pinto Bandeira
      Bento Gonçalves - pela cidade
      Bento Gonçalves - caminho de Pedras
      Caxias do Sul - flores da Cunha
      Caxias do Sul - estrada dos imigrantes
      Nova Petropolis
      Gramado - Natal de Luz
      Canela - Cachoeira do Caracol
      Gramado - pela cidade (parques, centro)
      Santa Maria Herval
      Picada Café
      Ivoti
      Sapiranga
      Três Coroas
      São Francisco de Paula
      São Francisco de Paula  (parques, lagos e pela cidade)
      Tainhas
      Cambará do Sul
      Cambará do Sul - Canyon Itambezinho
      Cambará do sul - canyon Fortaleza
      Torres - praia
       
      SANTA CATARINA:
      Praia Grande - descida Serra do faxinal
      Balneário Gaivota - Praia
      Balneário arroio do Silva - Praia
      Balneário Rincão - Praia
      Balneário corrente - Praia
      Farol de Santa Marta - Praia
      Laguna - cidade histórica + Praia
      Orleans
      Guatá  (distrito de Lauro Muller) pé da serra do Rio do Rastro
      Bom Jardim da Serra
      ROTEIRO DE ÔNIBUS :
      São Joaquim
      Urubici
      Bom Retiro
      Lages
      Fraiburgo
      CONTINUAÇÃO À PÉ SANTA CATARINA:
      Videira
      Treze Tílias
      Água Doce
      Jaborá
      Concórdia
      Seara
      Chapecó
       
      PARANÁ (ÔNIBUS):
      Curitiba
      Paranagua
      Morretes
       
      QUILÔMETROS /DIAS: +- 1.300 kms em 53 dias
       
      PESSOAS:
      No planejamento da viagem nossa preocupação era de como seríamos recebidos nas pequenas cidades, visto que algumas delas não tinham vocação turística, e "mochileiros"poderiam ser "novidade". Mas, essa preocupação foi rapidamente deixada de lado.
      Fomos recebidos muito bem em todos os lugares (exceto dois episódios, que não afetou em nada nossa caminhada).
      Ficamos impressionados com a educação e o acolhimento da população do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, sempre solícitos às nossas demandas.
      Poxa, que saudade de tudo aquilo, em breve voltaremos.
       
      CIDADES:
      Praticamente todas as cidades desse roteiro tinham pousada ou hotel, somente o distrito de tainhas-SC não tem, somente restaurante (mas esse trecho tem serviço de ônibus intermunicipal).
       
      ESTRADAS:
      Optamos em fazer pelas estradas asfaltadas(alguns trechos fizemos em estrada de terra), pois não conseguimos informações sobre estradas secundárias nesta região.
       
      COBRAS:
      Nunca vimos tantas cobras como na serra Gaúcha, teve dia que vimos umas 5, quase minha esposa pisou numa em uma rodovia asfaltada.
      Elas ficam enroladas na pista de rolamento, é normal vê-las todas esmagadas por veículos, ficam parecendo um desenho no chão (pois vários veículos passam por cima).
       
      ANIMAIS SELVAGENS:
      Outra coisa que nos chamou atenção, vimos muitas espécies(raposa, cobras, tatu, macacos, roedores, porco espinho etc) passando lentamente perto de nós.
       
      PRECONCEITO:
      Tivemos um fato lamentável num hotel fazenda.
      O gerente nos recebeu num descaso tremendo, nem respondia nossas perguntas, foi preciso a intervenção de uma funcionária para resolver a situação (quase mandei o cara a pqp), o infeliz está no lugar errado.
      O outro caso foi mais leve, mas fiquei puto.
      Tirando isso, foi muito tranquilo ser mochileiro naquela região, muito tranquilo mesmo.
       
      PREÇOS HOTÉIS:
      Variou de $25 a 95 por pessoa (mas a crise pegou todo mundo ), em alguns lugares priorizamos ficar em lugares melhores,
      Sempre pechinchamos os preços, na maioria dos casos conseguimos descontos, principalmente à vista.
      Não fizemos nenhuma reserva, foi muito tranquilo.
       
      PREÇOS REFEIÇÕES:
      variou de $10 a $35 por pessoa à vontade.
      Peso : de $20 a $44 o quilo.
      Obs.: em média coloque $22 por refeição sem bebidas.
       
      ABUSO CONTRA TURISTA:
      Só tivemos alguns casos de abuso, mas nada gritante:
      Você chega em duas pessoas e pede somente um cafezinho pequeno, o cara trás dois grandes (claro, mais caro) e na maior cara de pau diz que pedimos dois.
      Isso aconteceu nuns 5 lugares na serra gaúcha, lamentável!
      Obs.: para nos proteger disso, fazíamos assim: chegávamos nos caixas do estabelecimento e pagava antecipadamente, acabou o problema.
       
      CARONA: precisamos pegar carona em algumas oportunidades, e foi até tranquilo conseguir.
      .fomos ao canyon Itambezinho e no Fortaleza à pé, e voltamos de carona, foi tranquilo.
      .quando visitamos uma cachoeira em Cambará do sul, fomos à pé e voltamos de carona ( neste dia pegamos três, cada um nos levou num pequeno trecho).
      .dividimos o trecho entre Seara e Chapecó-SC em dois, como o ônibus demoraria muito, resolvemos ir de carona, demorou uns 40 minutos para aparecer.
       
      SEGURANÇA:
      Em momento algum tivemos problema, somente em Porto Alegre (visita ao mercado central que nos orientaram a ter cuidado), mas os moradores de PA estão preocupados.
      .na saída de Caxias do Sul, saída para estrada dos imigrantes tem um lugar que me pareceu inseguro, mas nada complicado.
       
      NEGOCIAÇÃO HOSPEDAGEM:
      Sempre negocie, em alguns casos conseguimos descontos de 10% abaixo dos sites de hospedagem. Principmente nesta crise, em alguns casos somente nós dois estavam hospedados no hotel.
    • Por casal100
      Realizamos no período de 19 a 28 de julho de 2015, o circuito completo do Vale europeu em Santa Catarina. Foram 10 dias contemplando e vivienciando lugares, pessoas maravilhosas.
      Destaco alguns locais incriveis: Pomerode, blumemau, fazenda campo do zinco e sua maravilhosa cachoeira, lindos mirantes, estradas encantadoras, pessoas hospitaleiras e cordiais. Nāo tivemos nenhum incidente.
       
      Começamos antes do circuito, fazendo o caminho entre blumenau e pomerode a pé, e no final fizemos do mesmo modo a rota enxaimel em Pomerode, por isso o roteiro foi concluido em 10 dias.
       
      Brevemente relato completo.


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