Ir para conteúdo

PN da Serra da Canastra e região


Posts Recomendados

  • Colaboradores

pessoal, na revista Aventura e Ação desse mes, tem uma reportagem legal sobre a Serra da Canastra.

vale a pena conferir!

http://www.aventuraeacao.com.br

 

nosso Membro de Honra, Jorge Soto, também postou um relato muito bacana sobre uma travessia partindo de Delfinópolis e chegando a Cachoeira Casca D'anta.

http://www.mochileiros.com/de-delfinopolis-a-casca-d-anta-a-pe-t37370.html

 

pessoal, prometi colocar uns mapas aqui, sei que estou em débito com todos, mas em breve o farei.

Abraços, Marcelo

Link para o comentário
  • Membros

Grande Marcelo, como estas?

 

Meu nome é Carlos sou de Araraquara interior de SP.

Cara vi seus post sobre a Canastra, ja fui pra la, mas fiz somento o trecho da parte de cima (do parque mesmo) eestou indo de novo para fazer a Travessia inteira do Conjunto da Canastra (se assim posso chamar). Estamos indo de moto, grandes motos...srsrsr, nao sei ao certo de onde deveriamos começar para atravessar as "serras todas" atre chegar no parque mesmo em Sao Roque, queriamos um caminho longo.....srsrsr...temos 3 dias inteiros, sexta sab e dom, para fazer isso. Nao sei se é melhor começar por delfinopolis, Sao Joao do Gloria, nao sei!!!

Estamos levano tudo para acampar, queriamos no meio o mato mesmo, nao só em camping, vc tem as dicas ai?

Vi tb no seu relato que vc te os mapas, sera que tem como vc me enviar? cara eu tb tenho GPS, o meu é um MIDI, com o navegador IGo amigo, nao sei enfiar as porras dos Tracks nele....srsrsrsr, vc sabe algo como faz er isso? tem os arquivos?

 

Cara desculpas por encher seu saco!!! mas to precisando meio urgente, pois vou nesta quinta de madrugada dia 3!!!!

 

se vc tiver orkut me add : kdu oliveira - Araraquara - SP..........msn: kdu1@bol.com.br

 

 

Forte abraço

Link para o comentário
  • Colaboradores

ola Carlos, tudo bem? bem vindo ao mochileiros.com!!

 

bom, como voce tem 3 dias, vai de moto e tá a fim de andar muito, então sugiro um roteiro Punk pra voce e sua turma.

as atrações estao na sequencia a ser seguida, caso o tempo fique apertado, vá conversando com os nativos pelas estradas e veja o que podem excluir.

todos os locais que voces irão passar são estradas que na maioria das vezes estão conservadas... salvo se chover muito.

Vamos lá!!

 

Dia 1

Ararquara / SP

Delfinópolis / MG (Hospedagem, comida e gasolina)

Foz do Rio Santo Antonio

Cachoeira do Ouro (comida e camping)

Cachoeira do Zé Carlinho

Estrada da condominio de Pedras (camping selvagem)

Complexo e Cachoeiras do Claro (comida e camping)

 

Dia 2

Estrada do Céu

Estrada da Roça Feia (trilha pequena + ou - radical pra motos)

Pousada Boa Esperança - Eninho (comida e camping)

Cachoeira Vale do Céu (comida e hospedagem)

Pousada Boa Esperança (de novo!!)

Estrada Calçada

Cachoeira do Quilombo (camping selvagem)

Vale da Babilônia

Pousada da Vanda (comida, gasolina e camping)

Serra Branca (camping selvagem)

Igrejinha / Morro do Carvão (pousada, camping e comida) sugiro dormir aqui!!!

 

Dia 3

Cachoeira Casca D'anta (parte baixa)

São Roque de Minas (Gasolina)

Nascente do Rio Sao Francisco

Curral de Pedras

Garagem de Pedras

Cachoeira do Fundão (almoço)

Povoado de São João Batista (só se não conseguir almoçar no Fundão)

Portaria de Sacramento

Povoado de Sete Voltas

Usina Hidrelétrica de Peixoto (comida e gasolina)

Ibiraci/ MG

Franca/ SP

Ribeirão Preto / SP

Araraquara /SP

 

bom.. como disse, esse roteiro está bem corrido, mas se voces tiverem esperiencia em estradas de terra e boas motos, vai ser tranquilo percorrer tudo isso. ::otemo::

A Serra da Canastra é muito Grande, pra quem vai de carro é possivel fazer esse mesmo roteiro, porém levaria uns 4 ou 5 dias.

 

bom, espero que aproveitem bastante, e não deixe de postar aqui as dicas que conseguirem no caminho. Certamente servirá pra todos que um dia pretendem visitar a Região. Se possível faça um relato!! ::cool:::'>

 

sobre o GPS, eu postei no tópico http://www.mochileiros.com/tracklogs-mapas-t26577-15.htmlum arquivo para GPS da Serra da Canastra, voce pode fazer o Download lá. Outros usuários também disponibilizar arquivos, esses arquivos são pra GPS da Garmin, não sei se são compatível com o seu GPS. Não conheço esse GPS MIDI. mas la no fórum de GPS & MAPAS, voce pode tirar suas duvidas. http://www.mochileiros.com/gps-mapas-f178.html

 

Abraços.. se eu puder ajudar em mais alguma coisa, tamo aí!! ::otemo::::otemo:: Boa Viagem!!

Marcelo

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

Marcelo:

Muito boas as suas dicas!

E vc escreve bem e de forma clara o objetiva! Gracias!

Eu costumava acampar na região de Furnas na minha adolescência (há séculos...! D. Pedro II ainda devia estar em Petrópolis!). Passei inesquecíveis carnavais em Capitólio, Alpinópolis (Ventania!) e Carmo do Rio Claro. Belas lembranças!

Mas acredite: não fui até a Serra da Canastra!

Agora, do dia 07 a 10/janeiro/2010 estarei finalmente na Canastra, curtindo os belos cenários e cachoeiras!

Quem estiver a fim, é só dar um toque pra se juntar à nossa turminha!

Somos um grupinho de 8 a 10 pessoas de alto astral!

 

Abraços!

 

Luis

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Pessoal, voltei. Seguem algumas informações atualizadas sobre o Parque e a região:

 

1. Passei pela região entre os dias 26/12/2009 e 02/01/2010. Período de chuvas intensas e constantes, especialmente na minha base, montada numa fazenda de café em Carmo do Rio Claro, distante algumas dezenas de quilômetros da região.

 

2. As estradas de asfalto da região estão perfeitas. O trecho Carmo do Rio Claro - Alpinópolis (antigo Ventania) - Capitólio - Piumhi - Vargem Bonita está em excelente estado de conservação e muito bem sinalizado. De Vargem a SJBarreiro as condições da terra estão bastante ruins com chuva. Há poucos postos de combustível, então vale alguma atenção nisso. Para quem vem de SP, o caminho Fernão Dias - Pouso Alegre - Alfenas - Alterosa - Carmo - Alpinópolis - Capitólio - Piumhi - Vargem Bonita é uma boa opção, pois passa por lindas paisagens, é muito tranquilo, não teve qualquer sinal de congestionamento tanto na ida quanto na volta e não soma nem R$10 de pedágio para todo o percurso, além de ter ótimos locais de parada para comer, sobretudo na segunda perna de viagem.

 

3. Canastra Parte Baixa: Para adentrar a parte baixa do parque, peguei a estrada entre Vargem Bonita e S. José do Barreiro e contei 9,8Km de terra sofridos na chuva de São José do Barreiro até a portaria. Na guarita ( Tel. 37-3433-1195) há um vigilante particular armado controlando horários de entrada e saída de automóveis e visitantes. Taxa de R$4 por cabeça, estacionamento grátis. Atenção às distâncias: são 40 km de São Roque de Minas, 27 km de Vargem Bonita. Na volta, final de tarde, fomos apanhados por uma chuva moderada que deixou um ou dois trechos mais íngremes complicados de atravessar com carro 4x2. Numa manobra de ré para tentar vencer a subida, um dos carros acabou caindo numa valeta e não saiu mais. Com a ajuda de um guarda do parque que passava pelo local conseguimos retirar o carro. Há alguns jipeiros na região e não há muitos problemas em conseguir ajuda, mas não há qualquer sinal de celular por ali e são poucas as casas na região. Em condições de tempo ruins e veículo inadequado é bom ir preparado para problemas, mas qualquer 4x2 com cuidado vence bem o caminho.

 

4. Casca d´Anta. A cachoeira é mesmo impressionante, mais pelo volume d´água que pela altura de 186m. Tive a impressão de que a Janela do Céu (Ibitipoca) é maior em altura, mas certamente o volume de água que cai da Casca d´ Anta é maior, especialmente com a quantidade de chuva dessa época. Os respingos são sentidos há vários metros de distância e o ruído do impacto das águas é ouvido há quase 1km!! A base da cachú fica toda encoberta pela névoa gerada pelo impacto, o que impede a visão da base e das pedras, inviabilizando a descida para banho. A sensação dos respingos é deliciosa e eles são tantos que é impossível uma foto sem malhar um pouquinho a máquina fotográfica... rs As pedras no entorno estavam bastante escorregadias e a trilha estava bem enlameada, tornando a descida bastante "divertida". No caminho há algumas picadas para descida no rio, onde é possível banhar-se tranquilamente. A água não é muito gelada nessa época e o cuidado ali é com as cobras! Com a ajuda de um nativo, identificamos um filhote de jararaca passeando entre as pedras ali (vejam tópico bem bacana nesse fórum sobre cobras, confirmei por lá a informação).

 

5. Trilha Parte Baixa - Parte Alta. Confirmada a informação: o IBAMA vetou a trilha sem guia e o monitoramento é feito na portaria por registro de entrada e saída na cancela. Durante minha passagem por lá, presenciamos os guardas triangulando uma ação para impedir um grupo que possivelmente se preparava para fazer um rapel com acesso no meio da trilha, sem guia. Não sei se existe alguma repressão por parte da vigilância para quem apenas faz a trilha sem o acompanhamento, pois não encontramos ninguém no entorno que a tivesse feito. Não sei qual a motivação para impedir o acesso de quem vai sozinho (acidentes, talvez?) mas há placas informando e estão mesmo monitorando. Não fiz a trilha, pois mesmo que tivesse guia, não cheguei em horário adequado.

 

6. Furnas. O passeio até a barragem é imperdível para quem está na região, especialmente no verão! Há bons locais para estacionar, dois belos mirantes para fotografar e aprecisar a beleza e imponência da barragem. Está tudo recém-reformado e em ótimo estado de conservação. É possível passar com o carro por cima da barragem e a vista é de tirar o fôlego. Seguindo mais 5Km pela MG-050 chega-se a Cachoeira da Filó, que é sensacional. Há um local à beira da rodovia para estacionar e uma pequena trilha para seguir até a cachoeira (não tem estrutura alguma, ou seja, o acesso é na faixa!). No final, atravessa-se um tronco em estado de conservação apenas razoável e há um poço para banho muito bacana. O lugar é muito legal, bonito e a água não é gelada no verão, mas requer extrema atenção: nessa época do ano é necessário olhar o tempo todo para o alto da serra, pois quando chove ali a força das águas é absurda e vários turistas já morreram com as trombas d´água. O sinal mais evidente é o aparecimento de galhos e terra na água, seguindo-se aumento no volume. Feliz ou infelizmente, passamos pela situação e presenciamos a evacuação do lugar, liderada pelos locais em 30/12/2009! Na volta, reparamos na grande área de mato torto e pedras reviradas no entorno da trilha, o que demonstra que o cenário não deve ser bonito quando as trombas descem. Não ficamos para ver o resultado. Entretanto, o local é muito legal e vale a visita.

 

7. Comer! Há pequenos restaurantes em Vargem Grande e São José do Barreiro. Escolhemos um logo na entrada de Vargem Grande. Self-service, 14 mangos, boa comida caseira feita no fogão a lenha e servida em panelas de ferro. Na região de Furnas, muita atenção com restaurantes porque são poucos e fecham cedo. Porém, se passar apenas um dia por lá, não há problema porque você não pode sair de lá sem comer no restaurante do clube náutico. Fica a uns 3km da barragem de furnas (depois de passar por cima da barragem). Avisamos na portaria que procurávamos apenas um local para comer e autorizaram a entrada depois de alguns minutos. Dica: peça tilápia grelhada. A carne é fantástica e vem acompanhada de batata cozida com especiarias, legumes cozidos na manteiga, arroz, feijão e saladas muitíssimo bem temperados. Ótimo atendimento , local muito bonito e agradável, com vista panorâmica para o lago, cercada de árvores e por um preço ridículo diante do que oferece: doze pratas!!!

 

É isso, galera!! A região é mesmo fantástica e merece ser visitada várias vezes até ser totalmente explorada. Certamente vou voltar...

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

Raulz!to:

 

Vc poderia mudar seu nick pra Fernando Sab!no sem problemas!

Seu texto é elegante! Peguei todas as dicas!

Vou pra Alpinópolis nesta quinta (08), onde um amigo que irá conosco tem familiares, que eu conheço bem!

Fiz muitas bagunças (e trapalhadas!) em Ventania, Carmo do Rio Claro, Capitólio e Piumhi na minha adolescência, junto com o Santos Dumont! Faz tempo...

Pretendemos rodar a Serra da Canastra, visitando as belezas naturais durante o dia e as outras belezas também naturais (umas com detalhes artificiais!) à noite, nos botecos das cidadezinhas!

Abraços!

Luis

Link para o comentário
  • Membros

Fala Luis!!

 

Agradeço o elogio!

 

Sobre as belezas naturais, tenha certeza de que apreciará de dia e de noite também. Eu fui acompanhado, mas pude perceber (também pelos relatos do pessoal que frequenta) que as belezas naturais/artificiais noturnas também são bastante sociáveis! :-) No reveillon rolaram muitas festas por lá e a galera ficou na rua até bem tarde.

 

Acabei esquecendo de contar um ´causo´que rolou em Carmo do Rio Claro também! Tem um morro lá que você deve conhecer, a tal da ´Serra da Tormenta´. Meu carro não aguentou subir aquilo tudo carregado com quatro negos e acabei parando já perto do fim daquela subida. Mesmo com o pessoal descendo do carro não rolou, porque não havia espaço para pegar impulso. O jeito foi encostar no mato e subir à pé. Lá em cima, caiu uma tempestade e tivemos que nos abrigar até passar. E depois para descer? Meu carro tem um problema no cinto de segurança, que trava em ladeiras íngremes (não solta de jeito nenhum!) e isso somado a chuva e aos freios cansados... cara, foi um sufoco pra descer aquilo ali nessas condições. Cheguei lá embaixo com a adrenalina a mil, mas deu tudo certo e seguimos viagem... rs É incrível como a chuva muda tudo, né?

 

Boa trip pra vc e na volta conte pra gente como foi! Caso decisa se aventurar pela parte alta (o visual deve ser fantástico!) conta pra gente como foi também. No meu caso a estrada estava impraticável e ficou pra próxima...

Link para o comentário
  • Colaboradores

Rauz!to:

 

Estou acostumado a longas trilhas, mas o pessoal que estará comigo (casais, filhos adolescentes e etc) só fazem caminhadas do sofá até a geladeira! Se houvesse espaço pra passar carro pelas portas e corredores, eles o usariam dentro de casa!

São amizades de mais de 30 anos, e nos conhecemos quando tínhamos uns 13 a 17 anos de idade. Agora, dinossauros mesmo!

Quando nos reunimos, quem não sabe da nossa amizade pré-histórica dá risadas, pois nos tratamos como se fossemos moleques!

Daqui a alguns (poucos) anos as bengalas entrarão nessa história!

Aliás, mesmo estando na região, nós nunca fomos até a Serra da Canastra, pois como adolescentes a gente ia aonde estavam as moçoilas. Acampávamos numa cachoeira, mas a água gelada era só pra curar a ressaca. Se é que curava!

Agora, mais "experientes" e alguns casados, finalmente vamos conhecer a Canastra e sua belezas! As belezas naturais, agora!

Se eu contar as nossas antigas aventuras e trapalhadas na região de Furnas, haja páginas e páginas!

Voltar lá agora, décadas depois, será muito legal!

A vida é bela justamente por causa da mistura das lembranças com o que vivenciamos na hora!

Viva a vida!

Viva as belezas naturais da Canastra e as belas mineiras feitas pela natureza!

Abraços!

 

Luis

Link para o comentário
  • Membros

Esse é o espírito! :-)

Sobre a parte baixa, relaxa, não há qualquer problema para chegar a cachoeira à pé. É uma trilha bem curta e tranquila mesmo, só demanda algum cuidado por conta da lama no final. O esforço é dentro do carro mesmo! Já de cima, não posso dizer porque não fui! Já em Ibitipoca, pra onde você tá planejando ir, aí tem que andar bem mesmo...

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...