Ir para conteúdo

PN da Serra da Canastra e região


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Pessoal, Embora já leio o fórum a bom tempo me registrei agora, estive na serra neste fim de semana dia 09 e segui varias dicas de vocês

fui de carro mas acabei errando após uma estrada que sai do glória e pegar um caminho que o senhor lá me disse que era apenas 4x4 deu muito trabalho mas consegui fazer o trajeto do glória a vargem bonita, passando pela serra branca e tudo mais... recomendo o passseio abrasss

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

duas notícias, uma boa uma ruim!

 

A boa é que reabriram a trilha que liga a parte baixa até a parte alta da cachoeira Casca D´anta.

A ruim é que o Ibama tá fiscalizando e levando a risca a seguinte regra: Só se pode fazer a trilha com o acompanhamento de um guia credenciado.

 

Esses guias podem ser facilmente encontrados em São Roque de Minas, e ouvi dizer que eles cobram cerca de R$ 70,00. Preciso confirmar esse preço, se alguem souber, por favor coloque aqui.

 

Particularmente eu achei um absurdo isso. Acho que a associação turistica da cidade forçou a barra pra imporem essa lei, assim geram mais renda e emprego para o município.

 

A trilha é tranquila de ser percorrida, tem 3 km e pode ser feita em 1:40h. Não vejo necessidade nenhuma de guias.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Moçada, vou colocar aqui algumas informações atualizadas sobre o Camping Quebra Anzol em Furnas.

peguei essas infos hoje com o pessoal que administra la.

 

O camping fica a 1,7 km da barragem de Furnas.

O pessoal está negociando a instalação de um telefone público com a Telemar.

Eles colocaram um vigia 24 horas.

Estão instalando um sistema de água potável.

 

Irão implantar um sistema de reserva, assim que delimitarem as áreas para cada barraca. Por enquanto quem chega primeiro pega os melhores locais.

 

É permitido levar churrasqueira, comida e bebida, com exceção de garrafas de vidro.

É proibido levar animais.

 

O telefone do caseiro/vigia é 35 9945-3291. o nome dele é Sr. Antonio.

 

Preços

 

Meio de semana e fins de semana “normais”:

Camping: R$ 5,00 por dia por pessoa e R$ 5,00 por barraca por dia.

Se você for só passar o dia paga R$ 5,00 pra entrar.

 

Feriados:

Camping: R$ 10,00 por dia por pessoa e R$ 5,00 por barraca por dia.

Se você for só passar o dia paga R$ 10,00 pra entrar.

 

Você pode levar freezer pra gelar o que for necessário, mas paga-se R$ 5,00 por dia pra liga-lo.

 

banheiros

foram reformados e atualmente estão assim:

Masculino: 8 chuveiros quentes, 8 sanitários e 8 pias

Feminino: 10 chuveiros quentes, 10 sanitários e 10 pias

Foi feito acesso pra deficientes e pessoas que utilizam cadeiras de rodas.

 

A parte elétrica foi reformada e conta com pontos de tomada e luz por todo o camping.

O site do local é: http://www.craffurnas.com.br

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Marcelo , gostaria de dicas e mapas sobre a serra da canastra.

Sobre o tempo para outubro , se é calor ou frio ainda.

Todas dicas que tiver agradeco , outra duvida é que cidade ficar, melhor pousada proxima a trilhas e de facil acesso.

Estou querendo fazer um trabalho sobre Anfibios e gostaria de saber se

ainda é facil fotografar rãs naquela regiao , pois a uns 4 anos atrás a

população de anuros era grande e facilmente encontrados.

Se tiver informacoes agradeco tb.

Abracos

 

Rafael

Link para o comentário
  • Colaboradores

Ola Rafael,

em outubro ja começa a fazer calor, inclusive agora ta o maior calor do mundo por aqui, mas também começam as chuvas. O ideal é ficar de olho na previsão do tempo, pois o tempo por aqui fica bastante instável.. pode rolar de tudo.

de qualquer forma não chove 2 dias seguidos, então acredito que mesmo que chova, vc nao vai perder o passeio.

 

a melhor cidade para se explorar a região da Canastra é São Roque de Minas. Recomendo a Pousada Estalagem Guia Lopes. mas voce vai precisar vir de carro, pois tudo é longe.

 

Sobre Rãs, nao tenho a minima idéia se voce vai encontrar isso por aqui. Nunca parei pra pensar nisso e nem nunca vi rãs nas minhas caminhadas na região. Acho que voce pode conseguir esse tipo de informação com o pessoal do IBAMA.

o telefone do administrador do Parque é 037 3433-1195, telvez ele ou algum biologo que trabalhe la possa te dar mais infos detalhadas sobre a fauna local.

 

o pessoal da agencia de turismo la de São Roque talvez possa te guiar nos locais onde voce possua maior interesse também. 37 3433-1791 / (37) 3433-1452 /(37) 3433-1101 (Tamandua Turismo).

sobre mapas, vou mandar uns pra voce e acho que vai quebar o seu galho pelo menos pra voce ter uma orientação melhor..

la possui muitas estradinhas e trilhas.. nem todas passam carro.. então o ideal é levar um GPS ou mapa detalhado, o parque é muito grande. La em São Roque, voce consegue um mapa legal fácilmente.

 

qualquer coisa pode perguntar. Abraços, Marcelo

Link para o comentário
  • Membros

eae, pessoal... bastante dica e relatos legais! parabéns a todos...

 

mas vamos lá...

 

queria ir daqui 2 semanas mais ou menos... e vou com amigos, 4 pessoas... e queremos um pouco de paz sem muita barraca no camping... vi fotos do robson no camping picareta e camping parida e gostei muito... tem sites, telefones e preços?

 

e fica muito lotado nessa época (fim de setembro/começo de outubro)?

 

outras coisinha: e se é obrigado a pagar um guia para ir junto mesmo? e onde fica parida????? o site do parque diz que a melhor rota para se fazer de uberaba é seguir pela br-262 depois descer a br-354 até chegar em São Roque... mas há estrada no mapa para não dar tanta volta... gostaria de saber se alguém conhece, se é estrada de terra, enfim... para ficar mais fácil vejam esse link do mapa http://maps.google.com/maps?f=d&source=s_d&saddr=sao+jose+do+rio+preto&daddr=sao+roque+de+minas&hl=en&mra=ls&sll=-20.546651,-46.583405&sspn=0.875716,1.229095&ie=UTF8&ll=-20.112682,-47.156067&spn=1.756316,2.458191&z=9

 

valeu!

Link para o comentário
  • Membros

eai marceloo tranquilo ??/

te perguntar velho... to iniciando na vida de mochileiro...

e to sem cia pra viajar...

como vai ser a primeira viagem to pensando em algo mais simples e tals... pra pegar algum tipo de experiencia e tals...

pensei na serra da canastra como destino... c tem alguma dica velho... nauw tenho carro... ??

e pocivell fazer passeio sem carro?? camping legal e tals?

vc me indica??

Link para o comentário
  • Membros

Legal as dicas Marcelo.

E muito bem lembrado...as visitas à parte alta da Casca D´anta somente com guia credenciado.

Estive lá nesta semana com alguns amigos fazendo a travessia de 60km Delfinópolis x Casca D´Anta, e pra nossa surpresa, não pudemos visitar a parte alta.

Ficamos apenas em baixo...

Se tivesse lido este tópico antes...kkk

Abçs

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores
pensei na serra da canastra como destino... c tem alguma dica velho... nauw tenho carro... ??

e pocivell fazer passeio sem carro?? camping legal e tals?

vc me indica??

 

Olá Camilo, desculpe a demora pra responder.

É o seguinte: a região da Serra da Canastra é muito grande. voce pode adotar as cidades de São João Batista do Gloria, Delfinópolis ou São Roque de Minas como sua base. Depois disso, ja que voce não tem carro, voce terá que optar por:

 

1 - fazer alguma caminhada grande pra curtir as atrações, pernoitando no caminho

2 - ir a alguma agencia de Turismo e entrar num daqueles tours em jipes 4x4 que elas oferecem...

3 - ficar em alguma cidade base e caminhar pelas atraçãoes aos arredores dela (algumas são perto, outras não)

 

o problema la na Canastra são as distancias longas e a logistica ruim para ir de um local a outro sem carro.

A região de Furnas já é mais acessível pra quem está sem carro. Existem várias cachoeiras às margens da MG 050 e voce pode visitá-las de onibus (Viação Sudoestino).

 

Em Delfinópolis voce pode encontrar bons campings bem proximos a cidade e de lá partir pra caminhadas de ida e volta para as montanhas e cachoeiras em 1 dia.

camping tem um monte.. depende pra onde voce vai.. ja citei alguns nos topicos anteriores..

 

qualquer dúvida estamos ai... apesar da dificuldade, de um jeitinho ai e não deixe de conhecer a região.. é muito bonita.

Abraços

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...