Ir para conteúdo

PN da Serra da Canastra e região


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Vale da Gurita - Delfinópolis/MG

 

09.05.2009 – sábado

 

Ola pessoal, vou colocar aqui um mini relato da minha ultima vez na região da Canastra, dessa vez perto de Delfinópolis. Fui de carro, porque só tinha um dia disponível.

 

O roteiro foi iniciado em Passos/MG seguindo a rodovia para Cássia/MG, Ibiraci/MG e chegando a Usina de Marechal Mascarenhas de Moraes (Usina de Peixoto).598d9e505f1ce_UsinadePeixoto-Panoramicaresize.jpg.943f7e65c99ea7401905423824478553.jpg

 

A Partir da Usina, atravessando a ponte de concreto no Rio Grande, inicia-se a estrada de terra que liga o município de Ibiraci ao de Sacramento/MG e ao de Delfinópolis/MG... Uma imensa subida em direção a região conhecida como Sete Voltas é o primeiro obstáculo a ser vencido. Do alto pude observar a linda paisagem da usina e do lago... Nessa região, o Rio Grande toma um rumo entre grandes paredões de pedra, formando uma espécie de cânions e proporcionando bonitas paisagens.

 

 

Chegando ao topo do morro segui em direção a Delfinópolis, contornando ao mesmo tempo o lago da Represa de Peixoto. A estrada esta em condições razoáveis no trecho que vai da ponte de concreto ate o povoado de “Bela Mansão”, a partir daí esta em boas condições. Passei pela ponte das Aranhas Gigantes e um pouco mais adiante, cheguei à foz do Rio Santo Antonio. Esse rio deságua na represa através de uma bonita cachoeira. Da ponte pode-se ver e admirar a forte queda d’água.

598d9e5066fae_FozdoRioSanoAntonio.jpg.98381181afe121f1df730b0f542f86cd.jpg

 

Seguindo a estrada que é chamada de Estrada Ecológica, me deparei com uma placa enorme vermelha que indica “Cachoeira do Ouro”. Essa cachoeira não estava nos planos, mas como na placa mencionava “comida”, resolvi seguir até lá. Na verdade, a partir dessa placa inicia-se um trecho de estrada que dá acesso ao “Vale da Gurita”. Nesse vale pode-se visitar belas e grandes cachoeiras. Algumas atrações que pude ter notícias são: Cachoeira do Ouro, Cachoeira Maria, Ponte Indiana Jones, Cachoeira Zé Carlinho (nota 10) dentre outras... Vale a pena tirar um fim de semana para visitar somente essa região da Gurita. Algumas das cachoeiras podem ser vistas da estrada.

 

 

Segui as placas de indicação da cachoeira ate chegarmos à propriedade do Sr. Adeber Lopes Morais, popularmente conhecido como “Lopes”. Almoçei um farto e saboroso almoço praparado por sua esposa Leni e fui conhecer a cachoeira do Ouro. Na verdade é um conjunto de 3 quedas, sendo a maior com 38 metros de altura. A caminhada ate as cachoeiras leva 15 minutos.

598d9e506ce53_CachoeiradoOuro2.jpg.f00f5b5fe4ee269f606445a9b9bb128c.jpg

 

No restaurante do Lopes também tem um ótima aera para camping. Ele disse que faz um pacote por R$ 35,00. Isso inclui Camping, jantar e café da manhã.

O almoço saiu por R$ 15,00 e a cerveja por R$ 2,50 a lata. É necessário pagar uma taxa de visitação de R$ 10,00.

 

Subindo ate o topo das cachoeiras, pode-se contemplar o maravilhoso visual da Serra da Gurita a partir de um mirante. Show de bola mesmo.

 

Saí da cachoeira por volta das 18:30h e cheguei em Delfinópolis as 20:00h. De lá atravessei a represa de balsa e viajei mais 1:30h até chegarmos a Passos.

Nesse fim de semana eu pretendia ir la de novo pra visitar as outras atrações, mas deu uma preguiça!!

 

Até a próxima

598d9e489d626_cachoeiradaGruta-Delfinpolis.jpg.bf1785d21d993b4791423ed525ff7b6f.jpg

598d9e48aa377_RegiodeFurnas.jpg.3cf9d0921c0b2a16e855cdb062db6fc4.jpg

Link para o comentário
  • Colaboradores

E ai Vareja, tudo bem? voce sumiu cara!! tem vindo por aqui?

 

bom, realmente a região de Delfinópolis e tao ou mais bonita do que o Glória!!! o Rio Santo Antonio é todo legal.. percorri um pedaçao dele até a foz!!!

sobre alguma travessia, ja estou sondando e tentando mapear alguma, mas no momento estou com dois problemihas..

1 - eu operei o ombro e nao to podendo fazer esforço por 6 meses.

2 - uma mulher doidona bateu no meu carro e ele vai ficar de molho um tempo.( ir la sem carro é meio contra mao!)

assim que eu melhorar o ombro e o carro vou voltar la em Delfinópolis na região da Gurita e do Rio Santo antonio pra tentar descobrir uns caminhos legais..

Meu objetivo final é descobrir algum que chege a Casca D ánta, mas sem passar pos estradas, pois assim fica meio "obvio". pretendo fazer o caminho por trilhas e matos..

mas isso vai levar um certo tempinho.. espero que ate o fim do ano eu termine esse projeto.

mas assim que eu descobrir as trilhas menores, tipo um dia, coloco aqui..

 

no mais.. falei com sua namorada sobre voces virem por aqui. se animarem façam contato que a gente "toma ums pinga e come uns queijo" por aqui!

Abraços

Marcelo

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

ola pessoal, aqui vai uma dica para quem esta indo para a Cachoeira Casc D'anta a partir de São Roque de Minas:

no meio do caminho tem um local tipo um "centro de entretenimento e aventuras". Nada muito radical, mas da pra passar o tempo e curtir um bocado la.

possui um restaurante legal e uma ótima area d camping.

 

Canastra Babilônia Centro de Aventuras

web site: http://www.canastra-babilonia.com.br

e-mail: canastrababilonia@terra.com.br

Estrada Vargem Bonita / Cachoeira Casca D’anta, perto da pousada da Limeira

Fone: (37) 3435 1315

 

os preços e atrações são as seguintes:

Tirolesa de 200m - R$ 10

Camping - R$ 10

café da manha - R$ 5

rapel de 60 metros na cachoeira - R$ 50

 

tem também arvorismo, parede de escalada, boia cross, muita coisa é meio banal pra adultos, mas acho uma boa idéia pra quem ta indo com crianças...

o pessoal la é gente fina e percebi que rola um desconto se voce aprontar uma choradeira..srsr

alem disso, existe umas trilhazinas ao redor do local.

ate a proxima!

Link para o comentário
  • Colaboradores

e ai galera..

 

bom, a dica agora é sobre o passeio pelos Cânions do Lago de Furnas... Impressionantes!!!

fiz o passeio na chalana que sai do Restaurante do Turvo, mas existem outras opçoes de barco também.

598d9e54e0318_CanyonemFurnas-Panoramica.jpg.33acb1646c321fe0a764d3952099ffbe.jpg

 

quanto a Chalana do Turvo:

telfone para infos e reservas: (35) 9106-8176 / 3521-9427

preço: R$ 30,00 por pessoa

capacidade: 110 pessoas

infra estutura: bar, coletes salva vidas, som ambiente, banheiros,

tempo do passeio: 3 horas

saidas: fim de semana comuns as 10 horas

feriados as 10 e as 14 horas

 

la no Restaurante do turvo tem um cara que tem uma lancha legal, ele fecha um pacote, se nao me engana fica R$ 40 para cada um. Na lancha cabem 12 pessoas. e o passeio passa por mais atraçoes do que na chalana. com ele vc tem opçao de adaptar o roteiro a suas expectativas.

 

outra opçao é o passeio oferecido pelo pessoal da Lagoa Azul.

eles tem uma escuna super bacana, infelizmente nao sei o preço la.

http://www.lagoazul.tur.br

 

até a proxima. Vale a pena fazer esse passeio!

598d9e489d626_cachoeiradaGruta-Delfinpolis.jpg.bf1785d21d993b4791423ed525ff7b6f.jpg

598d9e48aa377_RegiodeFurnas.jpg.3cf9d0921c0b2a16e855cdb062db6fc4.jpg

598d9e505f1ce_UsinadePeixoto-Panoramicaresize.jpg.943f7e65c99ea7401905423824478553.jpg

598d9e5066fae_FozdoRioSanoAntonio.jpg.98381181afe121f1df730b0f542f86cd.jpg

598d9e506ce53_CachoeiradoOuro2.jpg.f00f5b5fe4ee269f606445a9b9bb128c.jpg

Link para o comentário
  • Membros

Marcelo,Tudo bom!!!!

Voce poderia enviar os mapas de sua travessia na canastra em maio de 2008

Na verdade vou de jeep mas já da pra ter uma noção....Vou em julho só 04 dias

Pretendo ficar acampado no 1°dia na Pousada e Camping Mata do Engenho ,2° dia Pousada da Vanda da serra branca e 3° diaCamping do Adeber ...Voce conhece esses lugares??

Tem outras opções camping e pousadinhas??Em julho é muito frio por lá??

Quais lugares não podemos deixar de visitar

 

 

Abraço

Junior

Link para o comentário
  • Colaboradores

ola Junior, tudo bem?

cara, vou enviar uns arquivos pra voce, inclusive um arquivo com varios caminhos para voce carregar no GPS, caso voce tenha um.

 

quanto aos locais que voce citou, conheco todos, sao todos muito bons pra se hospedar, a pousada da Vanda é mais simples, mas o rango la é 10!! sobre o camping do Adeber "Lopes", ele fica em Delfinópolis, na regiao da gurita, uma região totalmente oposta a que voce vai estar, no caso vale da Babilonia. mas como voce estara de jipe, isso nao sera problema.

 

no meio do caminho tem varias e várias pousadas, todas muito boas, geralmente incluem um rango 10 no preço.

pode escolher qualquer uma de olho fechado.

quanto a campings, em Delfinópolis ha vários, recomendo o camping casa de Pedra, ou o camping do Adeber que fica na cachoeira do ouro.

na regiao da casca danta recomendo o camping Dois irmãos (antigo camping Zé de Lima).

entre O Glória e a Casca Danta só rola camping na pousada Mata do Engenho (Eninho), na Cachoeira do Quilombo ou na Vanda.

 

os locais que recomendo, sao: Casca D'anta, Cachoeira do Quilombo, Maria Augusta, Vale do ceu

em Delfinópolis recomendo o complexo do claro, e cachoeiras Zé carlinho, cach do ouro, cachoeira da Maria.

cara, da um jeito de visitar também a região de Furnas, vc vai estar pertinho.

em 1 dia voce consegue: fazer o passeio de chalana, ir no paraiso perdido, lagoa azul, e no mirante da usina.

 

peque um mapa e faça uma rota mais otimizada, de modo que voce nao precise ficar indo e vindo..

Em julho rola um friozinho maior, mas nada que assuste ninguem.. geralmente a noite fica nus 15 graus. umas doses de pinga resolve o problema fácil.

agora, a agua das cachoeiras.... essa é fria pacas!!

nesse fórum tem varias dicas, da uma olhada e ve o que mais se encaixa no perfil da sua viejam.

 

qualquer duvida a mais é só perguntar

Abraços, MArcelo

Link para o comentário
  • Colaboradores

e ai junior!! beleza!!

bom, de Campinas ate um dos portais da Canastra (Delfinópolis ou Glória) são 4 horas de viagem.

acho que um roteiro legal pra voce seria,

Campinas, Delfinópolis (complexo do claro), Camping do Adeber (cachoeira do ouro), São Joao Batista do Glória (vale do ceu), Pousada Boa Esperança (cachoeira do Quilombo), Pousada da Vanda, Cachoeira Casca Danta, Furnas (usina, paraiso perdido e almoço no Turvo), Retorno.

acho que da pra fazer isso em 4 dias.

no momento tem feito bastante frio por aqui, mas so a noite, em julho deve esfriar mais, mas nada que mate alguem... ::ahhhh::

passando por aqui, faça contato.

Marcelo

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...