Ir para conteúdo

PN da Serra da Canastra e região


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Pessoal!

Muito bom o tópico, estou partindo para a Serra da Canastra na próxima segunda-feira (02/09) e consegui muitas informações aqui. Porém, ainda estou um pouco insegura sobre o meu roteiro. Será que vocês poderiam me ajudar?

A princípio o meu roteiro seria mais ou menos o seguinte:

 

02/09 Segunda-feira - São paulo/Glória - Fazer Cachoeira Maria Augusta

Neste dia pensei em ficar na pousada Mata do Engenho, já que fica próxima a cachoeira Maria Augusta

03/09 Terça-feira - Glória - Cachoeira do Quilombo/ Vale da Babilônia/ Serra Branca

Não sei se é possível fazer tudo isso no mesmo dia. Não tenho um 4x4 mas pelos relatos fiquei louca pra conhecer a Serra Branca, na verdade adoro caminhadas e queria mesmo fazer a travessia Glória/São Roque de Minas, mas como vou com um carro baixo a logística ficou complicada. Pensei então em fazer a pé a Serra Branca. Seria possível ir da pousada da Vanda até a igrejinha e voltar no mesmo dia?

Se isso for possível abriria mão da cachoeira do quilombo. Neste dia pensei em me hospedar na Babilônia, ou mesmo na Vanda se meu carro chegar até lá.

04/09 Quarta-feira - Glória/ São Roque de Minas - Paraíso Perdido ou Vale do Céu ou Quilombo

Neste dia estou em dúvida de qual das atrações é a mais interessante. Pretendo já partir no final do dia para São Roque de Minas e ficar no Camping Picareta.

05/09 Quinta-feira - São Roque de Minas - Cerradão/ Capão Forro

06/09 Sexta-feira - São Roque de Minas - Fundão

07/09 Sábado - São Roque de Minas - Casca d'anta Alta e Baixa

08/09 Domingo - Neste dia eu partirei pra Belo Horizonte, ainda não sei se de manhã ou no fim do dia. se tiver algo interessante ainda pra fazer de manhã partirei só a tarde.

 

Ouvi dizer que as pousadas que ficam na Babilônia oferecem passeios a cavalo que vão até a parte alta da Casca D'anta. Isso confere? será que o percurso é pela Serra Branca.

 

Valeu pessoas!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

1- cachoeira Marìa Augusta es fantàstica y se encuentra dentro de la propiedad de Mata do Engenho: debes verificar si funciona la pousada.

2: Cachoeira do Quilombo, en este lugar ficamos en la pousada familiar Recanto de Cristo (debes verificar si funciona)

Cachoeira do Quilombo es pròxima de la Pousada de Babilonia (para mì lo mejor de la zona, xq es una familia que cuenta historias, prepara una comida deliciosa, hay muy buen ambiente y hasta un pequeño rìo en la propiedad), hay una trilha (que no hicimos) hasta la Cachoeira do Facao (linda tambièn), de carro son unos 10 kms.

Para llegar a la Pousada subes la sierra de Calcadao,

La Pousada da para ficar màs de un dìa para curtir el lugar con calma, hay caballos, nosotras pagamos alrededor de 100 rs. p/p con pensiòn completa y realmente los valen, la comida es una delicia, y tuvimos veladas encantadoras.

3: LLegas a Vanda, no da xra atravesar la Serra Branca, lo que hicimos nosotras: nos llevò Marcelo en su camioneta, nos dejò en la Igrejinha, y de allì pedimos carona para voltar, fue sencillo, no es una caminata que compense x el camino. La trilha debe ser realmente linda pero lleva 3 dìas (Marcelo tiene las dicas).

De Babilonia hay un camino a Barreiros (pero no lo experimentamos).

Desde Vanda con tu vehìculo la ùnica opciòn xra llegar a San Roque es desandar el camino retornar a Gloria y de allì a Piumi, Piumì San Roque.

Yo creo que no compensa, el valle de ceu, y el valle de Babilonia son lugares bien bonitos, con pousadas super simpàticas. (pero debes ligar para verificar si estàn abiertas)

Paraiso Perdido es un robo mismo 25 rs. sòlo x visitar, y si acampas -+ dinero aùn.Nosotros llegamos hasta allì, pero nos pareciò muy caro, todo vacìo, el camping no nos resultò atractivo.

En la zona de Gloria llegamos hasta subir a una pousada que se encuentra en el borde de la montaña: MIRANTE, sin embargo es cara 200 rs P/p.cuando llegamos estaba fechada (claro que fuimos despuès de un feriado).

En la zona de Delfinòpolis, nosotros acampamos en la zona de Oro, y luego visitamos todas las cachoeiras pròximas. Despuès dedicamos 2o3 dìas en el camping de Ezio, e hicimos unas caminatas lindìsimas, llegamos a ver la cach. de Oro desde otro canto.

 

La zona de Sao Roque no fue tan exitosa, porque en Sao Roque al llegar la tarde no hay nada, es un lugar mucho màs triste que Delfinòpolis,

Cerradao esta bueno, y Fundao es lindìsimo (pero el acceso es difìcil), pero cada paseo lleva todo el dìa, no es posible visitar dos cachoeiras x la distancia .

 

Creo que debes ir sin mucha planificaciòn y ver lo que te brinda el camino, pero lleva todos los telèfonos de las Pousadas rurales, xq la mayorìa sólo estàn abiertas en fin de semana, salvo Babilonia, Vanda y Boa Vista.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Marcelo e Perla, super obrigada pela ajuda!

Vocês estão sendo muito bacanas! Estou considerando todas as dicas de vocês!

Acho que vou considerar então dois dias para conhecer cada local (Delfinópolis / Glória / São Roque)

Tenho algumas dúvidas ainda:

1) Acampar na Canastra em outubro é tranquilo? Fico um pouco receosa com as chuvas...

2) Em Delfinópolis o que vocês me recomendam conhecer além do Complexo do Claro?

3) É necessario guia para ir em alguma dessas cachoeiras em SJBatista da Gloria - Maria Augusta, Quilombo, Vale do Ceu?

4) Caso tenham dicas de hospedagens econômicas (camping e pousada) em SJBatista da Gloria e São Roque, serão bem vindas. (neste tópico ví boas recomendações ao camping da Picareta, em S Roque)

 

Obrigada!

 

Com gratidão.

 

Luara

 

1) ACAMPAR es fantàstico, pero desconozco el tiempo,ahì el experto es Marcelo

nosotras acampamos en ORO, y recorrimos las cach. de la zona,

luego ACAMPAMOS en lo de EZIO, QUE adoramos , allì caminamos mucho, subimos la montaña , nos perdimos y ligamos a Ezio x celular quien nos dio màs dicas para seguir, al dìa siguiente Ezio mismo nos llevo pròximo a la base de casiñha branca, y caminamos por la cresta de la montaña hasta su propiedad.

otro dìa subimos paralelo a la cachoeira hasta la cima.

Valiò esa acampada.

2) a Claro no fuimos.

En Delfinopolis mismo nos alojamos en la Pousada de Neto, que es un lider de la comunidad, super barato y Neto tiene muchas dicas.

3) seguimos rumbo al valle de Babilonia, y visitamos Marìa Augusta dentro de Mata do Engenio, en ese viaje acampamos en la pousada Boa Vista.

Pero en este ùltimo viaje en el ùnico lugar que hallamos una pousada abierta fue en el valle de Babilonia: POUSADA BABILONIA, valiò el viaje !!!!!! super!!!!! realmente parece estar en casa hospitalidad 10 puntos, y por 100 reales comida y alojamiento es una excelente opciòn.

4) Acampamos en Facao, a 10 kms de Babilonia, en un lugar tambièn bonito.

 

No ES NECESARIO GUÌA PARA ESTA REGIÒN, TODOS SON AMABLES Y PREGUNTANDO SE LLEGA AQUÌ A A CUALQUIERA DE ESTOS LUGARES.

Sao Roque es otra historia, todo està mucho màs distante, nosotros nos alojamos en PICARETA, QUE ES UN AMOR DE PERSONA, pero si tengo que elegir, pienso que la zona para comenzar es Delfinòpolis, Valle de Babilonia.

Link para o comentário
  • Colaboradores
Olá Pessoal!

Muito bom o tópico, estou partindo para a Serra da Canastra na próxima segunda-feira (02/09) e consegui muitas informações aqui. Porém, ainda estou um pouco insegura sobre o meu roteiro. Será que vocês poderiam me ajudar?

A princípio o meu roteiro seria mais ou menos o seguinte:

E ai Bruna, quando o pessoal ja chega com um roteiro mais ou menos pronto, igual ao seu, fica bem mais fácial ajudar e opinar... ::otemo::::otemo::

 

02/09 Segunda-feira - São paulo/Glória - Fazer Cachoeira Maria Augusta

Neste dia pensei em ficar na pousada Mata do Engenho, já que fica próxima a cachoeira Maria Augusta

 

Saia de SP cedo pra dar tempo de chegar na cachoeira Maria Augusta e pegar um solzinho ainda. A pousada lá é muito boa. O pessoal lá (Oliveira e Vanda), são gente finíssima.

Pousada Mata do Engenho: 18 km do Glória – fone (35) 3524-1965

Outra boa opção é a pousada Boa Esperança (Eninho e Gasparina) - fone (35) 3524-1426, que também fica perto da Cachoeira Maria Augusta. O pessoal de lá e da Mata do Engenho são da mesma família.

Qualquer uma das duas pousadas você estará muito bem acomodada.

 

Faça o caminho, SP, Campinas, Mococa, SS Paraíso, Passos, Glória. Encha o tanque de combustível em Passos ou Glória

 

03/09 Terça-feira - Glória - Cachoeira do Quilombo/ Vale da Babilônia/ Serra Branca

Não sei se é possível fazer tudo isso no mesmo dia. Não tenho um 4x4 mas pelos relatos fiquei louca pra conhecer a Serra Branca, na verdade adoro caminhadas e queria mesmo fazer a travessia Glória/São Roque de Minas, mas como vou com um carro baixo a logística ficou complicada. Pensei então em fazer a pé a Serra Branca. Seria possível ir da pousada da Vanda até a igrejinha e voltar no mesmo dia?

Se isso for possível abriria mão da cachoeira do quilombo. Neste dia pensei em me hospedar na Babilônia, ou mesmo na Vanda se meu carro chegar até lá.

 

Como dizia Jack, o estripador, vamos por partes...

 

1 - Saindo da Maria Augusta, você pode conhecer a cachoeira Vale do Céu (sugestão), que fica no caminho, deve custar uns R$10 a R$15 pra entrar.

 

2 - Saindo do Vale do céu, suba a Serra Calçada e vá para a Cachoeira do Quilombo, que em minha opinião, é muiito melhor e mais barato...

No caminho para a cachoeira do Quilombo, tem a pousada do Santo Cristo - fone (35) 9935-7880. . La você pode se hospedar ou almoçar. Lembrando que por ser uma terça feira, é melhor, você ligar ou descer lá e reservar o almoço.

 

3 - Saindo da cachoeira do Quilombo, volte até a pousada do Santo Cristo e vá em direção ao Vale da Babilônia, pousada da Vanda e Serra Branca.

No meio do Caminho tem a pousada Babilônia que você pode se hospedar e/ou almoçar também.

 

4 - No fim do Vale da Babilônia, você chegara à Pousada da Vanda, onde você pode se hospedar e/ou almoçar/ jantar também. A pousada fica no pé da Serra Branca.

 

Bom... Hospedagem não será problema, pois você tem 3 boas opções, acho que você deve ficar de olho é no horário do almoço. Tudo isso dá pra fazer durante o dia, sem correria, sossegado..

 

5 – sobre a Serra Branca, é o seguinte: não sei como andam as condições da estrada, para subir... Você pode se informar melhor sobre isso na Pousada da Vanda.

Você pode subir e descer a pé, só pra dar uma olhada e tirar umas fotos do Vale da Babilônia por cima, ou ir de carro...

 

6 – ouuuu... dependendo do horário, ir de carro até a Estrada do Céu, que fica em direção a Delfinópolis... que na minha opinião tem uma das melhores vistas e paisagens da região.. tente ir pra ver o por do sol... magnífico nessa época.

 

Qualquer uma das opções que você escolher (5 ou 6), você volta e dorme na Vanda, ou volta pra Pousada do Cristo, Mata do Engenho, ou até mesmo pro Glória, pois a estrada é boa e tranquila pra dirigir mesmo a noite.

 

Sobre a Igrejinha, se a estrada da Serra Branca, estiver boa, dá pra ir e voltar (de carro – 25 km cada trecho). Mas recomento ir lá, quando estiver na Casca D’anta.

 

04/09 Quarta-feira - Glória/ São Roque de Minas - Paraíso Perdido ou Vale do Céu ou Quilombo

Neste dia estou em dúvida de qual das atrações é a mais interessante. Pretendo já partir no final do dia para São Roque de Minas e ficar no Camping Picareta.

 

Nesse dia você tem 3 opções:

1 – Se a estrada da Serra Branca estiver boa, ir pra Casca D’anta, via Igrejinha. No meio do caminho tem a cachoeira do Taboão...

Visite a parte baixa da Casca D’anta e suba a trilha (3 km – 2h) se animar... Assim você já visita a parte alta também.

Na casca D’anta, tem o restaurante 2 irmãos (Antigo Zé de Lima)... Outra opção é almoçar na Igrejinha ou no camping do RA.. tudo isso fica pertinho da Casca D’anta. Você pode ir pra São José do Barreiro também (9 km), qualquer um tem boa comida.

Nesse dia, você escolhe se vai dormir na Igrejinha, Casca D’anta, SJ do Barreiro ou São Roque.. já que tudo é perto..

 

2 – sair da Vanda, voltar pra SJB Glória e pegar a nova estrada que vai pra SJ do Barreiro, via Vale dos Canteiros. A estrada é boa e sinalizada (pelo menos era quando fui a 6 meses atrás...) De lá visitar as atrações que eu citei na opção 1

 

3 – Voltar pra SJB do Glória e ir para a MG 050. La você pode visitar, o Paraíso Perdido, Usina de Furnas, Quebra Anzol, Lagoa Azul, Turvo, Cachoeira do Filó. (da uma olhada na página 07 aqui nesse tópico.). Depois de visitar essas atrações vá para São Roque de Minas, via MG 050 e Piumhi, tudo asfaltado.

 

Em São Roque tem muita opção pra se hospedar... Várias pousadas boas e baratas, além do lendário camping picareta... Simplesinho, mas muito jeitoso..

Eu costumo ficar no Picareta ou na Pousada Estalagem Guia Lopes (37) 3433-1396.

Mas tem outras tbm..

 

 

05/09 Quinta-feira - São Roque de Minas - Cerradão/ Capão Forro

 

Perfeito, sem comentários. O Capão Forro da pra ir a pé, a partir do Camping Picareta.

 

06/09 Sexta-feira - São Roque de Minas - Fundão

 

O fundão é meio longe, mas compensa ir... Saia cedo, vá para a parte alta do PN Serra da Canastra. No caminho você já vai visitar, o centro de informações do Ibama, Nascente do Rio São Francisco, Curral de Pedras e Garagem de Pedras. Leve um lanche pra não morrer de fome... Não sei se andam servindo almoço na casinha que fica perto da cachoeira.

 

07/09 Sábado - São Roque de Minas - Casca d'anta Alta e Baixa

 

Pois é... se você fizer esse trecho na quarta feira, vai ficar com esse dia vago..

Converse com o pessoal de lá pra ver o que você pode fazer...

 

08/09 Domingo - Neste dia eu partirei pra Belo Horizonte, ainda não sei se de manhã ou no fim do dia. se tiver algo interessante ainda pra fazer de manhã partirei só a tarde.

leve uns queijos da canastra pra ir comendo, nos 320 km...

 

Ouvi dizer que as pousadas que ficam na Babilônia oferecem passeios a cavalo que vão até a parte alta da Casca D'anta. Isso confere? será que o percurso é pela Serra Branca.

 

Acho que procede essa info sobre os cavalos, isso não é difícil.. só que é muito longe e leva o dia inteiro. Acho que não vale a pena mexer com isso..

Nas pousada rurais dá pra negociar um passeio de cavalo pela região da pousada.. isso é uma boa..

 

Boa viagem e bom passeio..

pegue umas dicas atualizadas sobre locais, preços, telefones etc. e posta aqui pra gente..

 

peço perdão ao pessoal se nao estou ajudando muito ultimamente, tenho ido muito pouco à Canastra, por causa do fim do meu curso de Eng ::dãã2::ãã2::'> ... ano que vem eu volto com tudo de Deus quiser..rsrsr ::otemo::

enquanto isso a Perla vai tomando conta daqui... obrigado Perla ::kiss::

Link para o comentário
  • Membros

Muitíssimo obrigada pelas informações Perla e Marcelo,

 

aumentaram minhas possibilidades e me deram tranquilidade para deixar o roteiro mais flexível. Quando chegar me informarei sobre o estado da Serra Branca e aí decidirei sobre a parte alta do PN Serra da Canastra. Quem sabe eu dou sorte e consigo atravessar de carro. :D

 

Falei com a Vanda da Mata do Engenho e ela disse que para acampar, incluindo o café da manhã e janta é R$50,00. Achei o preço bem bom. Se eu quisesse ficar na pousada sairia 90 por pessoa. Acabei decidindo por acampar lá mesmo.

 

Quando eu voltar deixo aqui as infos atualizadas!

 

Valeu!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Marcelo, beleza! Kara estou indo pra São Roque de Minas agora no feriado do dia 15 com minha esposa. Precisava de algumas Dicas. O objetivo é acampar. O que gostaria de saber é, se nesta data costuma chover muito? Estou indo com um Fox 1.6 e pretendia tentar subir até a parte alta para visitar a casca d'anta desde cima e conhecer outros atrativos por lá. O que acha? Também pensei em ficar no camping da picareta, sabe me dizer em que estado ele se encontra? rsrs. Abraços.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...