Ir para conteúdo

Pedra Grande, Atibaia-SP: subida pela trilha Minha Deusa e descida pela Estrada


Posts Recomendados

  • Membros

Por ironia do destino, estive fora das trilhas desde que me mudei para Atibaia, há cerca de um ano e meio. Antes, morava no oeste do estado, onde tinha de inventar percursos por estradas rurais ou viajar para fazer uma trilha. Agora, estou numa região cheia de lugares para ir e nunca ia. Mas, ontem, resolvi quebrar o jejum.

 

Acredito que a dica mais importante do relato seja essa, que não vi em nem um outro lugar aqui no fórum: Há uma linha de ônibus suburbano que passa em frente ao condomínio que dá acesso às trilhas. Existem outras formas de chegar ao início das trilhas, dando a volta por trás dos condomínios e pegando uma trilha que é bem visível por fazer um ziguezague na encosta do morro (é bem visível até pelo Google Maps). De qualquer forma, decidimos entrar pelo condomínio, caminho que já havíamos conhecido na semana passada. Para chegar ao condomínio, pega-se o ônibus Águas Espraiadas no terminal urbano. O terminal urbano de Atibaia nada mais é que uma série de pontos de ônibus que ficam na lateral do quarteirão da rodoviária. Por isso, quem vem para cidade de ônibus, já está logo ali. Só é preciso ficar atento aos horários, porque o Águas Espraiadas sai de 2h em 2h do terminal. Por isso aconselho ligarem na empresa de ônibus para se informarem dos horários (http://www.viacaoatibaiasp.com.br/). O ônibus circular é uma boa opção para chegar até a trilha se você não está de carro, pois os táxis aqui estão mais caros que os de São Paulo.

 

Bem, voltando ao relato, pegamos o Águas Espraiadas às 10h e demoramos uns 40min para chegar até o condomínio Arco-íris (e não o Flamboyant, como alguns relatos dizem). Saltamos no ponto e voltamos alguns metros até a rua do condomínio. Nela, está uma empresa que promove saltos de paraglider, alguns bares e uma padaria na esquina. A rua termina na portaria do condomínio. Nós entramos sem avisar, por que o segurança estava ocupado e nós já sabíamos o caminho.

É preciso prestar atenção porque nesse ponto acontece um erro comum. Quando fomos conhecer o caminho até o início das trilhas, o segurança havia informado para tomar a primeira rua à esquerda e segui-la até encontrar um orelhão, onde tomaríamos a direita. Mas esse é o caminho errado. NO ORELHÃO, É PRECISO VIRAR À ESQUERDA. Não sei se essa é alguma brincadeira dos seguranças ou algo do tipo... ainda estou matutando sobre isso. Depois do orelhão segue-se a rua novamente, ela faz algumas curvas e passa em frente a alguns predinhos que se vê na entrada do condomínio. Ali há uma guarita abandonada. Passa-se por ela e toma-se a próxima rua à direita, que já é uma rua de terra. Essa rua é curta e termina no início das trilhas.

 

A Pedra Grande já foi objeto de uma série de ideias malucas. A mais famosa delas consistia em extrair o granito de sua crista e construir no que restasse um condomínio. Felizmente, a população da cidade se uniu e promoveu manifestações ainda nos últimos anos da Ditadura Militar para impedir a destruição da pedra. Em auxílio aos moradores, o CONDEPHAAT, à época sob presidência do geógrafo Aziz Ab'Saber conduziu o tombamento da Pedra Grande como Patrimônio Paisagístico. Foi o primeiro tombamento desse tipo no Brasil e significa que é importante preservar esse acidente geográfico, não só pela sua importância para natureza, mas pela importância que ela tem na cultura dos moradores ao redor. Para quem não sabe, a Pedra Grande pode ser vista de quase qualquer ponto de Atibaia. E, quem puder, eu sugiro que a veja de um dos mirantes da Rua 13 de Maio, no centro da cidade. Ali você poderá ter noção da imponência da montanha aonde você subirá e da ferida que os condomínios (especialmente o Flamboyant e o Arco-íris) causam na paisagem. Hoje, ela também está dentro do território do Parque Estadual do Itapetinga.

 

Antes de subir a trilha, paramos na sombra de uma árvore para passar o protetor solar. E também da uma descansado porque as ladeiras já tinham afetado a Vanessa, minha companheira. É importante se preparar para o sol, pois boa parte da trilha Minha Deusa é desprotegida de vegetação, assim como o topo da Pedra. Não há mais a placa que indica os nomes das três trilhas, mas a Minha Deusa é a que sai do meio e sobe por entre umas pedras enormes na encosta. O solo de saibro é bastante escorregadio e há vários momentos de escalaminhada ou de transposição de desníveis de cerca de 1,5m de altura. Eu não sei se aquilo é uma trilha que virou erosão de enxurrada ou erosão de enxurrada que virou trilha, mas isso significa tomar muito cuidado para não escorregar na terra solta e puxar os mais baixinhos nos degraus formados ali. Ao meio dia, paramos sob a sombra de uma árvore para almoçar. E vimos que passaram várias pessoas descendo e subindo a trilha, incluindo um senhor japonês de mais de 60 anos e um homem com três cachorros babões, que vieram pedir carinho e pedir um pouco dos nossos sanduíches. Descobrimos, então, que a trilha é bem movimentada de finais de semana.

 

IMG_2805.JPG.e40cbb88622bc5610d59698431df774d.JPG

 

Continuamos a subida. Há uma série de bifurcações, muitas delas são caminhos alternativos que acabam voltando à trilha principal. Mas nem todas são. Como seguíamos as erosões de enxurrada, eu sabia que, de qualquer forma chegaríamos ao topo. Tomamos sempre o caminho da direita nas bifurcações e acabamos chegando a uma região com vegetação nativa que ameniza o sol. Por esse caminho, passamos por um filete de água que cruza a trilha e que não dá pra encher o cantil. Mais a frente há um córrego onde é possível pegar água tranquilamente. Ali, encontramos um grupo que estava descendo. Perguntamos sobre a bifurcação da trilha, indicada por uma placa com seta dupla, e eles nos indicaram que os dois caminhos dão na mesma trilha, mas que o da direita é mais leve. Foi o que seguimos, então.

 

IMG_2815.JPG.021d4d133e2e1f0138c9347e0ae73414.JPG

 

Aqui há mais um trecho de caminhos relativamente planos entre a vegetação, mas também começa a parte final, com bons desníveis de enxurrada a vencer. Aqui, tive de ajudar a Vanessa a subir várias vezes. Pois a perna dela não alcançava subir os degraus altos. Ao final desse trecho, chegamos à crista. Ali, se vê várias outras trilhas que são usadas pela administração do parque usa, mas que eu não faço ideia de onde vão dar. Ali, um cara nos passou subindo a trilha num bom ritmo e o seguimos à distância, fazendo algumas pausas para admirar a paisagem. Estávamos em cima de uma formação rochosa onde se faz rapel e é possível ver alguns grampos instalados. Seguimos por sua crista e descemos pela parede da pedra. Pessoalmente, fiquei em dúvida que seria possível descer por ali e subir pelo Cucuruto, pois é muito íngreme.

À essas alturas, eu, que tenho digestão muito rápida, estava com fome de novo e já me sentido meio tonto. Por isso, andar na crista das pedras não estava sendo lá muito agradável, embora eu me sentisse no Senhor dos Anéis ou no Hobbit. O jeito foi cantarolar o tema dos filmes e não olhar muito pra baixo. Na verdade, o granito ali dá uma ótima aderência e a gente consegue fazer o percurso sem maiores dificuldades. Assim, subimos o Cucuruto, que é um ponto onde há acesso por carro. Ali se encontra muita gente que vai admirar a paisagem, namorar ou saltar de Paraglider e Asa-delta. Conversamos com um ciclista que havia subido pela estrada e nos garantiu que foi até lá só porque não tinha lugar melhor para comer sua barrinha de cereais. Também havia um grupo meditando, entoando mantras e tocando uma sineta, que foi interrompido por um fiscal da prefeitura, que não devia fazer ideia de que p*** era aquela. ::lol4::

 

IMG_2834.JPG.e7a0104d8fe5e5f0f1d7d784d21cd5fc.JPG

 

Eram pouco mais de 15h quando chegamos ali. Andamos um puco pelo topo, mas não xeretamos tudo o que queríamos, o que inclui encontrar a trilha que sobre até a Pedra Rachada, que é o ponto mais alto. No Cucuruto tem sinal de celular, então ligamos para um amigo que mora em Bom Jesus dos Perdões, onde começa a estrada que termina no topo da Pedra. Decidimos que iríamos descer pela estrada e fazer uma visita a ele.

 

IMG_2831.JPG.c5aa2359f8e404f9b793e9566ddfbf4b.JPG

 

Na estrada há um ponto de água e, mais abaixo a Pousada e Camping Pedra Grande. O caminho é obviamente mais brando que a trilha, mas é muito mais longo. No percurso, nos ofereceram carona e seguimos de carro até a Rodovia Dom Pedro I, onde encontraríamos nosso amigo. Tomamos uma água de coco e seguimos sujos e fedidos para tomar um café em sua casa.

 

Por fim, estou enviando o link da Carta Topográfica do IBGE. Para mim, ela não foi muito útil porque a orientação por ali é simples e a carta também é de 1984. Por isso ela não tem as trilhas atualizadas nem os condomínios ou as estradas. De qualquer forma: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/SF-23-Y-C-III-2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Esqueci de comentar algo importante. Antes de entrar na área de mata, que abriga o ponto de água, há uma bifurcação importante. Ela está marcada por um totem maior no meio e um totem menor (uma pequena pilha de pedras em cima de uma pedra grande) à ESQUERDA. Nós seguimos por esse caminho. É pela esquerda que se encontra o ponto de água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros

Oi Marcos, adorei o seu relato, estive na Pedra Grande e olha que não foi fácil, tive que vencer a mim mesma, garanto a você que não a vejo mais como a via antes. Quero voltar e refazer a trilha novamente e agora com mais tempo e sem o mesmo medo que me consumiu a primeira vez, pois começamos a fazer era as 15:30 e eu não esperava tanta dificuldade para subir, principalmente nas pedras que minhas pernas não alcançavam, qudo chegamos na crista da pedra já era noite e me deparei com um despenhadeiro dos dois lados, me desesperei comecei a chorar..kkkkkk...mas passei, no dia não aproveitei muito pois o medo da escuridão me tomou. A uns dias atras voltamos lá, mas pela estrada e qudo cheguei ao topo fkei deslumbrada com o lugar e em tudo que não consegui enxergar devido a escuridão. Valeu a pena pq tive que vencer a mim mesma e as minha dificuldades. Quem sabe a gente não marca de subirmos juntos. Abraço fica com Deus e ótimas aventuras pra vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros
Em 02/08/2016 em 17:17, Diogo Rodrigues disse:

Dahora!

 

Só fui na Pedra Grande pela estrada, espero fazer a trilha também!

Sabe me dizer como está a estrada?

Dá pra subir de carro (qualquer modelo) até lá em cima? Ou só 4x4?

Tô afim de fazer o voo de lá.

Valeu!

Diogo,

Dá pra subir com qualquer carro, talvez passe um aperto com 1.0 em dias que esteja molhada.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...