Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Pretendo conhecer a Chapada em maio desse ano. Tenho apenas o esboço do meu roteiro e queria umas dicas do pessoal que conhece lá. Vou viajar sozinha e queria uma certa independência nos meus passeios; fugir, o quanto puder, dos passeios oferecidos pelas agências. Pretendo alugar um carro e contratar um guia para me acompanhar nos lugares de acesso mais difícil. Eis o roteiro:

 

Lençóis (três ou quatro noites): Morro do Pai Inácio, Torrinha, Pratinha, Gruta Azul;

Mucugê (duas noites): Cachoeira do Buracão, Fumacinha, Poço encantado, Igatu;

Vale do Capão: Cachoeira da Fumaça.

 

 

Só o basicão mesmo para a minha primeira viagem à Chapada. Perguntinhas:

Quais desses passeios eu posso fazer sozinha? Alguém me indicaria um guia confiável, profissional pra me acompanhar ou devo contratar uma agência mesmo (afff... rsrs)? Algo a mais que poderia incluir, tirar? Toda ajuda é válida. Tenho lido bastante os tópicos relacionados à Chapada aq no Mochileiros (espaço de grande utilidade! Parabéns!), mas ainda estou com muitas dúvidas.

 

 

HELP!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

elscruz,

Vale muito a pena alugar um carro e contratar um guia (primeiro que pode acaba economizando mais, ainda mais se conseguir mais pessoas para rachar o carro e o guia), além de poder ficar quanto tempo quiser em cada lugar.

Em alguns casos, com uma boa pesquisa e mapa dá para chegar em muito desses lugares sozinha. Só que o problema são alguns detalhes, como a entrada certa para o Morro do Pai Inácio, e como marinheira de primeira viagem de repente não seja tão fácil assim, outros são mais tranquilos pelas placas. Assim acho que o Pai Inácio (para subir você nunca vai estar sozinha, vai ser raro achar uma hora que não tenha ninguém subindo =), Torrinha, Pratinha e Gruta Azul (que é colada com a pratinha) dá para fazer sem guia.

Buracão, fumacinha e Igatu não conheço, poço encantado também não precisa de guia.

Cachoeira da Fumaça, estando no Capão é fácil achar a trilha, se tiver mais pessoas subindo você pode ir no "vácuo" =), mas ir sozinha, não sei se é uma boa opção por conta da trilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

elscruz,

 

também irei agora em maio com meu namorado e estou pensando em fazer o mesmo roteiro que voce, já que não da pra conhecer tudo de uma vez. Estou querendo ficar uns 15 dias lá. voce vai primeiro pra Lençois? estou pensando em chegar em lençois, depois ir pro vale do capão e de lá pra mucugê, conhecer o buracão e fumacinha.

Alguem sabe se da pra ir do Capão até Mucugê? estava pensando em alugar um carro pra ir pra la.

se tiverem tambem alguma dica de hospedagem barata em lençois, capão e mucugê eu agradeço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

penso que seja melhor fazer uma por dia (senão a única opção), desta forma será mais fácil ficar em ibicoara. muita gente, principalmente, quando com agências volta mesmo pra mucugê. nós escolhemos ficar em Ibicoara para conhecer a Casa da Roça (seguindo a indicação da samanthavasques), aproveitar bem o fim do dia no Buracão (da pra ver um belo por do sol no espraiado ou no mirante da estrada) e, como seguimos para Rio de Contas, facilitou a viagem do dia seguinte. foi uma ótima escolha, pois o casal da pousada é gente boa, as refeições gostosas e o ambiente agradável !!

 

enfim, estou terminando o relato e espero logo conseguir publicar as informações completas............................

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

eaí RafaBike,

para o que vc deseja esse mapa?

esse foi um mapas interessantes dos q achei pela internet http://www.cprm.gov.br/gestao/ecotur/chapada_portugues.pdf

tem as explicações da trilha aqui: http://www.trilhasecaminhos.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=81

outras fontes: http://mapasdachapadadiamantina.blogspot.com.br/

o trajeto para baixar no gps: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=1532915

 

e boas pedaladas !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...