Ir para conteúdo

Deserto do Atacama - 6 dias (com fotos)


Posts Recomendados

  • Membros

Muito bom seu relato fatimartini, pretendo passar por esses lugares no começo do ano que vem. Adimiravel também a dedicação e ter encontrado as revistas pra senhora ::otemo:: parabéns hahahhaua

 

Uma pergunta, durante alguma parte da tua viagem visse algum cicloviajante? fazendo esses trajetos de bicicleta? abç mta paz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 118
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores

Oi, Filipe.

Conheci um grupo - não sei se eram cicloviajantes ou só gente que queria andar de bike lá - que foi com a intenção de fazer os passeios de bicicleta, mas desistiram no segundo dia e pegaram tour.

Segundo eles, foram ao Valle de La Luna no primeiro dia. E o que todo mundo faz lá é ver o pôr do sol. Mas depois tiveram que voltar no escuro, lá não tem iluminação, e se cansaram muito. Aí desistiram haha

 

Nos passeios via muitas pessoas de bicicleta também, mas não sei qual era a situação delas. Não sei se só alugaram bike lá ou se eram cicloviajantes.

 

Você já viu este tópico?

deserto-do-atacama-de-bicicleta-t30805.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

No dia seguinte fomos aos Geiseres del Tatio. Um dos dias que mais passei medo na vida.

 

Fiz certinho o que pedem. Na noite anterior comi comida leve e não tomei café da manhã.

Assim que saímos eu falei para o guia que eu estava um pouco enjoada, perguntei se era melhor eu voltar. Ele disse "você que sabe, se for descer avisa agora que estamos saindo de San Pedro".

Já comecei a pegar ódio desse cara.

Oras, eu viajei uns par de quilômetros para estar lá, duvido que um turista vai falar, por si só, que não vai subir. Ele que tem experiência, eu nunca estive lá. E eu sou saudável, pratico exercícios, não tive problemas com altitude até então e não possuo nenhuma das doenças das quais é recomendável o turista não subir. Portanto, eu reunia todos os pré-requisitos para não ter problemas lá.

 

Eu tenho hipoglicemia, que é uma doença bem chata, e que não me permite saber quando vou ter uma crise, ainda mais estando em uma rotina alimentar totalmente diferente da que estou acostumada.

 

Faltando 1 hora para chegar ao Geiser, eu comecei a vomitar muito (em sacolinhas haha). Também pedia para o ônibus parar às vezes.

Chegamos aos Geiseres e eu peguei muito açúcar, quase nada de água, fiz um melaço e bebia. O guia pouco se fodia para mim, ele só me mandava respirar.

 

E isso eu fiquei puta demais. Eu não estava com problemas pela altitude, mas ele achava que eu estava. Depois eu descobri que todos os ônibus tem oxigênio. Se ele achava que eu estava com problemas para altitude, por que não me deu?

 

Na hipoglicemia, quando está só no começo, normalmente açúcar resolve. A minha mínima recomendável é mais alta que o normal, então se ela cai, só sobe se eu tomar glicose na veia. Meu recorde até então, antes de desmaiar, tinha sido 2 horas em hipo. Como eu estava só tomando açúcar, e ainda com o ônibus sacolejando, estava difícil.

 

O pior problema da doença é que se faltar açúcar no cérebro, eu desmaio. Se desmaiar lá no meio do nada e não tiver injeção para reanimar, entro em coma. Se entrar em coma e faltar oxigênio no cérebro, eu morro. Por isso meu ódio daquele guia.

 

Todo mundo do ônibus super preocupado, pedindo para o guia descer direto, não passar pelo povoado de Machuca e outras paradas, e ele disse que faria isso. Mas quando chegava perto da parada, ele dava uma de João sem braço e ia saindo do ônibus.

 

Na descida eu tava muito mal, não conseguia nem ficar sentada mais... meu olho virava e eu forçava para não desmaiar, perdia o ar e não conseguia recuperar. Aí eu já estava com problemas por causa da altitude também, porque se tinha coisa que eu não tava era com a respiração controlada. Também estava com um pouco de "alucinação" por causa da falta de glicose (um dos sintomas da hipoglicemia é a pessoa ficar como se estivesse bêbada).

 

Na volta o ônibus me deixou no hospital de San Pedro, onde fui medicada e umas horas depois eu estava bem.

 

O negócio foi muito mais tenso do que o relato, eu quase morri, sem exagero. Fiquei 6 horas em hipo, isso é muita, muita coisa.

 

Então o que eu quero passar aqui é o seguinte: se você tiver algum problema de saúde, não necessariamente os que podem ter interferência na altitude, tenham cuidado neste passeio pois se vocês ficarem ruins lá, não tem estrutura nenhuma para que você possa melhorar. Especialmente quem tem hipoglicemia, pois precisa sair sem café da manhã e isso é terrível para nós.

 

Fora isso, o que pude ver da janela do ônibus dos geiseres achei a coisa mais linda e impressionante do mundo hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Raoni, o problema dessas doenças é que você pode ter uma crise a qualquer momento e aí fodeu. São horas para voltar à cidade. E mesmo na cidade o hospital não tem tanta estrutura, é mais um ambulatório, só tem paramédicos. Se for algo grave eles têm ambulância para levar o paciente para Calama, mas é mais 1 hora de viagem. E a Bolívia tem ainda menos estrutura. Se informe bem.

 

Mas se te anima ninguém, fora eu, sentiu qualquer coisa. Uma senhorinha só se sentiu um pouco mal, mas só isso. Meu namorado é hipertenso e não sentiu nada.

 

Eu depois dessa decidi que só viajo para lugares que tenha um hospital a menos de 1 hora de distância hahaha

 

Eu só te recomendaria a fazer os últimos passeios nesta ordem: Lagunas Altiplânicas, no dia seguinte Geiseres e no último, se for, Salar de Tara.

 

O passeio para as Lagunas também é na altitude, porém, não é como nos Geiseres que sobe de uma vez. Tem paradas durante o caminho e ele vai fazendo como se fosse um S, entende? Para os Geiseres é quase um I haha Então fazendo este antes você se acostuma com a altitude e, se tiver problemas lá por isso, será pior nos Geiseres e no Salar de Tara. Então já cancela os dois últimos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Adorei o relato, fatimartini!!

Que super sorte a sua pegar essa "promoção" da gol, hein? Meu sonho!!! rs

 

E muito obrigada pela dica da compra pelo site da lan, eu já tinha visto outras pessoas comentarem mas vc explicou tim tim por tim.. rs

 

Quanto à agência, você falou que os ônibus são confortáveis, certo? É porque li alguns relatos de gente que foi em vans apertadas e ônibus, acho que microônibus na verdade, muito desconfortáveis. Como eu tenho 1,80 m de altura a coisa se torma mais desconfortável ainda pra mim. Por isso até, estou considerando a Grado 10 pois todos falaram ser espaçoso.

 

Também tenho hipoglicemia, mas já tem anos que não tenho crises e nem desmaio, no máximo um mal estar e enjoo... maaaas nunca se sabe, né? Vou ficar de olho!!

Até porque a altitude realmente não é brincadeira e mexe demais com o organismo. Eu estive na Bolívia no ano passado e além do cansaço excessivo, da falta de ar (leve) e do sangue que vire e mexe saía do meu nariz, não senti nada demais. Mas vi gente com muita dor de cabeça e vomitando, tinha um cara que nem conseguia andar, não saía do carro... e lá é ainda pior, porque não tem pra onde ir, é tudo alto! Ok, em alguns lugare a altitude é menor (3mil e poucos metros de altitude), mas no último dia, a gente dorme num alojamento a 4.800 m de altitude! Lá também precisamos madrugar pra ir para os geisers de lá que estão a quase 5mil... terrível!!!

 

Mas enfim, adorei as dicas e tô na aguardo dos outros dias (tem mais, não tem? rs).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...