Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Atacama - Salar de Uyuni - Valpo - Viña - Santiago - 17 dias - janeiro 2015

Postado
  • Membros

Como eu já li vários relatos de viagem aqui no site do Mochileiros, resolvi também compartilhar um pequeno relato da última viagem que fiz.

A viagem completa durou 17 dias no total. Sintam-se à vontade para comentar e perguntar. Sobre mim: tenho 30 anos, moro no Rio Grande do Sul e já fiz algumas viagens por aí.

CLP significa pesos chilenos, BOL significa bolivianos e USD significa dólares.

2/1/15 – Voo Porto Alegre – Guarulhos – Santiago

3/1/15 – Voo Santiago – Calama e Transfer para San Pedro de Atacama

4/1/15 – Passeio Vale de la Luna

5/1/15 – Passeio Piedras Rojas e Lagunas Altiplanicas

6/1/15 – Geisers El Tatio

7/1/15 – Travessia ao Salar de Uyuni – dia 1

8/1/15 – Travessia ao Salar de Uyuni – dia 2

9/1/15 – Travessia ao Salar de Uyuni – dia 3

10/1/15 – Travessia ao Salar de Uyuni – dia 4 – chegada em San Pedro de Atacama

11/1/15 – Voo Calama – Santiago e Bus de Santiago a Valparaíso

12/1/15 – Valparaíso

13/1/15 – Passeio em Viña del Mar

14/1/15 – Bus de Valparaíso a Santiago

15/1/15 – Santiago

16/1/15 – Santiago

17/1/15 – Santiago

18/1/15 – Voo Santiago – Guarulhos – Porto Alegre

Saí no dia 2 de janeiro de 2015 de Porto Alegre. Como não deu pra encaixar o voo pra Calama no mesmo dia, passei uma noite no Don Santiago Hostel. É um hostel pequeno e simpático, só que não fica tão perto da Plaza de Armas, por isso, fiquei em outro hostel na semana seguinte. A vantagem é que fica próximo à Avenida principal de Santiago e ao ponto final do Centropuerto (bus do aeroporto) 1.500 CLP o trecho. Levei uns poucos pesos para o primeiro dia e o restante em dólares. Troquei na Rua Agustinas, cotação razoável. Vi que o real estava meio desvalorizado 1 R$ = 200 CLP. Por isso, acho que foi uma boa ideia levar USD: 1 USD = 608 CLP.

No dia 3 continuei a viagem para San Pedro. O voo da Lan comprei direto no site chileno deles, que é mais barato do que comprar pelo site da Tam. Chegando em Calama, eu já havia reservado um Transfer com a TransLicancabur 20.000 CLP (ida e volta). Eu acho que foi a melhor escolha, porque às vezes vale a pena gastar um pouco a mais para ter mais praticidade, agilidade e conforto.

Cheguei em San Pedro e logo percebi que a cidade estava cheia de brasileiros. Lotada mesmo. E muitos deles fazendo o primeiro mochilão ou primeira viagem internacional. Fiquei no Hostel Mamatierra e gostei bastante. Fica a 10 minutos a pé da rua principal Caracoles, tem um mercadinho ao lado (frutas, pão, frios, chocolate, cerveja etc). Eles fazem café da manhã para quem sai mais cedo para os passeios, mas é necessário solicitar. O único ponto negativo é que as paredes de barro são finas e é possível ouvir o pessoal saindo cedo (4h30, 6h ou 7h) para os passeios. Um casal de brasileiros (no hostel) me recomendou (pré) reservar logo o passeio do Salar de Uyuni. Acabei fazendo isso com a World White Travel e mais adiante contarei mais detalhes

IMG_3391.JPG.11196ce679468c0e0cf762357405869f.JPG

• Respostas 21
  • Visualizações 6.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olá Márcio, ótimo relato.

Vou em junho e estou reunindo informações, pode me informar quanto você pagou pelo passeio do El Tatio e quando gastou de hospedagem no MamaTierra e o tipo de acomodação. Obrigada.

Postado
  • Autor
  • Membros

Oi Fernanda,

o tour El Tatio custou 16.000 CLP (+ 5.000 CLP entrada) porque eu comprei pelo hostel e junto com outros passeios. O normal parece que são 20.000 CLP só o passeio. O Mamatierra custou na base de 23 USD por noite, quartos com 3 a 5 camas. Eu reservei pelo hostelworld. Na hora de escolher um hostel, eu não olho só o preço, mas também a avaliação geral das pessoas.

Postado
  • Membros

Ola Marcio,

Vou em maio para lá e através do seu post e tb com base nos comentarios do hostelworld reservei tb o Mama Tierra. O pessoal do hostel já me enviou um arquivo com os passeios e preços e disseram que tem que reservar antes. Você teve alguma dificuldade em reservar na hora? Tb quero fazer o salar de uyuni voltando para spa. Qto tempo de viagem? A agencia que vc fez os passeios foi positiva? Você indicaria ela a algum amigo? To meio encanado nessa parte do salar principalmente, pq vou sozinho. E de cada 10 relatos que vejo, 9 passam mal na primeira noite devido a altitude. Agradeço a ajuda. Abs

Postado
  • Membros
Ola Marcio,

Vou em maio para lá e através do seu post e tb com base nos comentarios do hostelworld reservei tb o Mama Tierra. O pessoal do hostel já me enviou um arquivo com os passeios e preços e disseram que tem que reservar antes. Você teve alguma dificuldade em reservar na hora? Tb quero fazer o salar de uyuni voltando para spa. Qto tempo de viagem? A agencia que vc fez os passeios foi positiva? Você indicaria ela a algum amigo? To meio encanado nessa parte do salar principalmente, pq vou sozinho. E de cada 10 relatos que vejo, 9 passam mal na primeira noite devido a altitude. Agradeço a ajuda. Abs

Olá Fábio, Também irei pr SPA em Maio e provavelmente no mamatierra. Olha, pelo que já pesquisei é melhor vc ver os passeios quando estiver lá, olhando várias empresas. Eles tb me mandaram essa tabela, Mas necessário mesmo é fazer a reserva do Hostel. Ainda não fiz a minha pq minha irmã resolveu ir de última hora, na verdade estamos pedindo a Deus uma promoção! Comprei a minha com milhas e ela não tem o suficiente! rsrsrsrs!!! Irei dia 20/05 pr Santiago, SPA 23/05!Quero fazer o salar de Uyuni tb! ::otemo::

• 3 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Fabio,

reserve os passeios quando chegar em San Pedro. Há muitas agências e muitos passeios. Não se preocupe.

Quanto ao Salar, eu fiz com a World White Travel e achei bastante positivo. Também viajei sozinho. Indico para qualquer um. Esse passeio eu recomendo que reserve no primeiro dia que estiver em San Pedro. Eu reservei 4 dias inteiros para isso, mesmo porque se chega mais ou menos às 13h do quarto dia de volta a San Pedro. E aí tu podes descansar um pouco, tirar o pó das tuas coisas, ter um tempo para assimilar tudo que vc viu nos dias anteriores e arrumar tudo para seguir viagem.

Eu também estava um pouco receoso em relação à altitude, pois tive uma má experiência no Peru há três anos. Porém, dessa vez, segui todas as orientações que recebi e isso me ajudou muito. Senti muito pouco os efeitos da altitude durante a Travessia ao Salar de Uyuni (vindo de San Pedro Atacama): uma dorzinha de cabeça leve em alguns momentos e só. Cada pessoa reage diferente. As recomendações que segui foram as seguintes:

- não tomar álcool no dia anterior de começar a subir (assim que cheguei em San Pedro já comecei a fazer tudo isso)

- não tomar nada com gás (água, refrigerante etc) no dia anterior de começar a subir

- não comer carne vermelha no dia anterior de começar a subir

- comer pouco e leve

- beber água normalmente, não muito pouco

- tomar chá de coca um dia antes de subir

- na altitude, seguem as mesmas recomendações acima e mais:

- movimentar-se devagar

- respirar fundo quando sentir falta de ar

- não andar curvado pra frente, e sim abrir o peito

- mascar folhas de coca (deixar na bochecha)

- trabalhar o psicológico (pensar positivo)

Para alguns pode parecer bobagem, mas para mim e o grupo do 4x4 funcionou bem.

• 5 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olá Marcio!

Muito bom hein? Estou indo pra lá em Agosto!

Desculpe, mas nao encotrei no seu relato, o nome da agencia a qual vc fez o Salar. Pode me dizer? Recomenda?

Valeu ::otemo::

Postado
  • Autor
  • Membros

Oi, Glau,

eu fiz a travessia ao Salar com a World White Travel. Eu recomendo muito.

Boa viagem!

• 6 meses depois...
Postado
  • Membros

Amigo, seu relato me ajudou bastante, eu irei em janeiro de 2016 então posso tirar bem o seu relato como base, inclusive em relação a quantidade de dias. Vi que você comentou que a World White Travel é boa empresa para fazer o Salar, estou decidindo entre ela e a Cordilera Travel..

Os banheiros eram limpos nos abrigos? Eu irei com minha esposa e não temos luxos, porém banheiro sujo é complicado... hehehe...

Outra pergunta é a respeito do Salar fechado para o Rally que você menciona, como é isso? eu vi que ele vai passer pelo Salar dias 7, 8 e 9... e eu pretend sair de San Pedro para o passeio de 4 dias no dia 8... sera que vai me atrapalhar?

Obrigado,

Gustavo

• 10 meses depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Oi Gustavo,

nesse momento que estou respondendo a tua pergunta, a viagem já terra ocorrido. Mas respondo mesmo assim para futuros viajantes.

Olha, os banheiros nos abrigos estão limpos quando se chega. Mas no dia seguinte não é mais a mesma coisa. Tudo isso fica no meio do deserto, então tem pouquíssima água, logo, não é o que estamos acostumados aqui no Brasil. Mesmo assim, dá pra encarar na minha opinião.

Sobre o rally fechar o Salar, na verdade eu acho que só dois dias por ano que o Salar está fechado. No mais, não tem problema nenhum. O restante da viagem não é afetado por isso.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.