Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Região dos Lagos - Chile

Postado
  • Membros

[info]O objetivo deste tópico é trocar informações e reunir depoimentos e dicas sobre a Região dos Lagos Chilena. Se você está com alguma dúvida em relação à cidade, coloque-a aqui que sempre um mochileiro de plantão irá ajudar. Se já conhece a Região dos Lagos, conte para nós como foi sua experiência, seja ela negativa ou positiva, deixando dicas e demais informações para mochileiros perdidos. Para isso basta clicar no Botão Responder![/info]

[linkbox]Guia da Região dos Lagos por Mochileiros.com

Escreva seu Relato sobre a Região dos Lagos

Procurando companhia para viajar para a Região dos Lagos? Crie seu Tópico aqui!

Região dos Lagos - Tópico de Perguntas e Respostas

Pucón - Tópico de Perguntas e Respostas

Puerto Varas - Tópico de Perguntas e Respostas

Relatos sobre a Região dos Lagos Chilena:

Relato sobre viagem de treze dias ao Chile, incluindo a Região dos Lagos pelo mochileiro Leo Caetano

Relato sobre viagem de dezessete dias ao Chile, incluindo a Região dos Lagos pelo mochileiro apmontenor

Relato sobre viagem ao Chile, incluindo a Região dos Lagos pelo mochileiro marcosplf

Relato sobre viagem de ônibus ao Chile, incluindo a Região dos Lagos pelo mochileiro Robson Cesar

Relato sobre viagem de carro ao Chile, incluindo a Região dos Lagos pelo mochileiro Mário Luc

Relato sobre viagem de treze dias ao Chile, incluindo a Região dos Lagos pela mochileira Cascia

Relato sobre viagem ao Chile, incluindo a Região dos Lagos pelo mochileiro Sergio Soares

Relato sobre viagem de dezesseis dias ao Chile, incluindo a Região dos Lagos pelo mochileiro Furuta

Relato sobre viagem de dezesseis dias ao Chile, incluindo a Região dos Lagos pela mochileira Ana Biazzi

Relato sobre viagem de vinte dias ao Chile, incluindo a Região dos Lagos pela mochileira Erika Marques[/linkbox]

• Respostas 237
  • Visualizações 97.3k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Valdivia conhecemos apenas de passagem, 5 dias é muito tempo. Desses 5 dias, eu deixaria 3 para Pucon ou Puerto Varas. Na verdade, eu nem iria para Valdivia e ficaria os 5 dias entre Pucon e Puerto Varas.

Postado
  • Membros

Olá, mochileiros.

Acredito que pesquisie o suficiente para perguntar sobre o roteiro do emu reveillon e natal. O que acham?

Viajamos eu, minha mulher e outro casal Pretendemos ficar em albergues, mas em quartos privativos.

OBS: Eu conheço bariloche já. Portanto, tirei o Tronador, por exemplo.

Pelo q vi, vale alugar carro em P. Varas e Pucón (excluiria carro em Bari para evitar cruzar dirigindo?). Somos 4 motoristas :wink:

Agradeço comentários se possível.

19/dez: SANTIAGO

20/dez: VALPA - VIÑA (2h SCL > VLP)

21/dez: PUERTO VARAS (12h SCL > PV)

22/dez: " Subir Osorno + Llanquihue

23/dez: " Peulla - Petrohué (Saltos)

24/dez: " Puerto Octay

25/dez: BARILOCHE (7h bus)

26/dez: " Lanín

27/dez: " Cerro Catedral

28/dez: PUCÓN

29/dez: " VillaRica + termais

30/dez: " PN Huerquehue

31/dez: " Caburga

01/jan: VALE NEVADO

02/jan: SANTIAGO

Um abraço e muitas viagens,

Vagner.

Postado
  • Membros

OPA, vi que criei uma confusão para o Natal e o reveillón. Mudei Vale Necvado e aí ficou certinho.

19/dez: SANTIAGO

20/dez: VALE NEVADO (bate-volta Santiago)

21/dez: VALPA - VIÑA (2h bate-volta Santiago)

22/dez: PUERTO VARAS (12h Santi > PV)

23/dez: " Subir Osorno + Llanquihue

24/dez: " Peulla - Petrohué (Saltos)

25/dez: " Puerto Octay

26/dez: BARILOCHE (7h bus)

27/dez: " Lanín

28/dez: " Cerro Catedral

29/dez: PUCÓN

30/dez: " VillaRica + termais

31/dez: " PN Huerquehue

01/jan: " Caburga

02/jan: SANTIAGO

Há ônibus à noite de bariloche à Pucon? E de Pucón para Santiago? Assim , dormiríamos no bus..

ABRAÇOS!!!

Postado
  • Membros

Um rapaz de Santiago (em outro fórum) me questionou sobre:

* a ida ao Valle Nevado em dezembro

* Ir a Bariloche ao invés de aliviar um pouco o tempo apertado do roteiro e até cair para o povoado de Cochamó. Alguém já foi?

* Caburga dá para fazer um poucas horas, não tiraria um dia inteiro.

COmpartilhando...

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

oi, diabo verde!

acho que vale a pena pegar um carro para fazer esses trajetos Puerto Varas/ Bariloche/ Pucón, as estradas são muito bonitas.

eu fiz Puerto Varas/ Bariloche no inverno e foi incrível, e você pode incluir o Caminho dos 7 lagos e Villa Traful, se ainda não conhecer.

só que, alugando um carro no Chile tem que pagar uma taxa pelo documento que autoriza a cruzar para a Argentina, não sei quanto está aqui no Sul, mas é mais barato do que em Santiago! ::cool:::'>

outra coisa, você vindo de Bariloche aqui para Pucón passará ao lado do vulcão Lanin, então se a sua intenção não for escalar o vulcão, ganhará mais um dia no seu roteiro fazendo o trajeto de carro.

no dia do Lago Caburga dá para fazer mais coisas sim, é só chegar aqui e decidir o que mais te interessa, o que não falta são opções!

quanto ao Valle Nevado no verão, é questão de gosto... o fato é: ele quase não está mais nevado! ::hãã2::

eu fiz isso em 2009 e gostei, mas porque nunca tinha visto neve e subi até a ponte que partiu até alcançar uma parte que ainda tinha a bendita!! ::lol4::

a cordilheira é bonita de qualquer forma, mas fica tudo fechado e as estações de ski parecem cidades fantasma (na verdade, quando fui só tinham pessoas trabalhando na construção de novos prédios, muito doido!).

::otemo::

Postado
  • Membros

Isabela, obrigado pelos comentários. Nesse meio tempo, avancei (?) para o seguinte roteiro. Vc oferece algum serviço turístico por Pucón? Se tiver, me sinalize que, claro darei preferência por vc! :wink:

Eu já fiz 28 dias de Patagônia Argentina, mas minha esposa e amigos não conhecem, por isso incluí Bari. Mas lá já fiz rafting Rio Manso/Frontera, subi o Tronador e fui à base do Lanín, além dos 7 Lagos. Daí, imainei outros passeios. Não queria atravessar P. Varas > Bari, pois estamos sem carteira internacional de motorista e falam que a fila da pol federal é muito demorada.

21/dez: PUERTO VARAS (12h Santi > PV) chegando às 10h - a ver o que fazer e percorrer agências

22/dez: " Saltos del Petrohue, Catamaran a Peulla. (Turistour 30.000)

23/dez: " Isla Chiloe. Ancud e Isla Pinguineras CARRO

24/dez: " Lago Llanquihue (150km) + Frutillar + Puerto Octay + Cascadas + Subida volcan Osorno + Laguna Verde + Ensenada CARRO

25/dez: " Ensenada, Ralun, Cochamo, Puelo + Parque Hornopiren CARRO

26/dez: BARILOCHE chegada pela manhã e XXXXXXX

27/dez: " Cerro Catedral ?

28/dez: " Bosque de los Arrayanes ou circuito chico ?

29/dez: PUCÓN

30/dez: " subir VillaRica + termales

31/dez: " PN Huerquehue + Caburga

01/jan: " Rafting

02/jan: SANTIAGO:

Abraços!

Postado
  • Membros

oi,

que eu saiba não estão exigindo carteira internacional, nós sempre usamos a nossa comum.

quando eu cruzei essa fronteira era inverno, com certeza o fluxo era menor, e os chilenos são bem chatos na entrada do país, revistam tuuuuudo... mas de ônibus também é um saco, porque tem que pegar fila também, e se eles encrencarem com algum passageiro, ferrou! enfim, não sei o que demora mais! ::essa::

não sei se tem ônibus direto Bariloche/Pucón, ACHO que tem que ir para San Martin primeiro, mas posso tentar verificar isso por aqui...

de repente é melhor você colocar um dia para o Parque Huerquehue, Caburga eu acabei não especificando direito: se vcs quiserem ir de bicicleta e passar um tempo no lago, nadar, fazer piquinique etc, dá para ser um dia sim. mas se for fazer um bate volta, acho que dá pra ser no mesmo dia do rafting, que é uma atividade de meio dia.

te mandei uma MP! ::cool:::'>

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olá pessoal,

Estou pensando em fazer:

Santiago 2 dias

Valparaíso/Viña del Mar 1 dia

Isla Negra 1 dia

Pucón... Quantos dias vocês recomendam? Não sei direito o que poderia fazer por lá

Bariloche 2 dias? Também estou na dúvida quanto ao que poderia fazer.

Pretendo ir na segunda semana de Fevereiro

Valeu!

Postado
  • Membros

oi, thales!

bem, eu sempre quero ficar o máximo de tempo possível em cada lugar! hehe

aqui para Pucón acho que no mínimo uns 3 ou 4 dias... e uns 3 para Bariloche...

dá uma olhada no tópico "Pucón - Perguntas e Respostas que tem muitas dicas dos passeios aqui da cidade: rafting, canopy, trekking no Parque Huerquehue, Ojos del Caburgua e Lago Caburgua, os vários centros de águas termais, e o vulcão Villarrica, claro!

::otemo::

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

De tanto visitar o fórum resolvi fazer um cadastro (na real, eu tinha um mas esqueci os dados...) e dar meus depoimentos. Voltei ontem de uma viagem pela região dos lagos, de 7 dias e de forma sucinta quero deixar aqui minhas dicas e observações:

Hospedagem:

Fiquei em Puerto Varas, que é uma cidade linda e bem estruturada para o turismo. Há diversos hotéis de luxo e alguns mais meia boca. Segui a dica do pessoal e fiquei no Hostal Erika (http://www.hostalerika.cl/) e gostei muito! É barato e muito bom. O café da manhã é praticamente todo feito ali mesmo: as geleias, pães, cucas (ou 'kuchen' como são chamadas lá) então é bem gostoso. As camas também são bem boas e o chuveiro é quente. Fora o clima de conversar e trocar experiências com os demais hóspedes. Paguei 140 reais a diária para um quarto triplo, foi de longe o preço mais em conta que encontrei. Ah, apesar do nome, eu acho que ele se qualificaria mais como uma Pousada, pois os quartos são todos privativos e há banheiro em todos os quartos.

O único senão é que se tu quiser fazer um passeio e acatar a sugestão de conhecidos dela (empresas de turismo e tal), provavelmente tu vais obter um serviço barato, mas de baixa qualidade. Entrei nessa fria duas vezes: uma para alugar um carro e outra para um passeio. Mas no que tange somente ao hostal é muito bom.

Há quem prefira ficar em Puerto Montt, mas achei esta cidade muito feia e nada turística. É uma capital de região, um pouco caótica. Entretanto, os alugueis de carro e excursões que saem dali são muito mais baratos que em Pto. Varas - o que é bem atrativo.

Passeios:

- Puerto Varas: para quem se hospeda lá, conhecer a cidade não é problema, pois o dia vai até às 21:30, então sempre dá para dar uma caminhadinha na volta dos passeios. Agora se não está lá, é imperativo conhecer. Passar um dia pelo menos andando com calma conhecendo a cidade. Fica na beira do lago Llanquihue, com uma vista incrível de três vulcões, 2 nevados.

- Isla de Chiloé: através de uma excursão indicada pela Dona Erica (que como já referi, foi furada) pagamos 20.000 pesos chilenos por pessoa (equivale a 80 reais) e fomos nessa. O passeio (que é o mesmo em todas as agências de turismo) consiste em ir de van, cruzar de ferry até a ilha, visitar rapidamente Chacao, ir a Ancud, Castro e Dalcahue. Chacao não tem nada, apenas uma igreja; Ancud tem um museu novo bem interessante. A atração de Castro são as palafitas (como já diria Joãozinho 30: "Pobre gosta é de luxo, quem gosta de miséria é intelectual"), a Feira de Artesanato (que tem em praticamente todas as cidades turísticas) e principalmente a Igreja/Catedral que é MUITO bonita por dentro (única atração que realmente gostei). Há passeios que saem do porto para ver as palafitas (1.500 pesos por pessoa, o guia queria me cobrar 2.000) e outro que atravessa até outra ilha para ver leões marinhos (que é mais caro, mas acho que vale mais a pena). Não fiz nenhum dos dois. Em Dalcahue acho que só passa porque é caminho para a volta, porque não há nada, além de um curioso mercado público com vários bares dentro. Ou seja, tal excursão é totalmente dispensável. Fora que a viagem Pto Varas-Chiloé é bem cansativa. Se passa mais tempo viajando do que passeando, quase.

obs: vale dizer que há outro tipo de excursão para a Isla de Chiloé que é o das "Pinguineras", em que se vê os pinguins e passa por Ancud antes. Outra coisa: no meu guia de viagem dizia que o Parque Nacional de Chiloé, particularmente o Sector Anay é muito interessante e tem uma natureza virgem ainda. Há praias onde o pessoal vai no verão acampar e tal. Me pareceu bem interessante, mas não há excursão que vá para lá.

- Parque Vicente Peres Rosales e Vulcão Osorno: peguei uma excursão através da Informatur (Pto. Varas; Calle San Jose con Sta. Rosa), custou 20.000 pesos por pessoa. Foi uma das melhores excursões que já fiz na vida. Passa no Lago de Todos os Santos (onde vale dar uma navegada para apreciar a vista), no Saltos do Petrohué (que é muito bonito) e subimos até o Volcan Osorno. Cuidado, pois nem todos os passeios sobem até lá. Aí fiz uma caminhada por umas trilhas para tentar chegar mais perto. É muito bonito, mas há muito vento e tive que desistir no meio do caminho, de qualquer forma se está pertíssimo do pico. Vale muito a pena e dura umas 7 horas. Ah, pode-se tranquilamente fazer essa excursão alugando um carro, está tudo asfaltado e bem sinalizado.

- Frutillar: é necessário especificar aqui: "Frutillar BAJO", que é a parte turística. Chega-se lá facilmente de ônibus desde Pto. Varas. É um (micro-)ônibus de linha que custa 900 pesos por pessoa. A cidade ali é muito linda e vale visitar o Museu Colonial Alemão e tomar um café nas casinhas que há por ali. Há tanto o magnífico Teatro del Lago, que é um dos teatros mais bonitos do mundo certamente. Ele abre para visitação interna somente nas segundas-feiras. Conhece-se a cidade em 1 dia tranquilamente.

- Parque Nacional Puyehue: esse é o parque onde fica o tal do vulcão que soltou cinzas por aí. No parque há as termas Águas Calientes que são bem frequentadas e que certamente há que se conhecer. Ali há uma região para churrascos, piqueniques, além das piscinas ao ar livre para tomar banhos termais por 3.500 pesos. Se quiser uma piscina fechada, é 9.500. Seguindo a estrada vai por uma estrada de cascalhos até chegar ao lado do vulcão Casablanca, que é uma vista estupenda. Aquele morro marrom do teu lado, gigante. É assustador. Vale muito a pena alugar um carro e ir para esse parque, pois há muita natureza e é muito bonito. Há o Centro de Informação Ambiental na entrada que dá mapas e todo tipo de informação que precisa. É um passeio interessante sem dúvida.

- Puerto Montt: é a capital da região dos lagos. Vale passar pelo centro (plaza das armas) e conhecer o Mercado de Peixe, no bairro Angelmó. O mercado de peixe é muito bonito por fora, mas por dentro é uma das coisas mais insalubres que já vi. As bancas de peixe (algumas sem gelo) junto a cães, aves e a água de peixe escorrendo por todo o mercado. Enfim... É uma das atrações, com certeza. Provei um ouriço-do-mar e gostei :)

A cidade é um trampolim para muitas viagens. Como eu já disse, as excursões que saem dali são muito mais baratas e há empresas de aluguel de carro mais confiáveis (Hertz, Europcar...) que em Pto. Varas.

Transporte:

Alugar carro é uma excelente opção pois as estradas são muito boas e bem sinalizadas. As cidades são pequenas então não tem preocupação em se perder muito. Mas cuidado onde se vai alugar. Em pto. varas não há muitas opções, só uns alugueis meio amadores. Uma opção é alugar em Pto. Montt ou no aeroporto.

Entre as cidades próximas os ônibus são bem frequentes (Pto. Varas, Pto. Montt, Frutillar...). É tipo um micro-ônibus azul ou cinza em que se paga para o motorista, de acordo com a distância que se vai percorrer. Em geral, não sai mais de 1.200 pesos por pessoa. Para locais mais afastados, não sei dizer.

Restaurantes:

Puerto Varas

Los Chaitenitos: Calle San Jose, passando San Bernardo (rua do supermercado Santa Isabel e O'Higgins). É um restaurantezinho honesto e muito bom. Lá tem umas especialidades da região, o Pastel de Maiz (que é um suflê de milho), o Completo Completo (que é um cachorro quente com abacate- "palta") e algumas carnes. Foi o lugar mais barato que comi, os preços variavam de 2.000 a 5.000 pesos.

Frutillar

Kuchenladen: passando o Teatro del Lago o lugar parece uma garagem mas tem tortas e cucas muito boas, com os melhores preços da zona turística.

Isla de Chiloé/Castro: Restaurante Palafito I tem uns peixes deliciosos, os preços ficam em torno de 5.000. O restaurante fica ao lado da Feira de Artesanato.

Meteorologia:

Os dias são compridos no verão. Das 7 ás 21:30 há sol e com algumas exceções o dia é agradável: ~17ºC. À noite a temperatura baixa. A chuva é daquela chata, fraquinha. Muitos dias começavam ensolarados, nublava, chovia e depois no fim da tarde o céu abria azul como se nada tivesse acontecido. É bom levar um casaco com capuz.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.