Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 38
- Visualizações 23.2k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
L. Augusto 10 posts
-
Luka Izzo 5 posts
-
Case_Aquino 3 posts
-
Alex77mello 2 posts
Prezados, esse é resumo de quem seguiu os restos da antiga Funicular até chegar em Cubatão!
Surgiu o convite em um grupo do whattsapp e como já estava na intenção de fazer essa trip em 2015 não pensei duas vezes. Não conhecia ninguém do grupo, mas algo me dizia que era só gente boa. Afinal quem não gosta de trilha ou é ruim da cabeça ou doente do pé!
Nos encontramos na estação Brás da CPTM e pegamos o trem sentido a Rio Grande da Serra e lá um ônibus para Paranapiacaba!
Nosso grupo era composto por 10 pessoas 3 mulheres e 7 homens, todos com muito entusiasmo e curiosidade aguçada para realizar essa trilha tão famosa! Essa trilha dá uma sensação de estar em um filme do Indiana Jones, tudo virou ruína e está tomado pela vegetação nativa da Serra do Mar.
Duração: 26 horas aproximadamente (entramos sexta pela manhã e saímos sábado a tarde)
Sentido: Cubatão
Pontes que passei em pé: 02 - primeira e a segunda
Pontes que passei agachado: 02 - terceira e quarta (A primeira ponte a transpor é uma das mais conservadas, ainda se tem um falsa sensação de segurança, mas tendencia é piorar conforme se aproxima do litoral. Eu não senti confiança em passar mais pontes, mas alguns mais corajosos no grupo preferiam transpor as pontes a tentar os desvios, as vezes por cima outras por baixo).
A grande maioria está bem degrada e avançado estado de corrosão, uma hora ela vai desmanchar e pode ser na sua vez portanto não se arrisque!
Fauna e flora: Avistamos muitas cobras, mas felizmente antes de pisarmos ou incomoda-las de alguma maneira. Aparentemente pelo pouco que conheço não eram peçonhentas, mas evitar o contato com esses animais é o mais correto a se fazer. Aranhas de vários tamanhos e cores bem no meio da trilha fique atento para não enroscar o rosto em uma teia grande! Em uma situação todos abaixaram para não destruir uma teia enorme no meio da trilha com uma aranha das grandes!
Encontramos goiabas, limão bravo e abacate na trilha todos em perfeito estado para consumo, mas se você não tem conhecimento de alimentos silvestres não coma nada! Em 50% do trajeto a trilha é bem fechada com muitos galhos e espinhos, calça e camisa de manga comprida são os mais adequados. Repelente também é essencial!
Clima: Fomos no outono portanto durante o dia o clima é agradável a mata é fechada e o sol não castiga tanto, mas boné ou bandana e protetor solar são importantes! Na Serra do mar é muito fácil o clima mudar repentinamente e chover a qualquer momento, felizmente não choveu, mas levar capa de chuva e manter sua troca de roupas seca são importantes!
Pontos de água: Há vários pontos de água pelo caminho, mas já adentre a trilha abastecido, o clima úmido desidrata bastante, eu transpiro muito e acabo consumindo muita água.
Pontos para pernoitar: Existem vários túneis durante o trajeto, perfeitos para pernoitar, atente a direção da corrente de ar para colocar a entrada da sua barraca.
Fogueira: Fizemos uma fogueira dentro do túnel para pernoitar só verifique a direção da corrente de ar para posicionar a entrada das barracas para não entrar muita fumaça.
Porque a fogueira?
O fato de que ter uma fogueira acesa por perto lhe dará uma sensação de conforto e segurança, sempre após deixar o local verificar se o fogo está 100% apagado!
O que levar para pernoitar:
- Barraca
- Saco de dormir
- Isolante térmico
- Lanterna (de mão ou de cabeça)
- Cantil ou reservatório de água (Tipo Camelback)
- Squeeze
- Facão (Pelo menos duas pessoas com facão (não vá batendo o facão em todo o trajeto, apenas nas áreas em que o mato fechou muito, além de preservar o ambiente você não se desgasta tanto fisicamente)
- Clorin (Pastilhas que purificam a água exitem vários pontos para pegar água no caminho, mas alguns são de origem duvidosa)
- Fogareiro (Não precisa cada um levar seu fogareiro, combinem entre os amigos para dividir quem leva o que)
- Panela pequena
- Talher e utensílios de camping
- Canivete
- Caneca plastica ou de alumínio
- Capa de chuva
- Luvas podem ser importantes
- Bandana ou boné (Na mata fechada ajuda a não ficar com um ninho de aranhas preso no cabelo ou um monte de formigas)
- Repelente
- Lenço umedecido
- Papel higiênico
- Fósforos
- Alimento de preparo rápido: macarrão instantâneo/enlatados/frutas secas/barras de cerais/paio/café solúvel/sopas rápidas/pão etc. (lanche/almoço/lanche/jantar/desjejum/lanche)
- Calça de tecido leve e secagem rápida/camiseta manga curta ou comprida/blusa de frio leve/uma muda de roupa/meias
- Um mini kit primeiros socorros e remédios que você use
- Não tem sinal de celular em grande parte do trajeto um HT é um item de segurança!
- Óculos escuros (opcional)
- Sacola plástica para o lixo
- Barbante ou alguma cordinha fina e resistente de nylon
Obs. Essa lista é apenas uma sugestão, você pode aperfeiçoa-la ou retirar itens que não considere essencial para sua trip de 24 horas!
Cuidados: Não encontramos com ninguém suspeito no trajeto, mas na quarta ponte uma dupla (dois homens) passaram por nós, eram mochileiros também. Já vi caçadores em Paranapiacaba e já me relataram a presença dos mesmo além de marginais na região, portanto se manter alerta é muito importante!
Obs: Alugamos um Van para levar a gente até uma estação de metrô em sampa saiu R$40,00 por pessoa!
Espero ter contribuído com algum detalhe importante, existem vários relatos muito mais completos, mas fiz questão de compartilhar com vocês!
Agradecimento a todos amigos que fiz nessa trip fantástica: Hugo, Ingrid, Peter, Alemão, Francisco, Kaue, Leonardo, Lhais, Amanda!
Imagens: Hugo
Editado por Visitante