Ir para conteúdo

TORRES DEL PAINE - CIRCUITO Q - 8 DIAS - MARÇO/2016 - O circuito mais completo do parque! - Dicas, fotos, vídeos, relato


Posts Recomendados

  • Membros

6º DIA – ACAMPAMENTO DICKSON X ACAMP. LOS PERROS

598ddb3a17a41_6diax.png.e9a0aca2f4678cff67c3235d6c508a02.png

A noite anterior nos mostrou um pouco de algo que não tem teoria que descreva nem metodologia que diga como deve ser feito. Reciprocidade, companheirismo, partilha... Sem explicações nenhuma, apenas acontece.

 

Vimos desconhecidos se auxiliando na montagem de suas barracas, outro indo buscar um pedaço de gelo no rio para colocar no calcanhar de uma trekker que parecia ter uma bola de tênis sob a pele... Ouvimos histórias e estórias ao redor de uma pequena mesa onde nada era de fulano ou beltrano... Não havia "o meu biscoito" ou "a minha fatia de pão", tudo era de todos mesmo sabendo que ainda teríamos mais 3 dias difíceis pela frente.

 

Como diria o escritor Luciano Azevedo, perdemos a capacidade de nos admirarmos com aquilo que faz da vida o lugar da festa; a festa do encontro cotidiano, da partilha da vida e dos passos que ficam pelo caminho. Lemos O Pequeno Príncipe e esquecemos de sua mensagem, embora seja urgente para os dias de hoje. Vale lembrar que, nesse livro, o ensinamento da raposa “só se vê bem com o coração” não é mero sentimentalismo, mas condição imprescindível para que sobrevivamos todos os dias nesta terra de granito. Ou recuperamos essa capacidade de nos encantarmos pela vida, pelo outro, por aquilo que faz nossos dias, ou nos perderemos todos juntos...

 

Enfim... Mais um inesquecível momento de reflexão e encontro que a viagem a Torres del Paine nos proporcionou.

IMG_9192.JPG.e6fed697780c41197ee44832b7f4ce8e.JPG

IMG_9211.JPG.83f2808b162e40936a7cc5c82b0f3bb6.JPG

O sexto dia seria relativamente tranquilo. Deixamos aquela planície majestosa cercada por árvores frondosas e a companhia do Lago e Glaciar Dickson para seguirmos nosso caminho. Seriam 11km pela frente e apesar do tempo nublado e da chuva fininha que caía, colocamos o pé na estrada.

GOPR2428.JPG.3141bfeaf07a7900060a446fd47fe897.JPG

GOPR2437.JPG.8c308c55764b469e53824053cc3990b1.JPG

IMG_9219.JPG.441c8185484707fa75d214d09189db2e.JPG

IMG_9226.JPG.6952555770def60cc76b547f0e03fdf3.JPG

IMG_9242.JPG.65de403454ec0e72c6329c31b17cdc9c.JPG

O percurso até o camping Los Perros é relativamente fácil já que por boa parte dele você percorre dentro de um bosque. As dificuldades ficam por conta de algumas subidas mais íngremes num chão escorregadio e enlameado e, posteriormente, no trecho em que a floresta de lengas fica para trás e, em campo aberto, os ventos patagônicos te lembram de onde você está ::ahhhh::

IMG_9234.JPG.0af3c9c95a316e57c4769f8b3347968b.JPG

IMG_9270.JPG.c1a575f4d6afc9c9e43459334dff3339.JPG

Detalhe, a proximidade com o Glaciar Los Perros e a altitude transmitem uma sensação térmica bem abaixo de zero aos viajantes... Por falar em "abaixo de zero", até neve nós encaramos nesse dia! ::Cold::

IMG_9281.JPG.8afc70b66e5d48719a985061d7b5383e.JPG

Conforme havíamos previsto, chegamos cedo ao camping Los Perros. Com uma estrutura simples, porém limpa e organizada, o acampamento conta com uma pequena cozinha coberta onde a turma se reúne para comer, se aquecer e papear.

IMG_9292.JPG.7933654d48d64f1f66cb972df3f8bfbe.JPG

los-perros-camping-05.jpg.02669034e5004acb556a78ee8a9bc612.jpg

Mesmo não estando tão cansados procuramos dormir cedo nesse dia haja vista que no seguinte encararíamos dois desafios: o famoso e temido Paso John Gardner, a travessia mais alta de todo o parque e o dilema de ficar ou não no Acampamento Paso (na dúvida teríamos que acordar bem cedo porque se decidíssemos ir adiante poderíamos correr o risco de chegar, novamente, de noite no destino).

 

Até lá!

 

RESUMO DO DIA:

6º dia: Acamp. Dickson – Acamp. Los Perros

Distância: 11 km

Total: 110,5 km

Tempo: 6h

Vídeo-relato do dia:

Link para o comentário
  • Respostas 52
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

A TODOS, ME DESCULPEM!

 

Talvez por falta de atenção, enfim, o 7º dia foi publicado antes do 6º ::dãã2::ãã2::'> ::essa::::putz:: e agora não consigo desfazer essa ordem... Se alguém puder me ajudar... :cry::cry::cry::cry:

 

Perdão pela bagunça e pelo amadorismo! Espero que não comprometa na compreensão do relato!

 

Abraços e obrigado a todos pela paciência!

Link para o comentário
  • Membros

Que nada, o relato está ótimo, é só um detalhe.

 

Um administrador deve ter outro método, mas eu sugeriria editar o post fora de ordem colocando uma simples observação da alteração na sequência de leitura.

Ou, abrir o post para editar, selecionar todo o texto no modo de edição e colar no bloco de notas, depois recortar e colar na edição da ordem cronológica.

 

Enfim, nada que atrapalhe acompanhar o relato!

Link para o comentário
  • Membros

Ola!

Parabéns pelo excelente relato!

 

Uma dúvida: vc disse que o aluguel da barraca fica em torno de 7000 pesos por dia. Estou pensando que talvez compense mais eu comprar uma barraca na decathlon do que alugar. Alugar pelos 4 dias que vou ficar em TDP vai ficar praticamente o mesmo preço dessa aqui:

 

http://www.decathlon.com.br/camping/barracas/barracas-1-a-3-pessoas/barraca-de-trilha-arpenaz-2?skuId=1765635

 

Mas o que você acha a respeito da qualidade com relação a resistência aos fortes ventos? Uma barraca "comum" suporta ou as da patagônia são mais reforçadas?

Link para o comentário
  • Membros
Ola!

Parabéns pelo excelente relato!

 

Uma dúvida: vc disse que o aluguel da barraca fica em torno de 7000 pesos por dia. Estou pensando que talvez compense mais eu comprar uma barraca na decathlon do que alugar. Alugar pelos 4 dias que vou ficar em TDP vai ficar praticamente o mesmo preço dessa aqui:

 

http://www.decathlon.com.br/camping/barracas/barracas-1-a-3-pessoas/barraca-de-trilha-arpenaz-2?skuId=1765635

 

Mas o que você acha a respeito da qualidade com relação a resistência aos fortes ventos? Uma barraca "comum" suporta ou as da patagônia são mais reforçadas?

 

 

Juliane,

 

O custo benefício parece ser bastante vantajoso, a barraca possui boas especificações (peso, tamanho, etc) com preço bastante atraente. Somente daria uma pesquisada nos foruns específicos e reviews disponíveis na internet para verificar se a barraca entrega o que promete em termos de usabilidade. Uma coisa que observei é que a impermeabilidade dela é "muito baixa"! :(

 

Não sei se vc pretende comprar ou alugar, porém, não se esqueça de verificar Isolante Térmico e Saco de Dormir. São tão importante quanto a barraca, principalmente em lugares frios como a Patagônia. Considere o período em que você pretende viajar e veja a especificação dos equipamentos. Normalmente a mulherada sente um frio danado...

 

Estou planejando minha viagem para TDP no início de Novembro (não quero pegar o parque tão cheio...). Em meu caso, com certeza terei que comprar outro saco de dormir! ::putz::

 

José Grossi

Link para o comentário
  • Membros
ótimo relato, completíssimo! as fotos também estão muito legais!

no aguardo dos próximos capítulos :)

 

Ei "mmClarissa"! Que bom que esteja gostando! Como eu havia dito num outro comentário, o único objetivo desse meu “atrevimento” como escritor aqui do fórum é contribuir e incentivar as pessoas a conhecer esse paraíso chamado “Torres del Paine”!!

 

Obrigado pelo elogio! Precisando de alguma dica é só mandar um sinal de fumaça por aqui ou pelo blog ok?! Dúvidas, orientações, sugestões… Terei o maior prazer em ajudar!

 

Abração

Link para o comentário
  • Membros
Que incrível!!! Espero um dia ter a oportunidade de fazer uma trip desse nível (não é falta de coragem é de money mesmo kkkk)...

Vou continuar acompanhando ansiosamente pelas próximas postagens!

Saaalve "morettivinicius"! Tudo tranquilo meu amigo?!

 

Rapaz... Fico aqui na torcida para que consiga levantar essa grana p. conhecer esse paraíso irmão! E te digo mais, dependendo de quanto vc esteja disposto a gastar e/ou do conforto que você considera "aceitável", essa trip pode sair muito mais barato do que você imagina ::otemo:: !

 

Qualquer coisa já sabe né?! No que eu puder ajudar... Conte comigo! ::tchann::

 

Forte abraço!

Link para o comentário
  • Membros
Rafa,

 

Estou pensando em utilizar este seu relato como base para uma viagem ao TDP, só não consigo me programar com antecedência devido as características de meu trabalho, porém, tentarei evitar período de alta temporada e alta temperatura, pois, me adapto melhor ao frio.

 

Gostaria de saber se existem refeições disponíveis em todos os campings relacionados. É muito interessante ter a opção de não ter que carregar utensílios, fogareiro e os alimentos a serem preparados, mas, só rola de houver refeições em todos os campings.

 

Se puder me ajudar a tirar essa dúvida, ficarei muito grato! ::otemo::

 

J Grossi

Bom dia "J Grossi"!

 

Antes de qualquer palavra irmão, desculpe o atraso na resposta dos seus comentários ok?! De coração… Tive uns probleminhas pessoais e profissionais que me obrigaram a deixar o fórum um pouco de lado :cry: , espero que compreenda :|

 

Não acontecerá novamente ::hãã:::P rsrs

 

Mas vamos ao que interessa!

 

1º: Show a ideia de fugir da Alta temporada! Nessa trip que fizemos ouvimos alguns comentários sobre a "superlotação" e o "caos" no Parque por conta do excesso de pessoas. Para você ter uma ideia, existia inclusive um comentário fortíssimo rolando por lá de que haveria limitação de visitantes no Parque durante a Alta temporada devido aos danos ambientais que o excesso de gente estava causando na fauna e flora local :o ... Não sei te dizer se isso procede mas ouvi vários guardaparques falando sobre isso nos campings.

 

2º: Segue aí um resuminho que fiz para tentar te ajudar com a relação dos locais onde eu tenho certeza de ter visto pequenas mercearias que vendiam cerveja, vinhos, leite, biscoitos, macarrão, atum enlatado, bolo, etc e, em destaque, onde tinha, além de tudo isso, restaurante:

 

Acampamento italiano: NÃO

Los Cuernos: SIM (restaurante também)

Las torres: NÃO

Serón: SIM (restaurante também)

Dickson: SIM(restaurante também)

Los Perros: SIM

Acamp. Paso: NÃO

Refúgio Grey: SIM (restaurante também)

Refúgio Paine Grande: SIM (restaurante também)

 

Todo camping administrado por empresas particulares (Fantástico Sur e Vertice Patagônia) no Parque tem a opção de se alimentar por conta deles (exceto o Los Perros que é muito isolado). É possível você montar um roteiro para as trilhas ficando especificamente nesses refúgios, ou ainda, optar por contratar apenas os serviços de alimentação ou guia separadamente. Fora que todos esses campings que eles administram tem também quartos compartilhados, banheiros e chuveiros com água quente, energia elétrica e lojinha de conveniência.

 

Acho que era isso né?! Se precisar de mais alguma dica, sugestão, informação, etc. é só falar ok?! Prometo que tentarei ser mais rápido na resposta! ::otemo::

 

Abração!

Link para o comentário
  • Membros

Gostaria de saber se existem refeições disponíveis em todos os campings relacionados. É muito interessante ter a opção de não ter que carregar utensílios, fogareiro e os alimentos a serem preparados, mas, só rola de houver refeições em todos os campings.

 

Pelo que vi lá e tentando imaginar o seu roteiro aqui me atrevo a dizer que, caso esteja disposto a pagar por esse conforto a mais, sua mochila pode se resumir a roupa, água, kit de primeiros socorros, alguns outros detalhes e quitutes como frutas secas, barrinhas de cereais ou proteína, atum, etc. para comer durante a caminhada. Nem saco de dormir ou barraca você se preocuparia em levar. ::otemo::

 

Só 2 Detalhes:

1. Os lanchinhos aí de cima também nem precisam estar acumulados na mochila... Você pode levar só o necessário pro dia e chegando no camping compra as guloseimas do dia seguinte (só não se esqueça do camping Los Perros ok?! Apesar de poder alugar barraca, saco de dormir, etc, lá não tem fogão nem restaurante... No máximo uma mercearia bem humilde).

2. Lembra que falei lá nos primeiros posts que os preços no Parque são beeeeeem maiores do que os praticados na cidade?! Avalie se não vale a pena levar alguma coisa ou se, de fato, você está disposto a comprar tudo em Torres del Paine mesmo! :wink:

 

Até!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...