Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Respostas 403
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Florisba:

 

Em Praia Grande há mais opções de hospedagem no centro da cidade mais baratas que o refugio ecologico,a desvantagem é que estarás mais distante dos canions.De qualquer maneira não existe transporte coletivo publico para os Aparados da Serra, ou seja tu terás que contratar o passeio com alguma agência local.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Pessoal

Vou me permitir fazer uma pequena correção na mensagem do Mihaelo. Apesar do Refúgio Pedra Afiada ser um lugar muito bonito e transado (já passei um fim de semana lá) a diária mais barata é de R$ 90,00, na baixa temporada e em dias de semana (na baixa em fins de semana já vai a R$ 120,00), como pode ser visto no site deles.

Esta diária não inclui o almoço e os passeios que são cobrados à parte. Mas tirando a questão grana, de fato, é um lugar super bonito.

Josué

 

mensagem postada pelo membro JOSUE

 

Oi gente.

Eu acho que o Canyon mais bonito de todos é o Fortaleza, especialmente por que tu pode fazer a trilha sozinho, não paga ingresso e não é visitado. No Itaimbezinho até a mais básica das trilhas tem que ser acompanhado por um guia (no meu caso tive uma pessima experiência pois o guia não parou de falar um segundo, mesmo depois de eu pedir-lhe um pouco de silêncio, enfim...). O Fortaleza fica um pouco mais distante, mas definitivamente compensa. Um grande toque é o seguinte: ao chegar no rio, onde se tem uma visão para a parte interna do Canyon, cruze-o por sobre as pedras (não é difícil, mas é preciso cuidado, claro). Na outra extremidade começa uma trilha que leva até a Pedra do Segredo que é uma enorme formação que fica como que equilibrada. Além disso, a visão do outro lado do rio é fantástica.

Bons passeios.

Josué

 

mensagem postada pelo membro tiojosé

 

Alguém teria dicas sobre trilhas já conhecidas ou alternativas no canyon dos Aparados da Serra-RS??

 

 

 

mensagem postada pelo membro Mr_Sandman

 

Cara

Nos aparados tens inumeras trilhas...

Se vc nunca foi recomendo q procure um guia em Cambará.

Se quiser ir sem guia podes perguntar pela trilha de cima do malacara ( caminhada no campo, super leve ) ou pelo rio malacara até o poço ( tambem leve ).

No Itaimbezinho tens 2 trilhas bem estruturadas q até perdem a graça.

Tem a trilha do rio do boi mas essa até hj não consegui fazer devido ao mau tempo.

Valeu.

 

mensagem postada membro Editor luckylu

 

Gostaria de saber se alguém tem o conhecimento dos dias da semana em que o parque nacional (que dá acesso ao cânion do Itaimbezinho) está aberto, visto que uma vez fui até lá e não pude entrar pois naquele dia não abria....

Obrigado

Luciano

 

mensagem postada membro tita

 

Olá...

 

Os dias de visitação para o Parque aparados da Serra são de Quarta a Domingo.Parece que nos feriados também abre. Para ter certeza ligue para la perguntando((54) 251-1277 ou 251-1262):

"http://www.bemtevibrasil.com.br/aparados.html"

 

Um abraço

Tita

 

 

mensagem postada membro Editor Luckylu

 

Obrigado Tita....

Vc conhece a região???? Sabe se vale a pena visitar os outros cânions ou o Itaimbezinho é mesmo o mais bonito????

Beijos

Luckylu

 

 

mensagem postada pelo membro Tita

 

Oi

 

Olha eu não conheço muito bem a região, na verdade eu fui ao Itaimbezinho saindo de Torres(RS) numa excursão de um dia. Fomos por Praia Grande (SC). Fizemos no Itaimbezinho a trilha do Vértice - 1,5 Km e trilha do cotovelo - 6 Km)e fomos ao Malacara por seu interior(parte de baixo, pelo rio) até umas piscinas naturais e visitamos uma cachoeira que não lembro o nome onde geralmente o pessoal faz rapel. Acho que vale a pena visitar tudo já que vc vai p/ lá. Acho que as trilhas que não estão demarcadas no parque só pode fazer com guia, algumas foram fechadas pelo IBAMA pq eram muito perigosas(pelo menos qdo eu fui, em Jan 2003)na época de cheias e chuvas o rio pode encher e o pessoal se perde ou fica preso. As cidades de Praia Grande e Cambará(entradas do parque) são bem pequenas mas tem algumas pousadas.Acho que tem uma dentro do parque , tem uma tb no meio do Malacara por onde a gente começou a trilha no rio "http://www.pedraafiada.com.br"

Acho que é isso...

Um abraço...

Tita

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

Oi pessoal,

 

fui p/ o RS em set/2005 e adorei. Fiquei em Gramado, encontrei uns amigos, alugamos um carro e fomos p/ Cambara. Alugar um carro é bom, pq vc fica a vontade, faz o seu proprio roteiro e no meu caso, ficou em conta, pois rachamos em 5. Como eu tinha apenas 1 dia p/ ver os 2 parques, nós corremos um pouco. Dei sorte, pois o tempo tava bom, o ceu tava meio encoberto, mas deu p/ ver bem os canions. O q nao deu p/ ver mto bem, foi o litoral d santa catarina, do fortaleza. A gente foi s/ guia. Eu imprimi mapas, as trilhas, todas as informacoes q encontrei na internet e fui p/ la.

 

a gente fez o aparados da serra d manha e o serra geral a tarde, mas depois fiquei sabendo q era melhor fazer o contrario, pois o tempo fecha + rapido do lado do serra geral. Como a gente nao tinha tempo a gente fez o basico.

 

No Aparados da Serra (ingresso +ou- 6,00), a gente parou na sede do parque, recebemos um folheto e vimos uma maquete dos parques (eu tenho uma foto da maquete, se quiser eu envio). Fizemos as 2 trilhas do itaimbezinho (cotovelo e vertice). As trilhas estao bem demarcadas e é facil seguir. A trilha do Rio do boi leva 7 h e precisa d guia, ela faz o itaimbezinho por baixo, a gente nao fez. Tem outro canion la, o Faxinalzinho, mas o acesso é dificil, acho q precisa d guia e poucas pessoas fazem uma trilha por la. A gente tb nao foi nesse.

 

No serra geral, tem o famoso canion fortaleza. Tem uma entrada, mas nao é cobrado ingresso. As trilhas nao estao demarcadas, mas o pessoal da entrada da umas dicas. A trilha do Fortaleza é facil, eles indicam onde parar o carro e depois vc segue a pe ate uma subida, de la vc tem a vista do famoso cenario q foi usado p/ varios comerciais. Entao vc desce, pega o carro, se eu me lembro vc volta um pouco e para perto d uma ponte/rio. Nao tem indicacao nenhuma, mas logo vc ve uma trilha no meio do mato, marcada pela passagem das pessoas. entao vc anda um pouco e chega na cachoeira do Tigre Preto, na verdade vc ta por cima da cachoeira, onde o rio despenca. infeliz/te a gente voltou nessa hora, pois apesar d ser apenas 16:00 h o tempo estava fechando, parecia q ja tava anoitecendo. Mas se a gente continuasse, passasse por cima das pedras, chegava do outro lado do rio, onde a trilha continua e se tem uma vista de frente da cachoeira e depois andando + um pouco, chega na pedra do segredo.

 

alem do canion fortaleza existe o malacara, o churriado e o canion dos indios.

Se nao me engano o unico modo d chegar ao canion churriado é fazendo a "trilha Cânion Malacara-Churriado-Fortaleza", pois o churriado fica no meio. De acordo c/ http://www.bemtevibrasil.com.br/serrageral.htm essa trilha esta fechada a visitação por determinação do IBAMA. A trilha comeca perto da entrada do outro parque, se vc seguir p/ um lado tem o itaimbezinho, se seguir p/ o outro lado vai dar no malacara e depois no churriado e ainda + p/ frente vai dar no fortaleza. Trilha bastante longa, precisa d guia, a gente nao fez.

 

Tb tem a trilha do Malacara por baixo e a trilha do canion dos Indios, q sao classificadas como facil e nao precisa d guia, mas infeliz/te a gente tb nao fez.

 

Todas as descricoes dessas trilhas e dicas estao no site citado acima.

 

Pretendo voltar um dia e fazer as trilhas da pedra do segredo, do Malacara por baixo e dos Indios, q sao + simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

Amigos,

 

O passeio até o Malacara pode ser feito a partir do Fortaleza (13Km), ou a partir da portaria do Itaimbezinho (8,5Km). Ambas são permitidas, entretanto o que é proibido é pernoitar na borda, ou mesmo no interior do canyon. O que é lamentável. Uma noite estrelada e fria (já peguei -5°C neste local), com o canyon cheio de nuvens aos seus pés é um espetáculo inesquecível.

Desta forma, o passeio a partir do Itaimbezinho se mostra mais adequado, pois, facilmente se retorna no mesmo dia.

Há pessoas que arriscam burlar a vigilância do IBAMA e acampar por lá. às vezes dá certo, outras, não. Se vc for dos primeiros, não esqueça de levar um "presentinho" para o caseiro da fazenda Malacara (uma boa pinga ajuda bastante).

Se vc não tem conhecimentos de cartografia e bússola, ou sabe usar um GPS, evite fazer qualquer destes passeios sem um guia. Eu já fiz muitas vezes e sei o quanto é facil perder-se na neblina e na mesmice das coxilhas que se atravessa. O vento úmido que vem do mar se condensa rapidamente nos Aparados da Serra e a coisa fica preta, digo, branca, completamente branca. Não se enxerga mais do que 10 metros à frente.

Quanto ao canyon da fortaleza, pode-se acessá-lo de carro e fazer lindas caminhadas por ai, mas, também ai, não se pode pernoitar.

Qualquer coisa é só prender o grito.

 

Abração

 

Paulo Mota

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Kekka,

 

Sobre ir de ônibus. Até Cambará do Sul, tudo bem. Daí, até os canyons vc contrata um dos guias da cidade, ou apenas, o transporte, se for acampar, caminhar, ou sei lá o que. Acho que não se pode acampar por agora.

Até o Fortaleza: 27Km

Até o Itaimbezinho: Uns 15Km

Até o Malacara: 15Km até o Itaimbezinho + 8,0Km de caminhada.

Na praça principal tem uma Casa de Cultura muito organizada com toda a relação dos serviços de turismo da cidade (guias, pousadas, etc).

Os horários de ônibus, a aprtir de Porto Alegre, são esparsos e a viagem demora um montão (umas 6 horas).

Se vc quiser fazer um passeio legal, com rappel e tudo mais, tem uma galera em POA que organiza e te leva de camionete.

Abração

Paulo Mota

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros de Honra

Galera... achei legal esta matéria e estou postando-a. Espero que seja útil...

 

Pura beleza entre os paredões do Sul

 

Prepare-se para conhecer os cânions exuberantes que contornam Aparados da Serra e Serra Geral

 

Camila Anauate

 

CAMBARÁ DO SUL - Não é exatamente uma pedra afiada, como sugere o nome Itaimbé em tupi-guarani. O cânion do Itaimbezinho é, sim, uma muralha natural de 720 metros de altura que se estende por seis quilômetros. Imponente, deixa boquiabertos os visitantes do Parque Nacional de Aparados da Serra, na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

Essa região no Sul do Brasil é composta por inúmeros paredões de pedra que mais parecem rachaduras no relevo das coxilhas, típico da planície gaúcha. Para se ter uma idéia da grandiosidade, os cânions chegam a 900 metros de altura. São mais de 60 na região, que também inclui o Parque Nacional da Serra Geral. Os mais famosos, além do Itaimbezinho, são o Fortaleza e o Malacara.

 

O principal acesso às paisagens é Cambará do Sul, a 200 quilômetros de Porto Alegre. Lá estão as melhores opções de hospedagem e os serviços de guia. Do lado catarinense, a cidade de Praia Grande é ideal para visitas à parte baixa das formações geológicas milenares.

 

TRILHAS

 

O Itaimbezinho está a 80 metros do centro de visitantes do parque e pode ser visto a partir de trilhas. A do Vértice é a mais curta, com 1,4 quilômetro, e tem nível de dificuldade leve. Durante a caminhada de 45 minutos, os turistas podem observar a cascata das Andorinhas.

 

Quer um pouco mais de emoção? Experimente, então, a Trilha do Cotovelo: duas horas de trekking passando pela Cachoeira Véu da Noiva. Eis a vista clássica do Itaimbezinho.

 

Para os radicais, a Trilha do Rio do Boi é uma caminhada pesada de sete horas por dentro do cânion, com trechos pelo leito pedregoso do rio. Quando chove muito e o nível do rio sobe, a aventura é cancelada.

 

SERRA GERAL

 

É no vizinho Parque Nacional da Serra Geral que estão os cânions Malacara e Fortaleza, atrações também imperdíveis. Apesar de a infra-estrutura ser mais modesta, Serra Geral não perde em beleza para Aparados da Serra.

 

Com 7,5 quilômetros de extensão, o Fortaleza é o maior cânion da região. E, para a consultora de recursos humanos Carolina Camba, de 31 anos, o mais bonito também. “É de uma magnitude indescritível”, diz. Se o tempo ajudar, dá para ver de lá a planície litorânea de Santa Catarina e até o mar que lambe a cidade gaúcha de Torres.

 

Duas trilhas fáceis levam até o Fortaleza: a do Mirante e a da Pedra do Segredo. Já para encarar Malacara é preciso coragem e muito esforço físico. O percurso tem oito quilômetros e dura quatro horas. Segundo o guia Marcelo Ferreira, da Associação de Condutores (0--54- 3251-1320), as trilhas guiadas custam R$ 35 para grupos de até cinco pessoas. Se a turma for maior, cada um paga R$ 7.

 

O Parque Nacional de Aparados da Serra (0--54-3251-1277) funciona todos os dias, das 9 às 17 horas. Entrada a R$ 6 e estacionamento a R$ 5.

 

O Serra Geral (0--54-3251- 1277) funciona de quarta a domingo, das 9 às 17 horas. Ingressos: R$ 6.

 

COMO IR

A tarifa mínima para os trechos de ida e volta entre São Paulo e Porto Alegre custa R$ 258 na Gol (0--11-2125-3200), R$ 260 na Ocean Air (4004-4040), R$ 318 na Varig (0--11-4003- 7000), R$ 319 na TAM (4002-5700) e R$ 338 na BRA (0--11-3017-5454).

De Porto Alegre a Cambará do Sul são 200 quilômetros.

 

ONDE FICAR

Diárias para duas pessoas.

Pousada Pôr do Sol (0--54-3251-1290): R$ 70, com café da manhã;

Pousada das Corucacas (0--54-3251-1123): R$ 140, com meia pensão;

Pousada Estalagem da Colina (0--54-3251-1746): R$ 152, com café da manhã; Parador Casa da Montanha (0--54-3504-5302): R$ 350, com meia pensão.

 

QUANDO IR

A melhor época é no inverno, de maio a agosto, quando a visibilidade é maior.

 

SAIBA ANTES

Só faça as trilhas com guias credenciados e não se esqueça de levar repelente.

 

Fonte: estadao.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Este final de semana estivemos em Cambará do Sul para visitar a parte de cima dos canyons Itaimbezinho e Fortaleza...

 

Saimos de Balneário Camboriú as 21:00 da sexta-feira já sabendo que teria um desvio no trecho, visto que, devido às chuvas a Serra do Faxinal pela estrada de Praia Grande/SC estava interditada.

 

Devíamos entrar em Osório, mas desatento acabei indo até Gravataí o que acrescentou cerca de 200km ao meu trajeto.

 

Chegamos em Cambará do Sul às 4 da matina...

Como havíamos reservado um quarto na Pousada Pôr-do-Sol, só tivemos o trabalho de acordar o Rogério, dono da pousada.

 

Na manhã de sábado fomos até o Canyon Itaimbezinho, no Parque de Aparados da Serra, que fica aproximadamente 15km de Cambará...

A estrada não é muito boa, muitos buracos e pedregulhos, saiba que seu carro sofrerá um pouco...

A entrada custa R$6 por pessoa e o estacionamento é R$5. O legal é que o carro fica bem pertinho das trilhas.

A trilha do Vértice é a mais curta... em 1 hora vc pode ir e voltar...

Já a trilha do Cotovelo é mais comprida, pois tem uma estrada até o mirante; não tivemos a mesma sorte que nesta trilha, pois pegamos uma forte chuva... ainda bem que foi depois do mirante.

 

Como não podíamos visitar a parte de baixo do canyons, fechada devido as chuvas, decidimos visitar o cânyon Fortaleza no domingo de manhã.

 

No sábado a noite fomos jantar no Restaurante Costaneira... a comida não é lá aquelas coisas, mas o visual rústico convida vc ao menos para conhecer o local.

 

Infelizmente na madrugada de domingo choveu muito, e contribuiu para que Serra Geral ficasse sob neblina.

 

Fomos do mesmo modo para Fortaleza... a estrada é tão ruim quanto o Itaimbezinho... mal enxergavamos, e tivemos que fazer as fotos no topo do cânyon mesmo com muita neblina.

 

Como este passeio foi curto, acabamos indo fazer tirolesa e um passeio de quadriciclo que é uma verdadeira aventura no Mala & Cuia Eco Adventure.

 

Voltamos as 19 e30 para Balneário Camboriú por um outro trecho, que passava por Timbé do Sul, Turvo e por final em Ararangua...

A estrada tmb não é nada boa, tem mais de 100km de estrada de chão, com muito pedregulho, sendo uma região serrana.

 

Felizmente chegamos bem e já estamos prontos para outra...

 

Quem quiser ver algumas fotos, podem acessar meu multiply...

 

A propósito, vale a dica de hospedagem, pois a pousada em que ficamos tem, segundo o Guia Quatro Rodas, o menor custo benefício...

Falem com o Rogério, que é o dono, peçam ainda para ele contar como foi integrante da Casa das 7 Mulheres, além de seus 3 segundos de fama na tv...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...