Ir para conteúdo

É possível viver mochileiro?


Posts Recomendados

  • Membros

Concordo com o pessoal que disse que se vc investir um pouco mais terá como ficar mais tempo nos locais, para as mulheres isso fica um pouco mais fácil, no meu caso pretendo em 2013 ficar 1 (ano no mínimo) no canadá trampando de au pair...o que por agencias especializadas nao custa nem 3.000 reais, e lá ainda tem como estudar no tempo que vc tem livre...mas essas agências de intercâmbio acredito que podem ser um start inicial para vc maya,pq vc irá recuperar o dinheiro que irá investir e de lá só deus sabe o que pode acontecer, geralmente pacotes para trabalhar lá sai em torno de uns 8 mil reais, mas isso vc recupera rapidinho trabalhando lá...

No mais se alguém tiver interessado ano que vem pretendo passar 1 mês na europa de mochilão msm... pretendo ir para alemanha-holanda-espanha-moscou e são petesburgo, se alguém se interessar é só falar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Agora são 4:05h da manhã (horário de Brasília) e já fazem quase 5 horas que estou lendo esse post maravilhoso (Que aliás ainda não terminei de ler, acho que vou deixar para amanhã rsrs). Anyway, Como é gostoso conhecer as histórias de cada um seus desafios, perrengues, desejos, aventuras, fracassos ou qualquer outra coisa que nos faça aprender, refletir, crescer e se reconhecer no outro.

 

Em relação a questão do post: É possível viver (como um) mochileiro?

Eu diria que SIM, é possível mas essa possibilidade não é para TODOS.

Como dito por vários aqui, a vontade TODOS têm, porém POUCOS realmente têm a coragem

de seguir isso adiante. Ou seja, isso é uma questão pessoal de quão corajoso você seja.

 

Tenho 20 anos e também sinto essa "inquietude" do nosso colega autor do post.(Não lembro se

foi essa a palavra usada por ele). ::lol3::

E as pessoas me dizem: Ah, mas você é jovem demais, tem a vida toda pela frente.

Ai eu me pergunto, SERÁ? :!: Será que vale a pena ESPERAR? :!: esperar que passe 1 mês,

1 trimestre, 1 semestre, 1 ano ou 1 década?

 

Faz + - 1 ano atrás fiz minha matrícula no curso de comissário de vôo (Opá, um trabalho onde

eu possa viajar ao mesmo tempo. Isso não é maravilhoso? SIM, embora seja MUITO trabalho também)

Terminei o curso e passei na tão temida prova da ANAC fazem 2 meses. Estou agora na expectativa

de uma ligação de alguma companhia área me chamando para a seleção. Às vezes me pergunto: Quando irá

terminar essa espera?. Essa espera está pior que aquela no dentista, onde parece que você será o último da lista

e a TV e o café no copinho de plástico já não surtem mais o efeito de "passa-tempo" para que você pense em outra coisa a não ser quando VOCÊ será chamado. Aqui fico torcendo para ser o próximo da lista. =S

BUT

CADA MOMENTO DA NOSSA VIDA É VALIOSO E DEVEMOS APROVEITÁ-LOS SEM MODERAÇÃO.

 

Enquanto à mim? Ah, ficarei "esperando" até Março do próximo ano(Esperando "viajando claro" ::hahaha:: ) e se não acontecer nada já tenho o meu plano B. Vou ficar um ano fora do país com a desculpa de aperfeiçoar o meu inglês e torcer para

que por lá encontre pessoas, suas histórias, oportunidades, uma luz e o "sustento" das minhas viagens mochileiras.

E assim sempre planejando qual será o seu próximo destino!

 

Nossa agora eu vou dormir porque já são 4:40am. ::lol3::

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eai galera,sou novo aqui no fórum,e estou disposto a viver disso! gostaria de algumas dicas principalmente de vocês já viajados do que é legal levar e qual o primeiro passo para iniciar este caminho além da vontade,acho legal postar nesse tópico pois me identifiquei bastante,com certeza darei uma olhada melhor nos outros tópicos e guias de mochileiros de primeira viagem,mais me sinto a vontade nesse,moro em curitiba e meu destino é ir por aí,acredito que Rio de Janeiro esteja previamente na minha rota,tá depois da mala feita com a possíveis dicas de vocês,qual passo seguir? sair de casa e...? eis minha questão que surge,sei que para vivenciar isso não se baseia em nenhum manual e sim no extinto de cada um de nós,mas só gostaria de saber o segundo passo além da enorme vontade e da mala feita,pegar um ônibus para iniciar? quem sabe...

ficarei eternamente grato a ajuda de cada um de vocês nesse início da minha nova vida e caminhada,''camelada'' haha abraços e beijos aho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

SIM!!! SÓ NÃO É POSSÍVEL, COMO EU TENHO VIVIDO ASSIM NOS ÚLTIMOS 7 ANOS!!!

 

Entrei hoje no fórum e já dei de cara com esse tópico maravilhoso! É legal ver as histórias, as inseguranças e as frustrações de cada um. Eu me lembro quando eu tinha 24 anos, e tinha recém me formado em Administração na faculdade. Os meus pais, amigos, familiares, todos achavam que eu tinha uma carreira brilhante pela frente; mas desde a adolescência eu já sabia que a minha alma pertencia ao mundo. Mas daí veio o baque: eu prestei um concurso público pro município só por prestar e acabei passando (sem estudar quase nada! até hoje não sei como, acho que o destino nos prega peças de vez em quando, hehe). Eu ia ganhar 8 mil por mês (grana pra caralho), sem contar que teria uma posição de respeito na minha cidade. A pressão de todos foi enorme pra aceitar, sem contar a insegurança normal que a gente sente quando queremos seguir um caminho diferente do que todo mundo segue. Mas, pra tristeza de todos (e alegria minha), eu recusei e viajei pra Itália, onde minha jornada que agora já dura 7 anos começou.

 

Já morei em muitos países da Europa, Egito e Estados Unidos. Já trabalhei de pedreiro, garçom, cozinheiro, lavador de carros, mergulhador PADI, figurante. E sempre que eu estive desempregado, o meu bom e velho sax me ajudou a sobreviver, tocando em locais públicos e turísticos pra ganhar uns trocados. Atualmente estou morando em Brisbane, na Austrália, e estou trabalhando na minha área, como gerente de um restaurante brasileiro. Mas não me aquieto, e já estou planejando ir morar em algum país latino (conheço pouco a América do Sul).

 

Pra quem tem dúvidas, a minha dica: LARGUEM TUDO SEM MEDO E VÃO SEGUIR OS SEUS SONHOS! EU NÃO ME ARREPENDO UM SEGUNDO DA VIDA QUE DECIDI LEVAR! CLARO QUE VÃO TER MOMENTOS QUE VCS VÃO PASSAR FOME, VÃO SENTIR SOLIDÃO, VÃO SENTIR VONTADE DE VOLTAR PRA CASA, MAS EU PREFIRO TER UMA VIDA "DIFÍCIL" VIAJANDO, ME DIVERTINDO E APRENDENDO A CADA DIA COM NOVAS EXPERIÊNCIAS DO QUE TER UMA VIDA "FÁCIL" TENDO QUE TRABALHAR 8 HORAS POR DIA NUM ESCRITÓRIO, E SÓ PODER SENTIR O GOSTINHO DA LIBERDADE UMA VEZ POR ANO NAS FÉRIAS! ENFRENTEM A PRESSÃO DA SOCIEDADE, A PRESSÃO DA MÍDIA, A PRESSÃO DOS PAIS, E SEJAM LIVRES!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Eai galera,sou novo aqui no fórum,e estou disposto a viver disso! gostaria de algumas dicas principalmente de vocês já viajados do que é legal levar e qual o primeiro passo para iniciar este caminho além da vontade,acho legal postar nesse tópico pois me identifiquei bastante,com certeza darei uma olhada melhor nos outros tópicos e guias de mochileiros de primeira viagem,mais me sinto a vontade nesse,moro em curitiba e meu destino é ir por aí,acredito que Rio de Janeiro esteja previamente na minha rota,tá depois da mala feita com a possíveis dicas de vocês,qual passo seguir? sair de casa e...? eis minha questão que surge,sei que para vivenciar isso não se baseia em nenhum manual e sim no extinto de cada um de nós,mas só gostaria de saber o segundo passo além da enorme vontade e da mala feita,pegar um ônibus para iniciar? quem sabe...

ficarei eternamente grato a ajuda de cada um de vocês nesse início da minha nova vida e caminhada,''camelada'' haha abraços e beijos aho!

 

Fala GMathias! Cara, isso vai depender muito de cada um... Bom, antes de sair de casa já é bom ter pelo menos alguma "bagagem"... Manjar um pouco no Inglês, ter uma grana guardada por segurança (não precisa ser muito), e ter um pouco de experiência em algum trabalho (garçom, barman, cozinheiro, qualquer coisa). No meu caso, eu sabia tocar saxofone, o que me ajudou muito a sobreviver nos momentos de desespero. Mesmo assim, não adianta: vc só vai aprender a se virar mesmo quando tiver na estrada. Na questão de achar emprego, não tem jeito; vc vai ter que procurar na internet, ver anúncios no jornal, conversar com as pessoas, e o jeito mais eficiente de todos, o famoso "de porta em porta", por exemplo, faz um currículo pra garçom e sai de restaurante em restaurante pedindo emprego, na maior cara de pau mesmo... Não pode ter medo... E quando tu viaja, tu vê como as pessoas são amigáveis! Pelo menos pra mim sempre teve um amigo pra oferecer o sofá pra dormir... Pequisa melhor no fórum e vc vai descobrir uns sites que as pessoas oferecem a casa pros outros mochileiros passarem a noite.

 

E essa história de "pra onde ir" depende muito de pra onde tu quer ir... Eu fui pra Itália quando eu larguei tudo pq eu sou descendente de italiano, daí isso facilitou na hora de fazer os documentos necessários pra morar e trabalhar lá. Se vc não tiver dupla cidadania fica um pouco mais complicado de rodar o mundo, mas sempre tem umas manhas pra vc consguir fazer os documentos. No Brasil um lugar que eu achei muto bom pra morar e viver durante um tempo foi PORTO SEGURO e seu vizinho ARRAIAL D'AJUDA, mas isso vai depender de ti. Espero ter ajudado, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sobre a pergunta que dá título ao presente tópico..... é possível sim, desde que se tenha renda para tanto.

 

Quem vive de renda pode se dar ao luxo de viajar sem se preocupar em trabalhar.

 

Quem não tem rendimentos que lhe permitam passar o resto da vida viajando sem trabalhar, ainda assim pode se dar bem como mochileiro, basta ter os contatos certos e uma certa aptidão para fotografia e textos.

 

Pode-se trabalhar como fotógrafo free lancer ou redator de textos para jornais, revistas e agências de publicidade. Assim, em cada destino, ter sensibilidade para captar um instantâneo ou escrever um texto pode render dividendos $$$.

 

Da mesma forma, pode-se trabalhar como garçon, passear com cachorros, varrer calçadas, cortar grama, limpar piscinas.

 

Conseguir entender e se fazer entender na língua do local onde se encontra é muito importante, por isto o mínimo que um mochileiro deve fazer é aprender espanhol e inglês, desta forma ele conseguirá se comunicar com facilidade na América, Europa, África e Oceania.

 

Apesar do caráter romântico da empreitada, sempre é bom lembrar que o mundo é duro, principalmente para aqueles que estão duros. ::lol4::

 

O sujeito pode passar fome, frio, muitas vezes terá de dormir em estações de trem, poderá ser assaltado ou ficar doente sem dinheiro para comprar remédios que em muitos países só são vendidos com receita médica, mas pensando bem, existe risco até mesmo quando atravessamos a rua em nossas cidades de origem!

 

De qualquer modo olhando por determinado prisma, irresponsável mas ao mesmo tempo idealista, para que se importar com estabilidade e segurança se a vida é uma louca aventura da qual nenhum de nós conseguirá sair vivo? ::otemo::

 

Boa sorte!

 

::carai::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

ja conheci, varias pessoas que "vivem uma vida mochileira ", o guaxinim disse uma coisa bem clara e que presencio, a maioria das pessoas que vivem assim, podem ate passar apertos, mas na realidade tem condicoes financeiras e uma casa pra voltar ::cool:::'>

 

nada contra nao, se uma pessoa tem condicao, poxa tem que aproveitar mesmo ::cool:::'> , mas pare de 'bancar um status " do que nao eh.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...