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Em 12/09/2017 em 23:23, J_K disse:

Cara o que estou mais impressionado é com as fotos, você disse que levou uma semi profissional.

Que câmera é essa? Ou essa qualidade toda é edição?

Ficaram muito show as fotos.

Invista na carreira de fotógrafo.

Estou acompanhando o relato e tomando minhas notas.

Parabéns!

é semi, eu não achei tão boas, claro que estão melhores depois de uma edição (sempre).

preciso mesmo entrar num curso, deixei de fotografar muita coisa. mas vlw pelo elogio e dica, logo mais terá mais um dia no relato, ta fods organizar

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Dia 10 - 12 de Maio de 2017
Arica x Tacna x Arequipa e...
...ou dorme ou vai participa da farra!
 
Cheguei em Arica às 6h45. A intenção era ir ao mirante e conhecer a orla. Mas como já estava cansado e o dia seria de mais estrada, resolvi já continuar.
Sai da rodoviária e fui ao terminal de táxi, que fica do outro lado da rua.
 
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Você irá ser abordados por vários taxistas oferecendo a viagem, aconselho a pegar dentro do terminal, por segurança. 
Aqui dentro você terá 2 opções: Ir de ônibus, com seus quase 40 passageiros ou de táxi, com 6 pessoas. Táxi sairia mais caro mas era no esquema lotou-saiu. E é super rápido, mal cheguei e o carro já estava completo. Daí vem o cagaço: o motorista te pede o passaporte e tu entrega né. E ele some. Depois volta graças ao nossinhô com o papel da aduanda praticamente preenchido.
 
A viagem aqui não é demorada. O táxi saiu as 7h15 e as 8h já estava na fronteira - Chacalluta.
Dai fiquei na fila e foram chegando vários táxis e a fila foi aumentando. Deu um horário que iria abrir os guichês de um outro lado. O taxista veio e chamou os passageiros dele para irmos para lá. Era um corre corre e uma gritaria de "respeitem a fila, respeitem a fila". Chegando lá os próprios taxistas se organizaram. Cada taxista ia no guichê com seus passageiros. Aqui era pra dar saída e tchau-obrigado-até-um-dia Chile.
 
Já muda seu relógio, diminua 2 horas.
Só anotei os horário no diário e quando fui escrever esse relato, fiquei louco porque nada estava batendo, claro, esqueci da diferença no horário.
 
Entramos no carro e 5 minutos depois. Desce, pega a Jacinta e vamos passar para o Peru, carimbar nossa entrada.
O taxista fica esperando do outro lado, e toca botar a Jacinta novamente no bagageiro. Nessa hora eu nem sabia quem era mais o motorista. Já estava todo mundo igual. Quem eu segui foi uma senhora que estava sentada ao meu lado no táxi.
E daqui seguimos para a rodoviária.
 
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 foto: rodoviária de Tacna
 
Até que estava calma a rodoviária, mas era cada um te abordando pra vender passagem e você querendo chegar em algum guichê, ficam te enchendo mesmo o saco, e não gravam tua cara, você passa 10x na frente do cara e ele te enche o saco as 10x.
 
Aqui agora iremos usar soles. Como não tinha, SIMBora cambiar. No fundo da rodoviária ficam várias pessoas com seu banquinho e sua mesinha. E pesquise, pode perguntar em uma e dar um passo e perguntar na outra que o preço muda.
Feito câmbio comprei passagem para Arequipa no guichê da Vivitor Travel Agency pela empresa de ônibus Moquegua no valor de 20s. Eles deixaram aguardar ali mesmo e forneceram o wifi. Mas não aconselho comprar em agência (to pegando raiva de agências). Descendo nesse terminal, atravesse para o outro e compre diretamente das empresas de ônibus, estava 5s mais barato.
Pague a taxa terminal, não esqueça, paguei 2s.
 
Como tinha tempo fui procurar o que comer. Os quiosques na parte superior era estoque de mantimentos, só era mercadoria chegando.
Parei num restaurante e fui tomar o desayuno. Fiquei admirando o balcão de vendas, na verdade eu fiquei admirando os preços. É muito barato. O absurdo que pagamos no Brasil pelo mesmo refrigerante lá é absurdamente absurdo.
Pedi café com leite e pão com ovo. Era literalmente pão e só com ovo. Assim, seco mesmo. Até repeti: 1o porque estava com fome e 2o porque era mesmo muito barato.
 
Chegada a hora do embarque o bus sai da rodoviária do outro lado da rua. Aqui há uma agência da Monquegua. E aqui vi que paguei mais caro na passagem por causa de uma rua de diferença. Enfim, lição que aprendi: Ao comprar passagens, procure a própria agência da empresa. FUJA de agências intermediárias.
 
Despachei Jacinta, subi no buse e não tirei os olhos dela, o medo dela ser sequestrada ou esquecida era grande. Conheço alguém que chegou ao destino sem sua mochila porque a empresa não despachou. Beijo Ana. :D
 
Às 8h30 partimos, sentido Arequipa. Meia hora depois paramos na aduanda de Tomasiri. Não lembro de ter lido em alguém relato sobre ela. Mas sei que todos desembarcam, pegam suas malas, passam para o outro lado e esperam o ônibus atravessar. Não nos revistaram, Será que tiveram receio do tamanho da Jacinta? Acharam ela gordinha demais? Ainda bem que ela não sabe disso. Não entendi o critério mas eu não fui revistado, agora os demais, desculpa, passeio direto...rs
Uns 15 minutos depois, já estava dentro do mesmo bus. E agora sim, rumo à Arequipa.
 
 
Chegamos em Arequipa às 16h30 e pegamos um táxi até o Hostel Wild Rover.
Fixemos check in, nos acomodamos e saímos para comer.
Encontramos um restaurante em uma viela muito agradável, pedimos 1 prato e dividimos, ou como dizem por lá, compartilhamos.
Demos uma volta pela praça e como estava um vento frio voltamos para o hostel, arrumar a cama, tomar um banho para retornar mais a noite para jantar.
 
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Ficamos num restaurante que dá de frente com a praça, lá há vários, e as pessoas que te servem ficam chamando logo na calçada. É divertido porque você fica sendo competido por várias garçonetes.
 
Passamos no mercado e depois voltamos para o Hostel. Estava rolando uma festa lá, estava insuportável, pegamos uns salgadinhos e fomos para a sala de cinema. Depois de um tempo tentando encontrar um DVD (pirata) que funcionasse, começou a rolar o filme. 5 minutos depois entrou o segurança e disse que não poderíamos ficar ali porque já estava fechado. Acho engraçado você está em um hostel e não poder usar uma sala de cinema. Não estávamos incomodando ninguém. Há horário de utilização, mas a festa que incomodava a todos rolava até a madrugada.
Fiquei puto, juro. Ou era tentar dormir ou participar da farra da festa?
Saímos e fomos procurar outro hostel e logo encontramos, mesmo valor em um quarto para 4 pessoas, mas que ficou só nós 2.
Voltamos e tentamos cancelar, mas mesmo depois de 2 horas que se passou do check in, disseram não ser possível. O gerente nem fez questão de ir falar conosco e até o atendente achou um absurdo pois praticamente tínhamos acabado de entrar e mal ficamos lá. Daí fiquei mais puto e como o segurança tinha que ficar indo abrir o portão para acesso aos quartos, saíamos pra rua e voltávamos várias vezes, até de pirraça mesmo.
 
Fomos dar umas voltas na praça pra acalmar e retornamos para tentar dormir.
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Gastos:
Táxi Internacional para Tacna 4.000 pesos (ônibus estava 2.000 + 350 da taxa)
Táxa terminal 350 pesos
- Câmbio (esqueci de anotar kkkk)
Bus Tacna x Arequipa - Monquegua 20 soles
Desayuno +- 12 soles
Táxi Rodoviária Arequipa x Hostel 8 soles
Hostel Hild Rover 23 soles  - 1 diária
Almoço + suco 18,50 soles (o prato foi dividido, custou 28 + 9 suco)
Jantar 15 soles
Mercado 28,40 soles
Farmácia 16,90
 
TOTAL= 4.350 CLP /  141,80 S
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Dia 11 -  13 de Maio de 2017
Arequipa e Juanita, la niña de los hielos.
 
Esse dia seria livre para conhecer a cidade e descansar.
Acordamos, tomamos nosso desayuno no Wild Rover, arrumamos nossas coisas e fomos para o outro hostel para ter sossego e ser no mínimo bem atendidos.
Chegamos no Hostel San Pancho. Deixamos nossas coisas e fomos procurar agência para fazer o Canyon del Colca de 2 dias com trekking.
Passamos em 2 agências próximo à praça, conseguimos valores de 100 s e 95 s. Resolvemos dar mais uma volta, saindo um pouco da praça e encontramos a agência Wititi Perú Tours Eirl no valor de 85 soles com transporte/guia/café da manhã/jantar/almoço. Nesse passeio há que se pagar entrada à parte. E no fim há os Banhos Termales, pago a parte se quiser usufruir.
 
Quando retornamos ao hostel, falamos do passeio para o dono e ele disse que também faz e que nos faria por 70s. Estranhei e perguntei se era o de 2 dias com trekking e ele confirmou. Fechamos com ele. Fomos dar uma volta pela cidade, mas eu ainda estava com dúvida, ao ir no museo e voltar, questionei novamente e ele já começou a ficar confuso, ligou para o filho que confirmou que o que pagamos era o valoro passeio sem trekking. Depois de um tempo falando que havíamos pago por uma coisa e estavam nos fornecendo outra o filho do dono veio conversar e tentou me convencer....tolo... quando eu quero uma coisa eu quero e pronto. Acabou ficando acordado que nos devolveria o dinheiro no dia seguinte.  Saímos correndo literalmente para agência Wititi fechar o passeio pra manhã do dia seguinte e ainda bem que deu tempo, porque já iria chegar no hostel dando voadoras...kkk
Quando retornamos ao hostel, falamos do passeio para o dono e ele disse que também faz e que nos faria por 70s. Estranhei e perguntei se era o de 2 dias com trekking e ele confirmou. Fechamos com ele. Fomos dar uma volta pela cidade, mas eu ainda estava com dúvida, ao ir no museo e voltar, questionei novamente e ele já começou a ficar confuso, ligou para o filho que confirmou que o que pagamos era o valoro passeio sem trekking. Depois de um tempo falando que havíamos pago por uma coisa e estavam nos fornecendo outra o filho do dono veio conversar e tentou me convencer....tolo... quando eu quero uma coisa eu quero e pronto. Acabou ficando acordado que nos devolveria o dinheiro no dia seguinte.  Saímos correndo literalmente para agência Wititi fechar o passeio pra manhã do dia seguinte e ainda bem que deu tempo, porque já iria chegar no hostel dando voadoras...kkk
 
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Depois vou só passeio pela cidade, compra de regalos (uma perdição) e visitar Juanita, a "múmia" que estava no Museo Santuarios Andinos.
 
Além desse museu há vários outros passeios para se fazer na cidade: monastério, mirador...
Mas como a maioria era pago resolvi só conhecer a Juanita mesmo.
 
O Museo Santuarios Andinos fica na calle La Merced 110. É aberto das 9h as 18h eh há horários de visitação, pois só se entra com guia e não é permitido entrar com celular ou câmeras para evitar as fotos. Você guarda num locker (com chave) na recepção.
 
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 foto: da internet
 
 
Um pouco sobre a Juanita:
Foi encontrada congelada sobre o vulcão Amparo em 1995. A 6312 metros de altura.
Foi uma criança de alta classe oferecida aos deuses, tinha 11 anos de idade.
Segundo o guia, era uma honra para as famílias quando seu filho era oferecido aos deuses. Eles caminhavam até o topo, havia toda uma preparação, muitas crianças não chegavam com vida e as que chegavam tomavam uma bebida que as faziam adormecer e após os preparativos levavam uma pancada muito forte atrás da cabeça. Eram enterradas em posição fetal, pois acreditavam que iriam renascer, junto com alguns pertences, sapatilhas e oferendas. O corpo dela está mantido a 26º negativos, temperatura a qual ela se manteve até seu descobrimento. Acredita-se que há outros no local, mas as condições climáticas dificultam o acesso.
 
Havia um sacerdote que viajavam por dias "recolhendo" crianças para essa finalidade. Foram encontradas 11 crianças dessa forma na América do Sul se não me falha a memória 4 foram no Peru, nessa região. Ela não é uma múmia, mas ficar conhecida como tal ajudou muito sua popularização, aumentando a curiosidade das pessoas para irem conhecê-la.
No Museo há vestimentas, adornos, vasos que eram colocados junto aos corpos. É uma visita bem interessante e estar ali ao lado do seu corpo te faz pensar cobra as culturas que ali já passaram.
 
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foto: da internet, Juanita, la niña de los hielos.
 
Como não é permitido tiras fotos, essa tirei da internet, do site da uol. Deixei 2 links abaixo para mais informações e fotos.
 
Para ter acesso a outras fotos do acervo: CliKaKI
Ou o site do Museo : CliKaKi
 
 
Agência Wititi Peru - Calle Jerusalem 312
Câmbio 100 R$ = 100 s
Câmbio 500 USD = (esqueci de anotar de novo, acostumem-se)
Câmbio 100 R$ = 95 s
Gastos:
Hostel San Pancho - 1 diária - 25 s
Canyon del Colca - 2D/1N - 85 s
Entrada Canyon 40 s
Sorvete Pote 2 s
Almoço 15 s
Regalos 155 s
Mercado 8,70 s
Museo S. Andinos 40 s
 
TOTAL= 370,70 S
Editado por marcioomoraiss
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  • 2 semanas depois...
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Dia 12 - 14 de Maio de 2017
Arequipa - 1o dia de Canyon del Colca
 
Até a chegada do início do trekking, demora, tempo pra tentar dar aquele cochilo, afinal a van passou no hostel as 3h. Para depois passar nos demais hostels, pousadas, hotéis, motéis e afins... motéis era brincadeira, ou não...
 
Paramos em um ponto onde a van para, todos descem para pagar a taxa de entrada. Foram aqui 40s para nós Hermanos e para os gringos mais caro.
 
E aqui fiquei surpreso, um vulcão acabara de entrar em erupção. Já estava me preparando para correr quando vi que ninguém mais se importou, O guia percebeu e disse que era normal, entra em erupção a cada 30 minutos. Pensei: "Porra, um vulcão entrar em erupção é normal?"  :D
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 foto: erupção rotineira
 
Então tá né.
Seguimos até Chivay onde tomamos nosso café da manhã e depois seguir para finalmente conhecer os Condors.
A van para, tu desce e se junta à multidão que está grudada na grade de proteção para um penhasco. E fica ali esperando algum aparecer.
 
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Logo eles dão a graça e ficam sobrevoando de um ponto a outro. São realmente fantásticos. Mas não estavam lá muito afim, acho que a fama quando sobe realmente mudam as aves.
 
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Na verdade, é bacana, mas eu estava mais era esperando o início do trekking. Já que os Condors não estavam nem aí para nós... vamos seguir a vida. E dali já tinha a noção do que seria, porque a paisagem é fascinante. Ver aquele canyon, aquele “buraco” que parecia sem fundo. E é para lá que eu iria... gostei
Eu já pensava que daqui do mirante, iríamos dar uma caminhada e começar a descer por ali mesmo. Mas não subimos na van e fomos até o ponto de encontro. Onde há banheiros (pagos), água e snacks (para comprar claro). O guia pediu para que nos preparássemos: arrumar a mochila, decidir se vamos de calça ou bermuda, passar protetor solar, abastecer água...e tá pai, entendemos.
Depois de uns minutos de caminhada encontramos outro guia. Que nos explicou sobre o que seria um Canyon, como se formou e sobre o vulcão que a cada 30 minutos entrava em erupção. Que caso acontecesse algum tremor, deveríamos nos agachar de modo fetal, encostar o mais próximo da montanha, proteger a cabeça com a mochila e rezar.... Creio que ele falou isso mais para descontrair, mas.... Melhor ficar atento né, vai que rola uma “pedrinha” lá de cima.
Dadas as instruções em espanhol, que no hablo pero entiendo, eu me virei e fiquei admirando aquela paisagem de tirar o fôlego e batendo algumas fotos, daí o guia chama a atenção, com aquele jeito meigo e simpático, e dá uma bronca nas pessoas que não estavam prestando atenção. Pronto, nasce ali o que irei chamar de O Guia Carente. Aquele que sempre quer estar nas conversas, fica jogando piadinhas para as meninas, nisso ele já subiu de conceito, para mim agora era O Guia Carente e Babaca. E foi assim durante todo o trekking, durante os dois dias, só me restou…suportar.
 
 
Enfim começamos a descida, como eu não tenho pressa e quero curtir o trekking que estou pagando e é lindo demais da conta sô... não quis ficar com a “ótima” companhia do guia e também não queria ser o último, mas também não me importaria. O segredo é CURTIR O MOMENTO-ÚNICO.
 
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Começamos a descida as 10h30 em zig zag e 2h depois chegamos ao local que o guia disse que esperaria, a Ponte. Estava um sol de rachar coco, causar erosão no sertão, secar roupa em 2 minutos, então logo que chegamos, tirei a bota para arejar os pés e botei no sol para secar o suor e dissipar o cheirinho de minas.
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Fiquei por ali descansando uns 20 minutos, mesmo porque ainda tinha gente que se via lá em cima, que ainda iria levar mais outros 20 para chegar onde estávamos. Nisso o guia 10sbocado já começou a agitar que tínhamos que ir, que tínhamos que ir... fiz cara de paisagem e permaneci onde estava. Iria esperar mais um pouco, mesmo porque haviam 2 guias, um ia na frente que era esse senhor simpático e o outro atrás para ir acompanhando os últimos.
Aqui vou falar uma coisa, depois da ponte tem uma subidinha que não se compara com as horas de descida. Mas, já que cá estamos cá continuaremos.
 
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foto: a subidinha phodasthykaSML
 
 
Chegamos num ponto onde havia uma senhora com sua venda (águas, snacks...) nos ofereceu uma fruta de cactos. Muito gostosa, mas não comprei, só agradeci a degustação que já valeu. E também o guia e o 1º batalhão já tinham continuado. Ali na venda ficaram 5 pessoas, depois tentamos alcançar o guia e não deu outra, nos perdemos. Fomos andando até onde achamos que dava, deu numa vala que corria água, pensamos que não seria possível ir por ali, resolvemos perguntar a uma casa que havia lá perto, a moça não sabia informar, resolvemos voltar no mesmo caminho que viemos e encontramos o guia que vinha atrás vindo em nossa direção. Ele fez aquela cara de “o que o outro guia fez” (por ter deixado a gente para trás)... e seguimos com ele. Daqui em diante era assim, um guia na frente e o outro logo atrás, parece que eles tinham se tocado do erro, porque reclamamos que paramos na venda porque o Guia Carente e Babaca havia indicado e depois não nos esperou.
Enfim, seguimos até San Juan de Chuccho, um vilarejo onde seria servido nosso almoço.
Prato de entrada (sopa) e prato principal servidos (com minha ajuda – o garçom), depois nos recolhemos ao gramado mais próximo para descansar, deixar o pé respirando e dormir um pouco quem conseguisse por 1 hora. E aqui tivemos a noção de quanto nós descemos. Era um paredão imenso, onde raramente se via a trilha que passamos horas antes. E pensar que iriamos subir aquilo tudo no dia seguinte. Coitado de mim, pensei que o caminho de volta seria pelo mesmo que viemos. Tolo, acha que iria ser moleza assim?
 
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Depois disso bora bora que tem mais caminhada para enfim chegar ao Oasis Sangale.
 
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Chegando lá o guia começou a dividir a galera: casal com suas “suítes” e solteiros nos compartilhados com 3 ou 4 camas. Ficamos em uma das 2 suítes. Antes tivéssemos ficado no compartilhado. A suíte era assim: um quarto 3x3 com uma cama, uma mesinha de apoio, sem lâmpada, 1 candelabro sem vela em cima da cama (nem devia ter aval dos bombeiros), isso tudo fechado com uma porta vazada. Dava par imaginar que tipo de visitas poderíamos ter a noite.
O guia disse que poderíamos usar a piscina termal (piscina com água em temperatura natural para deixar mais claro o que ele queria dizer). Como né, horas e horas andando naquele sol, nada melhor que uma piscina para relaxar, Me troquei e fui primeiro me molhar no chuveiro frio do banheiro, depois fui para a piscina e.... mermãoooo, antes tivesse ficado com o chuveiro frio do banheiro porque a piscina estava de congelar as partes....kkk fiquei uns 10 minutos ainda e saí.
Todos, eu disse TODOS estavam famintos e ainda faltavam 3 horas para servir o jantar. E ali na venda só havia bolachas, balas, alguns poucos salgadinhos e cerveja.
E foi assim, cerveja e bolacha para ir enganando a fome. E para brindar ao grupo que chegou ali. Salvos, ilesos, cansados e mortos de fome.
Depois que foi servido a janta, a galera ficou ali batendo papo por um tempo, depois era hora de recolher para nossos aposentos bilhões de estrelas (afinal estava noite, sem luz e o céu era pura estrela).
 
Na calada da noite tivemos umas visitinhas de uns roedores loucos para roubar um pacote de biscoitos. Que com muita insistência, conseguiram. Malditos.
 
 
 
Gastos:
Entrada Canyon 40 s
01 pacote Óreo (só com 4 bolachas) 2 s
02 cervejas Arequipeña  20 s
TOTAL= 62 soles
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Dia 13 - 15 de Maio de 2017
Arequipa - 2o Dia de Canyon del Colca
Arequipa x Ica
...e o perrengue do banheiro.
 
 
Acordar bem cedo está virando rotina já.
Às 4h50 já estávamos iniciando a subida de volta. Sem café da manhã. Segundo o guia seria nossa recompensa lá em cima. Tu já imaginas uma mesa farta de guloseimas, afinal, subir aquilo sem café, na garra, só imaginando isso mesmo.
Foram 2h40 de puro sofrimento. O que no dia anterior descemos em um zig zag mais extenso. Agora o zig zag era curto, dificultando. A cada viradinha depois de uma hora seria uma parada para respirar, se hidratar e comer uma barrinha quando a fome começasse a beliscar o estômago.
No topo ficamos esperando os demais para comemorar e tirar fotos.
 
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Nos perguntamos onde estaria o baquete, teríamos que andar mais uns 15 minutos até a van para que esta nos levasse no local onde seria o café da manhã, o vilarejo de CabanacondeFomos tomar nosso desayuno as 8h e um descanso até as 10h. O que estranhamos. Porque o guia depois disse que não faria o roteiro que havia combinado, ou melhor, pago. Houve uma discussão entre todos e ele. Que teve que ceder, claro.15 contra 1? Louco né, dai seria O GUIA CARENTE BABACA e BURRO. Ele queria deixar a parada da Igreja de fora, que era o melhor ponto de visita do dia, brincou né?!
 
 
Chegamos em Chevay. Pessoas que pagaram 25s a mais pelo almoço junto com o passeio OK entraram no restaurante. Quem não pagou junto o guia deu o valor de 15s o econômico e 35 o Buffet. Estávamos num grupo de 17, 04 haviam pago o almoço junto com o trekking, os 13 restantes estavam conversando sobre onde iriamos. Nisso o guia ficou irritado e já falou de forma estúpida e disse que se não estivéssemos as 13h30 ali em frente ao restaurante o ônibus iria embora e iriamos nos virar para conseguir carona para voltar. Simplesmente demos as costas e fomos procurar outro restaurante, deixando ele lá com sua arrogância.
Não andamos muito, uns 20 metros à esquerda do restaurante pega turista, encontramos o restaurante Doña Rosita com prato econômico a 10s (sopa de entrada, prato principal e água de manzana). Comemos muito bem e ficamos muito satisfeitos. Retornamos ao local do reencontro no horário e o guia se atrasou um pouco.
Entramos na van e seguimos para o vilarejo de Maca, onde havia a Igreja colonial (onde o guia não queria parar e gerou a discussão no ônibus).
Por aqui você pode tirar fotos com as lhamas (filhote e/ou adulto) e com falcões.
 
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Eu queria muito tirar uma com o falcão. Mas depois de vê-lo tentar voar e se esbabaçar no chão por estar amarrado pelas patas, resolvi que era melhor não me compactuar com isso.
 
Daqui seguimos para Aguas Termales a Margem do Rio Colca. Até então eu não iria entrar, mas depois desse trekking, nada como dar uma relaxada e descansar o corpo. E foi a melhor coisa que fiz. Algumas horas de puro relaxamento nessas quentes águas.
Aqui paga-se uma taxa de entrada.
 
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Ficamos umas 2 horas por aqui, depois seguimos viagem de retorno a Arequipa, mas antes demos uma parada no mirante Patapampa. Chegamos em Arequipa lá pelas 17h.
 
Banho tomado no hostel Mochilas arrumadas. Pegamos um táxi e fomos ao Terminal Terrestre.
Encontramos passagem pela empresa Flores com saída as 19h45 com destino a Ica.
Compramos algumas guloseimas para comer na viagem. E fui passar uma situação no banheiro do terminal.
 
Que foi a seguinte:
Sempre li e ouvi falarem mal dos banheiros de rodoviárias, então eu evitava ao máximo, mas dessa vez o corpo estava ganhando a luta. Primeiro fui me localizar e ver onde era o banheiro e como funcionava, voltei na intenção de não ir mesmo, mas não deu, peguei o papel e fui. Ia entrando e a mulher do guichê ficou gritando. Eu tinha que pagar pra entrar (se eu tivesse com as passagens em mão não, então quem for leve, melhor, sugiro que evitem mesmo ir aqui).
Aguardei numa fila um box ficar livre e assim que uma porta abriu eu entrei. Me tranquei lá dentro e fiquei olhando como funcionava o vaso, tinha uma puta de uma alavanca para dar descarga, tentei acionar, porque o infeliz que estava ali antes não o fez. O vaso encheu, quase transbordou, mas (até me arrepia lembrar dessa cena) as COISAS não foram embora. Não havia assento. Eu tinha levado também um álcool em gel, melhor estar prevenido e bem. Limpei as beiradas para apoiar a mão, porque além de não ter assento, o vaso é maior dos que estamos acostumados. Cara foi humilhante aquela situação. O PAVOR que senti em saber que aquela água poderia espirrar em mim. Sei que fui o mais rápido possível pra sair daquela situação. Ao terminar, dei descarga novamente e sai, se fosse transbordar não seria com eu la dentro. Lavei minha mão e procurei papel para enxugar. Na saída vi 2 suportes de papel peguei um pedaço e enxuguei. Depois vi que aquilo era papel higiênico que você pega dali antes de entrar no banheiro. Claro, sai dali rápido e vermelho porque parece que nessas horas todo mundo olha pra você... fim de causo. Pode enxugar suas lágrimas.
 
As 19h45 embarcamos para Ica.
 
Gastos:
Almoço Chivay 10 s
Passagem para Ica pela Flores 50s
Banheiro terminal Arequipa 5s
Pães com marmelada e chocolates 6,50 s
2 rolos de Papel higiênico 3s
Inca cola 600ml + Empanada 6s
Táxi Hostel x terminado Areuipa 6 s
- Encontrei 5 s na subida do Canion :D
TOTAL= 86,50 - 5 = 81,50 soles
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Em 07/02/2018 em 10:51, Gabriel S. Machado disse:

::essa:: (...)

Desistiu ?

ahhhh larguei mao....kkkk infelizmente, celular com os dados deu fim... queria muito ter terminado, falado mais sobre o Peru, que pretendo voltar, falado sobre a trilha Salkantay sem guia, sobre Huaraz, pow muita coisa, tanto larguei mao pra terminar que olha quando estou te respondendo...kkk tempao que nao entrava aqui, mas há relatos mais atualizados, e a situção por alguns lugares um tempo atrás estavam complicadas, mas qualquer duvida, manda ae......Meus planos era Peru agora em Maio/2020... Provavel que terei que adiar para 2021... abçx

 

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