Ir para conteúdo

Mozambique - Maputo, Ibo, Vilankulos e Kruger Park em 15 dias (com fotos e valores)


Posts Recomendados

  • Membros

Maputo, a capital,

Ao chegar em Maputo estranhei um pouco as pessoas (que nao sao do passageiros) dentro da area de desembarque, junto a retirada das malas. A fiscalizacao não é exigente e organizacao deixa a desejar, essa bagunça prejudica um pouco e aos poucos voce se acostuma tambem com o jeito Moçambicano. No aeroporto, tenha cuidado ao aceitar ajuda de estranhos, pois eles nao perguntam se voce quer ajuda, saem pegando sua mala e levando para o taxi e depois pedem algum metical por ter levado as malas, eu dava 20 Mts, no maximo.

Ja tinha fechado o transfer pelo Hotel, que saiu 700 Mts por viagem, pago direto ao motorista, essa valor foi padrao, mas nao sei se é para todas as regioes de Maputo.

Minha estadia foi no GuestHouse 1109, em um local no centro muito bem localizado e bem proximos de varios pontos turisticos como Estatua do Samora, Shopping Maputo, Estacao Ferroviaria, Jardim Botanico, e da avenida Julius Nyerere, uma avenida onde tem varios restaurantes e comercio (casas de cambio, mercado, loja da vodacom entre outros).

Fique 3 dias na capital durante as idas e vindas das outras regioes, por esse motivo nao conheci todos os pontos turisticos mas o que eu fui valeram a pena. Mesmo a capital ainda precisa se desenvolver muito para os turistas, apenas no primeito dia, andei uns 5 km do Hotel ate o FEIMA mas nao foi uma caminhada agradevel pelos seguintes motivos:

  1. Duas mulheres brancas andando na rua de shorts e regatinha mais decotada chama MUITA ATENCAO, de homens e mulheres, porem os homens mexem com voce.
  2. Os carros passam por cima dos pedestres.
  3. Os carros estacionam na calcada, em toda ela, te obrigando a quase sempre andar na rua.
  4. Muitos lugares as calçadas nao estao bem conservadas, em alguns lugares nem tem, alem do cheiro forte de urina.
  5. Nao vimos muitas motos por lá, e a direção na direita confunde muito ao atravessar uma rua por exemplo.
  6. Apesar de ser um povo muito amigavel, nao me senti segura na rua, talvez pela abordagem frequente dos homens, machismo e etc.

No primeiro dia em Maputo, no periodo da manha, ja compramos um chip e colocamos credito, para poder seguir viagem e ter mais segurança como um todo. Nos outros dias em Maputo utilizamos taxi para ir a todos os lugares, a noite principalmente e sempre o taxi de confianca do hotel, para ter certeza que nao iamos ser enrolada (isso foi avisado pra gente ja no hotel). Nisso o numero de telefone ajudou muito.

Algumas dicas: 

  • Tomem sorvete de massa, eles tem algumas frutas que nao existem no Brasil.
  • As cervejas locais sao 2MM e Manica, as duas sao pilsen e fracas em comparacao com as nossas.
  • Sparlatte é um refrigerante local, a soda de limao mais parece um suco radiotivo pela cor, o de morango lembra um suco de groselha, os dois sao bem doces.imageproxy.php?img=&key=eaf2ee9296aa936cimageproxy.php?img=&key=eaf2ee9296aa936c
  • O mercado, que fica dentro do shopping maputo, fica aberto ate as 19h aos domingos, caso voce precise comprar qualquer coisa, precisei de protetor solar.
  • La tudo fechada cedo ou nao abre no final de semana, entao é necessário um planejamento.
  • Um restaurante BBB fica dentro do shopping maputo e chama-se Mimos, eles servem comida italiana.
  • As pessoas em Maputo no geral falam bem portugues (de portugal) mas nao se anime, nas outras regioes fica mais complicado, o indice de analfabetismo é alto lá.
  • Pelo o que conversamos com os Mocambicanos, lá existe muito furto mas nao assalto a mao armada, sequestro e etc, em geral, é só ficar esperto.
  • Nao recomendo mais de 3 dias na capital que tem sua beleza, mas as praias e natureza são bem melhores.
  • Vi apenas 1 vez policia na rua.
  • A pobreza é bem visivel e esta em todo lugar, desde o modo das pessoas se vestirem ate na conservacao da cidade e nos carros.
  • Voce vera, o que eu chamo de "concentracao de gente branca", os restaurantes, locais turisticos, tudo isso só é visitado pelos turistas, ou pelos moçambicanos com dinheiro, no geral brancos.
  • Vá ao Dhow Mozambique ver o por do sol.
  • Se voce nao sabe muito sobre a historia do Pais é importante saber que eles conquistaram a independencia de Portugal a menos de 50 anos, Samora, o primeiro presidente, é idolatrado por eles, muitos afirmam que foi o unico presidente interessado genuinamente no desenvolvimento do pais e da populacao.
  • A religiao do pais é divida entre muculmanos e evangelicos na maioria.
  • Na TV aberta passa o canal da record e eles adoram.

Para ver minhas reviews dos lugares e restaurantes, acesse meu perfil no TripAdvisor ttps://www.tripadvisor.com.br/members/350j_ssicar

Fotos do FEIMA

DSCN6024.JPG

DSCN6026.JPG

DSCN6027.JPG

DSCN6032.JPG

DSCN6035.JPG

DSCN6036.JPG

DSCN6040.JPG

DSCN6041.JPG

DSCN6050.JPG

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ilha do Ibo

Localizada bem ao norte de Mozambique, na regiao de Cabo Delgado onde sua capital é Pemba, a ilha faz parte do Arquipelago de Quirimbas, uma regiao muito bonita e pouco acessivel (para quem não é rico rs). Isso por que na região existem varias ilhas desertas com resorts carissimos. Mas voltando a falar sobre a ilha de Ibo e  a vila de Ibo, a palavra Ibo não tem uma definicao oficial, porem os nativos chamam de Ilha Bem Organizada. Atualmente a ilha só é acessivel por barco de pequeno porte na maré alta, por aviao ou helicoptero, possui por volta de 5 mil habitantes, sem ruas asfaltadas, as casas de alvenaria sao da epoca da colonizacao portuguesa e existem pouquissimos carros e motos, eu vi 1 moto e 2 carros.

Apesar disso a ilha possui agua encanada e eletricidade, alem disso, Ibo é a ilha mais desenvolvida da regiao do arquipelagos.

O dialeto oficial da regiao é o Kimwani, sendo a maioria da populacao analfabeta, ou seja, nao falam a lingua oficial que é o Portugues (Portugal). É bem diferente ser branco na regiao, por que como eles sao bem afastados de Pemba as criancas querem "tocar" em voce, tamanho o nivel de anormalidade rs

De várias pessoas que eu conversei durante a viagem, poucas conhecem a ilha de ibo devido ao seu dificil acesso, por esse motivo o lugar é incrivel, natureza impecavel, ao chegar la voce sente uma paz verdadeira e sabe que esta em um lugar onde o tempo passa de acordo com as mares (alta e baixa).

Por incrivel que parece encontrei uma carioca em Ibo e ela comentou que la era bem parecido com as vilas da bahia, mas como nao conheco estou somente reproduzindo a perspectiva.

As marés

Ao chegar em Ibo voce entende as forças das mares e como somos dependentes da natureza e da mae terra. Isso por que voce so chega na ilha de barco na Mare Alta, ou seja, voce precisa acompanhar as tabelas das marés para fazer qualquer coisa e se planejar com o horario de pico das mares ou de baixa.

Como chegar

Fomos de aviao de Maputo ate Pemba pela LAM (Linhas aereas de mozambique), comprei com 3 meses de antecedencia e paguei por volta de 1.200 reais 2 passagens ida e volta. Comprei no site de companhia e nao tive nenhum problema. Ao chegar em Pemba (capital de cabo delgado) ja peguei o transfer (carro 4x4) ate Quisanga, o ponto do continente mais proximo da ilha, e de Quissanga a Ibo eu pegue um barco pegueno (de fibra) ate a ilha. O transfer + barco eu contratei direto com o Hotel Cinco Portas onde fique e foram 400 dolares a viagem (ida e volta).

Foram 2h de viagem de aviao de Maputo ate Pemba, depois 3h carro 4x4 de Pemba ate Quisanga em estrada de terra e areia e mais 1h de barco.

Fiz todo esse trajeto em uma "taca so" porem depois percebi que o risco foi grande, visto que poderia dar muito problemas no caminho rs alem de ser cansativo, recomendo ficar 1 dia em Pemba, isso que é possível fazer um passeio para ver baleias jubarte (fiquei com vontade desse passeio mas nao tinha como encaixa-lo na agenda).

Onde ficar

Ibo possui alguns lugares para ficar, eu fiquei no Hotel Cinco Portas, bem recomendado e de médio custo, acertei bem na escolha por que o gerente Chris é o chefe do restaurante e faz pratos deliciosos. Inclusive pessoas de outros hoteis vao ate o Cinco Portas para comer. Outro ponto que é muito bacana do Cinco Portas é que eles possuem uma entrada para vir de barco, o que facilita muito nos passeios e no translado.

Outra opcao é o Miti Miwiri médio custo e Ibo Lodge, por 2.000 reais a diaria rs

O hotel possui quartos de 50 dolares com chuveiro de agua gelada, ate 200 dolares com agua quente, longe da cozinha e do bar, eu fiquei no Sunset View, com varanda de frente pro mar, chuveiro com agua quente, 2 andares bem espacoso, e nao era o quarto mais top do local.

Onde comer

Comi todos os dias no hotel mesmo por 1600 meticais a refeicao completa por pessoa.

Passeios

Todos os passeios foram agendados com o Chris (gerente) e pagos para ele, dessa forma, ficamos tranquilas com a questao de ser enroladas. Fizemos o tour na ilha com um guia Raul, uma pessoa diferenciada do resto das pessoas de ibo, com uma nocao de sociedade, politica e sustentabilidade evoluida, que realmente sabe da historia do lugar ate o momento politico social da Ibo e Mozambique. Foi otimo conversar com ele e no passeio de Quirimbas fiquei muito feliz de poder ter mais tempo com ele para conversar sobre o Brasil e Mozambique.

Fomos para Matemo (uma ilha deserta maravilhosa) e Ilha de Quirimba (uma ilha com 1 mil habitantes mas sem agua encanada ou eletricidade).

Outros passeios possiveis, mergulho, snorkel em um naufragio, avistamento de golfinhos e a ida para matemo e depois rojas (uma outra ilha deserta mais distante).

Os valores dos passeios esta na planilha em anexo no primeiro post.

Agora as fotos que falam por si sobre a beleza do lugar.

DSCN6127.JPG

DSCN6167.JPG

DSCN6174.JPG

DSCN6185.JPG

DSCN6288.JPG

DSCN6294.JPG

DSCN6297.JPG

DSCN6299.JPG

DSCN6300.JPG

DSCN6306.JPG

G0371843.JPG

GOPR0743.JPG

GOPR1210.JPG

DSCN6311.JPG

DSCN6313.JPG

DSCN6314.JPG

DSCN6318.JPG

DSCN6322.JPG

DSCN6324.JPG

DSCN6328.JPG

DSCN6332.JPG

DSCN6348.JPG

DSCN6351.JPG

DSCN6380.JPG

DSCN6398.JPG

DSCN6439.JPG

DSCN6483.JPG

DSCN6538.JPG

DSCN6545.JPG

DSCN6561.JPG

DSCN6563.JPG

DSCN6593.JPG

DSCN6601.JPG

DSCN6642.JPG

DSCN6643.JPG

DSCN6645.JPG

DSCN6651.JPG

DSCN6654.JPG

DSCN6657.JPG

DSCN6661.JPG

DSCN6668.JPG

DSCN6689.JPG

DSCN6698.JPG

DSCN6701.JPG

G0050748.JPG

G0050749.JPG

G0201215.JPG

G0201263.JPG

G0271483.JPG

  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Silnei featured this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...