Ir para conteúdo

O que fazer em Urubici – A terra das cachoeiras


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Entrar em contato com a natureza traz diversos benefícios, sendo alguns deles a diminuição do stress, aumento da criatividade e até a diminuição da pressão arterial. Interessante né?

Mas por que estou te contando isso num post sobre Urubici?

Porque visitar Urubici é se conectar diretamente com a natureza, e eu posso garantir que você vai sentir cada um dos benefícios e vai deixar a cidade com a mente tranquila.

o que fazer em Urubici, SC, Santa Catarina, Serra catarinense, onde se hospedar em urubici, natureza, cachoeira, morro da igreja, pedra furada, cachoeira da neve

Conheça essa pequena cidade de Santa Catarina, que com apenas 10 mil habitantes, vai te mostrar toda a beleza e imponência da natureza, que se exibe em Urubici de diversas maneiras.

Descubra o que fazer em Urubici, desvende cada cantinho desse paraíso natural e aproveite ao máximo sua visita a cidade.


Receptividade, simplicidade e humildade

Logo ao chegar em Urubici, o que mais impressionou foi a receptividade do povo, que nos recebeu de braços abertos. Um povo humilde, simples e disposto a ajudar, coisa que nem sempre vemos por ai.

Isso por si só já me conquistou no primeiro dia em Urubici, e tenho certeza que você também será recebido tão bem quanto eu.

O que fazer em Urubici

Como já comentei, a cidade é um paraíso natural, onde a natureza se exibe em suas mais lindas formas. Urubici é conhecida principalmente por suas cachoeiras, mas vai muito além disso.

Descubra agora o que fazer em Urubici, desde os lugares mais visitados até os pouco conhecidos. Ah, e não se perca, pois o melhor ficou para o final.

Vamos lá?

Inscrições Rupestres

Um dos mais importantes registros arqueológicos de Santa Catarina, são inscrições gravadas em paredes de pedras pelos primeiros habitantes de Urubici, que viveram por ali há mais de 4 mil anos atrás.

o que fazer em Urubici, SC, Santa Catarina, Serra catarinense, onde se hospedar em urubici, natureza, cachoeira, morro da igreja, pedra furada, inscrições rupestres

Inscrições rupestres

O principal registro é a Máscara do Guardião. Acredita-se que este lugar era sagrado, e o guardião era quem o protegia. Além desse, há diversos outros desenhos e símbolos interessantes, que apesar de simples, tem valor histórico incalculável.

o que fazer em Urubici, SC, Santa Catarina, Serra catarinense, onde se hospedar em urubici, natureza, cachoeira, morro da igreja, pedra furada, inscrições rupestres

Cascata Véu de Noiva

Subindo para o Morro da Igreja, do qual vou falar mais adiante, encontra-se a pousada Cascata Véu de Noiva, onde está a cascata de mesmo nome.

Devido à sua inclinação e largura, a água desliza pelas pedras em direção ao solo de modo que forma-se uma fina camada de água corrente, que lembra muito um véu de noiva, dando origem ao nome da cascata e da pousada.

o que fazer em Urubici, SC, Santa Catarina, Serra catarinense, onde se hospedar em urubici, natureza, cachoeira, morro da igreja, pedra furada, cascata véu de noiva

Parece ou não um véu de noiva?

Dentro do complexo, além da cachoeira e do hotel, ainda existe um restaurante e uma tirolesa. Chegamos muito cedo para o almoço, mas o buffet estava começando a ser preparado e parecia ótimo!

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Também no caminho para o morro da Pedra Furada, a 11 kms do centro de Urubici está a Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Uma gruta natural cercada por paredões de pedra, que ainda conta com uma tímida queda d’água de 10 metros.

o que fazer em Urubici, SC, Santa Catarina, Serra catarinense, onde se hospedar em urubici, natureza, cachoeira, morro da igreja, pedra furada, gruta nossa senhora de lourdes

A Gruta Nossa Senhora de Lourdes merece uma visita

Desde 1994 a gruta abriga uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes e atrai diversos turistas e fiéis, que deixam por ali suas homenagens. Mesmo para não religiosos, vale a pena visitar a gruta pela sua beleza natural.

Cachoeira da Neve

Sem dúvidas uma das mais lindas e interessantes cachoeiras de Urubici, recebeu esse nome pois no inverno, a água é espalhada pelo vento durante a queda, e vira pequenos flocos de neve que caem suavemente até atingir o chão.

o que fazer em Urubici, SC, Santa Catarina, Serra catarinense, onde se hospedar em urubici, natureza, cachoeira, morro da igreja, pedra furada, inscrições rupestres, cachoeira da neve

No inverno, a água congela e cai como neve

A Cachoeira da Neve está localizada dentro do camping Arroio do Engenho, a aproximadamente 3,4km do centro da cidade. Para chegar até a cachoeira, deve-se fazer uma trilha de aproximadamente 30 minutos, de nível leve.

Ao chegar, a vista da cachoeira é deslumbrante já a primeira vista, porém, a experiência não acaba por aqui. Você pode seguir uma trilha que chega atrás da água.

o que fazer em Urubici, SC, Santa Catarina, Serra catarinense, onde se hospedar em urubici, natureza, cachoeira, morro da igreja, pedra furada, inscrições rupestres, cachoeira da neve

Por trás da cachoeira

Morro do Campestre

Também conhecido como Morro da Cruz, oferece uma das vistas mais lindas da região. A subida é parte de carro, parte caminhando. Uma subida leve, de aproximadamente 15 minutos.

o que fazer em Urubici, SC, Santa Catarina, Serra catarinense, onde se hospedar em urubici, natureza, cachoeira, morro da igreja, pedra furada, inscrições rupestres, morro do campestre

Formações rochosas no Morro do Campestre

No topo, você vai encontrar formações rochosas de arenito, que ficam a 1.380m de altura. Esse é o ponto principal, mas caso você queira se aventurar um pouco mais e ter uma vista ainda mais incrível, você pode continuar até o final da trilha, que é mais pesada, sendo quase uma escalada em certos pontos.

Morro da Igreja e Pedra Furada

Esse talvez seja o principal motivo para as pessoas visitarem Urubici, e também é um dos maiores cartões postais da cidade, junto com a Cascata do Avencal, que vou mostrar pra você daqui a pouco.

O que muitos não sabem, é que na verdade a Pedra Furada está em território de Orleans, porém, a melhor vista dela é mesmo de Urubici. Então fique tranquilo, você está no lugar certo. 

o que fazer em Urubici, SC, Santa Catarina, Serra catarinense, onde se hospedar em urubici, natureza, cachoeira, morro da igreja, pedra furada, morro da igreja, pedra furada

Vista do morro da Igreja, Pedra Furada ao centro. Foto: Kiko Luis Ricardo @kikoluisricardo

Para chegar ao Morro da Igreja, são aproximadamente 30km saindo do centro do Urubici. Todo o trecho é asfaltado, porém de péssima qualidade. Recomendo dirigir com cuidado para evitar os buracos.

Curiosidades:

  • É o ponto habitado mais alto do sul do Brasil;
  • É onde foi registrada a temperatura mais fria do país, -17,8 graus;
  • A altitude á de mais de 1800m.

O melhor horário para ver a Pedra Furada é durante a manhã, pois a chance do tempo estar aberto é maior. Mas eu não tive essa sorte, e acabei vendo só nuvens.

Importante: O número de visitantes por dia no Morro da Igreja é limitado, por isso é necessário pegar uma autorização de visitação no centro de Urubici. Caso contrário você vai chegar lá em cima e não vai entrar! Confira no mapa ao final do post, onde é o ponto de autorização.

Caverna Rio dos Bugres

Esse está aqui mais como informação do que como recomendação. Na verdade são pequenos túneis interligados, que ficam em uma propriedade particular, também no caminho para o Morro da Igreja.

Há diversas teorias do surgimento desses túneis, sendo uma delas que os túneis serviam de abrigo para os índios, que ali dormiam para se proteger do frio intenso da região. Já outra conta que os buracos foram feitos por tatus gigantes.

O passeio é rápido, e é recomendado levar lanterna para passear por entre os túneis.

Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

Construída entre 1965 e 1973, a igreja matriz de Urubici contempla 31 comunidades. Tem uma arquitetura única e totalmente diferente de qualquer outra igreja que eu já tenha visto. A Imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens que está nessa igreja, veio de barco do Rio de Janeiro em 1930.

o que fazer em Urubici, SC, Santa Catarina, Serra catarinense, onde se hospedar em urubici, natureza, cachoeira, morro da igreja, pedra furada, inscrições rupestres, igreja matriz de urubici, igreja nossa senhora mãe dos homens

Arquitetura única e impressionante

Mirante de Urubici

A caminho do parque Cascata do Avencal, que você vai conhecer daqui a pouco, e também muito perto das inscrições rupestres, está o mirante de Urubici. Um lugar bacana que oferece uma bela vista da cidade.

o que fazer em Urubici, SC, Santa Catarina, Serra catarinense, onde se hospedar em urubici, natureza, cachoeira, morro da igreja, pedra furada, inscrições rupestres, mirante de urubici

Vista linda de Urubici

Serra do Corvo Branco

Também um clássico da região, a Serra do Corvo Branco é sem dúvidas imperdível. Saindo de Urubici, você vai chegar ao topo da serra, de onde tem-se uma vista fantástica da região, que abrange paredões de pedra enormes.

o que fazer em Urubici, SC, Santa Catarina, Serra catarinense, onde se hospedar em urubici, natureza, cachoeira, morro da igreja, pedra furada, inscrições rupestres, serra do corvo branco

Serra linda, porém perigosa

São 30km de estrada de chão do centro do Urubici até a serra, e já vou avisando, a estrada é horrível. Mas também já digo que vale muito a pena. Visitar a Serra do Corvo branco definitivamente deve estar na sua lista de “o que fazer em Urubici”, pois a vista é sensacional!

Ali você vai contemplar o maior corte em rocha basáltica do Brasil, que se impõe com seus paredões de até 90m de altura. Estima-se que essas montanhas tem mais de 160 milhões de anos.

o que fazer em Urubici, SC, Santa Catarina, Serra catarinense, onde se hospedar em urubici, natureza, cachoeira, morro da igreja, pedra furada, inscrições rupestres, serra do corvo branco

Maior corte em rocha basáltica do Brasil!

Ao descer a serra, que é oficialmente a SC-370, chega-se a Grão Pará, porém não é recomendado descê-la. A estrada é ruim e deslizamentos acontecem com frequência, tanto que a serra é interditada diversas vezes durante o ano. Visitar o topo, por outro lado, é totalmente seguro.

Parque Cascata do Avencal

Lembra que eu falei que o melhor ficou pro final né? Então conheça o Parque Cascata do Avencal, ponto turístico clássico e cartão postal de Urubici.

Localizado a 6km do centro de Urubici, o parque conta com hotel, restaurante, lago com pedalinhos, tirolesa e a famosa Cascata do Avencal.

o que fazer em Urubici, SC, Santa Catarina, Serra catarinense, onde se hospedar em urubici, natureza, cachoeira, morro da igreja, pedra furada, inscrições rupestres, tirolesa de urubici

Tirolesa de Urubici. Tem coragem?

A tirolesa tem 200m de comprimento, e passa por cima da cascata, oferecendo uma vista fantástica e única do lugar. A velocidade é controlada e lenta, então não há muita adrenalina, a não ser pela altura, que pode assustar, pois a cascata tem 120m de altura.

Cascata do Avencal – Parte Alta

A cascata pode ser visita por dois ângulos, a parte alta e a parte baixa. Para visitar a parte alta deve-se ir ao Parque Cascata do Avencal, onde paga-se entrada. Chegar até lá é fácil, basta seguir as placas indicando. Confira no mapa ao final do post a localização de todos os pontos turísticos de Urubici.

o que fazer em Urubici, SC, Santa Catarina, Serra catarinense, onde se hospedar em urubici, natureza, cachoeira, morro da igreja, pedra furada, inscrições rupestres, tirolesa de urubici, cascata do avencal

Parte alta da Cascata do Avencal

Cascata do Avencal – Parte Baixa

Já o acesso a parte baixa da cascata é um pouco mais complicado. No caminho para o parque, saindo do centro de Urubici, deve-se entrar em uma rua à direita, seguir até onde der de carro e depois fazer uma trilha de aproximadamente 800m.

o que fazer em Urubici, SC, Santa Catarina, Serra catarinense, onde se hospedar em urubici, natureza, cachoeira, morro da igreja, pedra furada, inscrições rupestres, tirolesa de urubici, cascata do avencal

Parte baixa da Cascata do Avencal

A trilha é de nível leve, mas dependendo de como esteve o tempo nos últimos dias, pode haver pedras escorregadias. Ao final da trilha, a incrível Cascata do Avencal, vista de baixo. Se o tempo estiver bom, você pode até aproveitar para tomar um banho no lago que se forma ao pé da cascata.


A gastronomia de Urubici é única, e seus restaurantes, apesar de simples, oferecem pratos de altíssima qualidade, muito saborosos e com preços ótimos.

Agora que você já sabe o que fazer em Uribici, bora descobrir o que e onde comer?

Onde comer em Uribici

Zeca’s Bar

O prato mais típico de Urubici é a truta, que pode ser apreciada de diversas maneiras. Um dos melhores lugares para experimentar esse peixe tradicional de Santa Catarina é o Zeca’s Bar. Eu experimentei a truta ao alho, um prato muito bem servido e saboroso.

o que fazer em Urubici, SC, Santa Catarina, Serra catarinense, onde se hospedar em urubici, natureza, cachoeira, morro da igreja, pedra furada, onde comer em urubici, zecas bar, truta ao alho

Truta ao alho no Zeca’s Bar

E além da truta, no Zeca’s você também encontra pratos feitos, como arroz, feijão e bife, ou até pizzas, que é uma das especialidades da casa.

Posto Serra Azul

Sem exagero, esse é um dos postos de combustível mais legais que já vi. Já de cara você vê um carro antigo, com metade estacionado para fora e outra metade para dentro da conveniência do posto. O carro na verdade foi transformado e serve de caixa. Muito legal né?

o que fazer em Urubici, SC, Santa Catarina, Serra catarinense, onde se hospedar em urubici, natureza, cachoeira, morro da igreja, pedra furada, onde comer em urubici, posto serra azul, sanduíche de truta

E além disso, toda a decoração é no melhor estilo americano, com placas por todo o lado e meses feitas com peças de carro. Tudo pra dar um charme.

o que fazer em Urubici, SC, Santa Catarina, Serra catarinense, onde se hospedar em urubici, natureza, cachoeira, morro da igreja, pedra furada, onde comer em urubici, posto serra azul, sanduíche de truta

A melhor parte, no entanto, é a comida. No posto Serra Azul eles vendem um delicioso sanduíche de truta, normal ou defumada. Eu fui no com truta defumada, acompanhado de uma boa cerveja artesanal da região.

o que fazer em Urubici, SC, Santa Catarina, Serra catarinense, onde se hospedar em urubici, natureza, cachoeira, morro da igreja, pedra furada, onde comer em urubici, posto serra azul, sanduíche de truta

Sanduíche de truta defumada. Uma delícia!

Pousada em Urubici

Não adianta você ter uma lista enorme dessa sobre o que fazer em Urubici se você não sabe onde vai se hospedar, não é mesmo?

Eu tenho uma boa notícia pra você: Em Urubici você vai encontrar ótimas opções de hospedagem.

Em fiquei da área de camping da Pousada Nossa Senhora das Graças, que oferece o tipo de hospedagem rural. A área de camping é muito bem estruturada, com cobertura, tomadas dentro da área coberta, chuveiros a gás e churrasqueiras.

o que fazer em Urubici, SC, Santa Catarina, Serra catarinense, onde se hospedar em urubici, natureza, cachoeira, morro da igreja, pedra furada, onde se hospedar em urubici, pousada em urubici

Foto: Pousada Nossa Senhora das Graças

Mas também há chalés muito charmosos na pousada, e confesso que deu uma vontadinha de me hospedar em um deles. São chalézinhos de madeira, muito bonitos e aconchegantes.

o que fazer em Urubici, SC, Santa Catarina, Serra catarinense, onde se hospedar em urubici, natureza, cachoeira, morro da igreja, pedra furada, onde se hospedar em urubici, pousada em urubici

Foto: Pousada Nossa Senhora das Graças

Há também um galpão, que abriga uma cozinha bem completa e área de lazer, com mesa de sinuca e tênis de mesa. Ou seja, tudo para sua hospedagem ser perfeita.

E tem mais! Acredita?

A Pousada Nossa Senhora das Graças é muito bem localizada, bem pertinho do centro, onde ficam os postos de gasolina, mercados e restaurantes.

Foto: Pousada Nossa Senhora das Graças

Jogando tênis de mesa na pousada

Pra mim, o atendimento é super importante, e nessa pousada esse ponto vai além das expectativas. A senhora que é dona da pousada foi muito gentil, ajudou com tudo o que pode e me recebeu muito bem!

Gostou dessa opção de hospedagem em Urubici? Você pode verificar os valores e disponibilidade clicando no botão abaixo.

Verificar disponibilidade


Pra não se perder ;D

Encontre no mapa abaixo a localização de todos os lugares citados nesse post.


Visite Uribici

Visitar Urubici é muito fácil, tranquilo e prazeroso. Além de tudo o que eu já mencionei aqui, a cidade é muito bem organizada e sinalizada, ou seja, é fácil achar todos os pontos turísticos mesmo sem um GPS.

Se você quiser ver tudo o que está listado nesse post, 3 ou 4 dias são o ideal, mas se quiser focar apenas nos mais famosos, sua viagem pode ficar com 1 ou 2 dias.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei featured this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...