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USHUAIA, CALAFATE, CHALTEIN, CARRETERA AUSTRAL, BARILOCHE - DE CARRO NOV/2017 - PAPO RETO


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Cara, valeu demais! Ano que vem estou zarpando de Minas Gerais num motorhome em direção a Ushuaia. Na volta, farei um trajeto parecido com o de vocês. 

Diz aí, foram com que carro? E o preço do combustível? Foram obrigados a levar corrente pra roda? E a temperatura lá em Ushuaia, El Chaltén e El Calafate, como estava? Pegaram muita chuva? Rodava em média quantos km por dia?

Ah... a ruta 40, como está? Tempos atrás era um caos.

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Isso aí EstacioECL, não deixe de ir sim, é muito bom apreender um pouco de outra cultura e conhecer novos lugares, pessoas.

Fomos com um Versa. Os preços é o seguinte: SP/PR/SC normal, RS já passou para R$4,52, no Uruguai não abasteci, mas chega perto de R$6,00. Na Argentina é tabelado por província, Aproximadamente, fica assim, P$24,50 R$5, 00 buenos aires, entre rios e corrientes; Descendo a ruta 3, passou o rio Colorado já baixa para P$18,50 R$3,70, depois a P$17,50  R$3,50, e em seguida P$16,50 R$3,30. Mas as estradas são planas e voce consegue fazer uma boa média, no meu caso abasteci na ultima cidade de SC fui até Rio Grande/RS, em Chuy/RS completei e fui até a cidade de Buenos Aires, com esse 1 tanque em Buenos Aires dá para tocar até atravessar a provincia e pegar o preço mais baixo, ou completa só um pouco para passar a divisa e a próxima cidade, depois os próximos já fica no "lucro" com o combustível, claro que com carro com boa média.

Eu não levei mas recomendo que leve pois a legislação lá diz uso obrigatório em caso de neve. Eu achava que essa época não ia ver neve, maaaas, chegando perto de Ushuaia caiu a maior Neve, daí tive que dar um tempo no posto, antes para circular mais carros e fazer o trilho, rss. Porém é mais para o caso de legislação, pois se tiver neve mesmo como eu peguei fica até 50cm, e corrente não vai resolver nada, o negócio é esperar eles passar a máquina e jogar sal e voce vai sossegado.

A corrente no Chile é importante para os trechos de rípio em caso raro de atolamento, e nos trechos de brita solta que eles deixam antes de asfaltar , o carro sobe patinando pra caramba, então é um bom reforço em caso de necessidade e para atender a legislação que no Chile é obrigatório, mas ninguém cobrou.

O frio até não é o problema e sim o vento que quando aumenta incomoda mesmo, luva indispensável quando ficar muito no tempo. Chuva eu só peguei uma noite no Chile, mas o tempo na região patagônia é muito instável, então voce vai indo e vendo a previsão, é bom deixar uns dias de reserva no roteiro em caso de precisar esticar por sua causa. A distancia ficava muito em função do horário de partida e a cidade de destino, variou de 500 a 1000 km. A ruta 40 no trecho que eu rodei já está praticamente toda asfaltada, peguei somente um pedaço (70 km) entre Tres lagos e Gobernador Grebores, mas vai tranquilo.

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Isso aí EstacioECL, não deixe de ir sim, é muito bom apreender um pouco de outra cultura e conhecer novos lugares, pessoas.

Fomos com um Versa. Os preços é o seguinte: SP/PR/SC normal, RS já passou para R$4,52, no Uruguai não abasteci, mas chega perto de R$6,00. Na Argentina é tabelado por província, Aproximadamente, fica assim, P$24,50 R$5, 00 buenos aires, entre rios e corrientes; Descendo a ruta 3, passou o rio Colorado já baixa para P$18,50 R$3,70, depois a P$17,50  R$3,50, e em seguida P$16,50 R$3,30. Mas as estradas são planas e voce consegue fazer uma boa média, no meu caso abasteci na ultima cidade de SC fui até Rio Grande/RS, em Chuy/RS completei e fui até a cidade de Buenos Aires, com esse 1 tanque em Buenos Aires dá para tocar até atravessar a provincia e pegar o preço mais baixo, ou completa só um pouco para passar a divisa e a próxima cidade, depois os próximos já fica no "lucro" com o combustível, claro que com carro com boa média.

Eu não levei mas recomendo que leve pois a legislação lá diz uso obrigatório em caso de neve. Eu achava que essa época não ia ver neve, maaaas, chegando perto de Ushuaia caiu a maior Neve, daí tive que dar um tempo no posto, antes para circular mais carros e fazer o trilho, rss. Porém é mais para o caso de legislação, pois se tiver neve mesmo como eu peguei fica até 50cm, e corrente não vai resolver nada, o negócio é esperar eles passar a máquina e jogar sal e voce vai sossegado.

A corrente no Chile é importante para os trechos de rípio em caso raro de atolamento, e nos trechos de brita solta que eles deixam antes de asfaltar , o carro sobe patinando pra caramba, então é um bom reforço em caso de necessidade e para atender a legislação que no Chile é obrigatório, mas ninguém cobrou.

O frio até não é o problema e sim o vento que quando aumenta incomoda mesmo, luva indispensável quando ficar muito no tempo. Chuva eu só peguei uma noite no Chile, mas o tempo na região patagônia é muito instável, então voce vai indo e vendo a previsão, é bom deixar uns dias de reserva no roteiro em caso de precisar esticar por sua causa. A distancia ficava muito em função do horário de partida e a cidade de destino, variou de 500 a 1000 km. A ruta 40 no trecho que eu rodei já está praticamente toda asfaltada, peguei somente um pedaço (70 km) entre Tres lagos e Gobernador Grebores, mas vai tranquilo.

Não tive problemas com a policia (propinas) nessa rota, porém deu para perceber que na província de Entre Rios é meio (diferente) a abordagem.

 

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  • 2 semanas depois...
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Em 27/02/2018 em 12:04, Marciele Peraça disse:

Olá. Você tem o relato dos outros dias? Estou planejando um roteiro parecido com este seu, para este ano. Se puder me enviar quaisquer outras informações que você tenha, bem como planilhas que possam ajudar, fico muito agradecida. 

Olá Marciele, estou fazendo o relato aos poucos em funçao do tempo. Com referencia a planilha, eu acabei não fazendo em funcao da distancia e para não engessar muito o roteiro. Defini os lugares que iria visitar e fui moldando na viagem. Pode perguntar as suas dúvidas ou informações que falo sim, ok.

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