Ir para conteúdo

Penedo e Itatiaia


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

- Acesso: Pela Rod. Presidente Dutra, o acesso para Penedo é fácil e bem sinalizado, em Itatiaia

- Existe ônibus circular em Penedo. Acho que é possível ir até as Três Cachoeiras e a Cachoeira de Deus, de ônibus

- A Vila é bem pequena, mas sofisticada. Tem pousadas, restaurantes e lojas chiques, mas tem inúmeras opções de hospedagem e alimentação, procurando é possível encontrar algo mais razoável. Num final de semana comum, estava com certo movimento, mas ainda tranqüilo. Tinha bastante gente nas cachoeiras por conta do calor, aliás não sabia que fazia tanto calor em Penedo, achava que era mais fresco, mas uma pessoa da cidade disse que aquilo não era normal, talvez reflexo do aquecimento global. Mesmo a noite o calor não aliviou e foi necessário ligar o ar-condicionado.

- Não sei se existe um artesanato típico da cidade, pois a maioria dos artigos que vi é de MG. Porém tem muitas lojas com artigos de decoração e várias fábricas de chocolate

- Tem boa infra-estrutura, com posto de combustível, alguns caixas eletrônicos, farmácia, supermercado.

- Não vi pernilongo. Tinha mosquito nas cachoeiras, mas não tenho certeza se era borrachudo, pois era muito grande para ser borrachudo. De qualquer forma, é bom sempre prevenir com repelente.

- Para quem gosta de agito, o clima deve ficar bom no mês de julho. O local montanhoso, os chalés com lareiras, os restaurantes com fondues e as fábricas de chocolates indicam que é um roteiro típico para casais e que a alta temporada é o inverno. Porém para curtir as cachoeiras, só no verão, pois a água é bem gelada

- A cidade é muito fofa, mas não tem muito que fazer, além de fazer compras e comer bem (chocolates, fondues, trutas, massas, comida alemã, etc.). Acredito que dê para conhecer o básico em um dia, curtir o centrinho charmoso e conhecer as cachoeiras. Porém, existem atrações interessantes por perto, como por exemplo, o PNI e Visconde de Mauá

- Hospedagem: tem muitas opções, para todos os gostos e bolsos. Preferimos ficar perto do centrinho, mas quem quer sossego, pode ficar mais afastado, perto das cachoeiras, no meio das montanhas. Porém, com esse longo período de chuvas que tivemos esse ano, as estradas podem não estar muito boas, principalmente as mais afastadas.

- Restaurantes são bons e normalmente à la carte. Porém vi uma opção self-service na avenida principal e acredito que deve ter outras opções mais em conta na Av. Brasil, na região de comércio local (não turístico) da cidade. A dica é perguntar aos moradores da cidade, bata um papo com um vendedor de alguma loja, que eles te indicam um restaurante BBB.

- No geral, a cidade é cara. Artesanato e souvenir são caros

Link para o comentário
  • Membros de Honra

- Pico do Penedinho. Passar na Casa do Chocolate para solicitar a autorização, pois o pico fica em propriedade particular. Acho que é uma jogada de marketing, você passa na Casa do Chocolate fica tentado e acaba comprando alguma guloseima. A moça deu as coordenadas, se não me engano eram 1,5Km que poderiam ser percorridos de carro até a base do pico e depois a trilha, subindo o pico propriamente dito, de uns 500m talvez, não lembro com exatidão. Resolvemos fazer todo o trajeto a pé. É uma caminhada tranqüila pela estradinha e vimos um esquilo no meio do caminho. Levamos uns 20min nessa primeira etapa. Depois a trilha é subir o tal do pico, levamos uns 10min para subir. Tem uma mina d’água no meio do caminho, não sei se é potável, mas no mínimo serve para jogar uma água no rosto e dar uma refrescada. No alto do Pico do Penedinho, há uma Cruz. De um lado vê-se Penedo e ao longe as cidades de Itatiaia e Resende provavelmente. Do outro lado tem-se bela vista das montanhas.

- Três Cachoeiras, de fácil acesso, ao lado da estrada. Por conta disso e do calor estava lotada, a maior farofa. As quedas são pequenas.

- Cachoeira de Deus. Continuando pela estrada das Três Cachoeiras, tem uma placa indicando para pegar a estradinha à direita. Essa estradinha é curta e encontra com a principal mais para frente. Basta estacionar o carro na estradinha e pegar a trilha. A trilha tem várias bifurcações, mas escolha a trilha mais limpa e demarcada, normalmente pegando as bifurcações à direita. A trilha é curta e fácil. A queda é maior que a das Três Cachoeiras, que forma uma piscina natural e suas águas caem de novo por uma queda bem baixinha, coisa de menos de 1m, mas que forma uma deliciosa ducha que você pode curtir sentado na segunda piscina formada. Por ser um pouco mais afastada e exigir uma caminhada estava um pouco mais tranqüila.

- Cachoeira As Três Bacias, tentamos ir, mas ela fica mais longe e a estrada estava ruinzinha, então desistimos. Parece que tem outras cachoeiras pela região, mas não nos aventuramos.

- Pequena Finlândia, com suas lojinhas e a Casa de Papai Noel de Penedo

Link para o comentário
  • Membros de Honra

- Casa do Fritz, Av. das Mangueiras, 518, 3351-1751. Experimentei o tal do joelho de porco. É caro, mas a comida é muito boa, o prato é bem servido, o atendimento é bom e vale à pena, relação custo/benefício boa

- Rest. Toca do Pintado, comemos uma traíra sem espinha, que estava muito boa. Preço é razoável, relação custo/benefício boa

- Sorvete Finlandês, muito bom, mas bem caro.

- Café Finlandês, tomamos 1 café expresso, a decoração é muito bonita e charmosa. Preço é normal, na verdade achei que seria mais caro, pelo lugar, mas cobrou 10% e foi a primeira vez que vi isso num café e olha que a gente foi fazer o pedido e pagar no caixa, nem fomos atendidos à mesa.

Outras opções:

- Restaurante Com Água na Boca, tem opção de self-service por Kg e à la carte.

- Rest. Aglio e Olio R. das Velas, 220, 3351-2292. Dizem que é muito bom

- Rest. Rei das Trutas, também é bem conhecido.

- Casa do Chocolate, Av. Casa das Pedras, 10, 3351-1127. Dizem que é ótimo, mas não tivemos oportunidade de experimentar.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

- H. Halloween Inn Penedo. Os quartos são simples, mas bem arrumados. Café da manhã é bom. Área de lazer boa com piscina, sauna e salas de ginástica, jogos e outros, mas nem aproveitamos muito, pois saímos muito e não ficamos no hotel. Aceita animais pequenos. Local bom entre a Casa do Chocolate e a Casa de Papai Noel de Penedo, no início da cidade

 

Outras opções:

- P. do Cacareco, Av. Penedo, 865, Jardim Martinelli, 3351-1175 / 3355-3129, a 700m da Avenida Principal

- P. Lapônia, Av. Brasil, 820, 3351-2216 / 2254 (fax), paralela a Av. Casa das Pedras

- H. Canto Verde, R. Canto Verde, 120, a 200m da Casa do Chocolate e 500m da Casa de Papai Noel de Penedo

- H. Britannia, Av. Casa das Pedras, 1240, antes da ponte que separa a Av. Casa das Pedras e a Av. das Mangueiras

- P. Chez Nous, Av. Casa de Pedras, 542, 3351-1404, a 800m da Casa de Papai Noel de Penedo

- H. Bromélias, R. Harry Bertell, 804, 3351-1253, a 1Km da Casa de Papai Noel de Penedo, a 700m da Casa do Chocolate

- H. Rio das Pedras, R. Resende, 39, 3351-1019, ao lado da Av. das Mangueiras, a 200m da Casa do Chocolate

- P. das Acerolas, R. dos Operários, s/n, 3351-1265 / 1660 / 9979-6381, a 1300 m do centro

- H. Bougainville, Av. Michellangelo, 217, Jardim Martinelli, 3351-2055 / 1208 / 1283

- P. Aconchegos Île de France, Estr. do Córrego Frio, 456, 3351-1118, a 2Km do centro

- P. Arboretum, Estr. da Cachoeira, Km 1 a 3,2 km do Portal de Penedo, 3351-1728 (8-22h)

- H. Paradiso, Av. Casa das Pedras 1195, 3351-1186 / 2223

- Trilha Pousada, Estr. da Cachoeira

- P. Alto do Penedo, R. da África II, s/n, 3360-9638 / 3351-1612 / 1224

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

[t1]Dicas de Penedo[/t1]

 

 

[picturethis=http://img19.imageshack.us/img19/368/p1080580.jpg 250 250 Cachoeira][t3]1) Lugar para ficar:[/t3]

 

[align=justify]Fiquei no Hotel Bertel.

 

Ele fica na Rua Harry Bertel, 47 (http://WWW.hotelbertell.com.br)

 

Gostei muito de ficar nele. Mas não é um lugar muito mochileiro (barato). Fiz essa viagem com minha mãe e avó. Então, priorizamos conforto, café da manhã e a localidade.

 

Pagamos R$ 500,00 por 3 noites em um chalé para 3 pessoas. Depois que fiz as contas, e pensei bem, não achei caro o hotel, diante de todos os serviços que ele tem e o fato de que cada pessoa ter pago R$ 55,00 por dia.

 

O que achei legal foi que chorando um pouco o preço caiu de R$ 550,00 para R$ 500,00. E com certeza, foi o melhor café da manhã que já experimentei. Além do riacho e da área verde que são lindos.

 

Para quem não vem feriado, recomendo fazer o que fiz. Não reservei e procurei por hotel na hora mesmo. Tem uma infinidade de pousadas e hotéis. Vi propagandas de hotéis dando o preço de R$ 60,00 a diária de casal.[/align][/picturethis]

 

 

 

[t3]2) O que fazer:[/t3]

 

 

[align=justify]A cidade é bem pequena. Acho que um fim de semana está de bom tamanho. Quem quiser ficar mais tempo, pode fazer bate-volta a Itatiaia que fica a 10 minutos de carro daqui.

 

Fui nessas cachoeiras:

 

3 cachoeiras: é a mais próxima da cidade. E por isso mesmo, é a mais cheia.

 

De Deus: Antes de chegar é preciso fazer 5 minutos de uma trilha leve. Linda cachoeira.

 

3 bacias: É a mais distante em relação as outras duas. É bem bonita também.

 

Antes das 3 bacias, em frente a uma casa que serve de estacionamento, há ó poço das esmeraldas. Local de águas cristalinas e calmas. Ótimo para banho.

 

Tentei ir no Pico do Penedinho . Não consegui. É necessário pegar autorização na Casa do Chocolate, parte do percurso passa pela propriedade do dono da loja.

 

Acontece que no site da cidade, o horário para pegar a autorização de passagem seria de 9:20 às 15:30.

Fui no sábado as 15:00 e não consegui a tal autorização.

 

Fui no domingo as 14:20 e também não consegui a autorização. Como já estava put* da vida, fui até a entrada da propriedade, e por sorte, encontrei com o proprietário, e ele disse que no domingo o acesso foi fechado mais cedo por causa de um enxame de abelhas.

 

Perguntei se podia pegar a autorização na segunda feira de manhã, e ele disse que segunda, era folga do caseiro e que o acesso ficaria fechado.

 

Tomara que não tenha perdido muita coisa. Mas fica a dica, se quiser conhecer o local, vá cedo, pois até agora não sei qual o real horário do acesso ao local.[/align]

 

 

 

[t3]3) Comida:[/t3]

 

[align=justify]A cidade tem vários restaurantes. Aqui o turista come bem.

 

Fui em:

 

Parmezon – Fica no centrinho

Comida muito boa. Prato individuais.

Ele é mais para aquela ocasião em especial. Quando vc quer gastar mais um pouquinho.

Comi um prato de R$ 25,00.

 

 

Truta viva – http://WWW.trutaviva.com.br

Interessante, pois vc pesca sua comida.

O quilo do peixe é R$ 22,90.

Não achei nada demais. Os acompanhamento são caros. No fim, foi o restaurante mais caro da viagem.

Deixamos R$ 120,00 na mesa.

 

 

Com água na boca – Fica no centrinho

Comida caseira e muito gostosa.

Os pratos para 2 serviram 3 pessoas.

Pagamos R$ 42 nesse prato.

 

 

Restaurante do Miltinho – Fica um pouco antes das 3 cachoeiras

Foi o restaurante mais em conta que comemos. Self serviçe ótimo a R$ 19,90 o quilo.

 

 

Falar das casas de doces é dificílimo, pois gosto de tudo.

Fui em:

 

Casa do Chocolate

Chocolate do Papai Noel

Tonttulakki Suklaat

Sorvete Finlandês[/align]

 

 

[picturethis=http://img39.imageshack.us/img39/3682/p1080650h.jpg 250 250 Outra][t3]4) Compras:[/t3]

 

 

[align=justify]A cidade tem várias lojas de artesanato. Então separem um dinheirinho para as lembranças.

 

Eu to levando para casa alguns queijos, doces e um licor de chocolate........hummm

 

Para quem gosta de arte, vá ao Ribaldi Atelier (Rua Bela Vista)

 

Vários trabalhos lindos em mosaicos.[/align][/picturethis]

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

Oi Júnior,

 

o Pico do Penedinho não é nada do outro mundo, mas como a gente chegou cedo e não tinha mto o q fazer por ali, além de comer e fazer compras, a gente foi lá. Do alto dá p/ ver a vila de um lado e do outro lado as montanhas, é bonito, mas nada demais, não considero imperdível. As caminhados do PNI sao mais legais e o mirante d lá tem uma vista mto bonita.

 

Não consegui ir na cachoeira das 3 bacias, a estrada estava muito ruim.

 

a cidade é legal, mas acho q é mais p/ casal em lua de mel e quem quer ficar a toa, só descansando.

 

Qto ao rest. Parmezon, ouvi 2 pessoas falarem mal, q é caro, mal servido e a comida não é boa, mas eu nao sei pois nao fui lá. Tb é uma questao de gosto e um tanto d sorte, vai q vc come lá num dia q o cozinheiro tá d mau humor...

Link para o comentário
  • Membros de Honra

nnaomi,

 

lá é mais clima de casal sim. Muito sossegado. Acho um fds mais que suficiente.

 

Mas gostei bastante de lá. E é bom que é pertinho de Itatiaia mesmo.

 

Achei as 3 bacias a cachoeira mais bonita.

 

Quanto ao restaurante. É questão de gosto mesmo. As vezes pode ser que tenha mudado. Mas achei muito bom lá. Só que não é tão barato mesmo.

 

 

Até...

Link para o comentário
  • Membros

Gostaria de saber algumas coisas sobre Penedo:

 

1 - Eu sou um estudante sem grana, logo, tenho que economizar em viagens, gostaria de ir para Penedo mas... não posso gastar muito! Quero encontrar pousadas bem baratas, eu posso abrir mão de grandes confortos (pra que Wifi no quarto?), quero apenas uma cama para dormir, roupas de cama limpas, um banheiro com água quente (afinal, vou no inverno, frio de rachar), estando tudo limpo tá ótimo!

 

2 - Penedo não deve ter grandes centros comerciais, nem seria esse meu objetivo, ônibus para Resende tem várias vezes por dia? Gostaria de saber esse lado do transporte.

 

3 - E quanto aos custos de alimentação? Penedo é um lugar muito caro ou está dentro do esperado de cidades de serra?

 

4 - Vale a pena procurar um transporte para quem está em Penedo, ir para Itamonte - MG? Eu estava vendo, lá está a uma altura de 1600 metros de altura, o frio deve ser sinistro, afinal, vou sair do calor do Ceará para ver se eu consigo curtir um clima bem frio igual ao sul do país.

 

Gostaria de saber algumas opiniões e sugestões para quem já foi lá.

Link para o comentário
  • Membros

1 - A respeito de pousadas ou hotéis, nada melhor do que você pegar alguns telefones e se informar, tem lugar barato lá sim. É so procurar, pergunte a comerciantes, e outras pessoas que estão hospedadas por lá.

No inverno é realmente muito frio em Penedo e, é a alta temporada de lá, os preços provavelmente serão maiores.

 

2 - Penedo deve ficar a mais ou menos 30, 40 minutos ( onibus ) de Resende. Tem bastante onibus pra lá sim provavelmente de 1 em 1 ou 2 em 2 horas. não é nada do tipo 1 vez ao dia não

 

3 - depende do que você chama de caro, o mais em conta se não me falha a memória são as trutas, que devem estar por volta de 15 reais, é um bom prato. vai demorar até te dar fome denovo.

 

4 - ai não sei te responder... uhauhahua

 

 

espero ter ajudado cara, Penedo é um lugar muito bonito, estive lá 3 vezes e gostei bastante!

 

Gostaria de saber algumas coisas sobre Penedo:

 

1 - Eu sou um estudante sem grana, logo, tenho que economizar em viagens, gostaria de ir para Penedo mas... não posso gastar muito! Quero encontrar pousadas bem baratas, eu posso abrir mão de grandes confortos (pra que Wifi no quarto?), quero apenas uma cama para dormir, roupas de cama limpas, um banheiro com água quente (afinal, vou no inverno, frio de rachar), estando tudo limpo tá ótimo!

 

2 - Penedo não deve ter grandes centros comerciais, nem seria esse meu objetivo, ônibus para Resende tem várias vezes por dia? Gostaria de saber esse lado do transporte.

 

3 - E quanto aos custos de alimentação? Penedo é um lugar muito caro ou está dentro do esperado de cidades de serra?

 

4 - Vale a pena procurar um transporte para quem está em Penedo, ir para Itamonte - MG? Eu estava vendo, lá está a uma altura de 1600 metros de altura, o frio deve ser sinistro, afinal, vou sair do calor do Ceará para ver se eu consigo curtir um clima bem frio igual ao sul do país.

 

Gostaria de saber algumas opiniões e sugestões para quem já foi lá.

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Bom, queria ir pra penedo nesse feriadao da proxima semana, ja fui la quando era crianca e lembro de ter gostado mto, queria saber de quem ja foi, se tem albergues baratinhos ou camping por la e de preferencia perto do centro ate pq eu to pobretao e nem tenho carro nem dinheiro pra fikar me deslocando mto hehehe. se tiver algum lugar pra comer baratinho tbm agradeco!. Pelo menos eu ja sei como chegar la neh hehehe....eh isso aew! obrigadao pra todos!!!

 

Ah! penedo q eu to falando eh na serra do rio, distrito de itatiaia!!! vlw!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...