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Mega Relato Nova Zelândia - 5 semanas na terra dos kiwis!


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  • 2 meses depois...
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Em 24/03/2019 em 15:46, José Luiz Gonzalez disse:

Pessoal, demorou mas finalmente finalizei o relato da viagem que fiz pela Nova Zelândia!

Espere que ajude a quem tem interesse de conhecer esse país sensacional!

Qualquer dúvida é só perguntar!

Muito show! Vou pra lá mês que vem.

Os ingressos de Hobitton vc conseguiu no balcão na hora? ou teve que bookar antes pelo site? 
Este passeio e os outros (Waitomo, Rotorua...) podem ser pagos em dinheiro ou apenas cartão?

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Em 05/08/2019 em 18:47, vinyalvez disse:

Muito show! Vou pra lá mês que vem.

Os ingressos de Hobitton vc conseguiu no balcão na hora? ou teve que bookar antes pelo site? 
Este passeio e os outros (Waitomo, Rotorua...) podem ser pagos em dinheiro ou apenas cartão?

Eu comprei o ingresso do Hobitton na hora! No máximo tive que esperar meia hora até o próximo grupo sair, mas foi de boa! Preferi isso do que ficar engessado em um horário de visita marcado antecipado. Como você irá em setembro que é baixa temporada, deve ser ainda mais tranquilo!

Quanto a forma de pagamento, pode ser em dinheiro sim! O passeio que fiz em Waitomo eu paguei em cartão porque usei o site Book.me para reservar e assim consegui um bom desconto. Mas os outros passeios reservei quando cheguei na cidade no hotel/camping ou então direto no local. 

https://www.bookme.co.nz/things-to-do/rotorua-taupo/activity/waitomo-kiwi-cave-rafting-black-water-rafting/1146

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8 horas atrás, José Luiz Gonzalez disse:

Eu comprei o ingresso do Hobitton na hora! No máximo tive que esperar meia hora até o próximo grupo sair, mas foi de boa! Preferi isso do que ficar engessado em um horário de visita marcado antecipado. Como você irá em setembro que é baixa temporada, deve ser ainda mais tranquilo!

Quanto a forma de pagamento, pode ser em dinheiro sim! O passeio que fiz em Waitomo eu paguei em cartão porque usei o site Book.me para reservar e assim consegui um bom desconto. Mas os outros passeios reservei quando cheguei na cidade no hotel/camping ou então direto no local. 

https://www.bookme.co.nz/things-to-do/rotorua-taupo/activity/waitomo-kiwi-cave-rafting-black-water-rafting/1146

Bom saber, obrigado pela resposta! 

Sabe me dizer se outros passeios tbm é possível pagar em dinheiro na hora?  Como o Bungy Jump, os parques geotermais, as vilas Maori e etc? Pretendo usar apenas o dólar em espécie o máximo possível.

A trilha de Tongariro é possível fazer apenas uma parte dela? Por exemplo, até o Mount Doom e voltar? Ou é obrigatório ir até o final?

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Em 08/08/2019 em 16:59, vinyalvez disse:

Bom saber, obrigado pela resposta! 

Sabe me dizer se outros passeios tbm é possível pagar em dinheiro na hora?  Como o Bungy Jump, os parques geotermais, as vilas Maori e etc? Pretendo usar apenas o dólar em espécie o máximo possível.

A trilha de Tongariro é possível fazer apenas uma parte dela? Por exemplo, até o Mount Doom e voltar? Ou é obrigatório ir até o final?

Sim, sempre se pode pagar em dinheiro! Eu também comprei no Brasil dólares neozelandeses quando fui pra lá e paguei poucas coisas com cartão.

Muitos lugares você pode pagar na hora fazendo a reservas nos i-SITE (que são os centros de informação turísticas das cidades) ou até mesmo na hospedagem! Pode ficar tranquilo quanto a isso! 

Quanto ao Tongariro, existe a opção mais famosa que é a trilha de 1 dia chamada Tongariro Alpine Crossing que são quase 20 km de caminhada sem considerar a parte da subida ao vulcão. Se for subir o vulcão, adicione pelo menos mais 4h na sua caminhada pois é uma subida/descida pesada e que a maioria das pessoas não fazem na verdade!

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  • 10 meses depois...
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Em 22/07/2018 em 00:29, José Luiz Gonzalez disse:

25/11/2017 - Wellington > Nelson (200 km ✈️) 

Acordamos esse dia bem tarde já que não tínhamos grandes planos para o dia que não fosse se recuperar dos 4 dias de trilha em Tongariro e descansar para os próximos 5 dias de trilha que começariam já no próximo dia!

Assim, saímos da hospedagem depois das 10h e buscamos um bar/lanchonete no centrinho de Wellington e tomamos um café da manhã tranquilamente num lugar bem legal que estava repleto de locais aproveitando a manhã de sábado.

Como nosso voo seria apenas às 16h, pegamos o carro e demos uma volta pela cidade e decidimos ir até o Mount Victoria, local que permite ter uma visão 360º da capital neozelandesa! Após andarmos um pouco pelo Mount Victoria, decidimos ir direto entregar o carro na Apex e de lá o funcionário nos levou no próprio carro que entregamos até o aeroporto que ficava bem próximo da locadora.

Chegamos no aeroporto de Wellington com tempo, pegamos nosso voo da JetStar e demos adeus a ilha norte e chegamos na primeira cidade a ser conhecida na ilha sul: Nelson. Lá, fechamos um táxi com mais uma garota do voo até o centro de Nelson onde ficava nossa hospedagem.

Não tivemos muito tempo para conhecer Nelson nesse dia e nem era esse o nosso objetivo. Nelson era uma base estratégica para fazer a segunda Great Walk da viagem: Abel Tasman Coast Track. A única obrigação em Nelson foi visitar o supermercado para comprar alguns suprimentos para os próximos 5 dias de trilha que viriam pela frente.

Voo Wellington > Nelson pela JetStar: $NZ 48,00
Quarto para 2 pessoas no Trafalgar Lodge: $NZ 110,00

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Vista da capital Wellington desde o Mount Victoria
 

Abel Tasman

Abel Tasman é um destino bastante procurado na época de verão pois é um local com foco em praias. Apesar de ser uma região perfeita para caminhadas, muitos visitam Abel Tasman num bate-volta de carro, de tour guiado, de barco e até de caiaque.

Mas no meu caso, Abel Tasman foi a segunda das Great Walks que faria durante minha visita pela Nova Zelândia. A Abel Tasman Coast Track é uma caminhada que se recomenda fazer em 5 dias para apreciá-la com calma já que o objetivo aqui não é apenas caminhar mas também relaxar nas belas praias que existem ao longo de todo caminho.

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Ao contrário de Tongariro, em Abel Tasman fiquei principalmente em campings já que existem muitas opções de campings no caminho! Foram 3 noites em camping (Te Pukatea Bay, Bark Bay e Waiharakeke) e a última noite num hut (Whariwharangi Bay).

Para fazer as Great Walks, é necessário reservar os huts ou campings já que são vários dias de caminhada. Eu fiz todas as reservas com 3 meses de antecedência, mas a recomendação é fazer isso o quanto antes já que a procura é muito alta, principalmente nos meses de verão. As reservas são feitas exclusivamente pelo site do Departamento de Conservação da Nova Zelândia.

26/11/2017 - Nelson > Marahau Carpark (65 km 🚌)   +   Abel Tasman Coast Track (Marahau > Te Pukatea Bay)  (11,5 km 🚶‍♂️)

Nesse dia acordamos cedo pois o ônibus sairia de Nelson às 7h30 da manhã. Fomos andando da nossa hospedagem até o local de embarque do ônibus e passamos por um certo perrengue por não ter comprado a passagem com antecedência (perguntamos no dia anterior para a dona da hospedagem e ela tinha dito que poderíamos comprar na hora e então não nos preocupamos em comprar com antecedência). No entanto, o motorista não queria vender a passagem e quase não embarcamos (acho que não é política da empresa de ônibus os motoristas venderem a passagem)! Mas no final, o motorista acabou cedendo e conseguimos embarcar.

A viagem até Marahau levou quase 2h com algumas poucas paradas no caminho (em uma delas, aproveitamos para comprar um cartucho de gás que havíamos esquecido!). Chegando em Marahau, o ônibus parou no exato ponto de controle onde se inicia a caminhada do Abel Tasman Coast Track!

Começamos nossa caminhada e logo de cara senti meu pé sofrendo e tive que reduzir o ritmo e pisar de mal jeito (os dias de trekking em Tongariro fizeram estrago no meu pé direito!). Confesso que não foi muito prazeroso andar esse dia, mas por sorte não era uma caminhada pesada e tínhamos tempo de sobra para chegar ao destino final do dia.

A manhã começou com um tempo bem nublado e ao decorrer do dia as nuvens foram se dispersando e deixando a paisagem mais bonita. A caminhada se deu quase em sua totalidade margeando a costa, ou seja, sempre se tinha belas vistas das praias de Abel Tasman.

A maioria das pessoas que fazem esse trekking terminam o primeiro dia em Anchorage Bay por ser o local com mais estrutura e único lugar possível para ficar em cabana (ou seja, não acampar). No entanto, preferimos seguir um pouco mais e acamparmos em Te Pukatea Bay e não nos decepcionamos!

Te Pukatea Bay é uma baía linda (diria que a mais bela praia que vi em Abel Tasman) e além disso, super tranquila! A sensação era que tínhamos toda aquela praia apenas para nós e ainda tivemos a sorte de dormir em frente a ela! Montamos a barraca, comemos e descansamos um pouco e depois subi um caminho que levava ao mirante Pitt Head onde é possível ter uma vista de cima de Te Pukatea Bay e de Anchorage Bay.

Ônibus Intercity Nelson > Marahau: $NZ 21,00
Te Pukatea Bay Campsite: $NZ 15,00

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Início da trilha Abel Tasman - Marahau

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Tinline Bay

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Tinline Bay

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Te Pukatea

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Trilha ao Pitt Head Lookout

27/11/2017 - Abel Tasman Coast Track (Te Pukatea Bay > Bark Bay)  (14 km 🚶‍♂️)

A primeira noite acampando em Te Pukatea foi ótima! O clima foi agradável durante a noite e o único barulho foram as fracas ondas que quebravam na praia.

Acordamos cedo com o clarear do dia, tomamos nosso café da manhã (trouxemos pães com frios prontos de Nelson pra viagem) e partimos para a caminhada.

Meu pé ainda incomodava bastante e foi outro dia sofrido, mas sem dúvida o belo céu azul que fazia desde cedo deixaram meu dia mais feliz!

Saímos de Te Pukatea e fomos em direção a Anchorage Bay e em seguida começamos a caminhada pelo estuário de Torrent Bay aproveitando que a maré estava baixa. Aqui vale destacar a importância de saber o horário das marés em Abel Tasman, pois se a maré estivesse alta, teríamos que seguir por outro caminho que alongaria pelo menos em mais 1h a caminhada.

Tiramos nossas botas de trekking para andar pelo areia úmida de Torrent Bay até chegar o ponto onde voltamos a trilha demarcada. Nesse momento a trilha começou a ser mais dentro da mata, apesar que sempre era possível ter uma visão das praias ao nosso lado direito.

Passamos por diversos lugares e mirantes lindos no caminho e levamos umas 5h andando com calma (afinal meu pé não ajudava) até chegar nosso destino final do dia: Bark Bay.

Bark Bay estava totalmente diferente de Te Pukatea. Havia um grupo de adolescentes neozelandeses em excursão e o local estava cheio (cheio para padrões neozelandeses é claro! nem se compara com praias brasileiras lotadas! rs).

De toda forma, montamos nossa barraca, comemos e passamos a tarde descansando e aproveitando um pouco da praia de Bark Bay.

Bark Bay Campsite: $NZ 15,00

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Balloon Rock - Torrent Bay

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Torrent Bay

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Sandfly Bay & Frenchman Bay

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South Head Lookout

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Medlands Beach

28/11/2017 - Abel Tasman Coast Track (Bark Bay > Waiharakeke Bay)  (14 km 🚶‍♂️)

Tivemos mais uma ótima noite acampando e levantamos com mais um belo dia em Bark Bay.

Depois de tomar nosso café da manhã, partimos para a caminhada do dia! Infelizmente não conseguimos aproveitar tão bem os atrativos ao longo desse trecho pois precisávamos chegar relativamente cedo na enseada de Awaroa para fazer a travessia quando a maré tivesse baixa, se não ficaríamos preso em Awaroa e não conseguiríamos chegar ao local onde acamparíamos naquele dia.

Portanto, tivemos que apressar bastante o passo nesse dia já que Awaroa ficava há 4h30 de Bark Bay e a previsão da maré baixa era para acontecer por volta das 11h da manhã, sendo que a recomendação era que se pode atravessar até 2h após o horário da maré baixa.

Chegamos em Awaroa no limite e conseguimos fazer a travessia. Depois da travessia, paramos um pouco para descansar e comer algo e seguimos caminho rumo ao acampamento em Waiharakeke Bay que ficava relativamente próximo.

Chegamos no camping em Waiharakeke Bay e não havia ninguém no local. Montamos nossa barraca e com o calor do início da tarde, partimos para a praia que estava simplesmente vazia! Demos uma caminhada de reconhecimento na praia, ficamos relaxando na areia e até tentamos entrar no mar mas a água gelada não animava apesar do forte sol!

Voltamos para a barraca pra descansar e só acordamos após um grupo de jovens que chegaram numa excursão e que resolveram fazer uma parada no camping antes de seguir caminho. Ao fim da tarde eles foram embora e fomos os únicos a dormir em Waiharakeke nesse dia. Fomos dormir cedo também porque tínhamos o objetivo de acordar cedo para ver o nascer do sol no outro dia.

Waiharakeke Campsite: $NZ 15,00

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Bark Bay

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Bark Bay

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Bark Bay

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Waiharakeke Beach

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Waiharakeke Beach

29/11/2017 - Abel Tasman Coast Track (Waiharakeke Bay > Whariwharangi Bay)  (14 km 🚶‍♂️)

Nesse dia levantamos bem cedo e saímos de dentro da barraca mesmo com frio e escuridão para ir até a praia ver o nascer do sol.

Apesar do esforço, valeu muito a pena ter acordado cedo para ver o nascer do sol! O dia amanheceu lindo e com poucas nuvens, e o sol saiu iluminando a praia de um jeito incrível! O dia mal havia começado mas já dava a sensação que o melhor já tinha chegado!

Ficamos mais de 1 hora vendo o nascer do sol e depois voltamos para a barraca para descansar um pouco mais, tomar o nosso café da manhã e partir para o penúltimo dia de trilha em Abel Tasman.

Apesar do dia ter amanhecido bonito, quando começamos a trilha umas 3h após o nascer do sol, as nuvens tomaram conta do céu e as paisagens não estavam tão espetaculares.

Após umas 2h de caminhada chegamos a Totaranui, um dos 4 locais possíveis de chegar de carro em Abel Tasman. Seguimos caminho passando pela praia Anapai com suas rochas que possuem formas curiosas, sendo que uma delas lembra bastante as estátuas dos Moais da Ilha de Páscoa.

Seguimos caminho passando por Mutton Cove e então a trilha começou a ficar mais longe da costa mas de vez em quando era possível ver o mar. Caminhamos por umas 2h aproximadamente e chegamos finalmente na nossa última hospedagem: Whariwharangi Hut, uma cabana histórica construída em 1896!

Chegando lá, reservamos nossas camas, descansamos um pouco e comemos algo antes de fazer uma caminhada opcional que nos levaria até o Separation Point. Nesse momento o céu tinha aberto novamente e a caminhada foi mais agradável já que não havia o mochilão nas costas.

Chegando próximo ao Separation Point, ouvímos sons de pássaros e vimos ao longe vários deles numa rocha próximo ao farol e ficamos bem entusiasmados em nos aproximar. No entanto, ao chegar perto vimos que tudo era falso! Na verdade havia uma caixa de som e vários gannets de madeira (ave da região) espalhados pela rocha com o objetivo de atrair os gannets para a região.

Depois voltamos a nossa cabana, comemos numa mesa do lado de fora e vivenciamos um momento cômico: em Abel Tasman existem muitas wekas, uma ave típica da região, e uma delas aproveitou um momento de descuido nosso e roubou um pacote de smoothie em pó que tomaríamos de sobremesa! Zaney chegou a tentar correr atrás da weka mas ela deu um drible nele e se enfiou no mato! 😂

Whariwharangi Hut: $NZ 38,00

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Sunrise - Waiharakeke

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Sunrise - Waiharakeke

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Totaranui

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Anapai Beach

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Separation Point

30/11/2017 - Abel Tasman Coast Track (Whariwharangi Bay > Wainui Carpark)  (6 km 🚶‍♂️)   +   Wainui Carpark > Nelson  (125 km 🚌)

O último dia de caminhada seria curto e tínhamos que chegar até às 11h da manhã para pegar o transporte que nos levaria de volta a Nelson.

Acordamos cedo, tomamos nosso café da manhã e saímos de Whariwharangi rumo ao estacionamento em Wainui.

O dia amanheceu bastante nublado e as vistas das baía de Takapou e Wainui não foram tão impressionantes como poderiam ser num dia ensolarado, isso fez com que seguíssemos sem muitas paradas e chegamos no fim de nossa segunda Great Walk por volta das 10h.

Esperamos pela van junto com mais outras pessoas e ela chegou pontualmente às 11h20. A van nos levou até Motueka onde esperamos por um ônibus que nos levou até Nelson (nessa espera aproveitamos para comprar algo num mercado para comer).

Chegando em Nelson, fomos direto para nossa hospedagem para finalmente tomar um banho após 5 dias a base de lencinhos umidecidos! Depois disso, basicamente fomos andar sem compromissos no centrinho de Nelson e paramos na Trafalgar Street para comer/beber ao ar livre no The Vic já que a tarde estava ensolarada e o corpo pedia por isso após 5 dias de trekking.

Depois voltamos para nossa hospedagem, reservamos um táxi para nos levar ao aeroporto no outro dia cedo já que tínhamos voo para Queenstown às 6h30 da manhã e ficamos arrumando nossas coisas antes de dormir.

Ônibus Golden Bay Coachlines Wainui > Nelson: $NZ 42,00
Quarto para 2 pessoas no Admirals Motor Inn: $NZ 115,00

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Whariwharangi Beach

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Wainui Bay

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Takapou Bay

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Takapou Bay & Wainui Bay

 

Ótimo relato José!
Pra deixar com ainda mais vontade de conhecer a NZ

Pretendo ir em abril/2021 pra lá e quero fazer a travessia do Abel Tasman em 3 dias. É possível?!?
Pergunto pq tinha lido que sim, mas no seu relato está que foram 11,5 + 14 + 14 + 14 + 6 quilometros cada dia. É isso mesmo??

Pq fazer 70 km em 3 dias é loucura... hahaha

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Em 28/06/2020 em 10:56, fprota52 disse:

Ótimo relato José!
Pra deixar com ainda mais vontade de conhecer a NZ

Pretendo ir em abril/2021 pra lá e quero fazer a travessia do Abel Tasman em 3 dias. É possível?!?
Pergunto pq tinha lido que sim, mas no seu relato está que foram 11,5 + 14 + 14 + 14 + 6 quilometros cada dia. É isso mesmo??

Pq fazer 70 km em 3 dias é loucura... hahaha

Oi @fprota52!

É possível sim fazer a travessia do Abel Tasman em 3 dias!

A distância total são aproximadamente 60 km de Marahau a Wainui que foi o que fiz dividido em 5 dias. Foi bem tranquilo fazer em 5 dias e daria pra ter feito em menos, mas queria também aproveitar o lugar e conhecer outros pontos, relaxar um pouco nas praias, ir em mirantes, etc... 

De toda forma, outra opção também é você fazer o caminho de Marahau até Totaranui (45 km ao total) ao invés de ir até Wainui. Em Totaranui também há transporte para voltar até Marahau.

Só é bom tomar cuidado com 2 coisas:

  • Planejar o horário das caminhadas de acordo com a tábua das marés. Alguns trechos ficam impossíveis de serem percorridos durante a maré alta.
  • Planejar e reservar o transporte ao fim da trilha. Isso é importante para saber a que horas você terá que chegar ao ponto final da trilha.

Abraço!

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